MONTALVÂNIA - MG
WWW.MONTALVANIA.COM.BR

Contato: (77) 9 9949-4184  
Parceiros2

O que acontece na cidade você vê aqui!

PRINCÍPAISNOTÍCIAS

    Montalvânia

  17 Março de 2021

PREFEITURA REALIZA RECUPERAÇÃO E MANUTENÇÃO EM RUAS DOS BAIRROS E EM ESTRADAS VICINAIS


  ...

Visando oferecer mais conforto, segurança e qualidade de vida a população da sede e da zona rural, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Setor Municipal de Estradas, está desenvolvendo trabalhos de manutenção -  encascalhamento e patrolamento, de ruas e estradas rurais do município.


Durante o mês passado diversas ruas dos bairros Novo Horizonte e Raimundo Ferreira foram recuperadas com encascalhamento e patrolamento, e esse mês foi realizado o patrolamento da Rua Canal Cochanino e de diversas ruas no Bairro São José; da ladeira na estrada de acesso para a comunidade dos Ambrósios; na Rua Salomão (fundos da Escola Estadual de Montalvânia), e da estrada vicinal de acesso a Capitânia.


Com a recuperação e a manutenção as estradas rurais passam a oferecer melhores condições de trafegabilidade, mais conforto, segurança e agilidade para todos que fazem uso delas e ainda irá facilitar o escoamento das produções agrícolas da região.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Saúde

  16 Março de 2021

Saúde Bucal


  PREFEITURA PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA OS DENTISTAS DO MUNICÍPIO SOBRE USO DAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS ODONTOLÓGICAS EM TEMPOS DE COVID-19.

Ciente de que o atendimento odontológico apresenta alto risco de contaminação e disseminação da Covid-19, o Governo de Minas Gerais atualizou e criou novas orientações para todos os profissionais de Saúde Bucal do Estado. O objetivo é tornar mais seguros os procedimentos, tanto para quem atende quanto para quem é atendido. As medidas vão desde aferição da temperatura dos pacientes até o uso de tecnologia nas práticas odontológicas nos serviços do SUS.


A coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde - SES-MG,  Fernanda Vilarino Jorge, explica que a equipe técnica da pasta orienta os municípios a se organizarem, tanto na estrutura física dos serviços quanto na capacitação dos profissionais, conforme as necessidades odontológicas inadiáveis da população.


- Recomendamos que as cidades reorganizem os atendimentos para a retomada gradual e consciente. Quando procedimentos eletivos retornarem, serviços e profissionais já estarão organizados e preparados para o “novo normal”, afirma.   


CAPACITAÇÃO

Para que os profissionais da odontologia do município se adaptem a essa realidade, a Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação de Saúde Bucal, promoveu na manhã da última sexta-feira (12), no Polo Uaitec, uma capacitação ministrada pelo coordenador municipal de Saúde Bucal, Vanderley José da Silva, para esses profissionais com o tema: o uso das tecnologias nas práticas odontológicas em tempos de Covid-19.


As orientações odontológicas do Centro de Operações Emergenciais em Saúde – Coes, consideram que a atividade é de alto risco de transmissão da doença devido à produção de aerossóis, à proximidade das faces do profissional de Saúde e do paciente, e à exposição a saliva, sangue e outros fluidos.


De acordo o coordenador de Saúde Bucal, seguindo essas orientações, estão suspensas no município os atendimentos eletivos, sendo permitidos somente os de emergência, urgência e aqueles considerados inadiáveis. 


A partir de estudos e de indicações do Conselho Federal de Odontologia, o Estado recomenda o uso da tecnologia nas práticas odontológicas para o acompanhamento da população cadastrada na rede SUS. O telemonitoramento e a teleorientação nos serviços públicos de Saúde Bucal devem ser feitos exclusivamente por cirurgiões-dentistas.


O telemonitoramento acompanha a distância os pacientes que estejam em tratamento, no intervalo entre consultas. Já a teleorientação tem como objetivo identificar, mediante questionário clínico, o melhor momento para realização do atendimento presencial.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    CORONA VÍRUS

  16 Março de 2021

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO CORONAVÍRUS


  Atualização: Dia 15 de março 2021 - 13h30
Prefeitura de Montalvânia / Secretaria Municipal de Saúde / Vigilância em Saúde Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu

Compartilhe nas Redes Sociais

    Meio Ambiente

  15 Março de 2021

TÁ QUENTE? PLANTE ÁRVORES


  Em visita ao distrito de Pitarana ganhei de presente do biólogo e ambientalista Marconi Edson Barbosa várias mudas de árvores frutíferas: caju, acerola, pinha e pitomba, que vou plantar em meu quintal.


Marconi desenvolve o projeto "Tá quente? Plante árvores" em que distribui mudas de árvores frutíferas nativas da região, cultivadas em um horto florestal próprio, no quintal da sua.

Muito obrigado e parabéns a Marconi por sua preocupação com o meio ambiente e sua incansável luta em promover um mundo sustentável e melhor de se viver!

Fonte: Fernando Abreu / Jornalista


Compartilhe nas Redes Sociais

    Polícia

  15 Março de 2021

MONTALVÂNIA – PRISÃO DE AUTOR DE TRÁFICO DE DROGAS


  Neste domingo (14/03), foi realizada Operação de Batida Policial, com foco preventivo e objetivando combater os crimes violentos na cidade de Montalvânia.


Durante patrulhamento pelo bairro Guarabira, a guarnição PM logrou êxito na prisão de um autor de tráfico de drogas, que estava com significativa quantidade de crack. O autor, e a droga apreendida foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil em Januária.

PRODUTIVIDADE:

05 Veículos fiscalizados;

12 Indivíduos Abordados;

03 Estabelecimentos fiscalizados;

01 indivíduo preso;

48 Pedras de crack apreendidas.


Compartilhe nas Redes Sociais

    CORONA VÍRUS

  12 Março de 2021

VACINÔMETRO


  Montalvânia.


A Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, informa que, a partir de hoje (12), irá divulgar todas as sextas-feiras o “Vacinômetro”, informando a quantidade de doses recebidas e realizadas e as quantidades de pessoas vacinadas contra a Covid-19, por faixa etária, no município, na sede e na zona rural.

Prefeitura de Montalvânia / Secretaria Municipal de Saúde / Vigilância em Saúde


Compartilhe nas Redes Sociais

    Polícia

  03 Março de 2021

MONTALVÂNIA – POLÍCIA MILITAR E POLÍCIA CIVIL EFETUAM A PRISÃO DE AUTOR DE ESTUPRO


  Nessa quarta-feira (03/03) a Polícia Militar e Polícia Civil realizaram uma operação na cidade de Montalvânia e efetuaram a prisão de um autor, foragido da justiça pelo crime de estupro, ocorrido na cidade de Betim.

PRODUTIVIDADE:

01 autor preso (mandado de prisão em aberto).



Compartilhe nas Redes Sociais

    Cultura

  02 Março de 2021

CENTRO DE ARTESANATO DÁ INÍCIO AS SUAS ATIVIDADES COM ALUNOS


  - São apenas cinco alunos por turma e seguindo todas as recomendações de proteção e segurança contra a Covid-19.


O Centro de Artesanato Sebastião Custódio Silva, que agora leva também o nome fantasia de “A Casa das Marias”, iniciou suas atividades com alunos nessa segunda-feira (1º), às 13h30. Todas as recomendações de proteção e segurança contra a Covid-19 estão sendo tomadas como uso de termômetro para medir a temperatura corporal de funcionários e alunos, distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos.


Os alunos foram recebidos pela equipe, ouviram as boas-vindas da secretária, Jizélia Lima e da coordenadora Laura Ramiro, e conduzidos as suas respectivas oficinas.


As oficinas irão funcionar com número reduzido de cinco alunos por turma e, de acordo com a coordenadora da instituição, Laura Ramiro, as atividades podem ser paralisadas a qualquer momento, conforme a evolução da doença na cidade.


- Estamos todos preocupados com a Covid-19, claro, mas também precisamos oferecer algo para que as pessoas possam ocupar suas mentes nesse momento tão difícil que estamos vivendo. Com o isolamento social diversos problemas de saúde surgiram, principalmente envolvendo a saúde mental e emocional, e o que queremos é oferecer atividades para que as pessoas ocupem suas mentes e passem a ter uma vida mais saudável. Mas, podemos paralisar a qualquer momento, caso o quadro da doença evolua na cidade, declara a coordenadora.


O Centro de Artesanato Sebastião Custódio Silva é uma escola municipal vinculada a Secretaria Municipal de Assistência Social que ensina trabalhos manuais e tem como objetivo, além da aproximação com a arte, a inserção de seus alunos no mercado de trabalho.


A secretária municipal de Assistência Social, Jizélia Lima, diz que devemos sim seguir as medidas de segurança contra a Covid-19, mas que ficar isolado em casa, sem ocupar a mente, é pior, e que, com a volta das atividades a intenção é, aos poucos, tentar voltar a normalidade. 


As oficinas oferecidas são: corte e costura; tear; marcenaria; pintura em tela, tecido e peças; reciclagem, bordados e crochê. Todas têm a duração de um ano, com certificação ao final.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Saúde

  28 Fevereiro de 2021

JUSTIÇA DETERMINA INTERVENÇÃO NA FUNDAÇÃO DE SAÚDE EM MONTALVÂNIA


  ...

A juíza Laura Helena Xavier Ferreira Scarpa Bosso, da comarca de Montalvânia, determinou a intervenção por seis meses na Fundação Hospitalar de Montalvânia, mantenedora do Hospital Cristo Rei, com o afastamento dos diretores administrativos, diante das denúncias formuladas pelo Ministério Público (MP) de irregularidades com os recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde. O rombo é estimado em R$ 700 mil. No seu despacho, a juíza cita que a Fundação Hospitalar ficou 10 anos sem prestar contas ao Ministério Público, que é curador das fundações. Depois fez a prestação de contas de 2007 a 2017, quando o Centro de Apoio Operacional ao Terceiro Setor do Ministério Público constatou várias irregularidades.


Uma auditoria do Ministério da Saúde apontou um prejuízo de R$ 756.568,49, referentes a procedimentos hospitalares que não foram realizados, mas foram relatados na prestação de contas. Ainda no seu despacho a juíza informa que a auditoria observou o contraditório, garantindo o direito de ampla defesa. A magistrada observa que há ainda, além do inquérito civil, outros dois inquéritos civis que tramitam na Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Microrregião Sanitária Norte, que apuram irregularidades como a incongruência entre a quantidade de recursos obtidos pelo hospital e os serviços disponibilizados. Ela afirma que ainda existe um inquérito policial, para fins de apuração do crime.


Por isso, ela concede a liminar para determinar a intervenção, o afastamento dos diretores administrativa pelo prazo de seis meses, podendo ser prorrogada por igual período. Ela pediu a nomeação da Comissão Interventora, com poderes para manter a continuidade dos serviços e que tenha a participação de pessoa da Prefeitura, de preferência que seja a secretária municipal de saúde; um representante da Câmara Municipal e outro da Gerencia Regional de Saúde, sediada em Januária. O MP mostrou que a Fundação Hospitalar de Montalvânia tem como fonte de recursos os repasses do SUS dos municípios de Montalvânia e Juvenília.

Fonte: gazetanm.com.br


Compartilhe nas Redes Sociais

    CORONA VÍRUS

  18 Fevereiro de 2021

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO CORONAVÍRUS


  Atualização: Dia 18 de fevereiro 2021 - 12 horas. Prefeitura de Montalvânia / Secretaria Municipal de Saúde / Vigilância em Saúde.



Compartilhe nas Redes Sociais

Parceiros1

Parceiros2
Microrcim Microrcim L&C Glass Design L&C Glass Design