SITE OFICIAL DA CIDADE DE MONTALVÂNIA
WWW.MONTALVANIA.COM.BR


Role para baixo
     

montalvania@montalvania.com.br
(77) 9 9949-4184 / 9 9140-6265
 Aniversário da cidade
  28 Abril de 2017
A FESTA
Festa de Aniversário de 55 Anos de Montalvânia volta a ser realizada e agrada cochaninos e visitantes.

Tal qual a Fênix - lendário pássaro da mitologia grega, que morria, mas depois de algum tempo renascia das próprias cinzas -, a Festa de Aniversário de Montalvânia volta com força total e passa a ser, novamente, o maior e mais esperado evento festivo da cidade.

Devido a crise econômica que a cidade e todo o Brasil vêm enfrentando, com escassez de recursos e dificuldades de se realizar eventos, a festa foi reduzida para apenas dois dias e as atrações deixaram de ser bandas famosas no cenário nacional para serem atrações medianas, ainda não tão conhecidas, mas que agradaram a maioria.

Também foram cortadas as programações culturais e esportivas que sempre fizeram parte do evento como velo terra, hipismo, maratona e outros.

Mas, mesmo sendo menor a festa contou com boas atrações musicais e um excelente público. Os pontos turísticos como bares e restaurantes a margem do rio Cochá, a fama que a cidade possui em realizar bons eventos, a beleza e a receptividade do povo cochanino, a segurança e a tranquilidade durante os dias de festa fizeram deste um grande e inesquecível evento.

Uma festa que ficou marcada como uma das melhores de todos os tempos!

A Tranquilidade e a Segurança

De acordo com a Polícia Militar cerca de 10 mil pessoas estiveram no circuito da festa no sábado, dia 22. E nenhuma ocorrência policial foi registrada, confirmando, mais uma vez, a fama de festas tranquilas e seguras que tem a cidade.

As bandas Duas Medidas, Lucas Vianna e Katê, e ainda o sanfoneiro da cidade Hélio e Trio Maringá, agradaram a maioria que dançou e se divertiu até às 3 horas, com muita animação e tranquilidade. Este foi o horário que ficou acordado entre a Prefeitura, Ministério Público e Polícia Militar, através de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC.

O comandante do destacamento da Polícia Militar na cidade, tenente Jomar Carreiro Veloso disse que o povo de Montalvânia é um povo diferenciado, ordeiro, tranquilo e da paz e que isso corre aos quatro cantos da região e, somados a outros fatores como boas atrações musicais, evento seguro, bem organizado e bem divulgado faz com que as pessoas venham à cidade prestigiar a festa.

- Desenvolvemos um trabalho muito eficiente durante os dois dias do evento. Não notamos nenhuma pessoa ou atitude suspeita que pudesse macular o brilho da festa, apesar do grande número de pessoas de outras cidades. Nosso efetivo, distribuído por locais estratégicos, não constatou nem ao menos um empurra empurra, típicos de grandes aglomerações. As câmeras do programa Olho Vivo, espalhadas pela cidade, também não localizaram nenhuma atitude que pudesse vir a ser caracterizada como delito. 

Montalvânia é uma cidade de povo ordeiro, pacífico, receptivo e cativante e isso inibe as pessoas de fora que podem vir a causar tumultos e atrapalhar o brilho da festa. Foi uma festa bonita, animada, alegre e, acima de tudo tranquila e segura, todos estão de parabéns, encerra o tenente Jomar Carreiro Veloso.

Fernando Abreu / Jornalista

 Aniversário da cidade
  28 Abril de 2017
A INAUGURAÇÃO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO “ANTÔNIO CUSTÓDIO FILHO”
Na sexta-feira (21) aconteceu a inauguração do Ginásio Poliesportivo “Antônio Custódio Filho”, na Praça de Esportes Antônio Justiniano Silva, às 20 horas. Um momento de muita emoção.

Foi montado um estande com objetos pessoais do homenageado, grande personalidade cochanina ligada ao esporte. Sua esposa Deli, suas filhas Denise, Lenise e Vanise Borborema Custódio, assim como irmã, sobrinhos, genros, netos e muitos amigos estiveram presentes a cerimônia, que foi marcada pela emoção.

Os deputados Arlen Santiago, estadual, Zé Silva, federal e Gabriel Guimarães, representado por sua assessora parlamentar Lidiane Marinho; os vereadores Valdivino Doriedson Soares, Presidente da Câmara; Jerry Jânio Ferreira. Arnoldo Flores e Siguiney Gyedes; o chefe do departamento de Cultura, Esporte e Lazer, Joserito de Souza; o vice prefeito Pedro Lopes e sua esposa Neide Lopes; o prefeito Dr. José Ornelas e sua esposa a secretária municipal de Assistência Social, Maria de Jesus Rocha e a viúva do homenageado, Deli Borborema Custódio fizeram parte da mesa de honra

Os deputados, o prefeito e a viúva do homenageado fizeram discursos carregados e emoção e levaram o público às lágrimas.

O amigo pessoal do homenageado, Almindo Reis, leu a sua biografia e contou fatos marcantes da vida do querido Toninho Custódio.

Quem o conheceu relembrou de várias passagens de sua vida e quem não o conheceu passou a saber sobre esta grande personalidade cochanina.

Ao final houve apresentação do grupo Folclórico Saruê, de Montes Claros, com shows de danças regionais que agradaram bastante o público.

Fernando Abreu / Jornalista

 Aniversário da cidade
  28 Abril de 2017
O LANÇAMENTO DO LIVRO JOÃO VICENTE
Mesmo antes do início oficial da festa, a cidade já estava movimentada e o comércio bastante aquecido.

Na quinta-feira (20) aconteceu o lançamento do romance João Vicente, do poeta e escrito cochanino Almir Sabino, reunindo diversas famílias tradicionais, amigos e visitantes na Praça Cristo Rei, lotando os bares e restaurantes do entorno.

Neste dia o público foi brindado com outros grandes artistas cochaninos, os músicos Washignton, Genecy e Gladston Sabino, com participação de Fila Sabino, autor do Hino à Montalvânia, que apresentaram, entre tantas outras, canções que marcaram época na cidade como Cacatua e Xote.

Um espetáculo de cultura, boa música, reencontros e muita alegria.

Fernando Abreu / Jornalista

 Esportes
  18 Abril de 2017
ESPORTE & INTERAÇÃO
Município realiza Cerimônia de Abertura dos IV Jogos Interativos Escolares de Montalvânia – JIEM.

Os Jogos Escolares de Montalvânia, já na sua quarta edição, fazem parte de uma ação do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e tem como finalidade principal a democratização e a promoção do intercâmbio sócio-desportivo, de jovens, adolescente e crianças, objetivando incentivar e descobrir atletas com potencial técnico, capaz de representar o município em competições estaduais.

É um período dedicado ao Campeonato Escolar – Fase Municipal, em que as escolas do município se unem em forma de jogos, através do esporte, durante toda a semana e assim buscam, todos com a mesma intenção, oportunizar aos talentos das escolas.

Os atletas que brilham com seus esforços, conquistam vitórias num curto período, e assim demonstram o espírito competitivo, a amizade, a interação, a socialização e a alegria de celebrar o prazer de ser atleta.

A partir destes jogos é que serão formadas as equipes para disputar os Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG.

Nesta quarta-feira (18) acontece a Cerimônia de Abertura do JIEM, a partir das 17 horas, na Praça de Esportes Antônio Justiniano Neto com a participação de todas as equipes envolvidas.

Um espetáculo esportivo e de interação e amizade entre as escolas, os distritos e as comunidades rurais do município.

Prefeitura de Montalvânia. Um Novo Tempo começou!

Conheça as escolas participantes

- Escola Municipal São José / Pitarana

- Escola Municipal Manoel Ferreira de Farias – Comunidade de Gergelim

- Escola Estadual Galileu Galilei

- Escola Estadual Inconfidentes

- Escola Estadual de Montalvânia

- Escola Estadual de Cachoeira

- Escola Estadual de Novo Horizonte

- Escola Estadual de São Sebastião de Poções

- Escola Estadual de Canabrava / Comunidade de Santa Rita de Canabrava

JOGOS DO DIA

FUTSAL MASCULINO

Escola Estadual de Canabrava x Escola Estadual de Novo Horizonte

Escola Estadual Galileu Galilei X Escola Municipal São José / Pitarana

Vá e leve sua família. Com o seu apoio o nosso esporte se torna cada vez mais forte!

Fotos dos antigos JIEMs

Fernando Abreu / Jornalista

Cerimônia de Abertura dos IV Jogos Interativos Escolares de Montalvânia JIEMS, agora há pouco na Praça de Esportes.

 Festa
  18 Abril de 2017
PALCO ALTERNATIVO FICA FORA DA FESTA DA CIDADE

Organização do evento resolve extinguir o Palco Alternativo que ficaria na Praça Cristo Rei durante os dois dias de festa

Com o objetivo de fazer uma festa melhor, mais interativa e animada, com oportunidades para todos: comerciantes, artistas, população e visitantes, e ainda em respeito ao Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, firmado entre a Organização da Festa de Aniversário de 55 Anos de Montalvânia / Prefeitura e Ministério Público, em que ficou acordado entre as partes que o evento se encerraria às 3 horas, a organização da Festa teve a ideia de colocar um palco alternativo na Praça Cristo Rei durante os dois dias de festa.

Isso para que os artistas da cidade pudessem ter oportunidade de mostrar seus talentos, já que não haveria tempo para se apresentarem no palco principal. Outro objetivo do palco, que funcionaria durante a tarde e a noite, até o início dos shows no palco principal, seria de movimentar o comércio da Praça Cristo Rei e “segurar” as pessoas neste local até o início dos show na Praça da Rodoviária, fazendo com que a cidade ficasse mais movimentada e animada.

Em momento algum tivemos a intenção de desvalorizar e humilhar nossos artistas, como foi propagado por algumas pessoas em redes sociais. Alguns dos que falaram, sabem que, pelo menos comigo à frente de outras organizações de eventos, sempre foram bem tratados, respeitados e valorizados.

Portando, devido as manifestações contrárias a ideia, de alguns artistas locais e atendendo a seus pedidos, resolvemos não mais colocar o Palco Alternativo na Praça Cristo Rei.

Sendo assim, dos artistas locais que se apresentariam neste espaço, somente o Trio Maringá irá tocar no palco principal no primeiro dia de festa, 21 de abril/Sexta-feira, antes da banda principal. Como o horário é restrito e os outros artistas não acataram a sugestão, não irão participar, este ano, dos shows em comemoração aos 55 Anos de Montalvânia, deixando para participar de outros eventos festivos que deverão acontecer no decorrer do ano.

Pedimos desculpas aos artistas, aos comerciantes e a todos aqueles que gostaram da ideia do Palco Alternativo e viram nela a possibilidade de uma festa diferente, com opções de locais e artistas, mas que, infelizmente, não teve uma boa aceitação por parte de alguns de nossos artistas. Sendo assim, resolvemos extinguir esta opção.

Mas uma vez, queremos deixar claro que, em momento algum tivemos a intenção de humilhar e nem de desvalorizar nossos artistas.

Agradecemos sua atenção e contamos com sua compreensão.

Muito obrigado

Fernando Abreu / Jornalista