SITE OFICIAL DA CIDADE DE MONTALVÂNIA
WWW.MONTALVANIA.COM.BR

Publicidade: (77) 9 9949-4184
Parceiros1

ÚLTIMASNOTÍCIAS

    Economia

  10 Dezembro de 2018

SALÁRIOS DOS SERVIDORES


  Governo mineiro promete pagar salário de novembro nos dias 13 e 28 de dezembro. 13º ainda não tem data.


O salário de novembro dos servidores de Minas será pago em 2 parcelas: até R$ 2 mil líquidos serão creditados ao longo do dia 13 de dezembro. O restante promete ser pago no dia 28. 


13º SALÁRIO

A escala será a mesma para os servidores da ativa, aposentados e pensionistas. Sobre o 13º salário, não há previsão de pagamento. O anúncio foi feito durante reunião entre representantes do governo e dos sindicatos da categoria. Nova reunião para tratar do 13º foi marcada para dia 14.


Compartilhe nas Redes Sociais

    Previsão do tempo

  10 Dezembro de 2018

Montalvânia


  Tempo no momento.

Montalvânia hoje, máxima de 29º e mínima de 20º.
Sol. Pancadas de chuva a qualquer hora do dia e da noite. Muitas nuvens de manhã.


Sensação: 21°
Umidade: 80%
Pressão: 953 hPa
Vento: 16 km/h
Atualizado às: 11:25h (horário de Brasília)
Fonte: www.climatempo.com.br


Compartilhe nas Redes Sociais

    Câmara Municipal

  27 Novembro de 2018

CÂMARA DE VEREADORES ADQUIRE VEÍCULO PARA AUXILIAR NOS TRABALHOS LEGISLATIVOS


  ...

O presidente da Câmara de Vereadores de Montalvânia, Valdivino Doriedson Soares, o Dim Boião (PTB), recebeu na manhã desta terça-feira (27) o novo veículo adquirido por esta Casa, um Volkswagen Virtus, por meio de Processo Licitatório vencido pela empresa Monvep de Montes Claros, no valor de R$ 63.670,00, e irá oferecer maior conforto e segurança para os passageiros com baixo custo de manutenção.


O novo carro será de uso exclusivo dos vereadores, que poderão utilizá-lo para viagens que envolvam o trabalho legislativo e para visitas às comunidades rurais do município, dando mais agilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos representantes do povo de Montalvânia.


A Câmara já possui um veículo próprio, um Volkswagen Space Cross 2011, parado desde o início de 2017, quando teve início a gestão do presidente Dim Boião, para conter gastos com combustível e manutenção. Mas, diante da necessidade, será reformado e entregue, ainda durante o seu mandato. O veículo antigo servirá como reforço também para uso exclusivo em serviço.


O presidente Dim Boião disse que o veículo será utilizado para uso exclusivo da Câmara de Vereadores, para auxiliar nos trabalhos e diligências e vem atender uma demanda que estava cada vez mais crescente nesta legislatura: as fiscalizações in loco.


- Minha gestão tem buscado a eficiência: fazer o máximo com o menor valor possível, sempre visando o melhor para o município e o povo de Montalvânia, declara o presidente,


GESTÃO INOVADORA


A atuação do presidente da Câmara de Vereadores de Montalvânia tem arrancado elogios da população,dos vereadores e de várias cidades do país, pela inovação e seriedade na condução do Legislativo Municipal.


Logo ao assumir a presidência, dia 1º de janeiro de 2017, o novo presidente, em comum acordo com os vereadores, resolveu “aposentar” o veículo oficial da Câmara para evitar gastos com combustível e manutenção.


O presidente cortou também os lanches servidos ao público após as reuniões, e com isso diminuíram gastos com frutas, salgados, café, açúcar e refrigerante.


Com a economia foram adquiridos novos equipamentos de informática, mais modernos e econômicos, como computadores, impressora multifuncional, HD externo e outros e ainda instalou sistema de segurança e monitoramento com 13 câmeras no prédio do Legislativo Municipal.


Mas, o que mais chama atenção, além da economia com o dinheiro público, é a sua preocupação social em proporcionar mais conforto e segurança para os moradores da zona rural.


Numa atitude inédita no município, o presidente Dim Boião poupou cerca de 200 mil reais dos recursos repassados à Casa pelo Executivo, durante o ano 2017, e faz acordo com o prefeito, Dr. José Florisval de Ornelas, para que este valor fosse investido na compra de ambulâncias para atender a zona rural.


O município então adquiriu três (3) ambulâncias para atender os distritos de São Sebastião de Poções, Capitânia e a comunidade de Canabrava.


Uma atitude que arrancou elogios e deu uma repercussão bastante positiva ao presidente, à Câmara de Vereadores e à cidade pelo Brasil afora.


Dim Boião encerra seu mandado de cabeça erguida e com a sensação do dever cumprido, tendo desempenhado uma gestão eficiente, séria, transparente e inovadora.

Fonte: Jornalista / Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Montalvânia

  27 Novembro de 2018

GOVERNO DE MINAS GERAIS ESTÁ REGULARIZANDO TERRAS RURAIS EM MONTALVÂNIA


  ...


O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário - Seda, realizou nesta sexta-feira (23), às 9 horas, no Auditório Juarez Espínola Guedes/Monte Lopino, Audiência Pública de retomada do Programa Estadual de Regularização Fundiária Rural, paralisado desde 20111.

A Audiência Pública apresentou o Programa e prestou esclarecimentos a população quanto às condições necessárias para o recadastramento dos posseiros que demandam por regularização fundiária rural.

Esta ação foi realizada em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e em parceria com a Emater-MG e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Se você deseja regularizar suas terras ou conhece alguém quem precise, e não compareceu a Audiência Pública, os técnicos da SEDA ainda se encontram em Montalvânia e estão disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas, no escritório da Emater, horário comercial, até o dia 30 de novembro, próxima sexta-feira.

Compareça e tire suas dúvidas sobre a posse de sua terra.

Lembre-se: Só é dono da terra quem tem o título de propriedade rural registrado.

Documentos necessários

Para que seja feito o cadastramento nos municípios, a pessoa interessada deve levar os seguintes documentos pessoais (Identidade, CPF, certidão de nascimento, certidão de casamento; atestado de óbito; comprovante de residência; etc).

Para comprovar a posse, é preciso levar declaração comprobatória (Sindicato de Trabalhadores Rurais, Emater-MG, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS, Prefeitura Municipal); contratos particulares que versem sobre cessão ou transferência, a qualquer título, do imóvel rural; conta de luz; CCIR; ITR; CAR; cartão de produtor rural (inscrição estadual); cadastro perante o IMA, IEF, Igam, etc; fotografias; recibos ou notas fiscais relativos a insumos utilizados na posse; recibos ou notas fiscais relativos a negociação de bens ou produtos agrícolas ou animais; fotografias; entre outros.

OBS: Todos os documentos pessoais para cadastramento nos municípios são obrigatórios. No caso da comprovação de posse, o interessado deve levar o maior número possível de declarações que tiver. Se não possuir todas, isso não impedirá a sequência do processo.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Feriado

  26 Novembro de 2018

HOJE (26) É FERIADO MUNICIPAL - DIA DE CRISTO REI, O PADROEIRO DA CIDADE


  A maioria das cidades tem como padroeiro um santo ou santa, mas em Montalvânia a história é diferente.


Todas as suas vias públicas têm nomes de grande pensadores da humanidade como Confúcio, Buda, Platão, Maomé, Einstein, Galileu Galileu e muitos outros, e as principais ruas e avenidas chegam até a praça central de nome Cristo Rei. Com isso, o fundador do município, Antônio Montalvão, homem de grande conhecimento, quis mostrar que, apesar das divergências de ideias e crenças, todos tinham em comum e acabavam chegando ao maior de todos os mestres: Jesus Cristo. E por esta história, Cristo Rei acabou sendo instituído, pelo padre Guilherme Michels, ainda na década de 1960, como padroeiro da cidade.


Cristo Rei ocupou o lugar que antes era de Santo Antônio, segundo antigos moradores, além da evidência histórica, também pelo fato de já existir muitas paróquias da diocese com esse santo como padroeiro. Cristo Rei é comemorado no dia 25 de novembro, fechando o ciclo do ano litúrgico.


Mas, a realização da festa foi antecipada para o mês de junho, devido a época não propícia para sua realização, pois, novembro é um mês chuvoso e ficaria muito difícil realizá-la. Há mais de 30 anos as comemorações festivas são realizadas em junho, aproveitando também o feriado de Corpus Christi e o tema das festas juninas. A festa acontece sempre nos primeiros finais de semana do mês de junho, nas imediações da Igreja Matriz de Cristo Rei.


LEI MUNICIPAL

Como a data sempre cai num domingo, ficou instituído por meio da Emenda 002/2014 a Lei Municipal de 25 de junho de 2012, que o feriado municipal se daria na segunda-feira subsequente.


CRISTO REI

Ao celebrar Cristo Rei, fiéis também são chamados a fazer uma revisão de vida ao fim do Ano Litúrgico.


Para a Igreja católica o ano lutúrgico se encerra no último domingo de novembro, dia que celebramos o Dia de Cristo Rei (o Advento começa em uma semana) e esta festa nos lembra que não importa o que os poderes da Terra nos pedem para fazer, Cristo é o verdadeiro rei que deve reinar em nossos corações.


Advento quer dizer vinda ou chegada. O tempo do Advento que se celebra na Igreja significa que estamos nos preparando para a chegada, a vinda de Jesus. Este período começa 4 semanas antes do Natal.


Instituída em 1925, pelo Papa Pio XI, esta solenidade coloca os cristãos frente à realeza do rei Jesus.


Os sacerdotes destacam que o término do Ano Litúrgico é uma boa oportunidade de fazer uma revisão de vida, diante do que foram as propostas feitas por Jesus ao longo do ano.


Diante de tantos outros reis que querem se levantar, possamos escolher o único Rei do Universo: Jesus Cristo. Que realmente Jesus seja o rei do Universo e principalmente o Rei do Universo do nosso coração!

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Montalvânia

  23 Novembro de 2018

NOVO TEMPO PARA SORRIR


  Lançamento do programa “NOVO TEMPO PARA SORRIR” acontece já com moldagem de 100 próteses para moradores da zona rural.


Dona Udelcina Francisca da Conceição, 83 anos, e sua filha Antônia da Conceição Ferreira, 55, moradoras do bairro Guarabira, perderam todos os dentes ainda jovens e desde então nunca puderam fazer uma prótese, e assim viveram toda uma vida. Mas agora, com a implantação do Programa “Novo Tempo Para Sorrir”, que tem como objetivo fornecer próteses dentárias para pessoas que perderam os dentes, comprometendo sua saúde bucal, e não têm condições de arcar com os custos para voltar a sorrir e ter mais alegria de viver, mãe e filha estão na maior expectativa de ter uma vida melhor.

- Quando ainda era jovem comecei a ter uma dor de dente muito forte que foi se espalhando pelo rosto todo. Então, por falta de conhecimento, mandei tirar todos os dentes e assim fiquei a vida inteira. Nunca tive dinheiro pra colocar dentadura. Mas agora, com esse programa que oferece tudo de graça, mesmo velha vou fazer a minha pra viver melhor o resto dos anos que ainda tenho. Estou muito esperançosa de que minha vida vai melhorar, diz dona Udelcina, cheia de expectativa.

Assim como dona Udelcina e sua filha, muitas pessoas do município, da sede e da zona rural, também estão ansiosas para terem uma vida melhor após o programa que foi lançado na manhã desta quinta-feira (22) no Auditório Juarez Espínola Guedes/Monte Lopino, com a presença de cerca de 200 pessoas.

O Programa “Novo Tempo Para Sorrir”, é uma realização da Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, numa adesão ao Programa Brasil Sorridente, uma política do Governo Federal com o objetivo de ampliar o atendimento e melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira, beneficiando pessoas que nunca tiveram condições financeiras de pagar um tratamento odontológico e por isso viviam reprimidas, sem ao menos poder expressar sua alegria com um simples sorriso.

O lançamento do programa contou a presença da secretária municipal de Saúde, Ana Nere Mendes; coordenador da Atenção Primária, enfermeiro Arley Costa; coordenador do Programa, dentista Flávio Falcão de Ornelas; dentistas municipais participantes do Programa, Fátima Viana, Mirka Carneiro, Vandeley José da Silva, Jéssica Fraga, Alex Siqueira e Laís Vieira; auxiliares Zeneide Souza, Aparecida Fernandes, Luana Sampaio, Claudirene Natividade, Jucilene dos Santos, Suzana Barbosa e Edith Neves, além de cerca de 200 pessoas já cadastradas no Programa, 100 delas, moradores da zona rural, já estão fazendo a moldagem das próteses.

Os moradores da sede irão fazer a moldagem nesta sexta-feira (23).

O coordenador do Programa fez uma retrospectiva da saúde bucal no município, desde a instalação dos primeiros consultórios odontológicos, na primeira gestão do atual prefeito, o médico Dr. José Ornelas - impossibilidade de comparecer a cerimônia devido a um chamado de urgência no Hospital Cristo Rei, a aquisição de sete (7) novos consultórios odontológicos, que possibilitaram atendimentos mais eficientes à população e oferecendo mais qualidade aos profissionais, a implantação de sete (7) Equipes de Saúde Bucal na estratégia Saúde da Família – na sede e na zona rural, e agora, a adesão ao Laboratório de Prótese Dentária, dando um grande impulso e melhorando bastante a saúde bucal do município.

De acordo com a portaria n. 2485, de 14 de agosto de 2018, o município de Montalvânia está autorizado a credenciar e receber o incentivo de custeio referente ao laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD), com periodicidade de transferência mensal, subsidiado pelo Ministério da Saúde.

- O que percebemos, é que Montalvânia se destaca e inova com uma odontologia moderna, atuante e eficiente, fazendo com que os trabalhos se destaquem regionalmente e atinjam índices de eficiência há muito almejados. A odontologia no município está tendo uma melhoria significativa e esse trabalho com as próteses vem somar a isso. O Programa vai proporcionar para as pessoas uma reabilitação protética, além de possibilitar a melhoria estética e das funções mastigatórias dos pacientes, destaca o coordenador.

COMO PARTICIPAR

Para participar, as pessoas que perderam seus dentes e não tiveram mais condições de fazer uma prótese, devem procurar o dentista do seu PSF, na sede e na zona rural. Se for comprovado que a pessoa realmente necessita de prótese dentária e não possui condições de pagar, a mesma será submetida ao tratamento, moldagem e posteriormente, receberá sua prótese dentária, sem nenhum custo, voltando a sorrir com mais alegria.

Todos os meses serão disponibilizadas 50 próteses.

Uma nova vida para muitas pessoas que a partir de agora vão voltar a sorrir, melhorar a autoestima, ter mais qualidade de vida, dignidade e alegria de viver.

#NovoTempoParaSorrir

#UmNovoTempoComeçou

#MontalvâniaMaisFeliz

#BrasilSorridente

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Saúde

  16 Novembro de 2018

HOSPITAL CRISTO REI


  Montalvânia - MG.


Hoje dia 09 de Novembro de 2018 a Fundação de Saúde de Montalvânia recebeu a visita dos Promotores de Justiça Dr. Jorge Victor Cunha Barreto, Coordenador da CRDS-Norte e Dra. Letícia Vieira Ladeira Arantes com o objetivo de fazer uma inspeção no hospital.  Também esteve presente o Promotor de Justiça Dr. Guilherme Sales Gonçalves.

Durante a visita, foram solicitados documentos que comprovam a utilização dos recursos recebidos pelo hospital, assim como as prestações de contas enviadas ao Ministério Público e prestações de contas de demais recursos. Ficou constatado que os pagamentos de funcionários, médicos e impostos e despesas estão em dia. E que a Fundação possui todas as certidões de regularidade fiscal e tributária.

Em seguida foi feita visita a todas as instalações do hospital que se encontravam em muito boas condições. A sala de Raio X, Estabilização, Farmácia, Laboratório e bloco cirúrgico tiveram destaque na avaliação. 

Na reunião com os conselheiros o Promotor Dr. Jorge informou sua satisfação em ter encontrado um hospital muito organizado. E em visitas que vem fazendo aos hospitais, com exceção do hospital de Taiobeiras o hospital Cristo Rei foi por ele considerado o melhor.

Concluindo, os promotores agradeceram a presença de todos e o Promotor Dr. Jorge Victor Cunha Barreto fez uso da palavra para dizer: “O resultado da visita foi satisfatória. Revelando o hospital boas práticas administrativas quanto à humanização, acolhimento do paciente, higiene e limpeza, conservação e manipulação de equipamentos, insumos e alimentos.”

A Diretoria executiva, assim com a Diretoria administrativa agradecem a presença dos Promotores e se sentem muito honrados e satisfeitos com as conclusões do Ministério Público.

É objetivo continuar os esforços para manter o bom funcionamento do hospital e atender a população com a qualidade que todos merecem.


Compartilhe nas Redes Sociais

    Juvenília

  16 Novembro de 2018

INADIMPLENTE: JUVENÍLIA NÃO RECEBERÁ RECURSOS FEDERAIS


  O município de Juvenília, no Norte de Minas Gerais, mais uma vez ganha destaque nos principais jornais do estado de Minas.


Desta vez, por não prestar conta ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O órgão informou na última segunda-feira, 12 de novembro, que o município está impedido de receber recursos repassados pelo governo federal por meio de novos convênios.


De acordo apurou o portal Folha do Vale, diante da situação, o prefeito Rômulo Marinho Carneiro (PT), determinou a redução dos dias letivos, em virtude da crise econômica que ocorre no estado. Essa medida prejudica os alunos que podem não ter os 200 dias letivos, como determina a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a qual regulamenta a Educação no Brasil.


Segundo um prefeito ouvido pela reportagem, a  medida representa um baque nos cofres da prefeitura, atingida pela recessão, que pode ter reflexos na oferta e manutenção de serviços aos moradores.


O prazo para a prestação de contas dos últimos dois bimestres de 2017 expirou em 30 de janeiro. Desse modo, o município inadimplente ficará impossibilitado de estabelecer novos convênios com a União para qualquer área.


O prefeito de Juvenília, Rômulo Carneiro não foi localizado para comentar o assunto, mas o espaço fica à disposição para os devidos esclarecimentos.


Além de Juvenília,outros 92 municípios não entregaram nenhuma informação ao FNDE em 2018.


Redação www folhadovale.net


Compartilhe nas Redes Sociais

    Obras

  16 Novembro de 2018

OBRA DE DRENAGEM PLUVIAL


  Prefeitura constrói obra de drenagem pluvial e tira moradores das comunidades de Remansão e Salobro do isolamento em época de chuvas.


Um antigo problema enfrentado pelos moradores da zona rural, região de Remansão e Salobro foi, finalmente, solucionado.

A Prefeitura construiu obra de drenagem pluvial na estrada que dá acesso à estas comunidades, pondo fim as constantes inundações que impediam o tráfego de veículos naquele local no período chuvoso, o que deixava as comunidades e seus moradores completamente isoladas.

A obra de drenagem pluvial com elementos estruturais do tipo manilha e muro de contenção, foi realizada com recursos próprios do município e tem como objetivo conter o volume da água de chuva, e drená-la para fora da estrada, apesar de ser algo relativamente simples, só foi realizada agora, por meio do empenho do prefeito Dr. José Ornelas, mesmo com toda dificuldade financeira pela qual passa o município, com a escassez e atrasos de recursos por parte do Governo Estadual.

A população da região alegava que, todas as vezes em que chovia, o volume de água das chuvas ficava retido na estrada, impedindo o tráfego às comunidades, principalmente de ônibus escolar, o que atrapalhava a vida de todos os moradores, em especial pessoas doentes e estudantes, que ficavam ilhados e abandonados a própria sorte.

Mas agora este problema não existe mais e a população comemora, feliz e satisfeita, a realização de uma obra que, apesar de simples, melhorou, consideravelmente, a vida de todos que moram ou passam naquela região.

Importante frisar o empenho e colaboração dos vereadores Sigunei Pereira Guedes e José dos Reis Fagundes na realização desta obra.

#NovoTempo

#NovaVida

#AcessoDigno

#RespeitoDignidade

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Esportes

  16 Novembro de 2018

GRANDE FINAL DO 6º CAMPEONATO MUNICIPAL RURAL DE FUTEBOL ACONTECE NESTE SÁBADO (17) EM PITARANA


  A bola vai rolar no distrito de Pitarana neste sábado (17), às 16 horas. É a grande final do 6º Campeonato Municipal Rural de Futebol entre as equipes de Canabrava e Pitarana.


Antes, às 15 horas, acontece a disputa do 3º lugar, entre os times de Gergelim e Barra, de Barra do Poldrinho.

A grande final aconteceria sábado passado (10) mas foi adiada devido as chuvas que caíram na região.

Dia (3) aconteceu o primeiro jogo da final, e as duas equipes terminaram empatadas em 0 x 0.

Neste sábado o vencedor será aquele que vencer por um placar simples.

O Campeonato, organizado pela Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura, Esporte e Lazer, teve início dia 1º de setembro, em Pitarana, e envolve seis times de diferentes comunidades rurais do município: Canabrava, Capitânia, Gergelim, Conceição, Pitarana e Barra do Poldrinho.

A premiação para o 1 º Lugar é de 2 mil reais, troféu e medalhas; para o 2 º Lugar 1 mil reais e troféu e 3 º Lugar 500 reais e troféu.

Ano passado o grande campeão foi a equipe de Poções, que este ano não participa do campeonato, tendo como vice a equipe de Capitânia.

A competição tem como objetivo incentivar a prática do esporte, promover a confraternização das comunidades rurais, desenvolver o intercâmbio esportivo, proporcionar boas relações entre os participantes, estabelecer uma união segura entre desportistas e as comunidades, além de incentivar o esporte, animar as comunidades e revelar novos talentos no futebol.

O Campeonato proporciona lazer e ao mesmo tempo promove a integração e socialização entre as equipes, com objetivo de estimular a prática desportiva entre os moradores das comunidades rurais do município e dar a oportunidade aos mesmos de mostrarem seu futebol.

O esporte quando bem definido em seus objetivos, contribui decisivamente na inclusão social e na geração de renda, melhorando as condições de vida das pessoas, principalmente nas comunidades mais carentes.

Além da prática esportiva o futebol é paixão, amizade, interação. O espírito de confraternização entre as equipes sempre fala mais alto, comprovando o poder do esporte como ferramenta de união e amizade.

Vá e leve sua família. Vamos fazer com que nosso esporte se torne cada vez mais forte!

#UmNovoTempoComeçou

#CampeonatoRural

#EsporteInteraçãoUniãoAmizade

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

Parceiros1

Parceiros2
Star Chiq Microrcim L&C Glass Design