MONTALVÂNIA - MG
WWW.MONTALVANIA.COM.BR

Contato: (77) 9 9949-4184  
Parceiros2

O que acontece na cidade você vê aqui!

PRINCÍPAISNOTÍCIAS

    Política

  18 Novembro de 2020

DEPUTADO ZÉ REIS PEDE AJUDA DA ARSAE PARA O NORTE DE MINAS


  ...

Durante sabatina nesta última terça-feira (17), realizada pela Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado estadual Zé Reis solicitou apoio ao diretor-geral da Agência Regional de Água e Esgoto de Minas Gerais (Arsae), Antônio Claret, para resolver o problema da escassez hídrica no Norte de Minas. 


Durante a sabatina, o deputado Zé Reis perguntou se a Arsae tinha estrutura adequada para exercer seu papel, e lembrou que o Novo Marco do Saneamento Básico, aprovado no Congresso, impunha novas responsabilidades às agências regulatórias estaduais. Claret respondeu que a agência estava preparada, com corpo funcional qualificado, divulgando que o Governo Federal a considerou a melhor agência de saneamento do Brasil. A Arsae conta com 106 servidores, entre efetivos e comissionados, e tem como competência fiscalizar e orientar a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Também cabe a ela editar normas técnicas, econômicas e sociais para regulação dos serviços, definindo a política tarifária da Copasa e da Copanor.

 

O deputado Zé Reis destacou ainda que a Arsae publicou normas sobre repasses financeiros para fundos municipais de saneamento, e indagou quantos municípios já se habilitaram para receber o recurso e como a agência poderia estimular outros municípios a fazerem o mesmo. O executivo informou que o recurso total para os fundos é de R$120 milhões e que, atualmente, 143 já se habilitaram. “Temos mais de 600 municípios que podem aderir”, reconheceu, ressaltando que precisam atender a requisitos como a elaboração do plano municipal de saneamento. 


A deputada Laura Serrano (Novo), também tratou de planos de saneamento, e perguntou ao Antônio Claret sobre a participação da Arsae na definição do plano mineiro. Ele respondeu que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente era o órgão responsável pelo plano e que a meta era concluí-lo até 2021. Ponderou que os planos municipais seriam mais importantes, mas que em questões que envolvem mais de um município é fundamental a participação do Estado.


Laura Serrano também averiguou qual o trabalho da agência junto às concessionárias na redução de perdas de água, que em Minas atingem 36,4%. O diretor explicou que “Grande parte da perda se deve a furto de água por meio de ligações clandestinas, os ‘gatos’”, disse. Destacou que a Arsae tem grupo voltado para perda de água. 


A indicação do diretor-geral da Agência Regional de Água e Esgoto de Minas Gerais, Antônio Claret, feita pelo Governador Romeu Zema, recebeu parecer favorável emitido pela comissão especial formada para essa finalidade e a indicação segue agora para aprovação pelo plenário da Assembleia Legislativa.

Belo Horizonte 18/11/2020

ASCOM Gabinete Deputado Zé Reis


Compartilhe nas Redes Sociais

    Saúde

  17 Novembro de 2020

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO – 17/11/2020


  Os Boletins Epidemiológicos são divulgados nesta página, de segunda à sexta-feira.

NOTIFICAÇÕES

Vinte nove (29) notificações no dia de hoje.

- Hospital Cristo Rei: 09 notificações de pacientes residentes no munícipio de Montalvânia, sendo 03 pertencentes a UBS Guardiões,02 do  sexo feminino com idades de 13 e 25 anos e 01 do sexo masculino com idade de 44 anos; 03 pertencentes a UBS Soldados sendo ambos do sexo feminino com idades de 12,35 e 60 anos; 02 pertencentes a UBS Aliança sendo 01 do sexo feminino com idade de 20 anos e 01 do sexo masculino com idade de 57 anos; 01 pertencente a UBS Esperança do sexo masculino com idade de 23 anos, sintomáticos aguardando realização de exame para covid-19.

- UBS’s:

• UBS Esperança – 07 Notificações, sendo 04  do sexo feminino, com idades de 15,22,31 e 42 anos e 03 do sexo masculino com idades de 01,21 e 53 anos, isolados e sendo monitorados pela equipe de saúde, aguardando data para realização do exame.

• UBS Guardiões – 10 Notificações, sendo 05 do sexo feminino, com idades de 8,32,44,49 e 81 anos e 05 do sexo masculino com idades de 25,29,32,45 e 54 anos, isolados e sendo monitorados pela equipe de saúde, aguardando data para realização do exame.

• UBS Aliança – 03 notificações, sendo 02 do sexo feminino com idades de 06 e 38 anos, isolados e sendo monitorados pela equipe de saúde, aguardando data para realização do exame.

 DEMAIS UBS´S SEM NOTIFICAÇÃO

EXAMES REALIZADOS

Hoje (17) foram realizados 29 exames (teste rápido) de pacientes notificados no município, onde 7 testaram POSITIVO para Covid-19.

PESSOAS QUE TESTARAM POSITIVO E TIVERAM ALTA DO ISOLAMENTO

00.

PESSOAS MONITORADAS/AGUARDANDO DATA PARA EXAME

11.

TOTAL 

– O município segue com um total de 1007 notificações, 849 exames negativos, 185 exames confirmados, sendo 69 ativos e 116 recuperados, 11 pessoas estão isoladas/monitoradas, aguardando data para realização do exame.

 Total de 14 pessoas já foram internadas com diagnóstico confirmado de Covid-19 até o presente momento,  e 0 Óbito em investigação e 03 obito confirmado para covid-19.

Continue em casa. Se precisar sair, use máscara, evite lugares com muita gente e mantenha distância de dois metros das pessoas.

Ajude-nos a cuidar de você!

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Eleições

  17 Novembro de 2020

GOVERNADOR DE MINAS PARABENIZA FRED PELA VITÓRIA


  É com satisfação, que, por meio deste, parabenizamos pela vitória na eleição do pleito 2020 ao cargo de Prefeito Municipal.


Compartilhe nas Redes Sociais

    Luto

  17 Novembro de 2020

LUTO


  COMERCIANTE DE MONTALVÂNIA, QUE TINHA CUIDADO ESPECIAL NA PREVENÇÃO DA COVID-19, MORRE VÍTIMA DA DOENÇA.

- Cida Fontana, 49 anos, proprietária de um comércio de variedades  e correspondente autorizada do Banco do Brasil, morre vítima de covid-19 e ascende um alerta à população

Encerradas as eleições municipais que, por irresponsabilidade do Tribunal Superior Eleitoral - TSE,  que ignorou a pandemia do novo coronavírus e autorizou a realização de reuniões, comícios e a própria eleição, deixando as pessoas vulneráveis e, por um tempo, aparentemente despreocupadas com a doença, a covid-19 volta a ser lembrada.

Foi sepultado em Montalvânia na manhã dessa terça-feira (17), o corpo da comerciante Aparecida Gonçalves Fontana, 49 anos, sem comorbidades e que tinha uma preocupação especial na prevenção da doença.

Cida Fontana era proprietária de uma loja de variedades – utilidades e papelaria, e correspondente autorizada do Banco do Brasil na cidade.

Nascida em Montalvânia, foi para São Paulo ainda cedo em busca de melhor qualidade de vida. Lá se formou em Pedagogia, construiu patrimônio, se casou e divorciou, e, sentindo a necessidade de ficar próxima da família e de realizar o sonho de montar um negócio em terra natal, voltou para Montalvânia e se estabeleceu como comerciante.

Cida era uma mulher decidida, persistente, alegre, bem humorada, gostava de conversar, de viajar e de participar ativamente de tudo que podia.

De acordo com a família não possuía nenhum problema de saúde e tinha uma preocupação especial na prevenção da covid-19, já que lidava com o público e tinha uma filha de 8 anos. De acordo com a família e amigos Cida tinha muito cuidado e sempre praticava todas as medidas de seguramça e prevenção contra a covid-19, mas, por ironia do destino, acabou sendo vítima da doença.

Participava de grupos de whatsapp e de reuniões entre comerciantes e sempre se mostrou preocupada e participativa com os rumos do comércio local em tempos de pandemia e no cuidado e prevenção da doença na cidade.

Cida começou a sentir os sintomas da doença, foi internada, intubada e, com quadro de agravamento rápido, teve que ser transferida para Montes Claros, onde faleceu na tarde dessa segunda-feira (16).

O corpo de Cida foi sepultado na manhã desta terça-feira (17), sem velório e somente com a participação de poucos amigos e familiares.

Com Cida Fontana já são três óbitos por covid-19 na cidade.

Que Deus dê um bom lugar a alma da alegre e sorridente Cida Fontana, conforte os corações dos familiares e faça com que a população fique mais cuidadosa e preocupada para que essa doença não atinja mais pessoas na cidade, causando dor, tristeza e sofrimento ao nosso povo.

Fica o alerta para a população sobre os perigos da doença que vem assustando e levando pessoas cada dia mais próximas e conhecidas em nossa cidade e que, pode até ter ficado em segundo plano durante o período eleitoral, mas não acabou, pelo contrário, está cada dia mais presente e devemos, mais do que nunca, nos preocupar e tomar as medidas preventivas.

Fonte: Fernando Abreu / Jornalista


Compartilhe nas Redes Sociais

    PEC

  17 Novembro de 2020

PEC DE AUTORIA DO DEPUTADO ZÉ REIS, É APROVADA


  ...

Em reunião nesta terça-feira (17), a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deu parecer pela constitucionalidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 62/2020, cujo objetivo é autorizar a transferência direta de recursos estaduais também aos consórcios públicos, para execução de emendas parlamentares impositivas. Hoje, a transferência direta pode ser feita apenas para os municípios. 

 

A PEC de autoria do deputado Zé Reis (Pode), com o apoio de outros 40 parlamentares, foi relatada pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). O deputado relator apresentou em seu parecer um substitutivo, apenas com ajustes pontuais ao texto original, mantendo seu conteúdo. 

 

Os recursos que a PEC aborda são aqueles de execução orçamentária e financeira obrigatória, referentes às programações incluídas na Lei Orçamentária Anual por emendas parlamentares impositivas, individuais ou de blocos e bancadas. Em sua proposta o deputado Zé Reis justifica que os consórcios públicos são instituídos na forma da Lei Federal 11.107, de 2005, possuindo capacidade jurídica para executar políticas públicas.

 

Embora a execução dos programas contidos na Lei Orçamentária por consórcios públicos seja permitida, Zé Reis frisa que hoje o repasse de recursos aos consórcios só é possível através da celebração de convênios. Os deputados signatários defendem que a transferência direta de recursos aos consórcios por meio de emendas parlamentares não apenas simplificaria o processo de transferência como facilitaria a implementação de políticas públicas.

 

Dalmo Ribeiro Silva avaliou que a matéria é de grande importância para a ALMG, uma vez que os deputados poderão atender demandas de consórcios de forma mais ágil, e manifestou satisfação por ter sido o seu relator. 

 

O deputado Zé Reis destacou a importância da transferência direta, para que recursos possam ser utilizados com rapidez e eficiência. “Os consórcios são entes de transformação de uma região ou de uma microrregião”, pontuou Zé Reis, lembrando que eles atendem a mais de um município, contribuindo para a solução de problemas regionais.

 

A PEC 62/20 deverá receber agora parecer de uma comissão especial designada para apreciar a proposta, antes de ser votada em 1° turno pelo Plenário. A matéria segue agora para análise da comissão especial sobre o tema.


ASCOM Gabinete do Deputado Zé Reis


Compartilhe nas Redes Sociais

    Eleições

  17 Novembro de 2020

DEPUTADO ZÉ REIS COMEMORA VITÓRIA DE 19 PREFEITOS APOIADOS POR SEU MANDATO


  ...

O deputado estadual Zé Reis (PODE), comemora a vitória de 19 prefeitos apoiados por seu mandato nas eleições municipais de 2020, consolidando assim sua base política no Norte e Noroeste de Minas. Algumas vitórias foram marcantes, como as ocorridas em Januária e Montalvânia. “Fui eleito deputado em 2018 com o apoio de quatro prefeitos. Agora formamos um grupo de 19 prefeitos eleitos e mais 21 candidatos a prefeito que estarão na oposição, além de vereadores em outros. Temos o nosso mandato respaldado por correligionários políticos em 47 municípios. É uma grande vitória do nosso mandato que está pronto para servir, cada vez mais, o povo do norte e noroeste de minas” – explica o deputado Zé Reis.

 

Os prefeitos eleitos do grupo do Deputado Zé Reis são: em Arinos (Marcilio de Tonhão), Buritizeiro (Pedro Braga), Claro dos Poções (Dr. Norberto), Conego Marinho (Agidê Santana), Coração de Jesus (Robim Dias), Formoso (Dinarte), Indaiabira (Lucin), Itacarambi (Dra Nivea), Januária (Mauricio Almeida), Jequitai (Binha), Josenópolis (Daniel), Juvenilia (Romulo Marinho), Montalvânia (Fred do Rally), Montezuma (Ivam Vieira), Novorizonte (Cleber), Pedras de Maria da Cruz (Rodrigo Fernandes), Rio Pardo de Minas (Tuquinha), São Joao da Lagoa (Carlim Dias) e São João das Missões (Jair Xacriabá).

 

O deputado Zé Reis observa que tanto os prefeitos eleitos, quanto os grupos de oposição, serão prestigiados e respeitados pelo seu mandato, com suporte de emendas, projetos e ações para o benefício do povo da região.

 

Ontem de manhã, o deputado Zé Reis e o prefeito eleito de Januária, Mauricio Almeida, estiveram na Caixa Econômica Federal, discutindo a liberação dos recursos para a implantação da orla fluvial de Januária. O deputado Zé Reis enfatiza que a votação conseguida por Mauricio em Januária, uma das maiores da história do município, consolida o compromisso em transformar a administração municipal mais dinâmica e por isso, antes mesmo da posse, correr atrás dos recursos.

ASCOM Gabinete Deputado Zé Reis


Compartilhe nas Redes Sociais

    Eleições

  15 Novembro de 2020

Fred do Rally, do Podemos, é eleito prefeito de Montalvânia


  Ele teve 39,69% dos votos dados a todos os candidatos e derrotou Dr Tarcísio, que ficou em segundo lugar com 39,17%.

red do Rally, do Podemos, foi eleito, neste domingo (15), prefeito de Montalvânia (MG) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Fred teve 39,69% dos votos. Foram 3.762 votos no total.


O candidato derrotou Dr Tarcísio, que ficou em segundo lugar com 39,17% (3.713 votos).


A eleição em Montalvânia teve 23,51% de abstenção, 0,78% votos brancos e 3,94% votos nulos.


Fred do Rally tem 53 anos, é divorciado, tem ensino superior completo e declara ao TSE a ocupação de empresário. Ele tem um patrimônio declarado de R$7.075.500,00.


O vice é Horenca de Dr Ivan, do PP, que tem 63 anos.


Os dois fazem parte da coligação Juntos Podemos Mudar Montalvânia, formada pelos partidos PODE, PP e PDT.


Veja o resultado após o fim da apuração:

Fred do Rally - PODE - 39,69%

Dr Tarcísio - Avante - 39,17%

Jordao Medrado - PSL - 19,28%

Dr Flavio Macedo - MDB - 1,86%

Fonte: g1


Compartilhe nas Redes Sociais

    Eleições

  07 Novembro de 2020

Pesquisa mostra liderança de Fred do Rally em Montalvânia


  O candidato a prefeito der Montalvânia, Fred do Rally aparece em primeiro lugar com 36,34% das intenções de voto. O último colocado na pesquisa é o Dr. Flávio Macedo do MDB que pontuou apenas 1,75%.


MONTALVÂNIA – Em pesquisa contratada pelo portal Folha do Vale Net (Vale Publicidade), realizada pela empresa BIS COMUNICAÇÃO E ASSESSORIA LTDA no município de Montalvânia – MG, aponta vantagem do candidato do FRED DO RALLY do PODEMOS que aparece em primeiro lugar com 36,34% das intenções de voto, seguido pelo candidato Dr. Tarcísio (AVANTE)  com 28,30% .


O ex-prefeito Jordão Medrado do PSL aparece em terceiro lugar com 12,53%. O último colocado na pesquisa é o Dr. Flávio Macedo do MDB que pontuou apenas 1,75%.  Os que disseram que vão votar em branco ou anular o seu voto somaram 4,52%, já os que ainda estão indecisos 16,56%.


A pesquisa identificou que pesa contra o candidato Dr. Tarcísio o apoio do atual Prefeito Dr. José Florisval (Dr. José) que não possui uma avaliação muito positiva da sua gestão. 


A pesquisa perguntou:  Você votaria em um candidato que tem o apoio do Prefeito Dr. José Florisval?  Pra essa pergunta, 47,34% dos entrevistados disseram que não votariam, contra 31,33% que votaria, já outros 21,33% se mostraram indiferente quanto ao apoio.


REJEIÇÃO

O candidato que aparece com o maior índice de rejeição é o Dr. Flávio Macedo que pontuou 18% nesse quesito. Em seguida, Jordão Medrado e Dr. Tarcísio registraram índices de rejeição de 9,33% e 9%, respectivamente. Fred do Rally é o candidato com menor índice de rejeição, 5,33%. Mais da metade dos eleitores, 55,67% não rejeita ninguém e outros 2,67% responderam que rejeitam todos. 


A Pesquisa está registrada no TSE sob o número MG-02935/2020, ouviu 399 eleitores entre os dias 2 e 3 de novembro na sede e na zona rural do município. O intervalo de confiança é de 95% e margem de erro estimada de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O estatístico responsável é Pedro Diogo da Silva, CONRE nº 10762.


Fonte: folhadovale.net


Compartilhe nas Redes Sociais

    Polícia

  05 Novembro de 2020

MONTALVÂNIA


  Polícia Militar de Montalvânia realiza “Operação Batida Policial”

A operação tem como objetivo de prevenir contra os chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), em Montalvânia.


MONTALVÂNIA –  Policiais do 30º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram na sexta-feira, 30 de outubro, em Montalvânia, no Norte de Minas, mais uma edição da “Operação Batida Policial”.


A operação teve como objetivo de prevenir contra os chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), em vários pontos da sede, no entanto, foi dado ênfase nos locais de mais movimentação.


De acordo com os policiais, foram feitas diversas abordagens em pessoas e veículos suspeitos, contudo, não ocorreu nenhuma prisão durante a “Operação Batida Policial”. A polícia reforça que continua firme realizando operações não só na sede, mas também na zona rural.

Fonte: folhadovale.net



Compartilhe nas Redes Sociais

    Saúde

  05 Novembro de 2020

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO


  Quinta-feira, 05 de Novembro 2020 – 13 horas.

Os Boletins Epidemiológicos são divulgados nesta página, de segunda à sexta-feira, exceto feriados.

A Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, zelando pela transparência e o respeito para com a população, divulga o Boletim Informativo Covid-19 de hoje.


NOTIFICAÇÕES

Não houve notificações no dia de hoje.

- Hospital Cristo Rei: 00 Notificações 

- UBS’s:

Demais UBSs: 

Sem notificações


EXAMES REALIZADOS

Hoje (05) foram realizados 07 exames (teste rápido) de paciente notificados no município, onde 04 testaram POSITIVO para Covid-19.

PESSOAS QUE TESTARAM POSITIVO E TIVERAM ALTA DO ISOLAMENTO

00.

PESSOAS MONITORADAS/AGUARDANDO OU NÃO DATA PARA EXAME

24 (vinte e quatro).


TOTAL 

– O município segue com um total de 896 notificações, 755 exames negativos, 148 exames confirmados, sendo 33 ativos e 115 recuperados, 24 pessoas estão isoladas/monitoradas, aguardando data para realização do exame. Total de 13 pessoas já foram internadas com diagnóstico confirmado de Covid-19 todos já receberam alta, 02 óbitos Descartados.

Continue em casa. Se precisar sair, use máscara, evite lugares com muita gente e mantenha distância de dois metros das pessoas.

Ajude-nos a cuidar de você!

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

Parceiros1

Parceiros2
Microrcim Microrcim L&C Glass Design L&C Glass Design