SITE OFICIAL DA CIDADE DE MONTALVÂNIA
WWW.MONTALVANIA.COM.BR


Role para baixo
     

montalvania@montalvania.com.br
(77) 9 9949-4184 / 9 9140-6265


 Iluminação pública
  19 Novembro de 2014
Municípios se preparam para assumir os ativos da iluminação pública
A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel determinou que a partir de janeiro de 2015 a iluminação pública passa a ser de responsabilidade das prefeituras.

A partir de 1º de janeiro de 2015, caberá às prefeituras o papel de realizar a manutenção da iluminação pública. A Cemig não prestará mais manutenção de iluminação elétrica.

Mais de 70 prefeitos participaram nesta quinta-feira (13) na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, de uma Assembleia que teve o objetivo de apresentar as regras do edital de iluminação pública que irá contratar a empresa para prestar serviços de manutenção em substituição a serviços prestados pela Cemig.

A Diretoria da ANEEL aprovou a transferência dos serviços de iluminação pública, que englobam o projeto, implantação, expansão, instalações, manutenção e consumo de energia, para os municípios.

A ANEEL busca atender a Constituição Federal - CF de 1988. A CF definiu que a iluminação pública é de responsabilidade do município e, para isso, permite a cobrança da Contribuição de Iluminação Pública - CIP.

A assembleia foi realizada pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS, do qual o Montalvânia faz parte.

Na reunião foram esclarecidas as dúvidas dos prefeitos sobre o consórcio e escolhida a data em que será votada a diretoria do mesmo.

A maioria dos prefeitos sinalizou positivamente sobre a adesão ao consórcio, que a partir de janeiro terá um corpo técnico efetivo e permanente para ajudar no desenvolvimento dos municípios, trazendo melhorias na implantação de políticas públicas e no atendimento à população.

Até o momento, o Consórcio já conta com a participação de 80 prefeituras do Norte de Minas.

As prefeituras dos municípios que ainda não assumiram os ativos de iluminação pública terão até o dia 31/12/2014 para efetuar a medida. A Diretoria da ANEEL aprovou em outubro/2012, durante reunião pública, o pleito das prefeituras e decidiu conceder a ampliação do prazo para a totalidade dos municípios faltantes e não só para aqueles com população inferior a 50 mil habitantes, que era a proposta inicial da audiência pública.  O prazo já foi prorrogado duas vezes. 

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM 

 Concurso
  19 Novembro de 2014
Concurso público municipal deverá ser realizado no primeiro semestre de 2015
Ainda na reunião na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, desta quinta-feira (13) com mais de 70 prefeitos, foi discutido a realização do concurso público unificado.

O promotor de Justiça, Guilherme Roedel, representando o Ministério Público Estadual falou sobre os encaminhamentos para a realização do concurso público unificado, previsto para acontecer ainda no primeiro semestre de 2015, no conjunto dos municípios do Norte de Minas no qual Montalvânia está incluída.

Saiba mais sobre o Concurso Público Unificado

Prefeituras do Norte de Minas vão realizar concurso público unificado

A realização de concurso público unificado entre os Municípios do Norte de Minas. Esta é a proposta que foi apresentada aos 34 prefeitos e procuradores jurídicos dos municípios do Grande Norte de Minas, na manhã desta quarta-feira 09/04, no auditório Deputado Aécio Cunha, pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), Associação dos Municípios do Médio São Francisco - Ammesf e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas – Codanorte. Pelo acordo, a Comissão Técnica de Concursos – COTEX da Universidade Estadual de Montes Claros aplicará provas para o concurso público no mesmo dia.

Sobre a unificação dos municípios através do concurso público, o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, disse que a universidade está à disposição através da Fadenor e da Cotec com instrumentação de uma metodologia mais adequada. “Sabemos que os prefeitos precisarão de certa assessoria, principalmente em relação a planos de cargos e carreiras para que facilite todo o processo. Entendemos como uma ação resolutiva com nível de viabilidade jurídica fundamentada no consórcio entre os municípios. Assim esperamos que a Unimontes possa ter uma participação bem direta e adequada em todo processo”, afirmou.

O promotor de Justiça Paulo Márcio da Silva disse que a proposta de unificar o concurso nos municípios do Norte de Minas vai resolver um problema constitucional que determina que o servidor público seja concursado. Ele explicou ainda, que as contratações irregulares feitas por gestores públicos municipais são constantemente denunciadas e os mesmos estão sujeitos a ações penais que podem deixá-los inelegíveis. “O que o Ministério Público quer é conscientizar e sensibilizar os prefeitos da importância de se realizar o concurso público, buscando a unificação de esforços que implicará na redução de custos, com a participação de vários municípios da região, através da AMAMS, Ammesf, Codanorte  e Unimontes, explicou.

Ainda de acordo com o promotor de Justiça após este primeiro contato com os gestores públicos e procuradores jurídicos dos municípios, o próximo passo é acertar como será realizado o concurso que deverá ser de acordo com o número de habitantes e seus indicadores. “A preparação do concurso público nos municípios contará com representantes da AMAMS, Ammesf, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Ministério Público, Unimontes.

Paulo Márcio acredita que dentro de 15 dias será realizada uma nova rodada com os prefeitos e as entidades envolvidas para apresentação das propostas e definição das datas do concurso.

O presidente da AMAMS e prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite, disse que a unificação do concurso público nos municípios envolvidos será simultâneo a fim de evitar tanta concorrência e problemas nos editais e divulgação dos resultados. “Com a participação do Ministério Público e da Comissão Técnica de Concursos – COTEX a preocupação dos gestores

com a melhoria da qualidade da gestão será solucionada, pois o concurso será feito com absoluta lisura”, destacou.

Fonte: ASCOM/AMAMS 

 BR 135
  14 Novembro de 2014
Obra de pavimentação da BR-135
Deputado Paulo Guedes anuncia ordem de serviço da obra de pavimentação da BR-135, subtrecho Montalvânia/Monte Rei

A autorização do início da obra de pavimentação da BR-135, subtrecho Montalvânia/Monte Rei,  é a mais nova conquista do mandato de Paulo Guedes, em defesa do Norte de Minas.  Pouco mais de um mês depois de reeleito deputado estadual, sem descanso e nem pausa, Paulo empunha suas bandeiras e continua “correndo atrás”.

Há anos a região vem aguardando por uma solução definitiva para a conclusão da obra paralisada desde o final de 2011.

Em audiência realizada nesta quinta-feira (13) no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília, o coordenador-geral-substituto de Construção Rodoviária, Eng. Fábio Pessoa da Silva Nunes, oficialmente, determinou o início dos serviços. 

A retomada das obras de asfaltamento da BR-135, entre Montalvânia e Monte Rei, será realizada pela vencedora do processo licitatório divulgado em agosto passado , a empresa Ethos Engenharia, com sede em Belo Horizonte.

Para o deputado Paulo Guedes, a BR-135 é um importante corredor para o escoamento da produção dos municípios do extremo Norte de Minas e a conclusão dessa obra significará a geração de renda e desenvolvimento para toda a Região.

 IPTU
  12 Novembro de 2014
Agora ficou mais fácil pagar seu IPTU e ISS
Prefeito prorroga prazo para pagamento dos débitos fiscais de natureza tributária inscritos ou não em Dívida Ativa

Quite seus impostos municipais em dia.

A arrecadação é revertida em obras e benefícios para a população.

Através do Decreto Municipal N° 11, de 1º de agosto de 2014, o Prefeito de Montalvânia, no uso de suas atribuições legais conferidas no artigo 80, inciso VI da Lei Orgânica em vigor; e considerando o Art. 3º da Lei nº 1096/2014 que dispõe sobre anistia de cobranças legais, emissão de boletos para cobrança de dívida ativa e outros créditos tributários vencidos e não pagos;

R esolve:

Art. 1º - Prorrogar o prazo para pagamento dos débitos fiscais de natureza tributária inscritos ou não em Dívida Ativa, parcelados ou não, vencidos até 31 de dezembro de 2013 e/ou que se encontram em fase de cobrança administrativa ou judicial, para até 31 de dezembro de 2014.

Art. 2º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.

Confira a Lei na íntegra:

 

 

LEI Nº 1096/2014

DISPÕE SOBRE ANISTIA DE COBRANÇAS LEGAIS, EMISSÃO DE BOLETOS PARA COBRANÇA DE DÍVIDA ATIVA E OUTROS CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS VENCIDOS E NÃO PAGOS, E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS.

O Povo do Município de Montalvânia, Estado de Minas Gerais por seus representantes APROVOU, e eu Prefeito, SANCIONO a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a conceder ao Contribuinte, a anistia de cominações legais, para créditos de natureza tributária inscritos ou não em Dívida Ativa, parcelados ou não, vencidos até 31 de dezembro de 2013 e/ou que se encontram em fase de cobrança administrativa ou judicial.

§ 1º - A anistia de que trata este artigo, ocorrerá exclusivamente sobre o valor das multas, juros e receitas da Dívida Ativa, da seguinte forma:

a)    80% (oitenta por cento) de anistia de multas e juros da Dívida Ativa do IPTU e ISS, para pagamento a vista.

b)    20% (vinte por cento) de desconto da Receita da Dívida Ativa de IPTU, para pagamento a vista.

§ 2º - O disposto nesta lei não se aplica aos créditos tributários lançados de ofício, decorrentes de infrações praticadas com dolo, fraude ou simulação, ou de isenção ou imunidade concedidas ou reconhecidas em processos eivados de vícios, bem como aos de falta de recolhimento de tributo retido pelo contribuinte substituto, na forma da legislação pertinente.

Art. 2º - Para fins de pagamento dos débitos fiscais na forma do artigo primeiro desta lei, fica o Poder Executivo, por intermédio da Secretaria da Fazenda do Município de Montalvânia, autorizado a emitir boletos de cobrança em nome dos contribuintes em débito.                                    

Art. 3º - O benefício fiscal previsto no artigo primeiro independe da formalização de requerimento por parte do contribuinte, considerando-se automaticamente concedido a partir da data de publicação desta lei, tendo como data limite para a anistia, até 31 de Julho de 2014, podendo ser prorrogado através de decreto do executivo.

Parágrafo único - A cobrança do débito fiscal assim reduzido se dará por iniciativa do Poder Executivo, na forma desta lei, onde o contribuinte independente de notificação deverá efetuar o pagamento à vista.

Art. 4º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.

Prefeitura de Montalvânia, 23 de abril de 2014.

JORDÃO MISSIAS LOPES MEDRADO

Prefeito Municipal

 Luto
  11 Novembro de 2014
Montalvânia chora a perda de uma filha ilustre
Morre Vanda Gonçalves, a mãe de todos os cochaninos

Fernando Abreu
Jornalista

Morreu neste domingo (9), aos 62 anos, a proprietária da rede de pensionatos Pio XII, em Montes Claros, Maria Vanda Ribeiro Gonçalves, a Dona Vanda da Pensão, como era conhecida.

Vanda Gonçalves morreu de complicações decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral – AVC, na Santa Casa de Misericórdia em Montes Claros, onde estava internada há cerca de 15 dias.

Seu corpo foi velado no Salão de Velórios da Santa Casa, de 1 às 10 horas desta segunda-feira. Logo após saiu com destino à Montalvânia, aonde chegou às 18 horas e foi velado no Plenário da Câmara Legislativa até às 10 horas de hoje. O corpo foi sepultado no Cemitério Cristo Rei.

Uma cerimônia emocionante, com todos bastantes comovidos com tamanha perda.

Várias autoridades locais e de cidades vizinhas compareceram, assim como familiares, amigos e pessoas que já ficaram sob seus cuidados, foram prestar a última homenagem.

Dona Vanda era a referência para todos de Montalvânia que iam à Montes Claros em busca de um tratamento médico. Seu nome se confunde com a Saúde do Município. Tinha trânsito livre na maioria dos hospitais da cidade.

Em 2010, a mulher que tanto ajudou a curar pessoas, foi acometida de um câncer de mama, e lutou, bravamente contra a doença até conseguir vencê-la, em 2011.

Mesmo debilitada, não media esforços para ajudar as pessoas em busca de alívio e esperança na resolução de seus problemas. Preocupava-se mais com as pessoas do que ela própria.

E tudo que ela fazia, achava muito normal e não entendia porque as pessoas gostavam tanto dela.

Sua casa sempre foi um pouso certo, um porto seguro, para quem ia a Montes Claros, em busca de tratamento médico.

Foi como um oásis no deserto, que serve de apoio para os viajantes. Era o suporte para os que iam à Montes Claros em busca da cura e que quando a encontravam, já começavam a se curar, somente pelo tratamento que ela dispensava a todos, com carinho, atenção, dedicação e respeito.

Mulher guerreira, que lutou bravamente pela vida e deixou um belíssimo exemplo de amor e dedicação ao próximo.

Possui 5 casas, todas na mesma rua, recebendo pacientes das mais diversas cidades do Norte de Minas como, Montalvânia, Manga, Juvenília, São João Das Missões, Matias Cardoso, Miravânia, Bonito de Minas, Itamarandiba e Josenópolis. Sempre com muita cortesia, gentileza, hospitalidade e um carinho todo especial.

E o seu trabalho não se resumia apenas em receber e acomodar pessoas, com bastante conforto em seus aconchegantes pensionatos, ela acompanhava os pacientes em suas consultas, exames e internações e resolvia tudo que fosse preciso. Era a mãe dos cochaninos em Montes Claros.

Realizou um magnífico trabalho em benefício da população de Montalvânia. Suas qualidades de hospitaleira, gentil, atenciosa, prestativa, companheira, amiga... Jamais serão esquecidas por todos os cochaninos que tiveram a honra e a satisfação de terem convivido com ela.

Seu nome ficará marcado para sempre nas lembranças de todos e seu legado ficará para sempre em nossa história.

O trabalho desenvolvido por Dona Vanda será continuado por suas filhas, que, segundo elas, irão se dedicar ao máximo para desempenhar ao menos uma parte do que sua mãe fazia.

A Dona Vanda, a eterna gratidão do povo de Montalvânia!


- Conheça um pouco da história desta admirável mulher:

Maria Vanda Ribeiro Gonçalves nasceu no dia 7 de maio de 1952, no Município de Montalvânia MG.

Foi casada com Arnaldo Gonçalves dos Santos, com quem teve quatro filhas: Sheila, Neila, Flávia e Fabrícia.

Em 1976, com a instalação da agência da Minas Caixa na cidade, começou a trabalhar nesta instituição e lá permaneceu até a sua extinção, em 1991. Desenvolveu um belo trabalho no atendimento ao público e fez também muitas amizades.

Formou-se em magistério, no antigo Centro Educacional de Montalvânia, em 1984.

Em 1993, após o fechamento da agência da Minas Caixa na cidade, foi com a família para Montes Claros, onde fixou residência.

Levou consigo uma funcionária, Hercília Francisca da Silva, a Sila, uma companheira de mais de 40 anos que, ao longo do tempo tornou-se sua fiel escudeira, e na família, da qual é considerada um membro, faz o papel de mãe, filha e irmã.

Em 1993 ficou viúva.

Em 1995 montou o seu primeiro pensionato, na Praça da Catedral, a Praça Pio XII, onde recebia apenas estudantes.

A partir do ano 2000, na gestão do então prefeito Dr. José Ornelas, Dona Vanda mudou-se para a Rua Carlos Pereira e ampliou suas instalações para receber pacientes em tratamento de saúde. O negócio, movido por muito amor e dedicação, prosperou e começaram as parcerias com outras prefeituras da região.

Hoje são 5 casas que atendem 9 prefeituras. E o atendimento, a todos, sem distinção, sempre foi com muita gentileza, educação, carinho e atenção.

No dia 09 de novembro de 2014, aos 62 anos, aquela que tanto cuidou das pessoas, teve que nos deixar. Vítima de um acidente vascular cerebral – AVC, Dona Vanda partiu para os braços do Pai.

Dona Vanda deixa quatro filhas, Sheila, Neila, Flávia e Fabrícia, uma filha-irmã do coração, Sila e quatro netos: João Vitor, Maria Antônia, Davi e Samuel.

Deixa também muitos órfãos em Montalvânia e em outras cidades.

Ficam a gratidão, a amizade, o carinho e o respeito do povo de Montalvânia, por esta mulher guerreira que cumpriu exemplarmente a sua missão aqui na terra.

 Luto
  10 Novembro de 2014
Montalvânia está de luto. Morre Dona Vanda Gonçalves, a mãe de todos os cochaninos
NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE DONA VANDA GONÇALVES

É com imenso e profundo pesar que a Prefeitura de Montalvânia, Administração Montalvânia De Todos Nós, se manifesta sobre o falecimento de Dona Vanda Gonçalves.

Mulher guerreira, que lutou bravamente pela vida. Pessoa amiga, companheira, íntegra e humana; a referência das pessoas humildes e enfermas em busca de conforto e da cura. A mãe de todos os cochaninos em Montes Claros.

Pessoa fundamental para o desenvolvimento da Saúde do Município. Sua colaboração foi de extrema importância para a população mais necessitada de apoio nas horas de dificuldades.

Uma mão amiga que acolhia e não media esforços para resolver os problemas de todos que a procuravam. Sua colaboração com esta e outras Administrações ficará marcada para sempre nas lembranças de todos e seu nome ficará para sempre em nossa história por seu legado.

Com os corações consternados e cheios de saudades, nós cochaninos, rogamos ao Pai Todo Poderoso que a acolha em seus braços compassivos... Rogamos ainda a Deus, o consolo a toda a família. 

O Município de Montalvânia está de luto, chora e sofre junto com os familiares tamanha perda.

Nossos mais sinceros sentimentos! 

Dona Vanda Gonçalves morreu ontem (9) em Montes Claros. Seu corpo será velado no Plenário da Câmara Municipal de Montalvânia a partir das 16 horas desta segunda-feira (10). O sepultamento será amanhã (11) no Cemitério Cristo Rei, em horário ainda não determinado.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Saúde
  10 Novembro de 2014
Montalvânia realiza Dia D de vacinação contra sarampo e paralisia infantil
A cidade vai realizar, neste sábado (8), o dia D contra a Paralisia Infantil e Sarampo.

Todas as Unidades de Saúde, PSF’s, do Município, vão estar abertas das 8 às 16 horas.

Após o Dia D, as Unidades também estarão realizando a vacinação em seu horário normal de expediente, das 8 às 11 e das 13 às 17.

No próximo dia 28 outro Dia D será realizado.

A ação faz parte da campanha de vacinação, que está sendo realizada em todo o país e segue até o dia 28 de novembro.

O objetivo é evitar a disseminação dos casos de sarampo e manter o país livre da poliomielite, como acontece desde 1990.

Contra a Paralisia Infantil, podem ser vacinadas crianças entre seis meses e cinco anos de idade. Já contra o sarampo, a idade para imunização varia entre um e cinco anos incompletos.

Para receber as doses é preciso levar o cartão de vacina.

Dados

De acordo com informações da Organização Mundial de Saúde - OMS, entre 2013 e 2014, 10 países registraram casos da poliomielite.

Já o sarampo, doença infectocontagiosa que pode cursar com gravidade, teve casos importados registrados no Brasil, em 2013 e 2014, com concentração em Pernambuco e Ceará.

Em 2014, foram registrados 160 mil casos da doença no mundo e, com o fluxo de turismo e comércio entre os países, o risco de contaminação se eleva.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Novembro Azul
  10 Novembro de 2014
Montalvânia adere a Campanha Novembro Azul
Durante todo este mês o Município participa da campanha Novembro Azul, uma forma de conscientizar a populção masculina sobre o câncer de próstata.

O câncer de próstata é o segundo que mais mata no mundo e de acordo com os especialistas os cuidados precisam ser redobrados já que este tipo de câncer é silencioso. Apenas 20% dos pacientes apresentam alguns sintomas.

Os sintomas mais comuns são dor e sangue na urina, o jato de urina é mais fraco e durante a noite a ida ao banheiro é frequente.

O exame deve ser feito por homens com idade entre 45 e 70 anos. A campanha Novembro Azul reforça a importância e a realização dos exames de prevenção do câncer de próstata.

Durante este mês, em todas as Unidades de Saúde, PSF’s, da sede e da zona rural, terão programação especial. As atividades realizadas serão palestras, distribuição de panfletos, orientações nas próprias unidades de saúde, de forma individual ou em grupo.

Ainda existe muito preconceito, mas os homens devem estar atentos para a prevenção desta doença.

O primeiro passo é a coleta do exame de sangue. Caso o exame apresente alguma alteração, será feito o toque retal para verificar se a próstata apresenta alguma alteração. Caso o resultado seja positivo é feito a biópsia que consiste na coleta de fragmentos.

Atenção homens de Montalvânia, participem da Campanha Novembro Azul e fiquem livres do câncer de próstata.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Saúde
  04 Novembro de 2014
Dengômetro na Praça
...

Com a chegada das primeiras chuvas na cidade a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental, já deu início a campanha de combate a dengue no Município.

Nesta terça-feira (4) foi montado um “Dengômetro”, ação de educação para a saúde, conscientização e combate à dengue, na Praça Cristo Rei.

Um posto de troca de materiais recicláveis por kit’s de saúde bucal compostos por escova de dentes, creme e fio dental.

Para cada 10 garrafas pet’s, 10 latinhas ou 1 pneu um kit.

A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, que irá usar os materiais reciclados na decoração de natal da cidade.

A campanha tem como objetivo também, além da conscientização e prevenção contra a dengue incentivar a reciclagem.

O Dengômetro funciona das 8 às 14 horas desta terça-feira. Na quarta-feira (5) estará no distrito de Pitarana e na quinta-feira (6) em São Sebastião de Poções, no mesmo horário e sempre nas praças principais destas localidades.

Muita gente, principalmente crianças, compareceu no posto de troca com grande número de material.

Essa é uma iniciativa de complemento à força-tarefa já desenvolvida no município, no sentido de eliminar a possibilidade de proliferação do mosquito transmissor da dengue. A quantidade de recipientes encontrada mostra que ainda é grande o número de lixo dentro das residências. Por isso, é importante a conscientização e mobilização de toda a população.

Participe. Limpe o seu quintal, troque o que for conseguido por kit’s de saúde bucal e fique livre do mosquito da dengue.

Vamos deixar Montalvânia livre da dengue!

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Esportes
  04 Novembro de 2014
Torneio Municipal de Futebol Society. Naylhor é o grande campeão
O Torneio Municipal de Futebol Society encerrou-se neste sábado (31) e teve como grande campeão o Naylhor Futebol Clube.

Na grande final, disputada entre o Naylhor e o São José, o placar foi de 3 x 1. Os três gols do time campeão foram marcados pelo meio de campo Matheus Caires Barbosa, o gol do vice-campeão foi marcado por Sirineu. Matheus entrou no torneio já na terceira rodada e ainda marcou 8 gols durante o campeonato.

Com lances e jogos espetaculares o torneio aconteceu durante os meses de setembro e outubro, sempre levando grande numero de torcedores à Praça de Esportes.

Doze (12) times participaram:

Nova União

Poções A

Poções B

Goiabeira

Real  Madrid

Ambrósio

Juventude

Naylhor

Gol  Solidário

São José

Papa Tudo

Canabrava

Os jogos aconteceram todas as quintas, sextas e sábados, às 18 horas, na Praça de Esportes.

Na grande final, um número ainda maior de animados torcedores compareceu para prestigiar o futebol de nossa cidade.

Sagrou-se campeão o Naylhor Futebol Clube, em vice ficou o São José, em 3º lugar ficou o Poções A e em 4 º o Real Madrid.

Escalação do time campeão - Goleiros: Ramom e Pêu / Zagueiros: Raniere, Chiba e Silvanei / Volantes: Piero, Edson, Beto e Lucas do Gás / Meias esquerdas: Leozinho, Matheus e Gustavo / Atacantes: Coly, Raick e Diogo / Técnico: Albino

O artilheiro do campeonato foi o atacante do Poções A Miquéyas (Michido) com 11 gols marcados e o goleiro menos vazado foi Ramon, do Naylhor.

Além de troféu e medalhas o time campeão também recebeu um cheque no valor de R$ 2.290,00 e foram comemorar a vitória no Bar do Naylhor.

São José, vice campeão do torneio

Foram distribuídos quase 6 mil reais entre os times capeões, sendo:

Campeão: Naylhor - R$ 2.290,00

Vice campeão: São José  - R$ 1.720,00

3º Lugar: Poções A - R$ 1.145,00

4º Lugar: Real Madrid - R$ 570,00

O time campeão leva o nome do saudoso atleta que muito fez pelo futebol da cidade: Naylhor Bispo de Souza.

O esporte cochanino, em especial o futebol, se confunde com o nome de Naylhor.

Os jogadores campeões dedicaram o título a este esportista, que marcou o futebol de Montalvânia, teve toda sua vida dedicada ao esporte e hoje empresta seu nome a uma quadra poliesportiva no Bairro Novo Horizonte.

Parabéns aos campeões, ao saudoso e inesquecível Naylhor -  através de sua viúva Geny e seus filhos Polyana, Leandro e Naylhor Junior e a todos os participantes e organizadores!

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Novembro Azul
  03 Novembro de 2014
Campanha Novembro Azul busca combater o câncer de próstata
Graça Pimenta alerta homens sobre importância dos exames

Com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância de combater o câncer de próstata realiza-se, durante todo este mês, uma campanha intitulada Novembro Azul. Idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a ideia da campanha é desmistificar a doença, que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), acomete um a cada seis homens no país.

Ainda segundo dados do INCA, 69 mil novos casos deverão ser diagnosticados somente este ano no Brasil, o que equivale a um caso a cada 7,6 minutos. Outras informações do instituto dão conta que cerca de 13 mil brasileiros vão morrer em decorrência da doença, o que significa um óbito a cada 40 minutos. Dentre os fatores de risco do câncer de próstata estão idade, histórico familiar, raça (maior incidência em negros), alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade. 

A deputada estadual Graça Pimenta (PMDB), profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), alerta os homens e suas famílias sobre a importância do diagnóstico. “Os homens, em sua maioria, não se cuidam, não realizam os exames necessários para combater o câncer de próstata – chamados toque retal e PSA. É preciso informar a eles que, depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos da doença já se encontram em fase avançada. Por isso é necessário se cuidar, visitar o médico, realizar os exames. É preciso que os homens saibam também que, quando não detectado no início, o câncer de próstata raramente tem cura”, afirma a parlamentar.

Graça Pimenta acrescenta: “Os homens precisam atentar ainda para o fato de que os urologistas recomendam a realização dos exames periodicamente a partir de 50 anos. E, para aqueles que apresentam fatores de risco, a recomendação é procurar um urologista a partir dos 45 anos. Vale ressaltar que, entre 10% e 20% dos casos não são detectados pela dosagem de PSA no sangue; o exame de toque e o PSA são complementares”.

 Comarca
  03 Novembro de 2014
Presidente do TJMG tranquiliza: Comarca de Montalvânia não será extinta
...

Notícias sobre a possível extinção da Comarca do Município levaram o prefeito Jordão Medrado e alguns vereadores a participar de audiência com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG, desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, nesta quarta-feira (29) em Belo Horizonte MG.

A audiência foi marcada pelo deputado estadual reeleito, Arlen Santiago (PTB), que também foi o interlocutor da comitiva juntamente com seus advogados, composta pelo prefeito Jordão Medrado; vice-prefeito Orlando Mota; vereadores Ney Cássio Dias da Silva (Presidente da Câmara); Ronaílson Pereira do Nascimento (Rony da Prefeitura); José Afonso Filogônio Ferreira; Valdivino Doriedson Soares (Dim Boião); Jerry Jânio Ferreira de Souza; Nilton Carlos Lopes Silva (Nitão); Gildenes Justiniano Silva e Deraldino Ribeiro de Paiva; prefeito de Juvenília, Expedito da Mota Pinheiro; assessores e advogados dos deputados federais também reeleitos Bilac Pinto (PR); Zé Silva (SD) e Gabriel Guimarães (PT).

Circulou na cidade notícias não oficiais de que a Comarca seria extinta, mas o TJMG diz que a legislação prevê que as comarcas sejam reorganizadas sempre que elas deixarem de atender os requisitos que justificaram sua criação e que essa reorganização não significa necessariamente sua extinção. (Veja aqui notícia sobre o assunto)

Instalada em 1998, a Comarca de Montalvânia é considerada pelo TJMG como de baixa distribuição, há períodos em que o registro de novos processos é menor que os transitados em julgado.

O TJMG possui estudo para readequar algumas de suas 296 comarcas, de modo a distribuir melhor o efetivo de magistrados, considerado abaixo das necessidades de prestação dos serviços judiciais.

Esta audiência aconteceu devido ao anúncio de uma possível reorganização judiciária que poderá acarretar a suspensão dos serviços judiciais e, consequentemente, a extinção da Comarca sob argumento de baixa distribuição de processos e alto custo de manutenção.

A Comarca de Montalvânia abrange o município de Juvenília e atende uma população de 21.737 habitantes, com um colégio eleitoral estimado em 19.125 eleitores. Possui, atualmente, um acervo de mais de 3.200 processos, e a presença do poder judiciário tem sido de fundamental importância para a manutenção da paz social.

Atualmente, Montalvânia realiza cerca de 62 distribuições/mês e o mínimo, segundo a lei de organização judiciária, deveria ser de 120/mês.

O deputado Arlen Santiago solicitou ao desembargador que avalie a situação de Montalvânia, já que a cidade, além de ter seu acesso praticamente feito por estrada de terra, está localizada na divisa do Estado da Bahia.

Segundo o deputado a instalação da Comarca de Montalvânia é um marco para o município e a sua extinção causaria danos a toda população, além do fato de que estimulará o êxodo rural e prejudicará a aplicação da justiça.

O desembargador ouviu das lideranças o pedido para que avalie a situação de Montalvânia, já que a cidade, além de ter seu acesso praticamente feito por estrada de terra, está localizada na divisa do Estado da Bahia. A instalação da Comarca de Montalvânia pouco mais de 15 anos é considerada marco para o município e a sua extinção causará danos a toda população, além do fato de que estimulará o êxodo rural e prejudicará a aplicação da justiça.

De acordo com a comitiva após muita conversa entre o desembargador e os advogados, para alívio de todos, ficou decidido que a Comarca de Montalvânia não será extinta.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Outubro Rosa
  31 Outubro de 2014
Campanha Outubro Rosa é encerrada do distrito de São Sebastião de Poções
Foi na manhã desta quinta-feira (30) o encerramento das atividades da Campanha Outubro Rosa. O evento aconteceu no distrito de São Sebastião de Poções.

Com atividades físicas, palestra preventiva, distribuição de folders informativos e um lanche na Praça das Américas e logo após uma caminhada pelas ruas da comunidade, a campanha foi finalizada neste distrito.

Muitas mulheres, de todas as idades, compareceram, participaram e saíram às ruas com balões e faixas ao som de músicas alusivas à campanha, a maioria vestindo a cor rosa e com o laço rosa no peito.

A garota Lana Fernanda Lopes, de 10 anos, foi acompanhar a avó e disse que sempre participa das atividades da Saúde, principalmente da “ginástica” - atividades físicas promovidas pelo NASF.

- Gosto de participar porque me distraio e aprendo coisas novas. Fico sempre por dentro das coisas e isso é muito bom, né? Disse.

O evento foi promovido pela Atenção Primária em Saúde com participação do NASF e do PSF Unidos pela Saúde.

De acordo com a coordenadora municipal da Atenção Primária em Saúde, Alex Sandra Fraga, todas as unidades de saúde do Município, (PSF’s) da sede e da zona rural, estiveram engajadas na campanha, oferecendo atividades educativas e preventivas sobre o câncer de mama e colo do útero durante a campanha e um grande número de mulheres, participou do evento, alcançado assim o objetivo da campanha.

Campanha Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha nacional de conscientização, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

A data foi de prevenção e alerta sobre essa doença silenciosa, que já vitimou várias mulheres em nossa cidade.

Para mais informações procure o seu PSF e fique longe desta doença.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Outubro Rosa
  30 Outubro de 2014
Outubro Rosa. Montalvânia vai às ruas
Montalvânia amanheceu diferente nesta quara-feira (29). Uma chuvinha fina caiu durante toda a noite e continuou pela manhã. E isso animou a população que ficou mais alegre e cheia de esperanças.

Tão desejada e esperada por todos, a chuva não atrapalhou a caminhada da campanha Outubro Rosa, marcada para as 7 horas desta quarta.

Muitas pessoas, entre homens e mulheres de todas as idades, compareceram na Praça de Esportes para participar do evento.

Houve palestra preventiva informativa, atividades físicas e foi servido um lanche antes de todos partirem para a caminhada, com balões e faixas, que percorreu as ruas centrais da cidade ao som de músicas alusivas à campanha, a grande maioria vestindo a cor rosa e com o laço rosa no peito.

Os participantes dançaram, cantaram e se divertiram, numa forma bastante animada e descontraída de chamar atenção sobre a doença que mais mata mulheres no Brasil.

O evento foi promovido pela Atenção Primária em Saúde com participação do NASF e de todos os PSF’s da sede do Município.

Amanhã será a vez do distrito de São Sebastião de Poções.

Campanha Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha nacional de conscientização, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

A data será de prevenção e alerta sobre essa doença silenciosa, que já vitimou várias mulheres em nossa cidade.

Nos dias 27, 28, 29 e 30 de outubro serão realizadas pelas ruas das cidades e dos distritos, caminhadas com faixas educativas e preventivas sobre a doença para chamar a atenção da população. Participe. Vá e leve sua família!

Programação das Campanhas Outubro Rosa

- Sempre a partir das 7 horas da manhã, com concentração e saída em frente ao PSF. Em Montalvânia a saída foi da Praça de Esportes.

Dia 29 (Quarta-feira) - Montalvânia

Dia 30 (Quinta-feira) – São Sebastião de Poções

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Comarca
  29 Outubro de 2014
Prefeito vai em busca de solução sobre possível extinção da Comarca de Montalvânia
Prefeito Jordão Medrado participa de audiência com presidente do TJMG em busca de soluções sobre a possível extinção da Comarca do Município

Notícias sobre a possível extinção da Comarca do Município levaram o prefeito Jordão Medrado e alguns vereadores a marcar audiência com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG, desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, nesta quarta-feira (29) em Belo Horizonte MG.


Jordão foi o tesoureiro da comissão que atuou pela instalação da Comarca no Município

O prefeito Jordão Medrado juntamente com os vereadores Ney Cássio Dias da Silva (Presidente da Câmara), Ronaílson Pereira do Nascimento (Rony da Prefeitura),  José Afonso Filogônio Ferreira, Valdivino Doriedson Soares (Dim Boião), Jerry Jânio Ferreira de Souza, Nilton Carlos Lopes Silva (Nitão), Gildenes Justiniano Silva e Deraldino Ribeiro de Paiva foram à Belo Horizonte participar da audiência.


Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG, desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes recebe comitiva de Montalvânia em audiência nesta quarta-feira  (29)

Fizeram parte da comitiva ainda, o prefeito de Juvenília, Expedito da Mota Pinheiro (Péu) e assessores de deputados votados na região.

Circula na cidade notícias não oficiais de que a Comarca seria extinta, mas o TJMG diz que a legislação prevê que as comarcas sejam reorganizadas sempre que elas deixarem de atender os requisitos que justificaram sua criação e que essa reorganização não significa necessariamente sua extinção. (Veja aqui notícia sobre o assunto)

Instalada em 1998, a Comarca de Montalvânia é considerada pelo TJMG como de baixa distribuição, há períodos em que o registro de novos processos é menor que os transitados em julgado. 

O TJMG possui estudo para readequar algumas de suas 296 comarcas, de modo a distribuir melhor o efetivo de magistrados, considerado abaixo das necessidades de prestação dos serviços judiciais.

O levantamento, que avaliou dados processuais em todo o estado, identificou a distribuição de processos e o acervo de cada instância. A conclusão é de que parte dessas “comarcas têm distribuição processual alta e acervo elevado, em contraste com outras em que a realidade é de baixa distribuição mensal e acervo reduzido”. 

 Cada comarca precisa ter uma produção mínima que justifique a sua criação e existência. O Tribunal de Justiça pode estender a jurisdição dos juízes de primeiro grau para comarcas contíguas ou não, na tentativa de buscar solução para acúmulo de serviço. Esse parece ser o caso de Montalvânia, que tem estoque baixo de processos em andamento (pouco mais de mil segundo uma fonte), enquanto a vizinha Comarca de Manga, bem mais antiga, acumula algo em torno de 15 mil processos ainda sem  julgamento. 

Comarcas com movimentação e distribuição processual baixas poderão abarcar novos municípios, antes atendidos por comarcas com acervos significativos e com alta distribuição mensal de processos. A divisão equitativa do trabalho só traz vantagens para o jurisdicionado, que terá suas demandas julgadas mais rapidamente, sem prejuízos para os envolvidos, diz o TJMG.

Não há decisão definitiva pela extinção do Tribunal de Justiça no município. Pelo menos não por enquanto. O estudo em curso no TJMG deve recomendar a liberação de juízes de comarca de baixa distribuição para cooperar com aquelas em que há maior carga de trabalho. Trata-se de melhor distribuição da força de trabalho.

A extensão de jurisdição não significa a extinção da comarca, mas sim que essa comarca poderá atender mais municípios, antes pertencentes a outra comarca, contígua ou não’, avisou o Tribunal em comunicado interno publicado há cerca de duas semanas. 

Enquanto isso, os vereadores, preocupados com o futuro do Município, vão em busca de soluções, se não para resolver o problema, ao menos para deixar a população mais tranquila com informações oficiais.

 Fonte: luisclaudioguedes.com.br

 Outubro Rosa
  29 Outubro de 2014
Campanha Outubro Rosa. Hoje (28) foi a vez de Capitâni
Nesta terça-feira (28) foi a vez do distrito de Capitânia promover seu evento para intensificar a Campanha Outubro Rosa.

Através da Atenção Primária em Saúde, NASF e do PSF Pró-Vida, o distrito promoveu evento com palestra preventiva; distribuição de folders informativos; exercícios físicos; caminhada pelas ruas ao som de músicas alusivas à campanha com balões e faixas e encerrado com um lanche na sede provisória do PSF, que está em reforma.

Muitas mulheres compareceram e participaram do movimento para chamar atenção sobre a doença que mais mata mulheres no Brasil.

Uma das frequentadoras mais assíduas dos projetos desenvolvidos pela Saúde, de acordo com a coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Alex Sandra Fraga, a aposentada Deraldina Vieira de Aquino, 87 anos, mesmo com dificuldades de locomoção, participou, bastante animada, do evento.

- Sempre participo de tudo que tem aqui em Capitânia, principalmente da área da saúde. Precisamos nos cuidar né?! E, além disso, gosto de me sentir ativa, participar dos eventos, encontrar as pessoas... tudo isso me faz um bem danado, disse a aposentada.

Campanha Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha nacional de conscientização, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

A data será de prevenção e alerta sobre essa doença silenciosa, que já vitimou várias mulheres em nossa cidade.

Nos dias 27, 28, 29 e 30 de outubro serão realizadas pelas ruas das cidades e dos distritos, caminhadas com faixas educativas e preventivas sobre a doença para chamar a atenção da população. Participe. Vá e leve sua família!

Programação das Campanhas Outubro Rosa

- Sempre a partir das 7 horas da manhã, com concentração e saída em frente ao PSF. Em Montalvânia a saída será da Praça de Esportes.

Dia 28 (Terça-feira) - Capitania

Dia 29 (Quarta-feira) - Montalvânia

Dia 30 (Quinta-feira) – São Sebastião de Poções

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Data Comemorativa
  28 Outubro de 2014
Dia do Servidor Público. Feriado deste dia é transferido para sexta-feira (31)
28 de Outubro - Dia do Servidor Público

O Dia do Servidor Público, também dia do Funcionário Público, é comemorado anualmente no Brasil em 28 de outubro. O Dia do Servidor Público não é feriado nacional, mas considerado ponto facultativo.

A data celebra o profissional que trabalha nas mais variadas áreas do Poder Público, seja em hospitais, escolas, escritórios e demais repartições públicas. 

Origem do Dia do Servidor Público

O Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos - Decreto Lei nº 1.713, de 28 de Outubro de 1939. 

O que motivou a criação da data pelo Conselho, em parte, foi a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938.

 Transferência do feriado

 O prefeito Jordão Medrado transferiu o feriado desta terça-feira para a próxima sexta-feira, dia 31.

 Confira o decreto:

Parabéns Servidor Público

O Funcionário Público é aquele que faz funcionar os serviços públicos. Presta serviços a sociedade. É direito nosso termos serviços de qualidade, visto que para isso pagamos caro por meio de nossos impostos. Porém, para que esses serviços aconteçam de forma satisfatória é necessário que esses profissionais sejam reconhecidos, não só financeiramente. Os funcionários precisam de respeito, de condições de trabalho digno que lhes permitam prestarem um serviço de qualidade. Sem esse reconhecimento, o melhor funcionário não poderá prestar o serviço satisfatório.

É normal em quase todos os lugares do mundo sabermos das lutas que acontecem entre trabalhadores e governos para que esses direitos sejam reconhecidos. Nesse caso entra os sindicatos que são os representantes legais da categoria dos trabalhadores com o intuito de amenizar essas desigualdade e muitas vezes a humilhação que trabalhadores sofrem.

Hoje, dia do Funcionário Público deve ser um dia de reflexão. Dia em que se deve pensar se estes que trabalham no serviço público estão satisfeitos com seus salários. É verdade que existem categorias de servidores público que são bem remunerados, mas há outras categorias que com o que recebem mal dá pra sobreviver. Sendo que os mesmos não têm direito a nada mais do que esse mísero salário, que como todos sabem, muitas vezes não chega a um salário mínimo.

Em alguns municípios, a maioria dos Funcionários Públicos recebe em torno de um salário mínimo e ainda existem os que não chegam a receber nem isso.

Precisamos estar cientes desses problemas para não acharmos que estamos vivendo num mar de rosas quando na verdade estamos sendo sufocados de todos os lados. Primeiro pela demagogia de alguns. Dizem que estão fazendo tudo e mais um pouco. Na realidade são apenas discursos demagógicos. Precisamos entender que na verdade nossos funcionários são poucos valorizados e mal remunerados.

É hora que corremos atrás do que é nosso, dos nossos diretos. Se nós não nos valorizarmos dificilmente encontraremos um gestor, seja ele na instância que for que nos valorize. Todos sempre dizem que não podem melhorar os salários desses que trabalham fazendo a máquina pública acontecer, por inúmeros motivos.

Que o dia de hoje sirva para a reflexão. Todos precisam saber que esse país só funciona por causa do trabalho dessa multidão de trabalhadores espalhados pelo Brasil.

Lutemos todos juntos para que a injustiça dê lugar à decência, ao respeito e a dignidade.

Parabéns aos Funcionários Públicos do Município de Montalvânia!

A todos aqueles que servem...

Fazem o seu trabalho o melhor possível para melhor atender aqueles que dele dependem;

Executam o seu trabalho sabendo que cada um é responsável pelo resultado de uma equipe;

Procuram conhecer, melhorar e aperfeiçoar  suas atividades para que faça diferença substancial na qualidade dos serviços prestados;

Com  responsabilidade, e que  diante das dificuldades pessoais e profissionais, cuidam para que não seja afetado o  resultado do seu trabalho;

Contribuem para que o seu ambiente de trabalho seja agradável, cordial e produtivo e tenham a disposição para ajudar os colegas a conhecer o que sabem e aprendam também com eles!

Assessoria de Comunicação – ASCOM

 Outubro Rosa
  27 Outubro de 2014
Prefeitura intensifica a campanha Outubro Rosa
...

A Prefeitura de Montalvânia está engajada na campanha Outubro Rosa, que é uma campanha nacional de conscientização, com o objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

Doença muito rara antes dos 35 anos, mas com uma incidência que cresce rápido e progressivamente a partir desta faixa etária, o câncer de mama é o tumor que mais mata mulheres no Brasil. O movimento Outubro Rosa, celebrado mundialmente, foi abraçado pela Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a coordenadora municipal da Atenção Primária em Saúde, Alex Sandra Fraga, todas as unidades de saúde do Município, (PSF’s) da sede e da zona rural, estão engajadas na campanha, oferecendo atividades educativas e preventivas sobre o câncer de mama e colo do útero durante a campanha.

Conforme a coordenadora, o exame preventivo feito na unidade de saúde é fundamental para o diagnóstico precoce e serão intensificados neste período, sendo marcados pelos agentes de saúde conforme a necessidade de cada mulher.

Ainda de acordo com a coordenadora a prevenção é realiza todas as semanas nas unidades do Município, cerca de 10 por semana em cada unidade, e em todas as sextas-feiras são realizadas 14 mamografias.

 Nos dias 27, 28, 29 e 30 de outubro serão realizadas pelas ruas das cidades e dos distritos, caminhadas com faixas educativas e preventivas sobre a doença para chamar a atenção da população. Participe. Vá e leve sua família!

Programação das Campanhas Outubro Rosa

- Sempre a partir das 7 horas da manhã, com concentração e saída em frente ao PSF. Em Montalvânia a saída será da Praça de Esportes.

Dia 27 (Segunda-feira)  - Pitarana

Dia 28 (Terça-feira) - Capitania

Dia 29 (Quarta-feira) - Montalvânia

Dia 30 (Quinta-feira) – São Sebastião de Poções

A prevenção é o melhor remédio. Previna-se

A prevenção é a melhor maneira de lidar contra o câncer de mama, a doença que mais mata mulheres no Brasil, com 50 mil casos e 10 mil óbitos anualmente, segundo o Ministério da Saúde. E ela atinge também os homens (um caso masculino a cada 150 femininos), que precisam ter os mesmos cuidados preventivos. Por isso, é importante ficar atento a algumas dicas dos especialistas.

· Realize o autoexame uma vez por mês. Vá até o espelho, erga seus braços, apalpe os seios e as axilas. Se encontrar algum “caroço”, procure seu médico. O hábito pode ser adotado a partir dos 20 anos, e é capaz de detectar tumores com mais de 1,5 centímetro. Mas “a mulher precisa ser muito bem orientada para fazer isso”, afirma o médico José Roberto Filassi, chefe do Departamento de Mastologia da USP e do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Portanto, consultas regulares a um especialista são importantes: ele fará um exame mais detalhado e dará orientações.

· Previna-se com a mamografia — uma radiografia detalhada, mais eficaz para mulheres com idade superior a 40 ou 50 anos. Alguns médicos defendem que ela seja feita anualmente; outros, de dois em dois anos. O exame identifica nódulos milimétricos, não detectáveis no autoexame.

· Se tiver histórico da doença na família, opte primeiro por uma ultrassonografia antes da mamografia propriamente dita — pois o índice de radiação nesse exame é ínfimo — ou por uma ressonância magnética, método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação e produz imagens de alta definição das mamas.

· Começou a menstruar antes dos 12 anos e passou por menopausa depois dos 55? Fique alerta. Quanto maior o período menstrual, maior a exposição ao estrógeno (hormônio feminino), o que eleva o número de células mamárias e, consequentemente, o risco de tumores.

· Não ter filhos ou tê-los depois dos 30 anos é outro fator de risco: é durante a gravidez que o desenvolvimento da mama se completa. Quando a gravidez é tardia, a mama fica mais suscetível a sofrer alterações celulares.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Outubro Rosa
  27 Outubro de 2014
Pitarana engajada na Campanha Outubro Rosa
...

O Outubro Rosa é uma campanha nacional de conscientização, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

A data será de prevenção e alerta sobre essa doença silenciosa, que já vitimou várias mulheres em nossa cidade.

Na manhã desta segunda-feira (27) o distrito de Pitarana, através da Atenção Primária em Saúde e do PSF Determinados pela Saúde, promoveu evento com palestra informativa e preventiva, exercícios físicos e encerrado com uma caminhada pelas ruas do distrito, ao som de músicas alusivas à campanha, balões e faixas.

Além de muitas mulheres de diversas faixas etárias, homens também compareceram e participaram do movimento para chamar atenção da população sobre a doença que mais mata mulheres no Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Reforma
  27 Outubro de 2014
Prefeitura reforma ponte sobre o Rio Poções
Ponte reformada no Valério

Beneficiando diversos produtores rurais que vêm comercializar seus produtos na cidade, a Prefeitura reformou, com recursos próprios,  uma ponte sobre o Rio Poções na localidade conhecida como Valério.

Ainda beneficiando moradores, motoristas e a todos que trafegam pela região, a Prefeitura, com recursos próprios, já está reformando a ponte, também sobre o Rio Poções, que dá acesso às cidades de Miravânia, Cônego Marinho e Januária, melhorando e facilitando o acesso da população e de todos que precisam fazer uso deste trecho.

Como a ponte ficará interditada durante a reforma, foi providenciado um desvio para que, quem faz uso da mesma, possa trafegar livremente.

Em breve a Prefeitura irá entregar uma ponte em melhores condições de uso, como merece a população e todos que por ela trafegam.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Outubro Rosa
  22 Outubro de 2014
Município adere à Campanha Outubro Rosa
...

O Outubro Rosa é uma campanha nacional de conscientização, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

Doença muito rara antes dos 35 anos, mas com uma incidência que cresce rápido e progressivamente a partir desta faixa etária, o câncer de mama é o tumor que mais mata mulheres no Brasil. O movimento Outubro Rosa, celebrado mundialmente, foi abraçado pela Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

A data será de prevenção e alerta sobre essa doença silenciosa, que já vitimou várias mulheres em nossa cidade.

De acordo com a coordenadora municipal da Atenção Primária em Saúde, Alex Sandra Fraga, todas as unidades de saúde do Município, (PSF’s) da sede e da zona rural, estão engajadas na campanha, oferecendo atividades educativas e preventivas sobre o câncer de mama e colo do útero durante a campanha.

Conforme a coordenadora, o exame preventivo feito na unidade de saúde é fundamental para o diagnóstico precoce e serão intensificados neste período, sendo marcados pelos agentes de saúde conforme a necessidade de cada mulher.

Ainda de acordo com a coordenadora a prevenção é realiza todas as semanas nas unidades do Município, cerca de 10 por semana em cada unidade, e em todas as sextas-feiras são realizadas 14 mamografias.

Nos dias 27, 28, 29 e 30 de outubro serão realizadas pelas ruas das cidades e dos distritos, caminhadas com faixas educativas e preventivas sobre a doença para chamar a atenção da população. Participe. Vá e leve sua família!

Programação das Caminhadas Outubro Rosa

- Sempre a partir das 7 horas da manhã, com concentração e saída em frente ao PSF. Em Montalvânia a saída será da Praça de Esportes.

Dia 27 (Segunda-feira)  - Pitarana

Dia 28 (Terça-feira) - Capitania

Dia 29 (Quarta-feira) - Montalvânia

Dia 30 (Quinta-feira) – São Sebastião de Poções

A prevenção é o melhor remédio. Previna-se

A prevenção é a melhor maneira de lidar contra o câncer de mama, a doença que mais mata mulheres no Brasil, com 50 mil casos e 10 mil óbitos anualmente, segundo o Ministério da Saúde. E ela atinge também os homens (um caso masculino a cada 150 femininos), que precisam ter os mesmos cuidados preventivos. Por isso, é importante ficar atento a algumas dicas dos especialistas.

· Realize o autoexame uma vez por mês. Vá até o espelho, erga seus braços, apalpe os seios e as axilas. Se encontrar algum “caroço”, procure seu médico. O hábito pode ser adotado a partir dos 20 anos, e é capaz de detectar tumores com mais de 1,5 centímetro. Mas “a mulher precisa ser muito bem orientada para fazer isso”, afirma o médico José Roberto Filassi, chefe do Departamento de Mastologia da USP e do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Portanto, consultas regulares a um especialista são importantes: ele fará um exame mais detalhado e dará orientações.

· Previna-se com a mamografia — uma radiografia detalhada, mais eficaz para mulheres com idade superior a 40 ou 50 anos. Alguns médicos defendem que ela seja feita anualmente; outros, de dois em dois anos. O exame identifica nódulos milimétricos, não detectáveis no autoexame.

· Se tiver histórico da doença na família, opte primeiro por uma ultrassonografia antes da mamografia propriamente dita — pois o índice de radiação nesse exame é ínfimo — ou por uma ressonância magnética, método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação e produz imagens de alta definição das mamas.

· Começou a menstruar antes dos 12 anos e passou por menopausa depois dos 55? Fique alerta. Quanto maior o período menstrual, maior a exposição ao estrógeno (hormônio feminino), o que eleva o número de células mamárias e, consequentemente, o risco de tumores.

· Não ter filhos ou tê-los depois dos 30 anos é outro fator de risco: é durante a gravidez que o desenvolvimento da mama se completa. Quando a gravidez é tardia, a mama fica mais suscetível a sofrer alterações celulares.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 SOS
  21 Outubro de 2014
Comunidade e Prefeitura promovem Dia D de preservação do Rio Cochá
Pessoas da comunidade, estudantes, representantes da Emater e Copasa, ativistas ambientais e servidores públicos municipais de diversos setores participaram neste domingo (19) do Dia D de limpeza do Rio Cochá.

Uma ação conjunta entre comunidade e prefeitura para conscientizar a população da importância dos nossos rios e de como preservá-los.

Pioneirismo e adesão

Tudo começou com uma cidadã cochanina, Claudete Andrade, que, ao levar seu filho para nadar nas águas do rio Cochá viu a sua degradação e se sentiu na obrigação de desenvolver algum projeto para limpeza e preservação do principal rio da cidade.

Claudete desenvolveu uma campanha nas redes sociais e logo teve a adesão de muita gente. Amigos, comunidade, comerciantes... todos se uniram em prol da limpeza e preservação do rio Cochá, participando das mais diversas formas.

A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, aderiu ao projeto e destinou total apoio na empreitada.

Mobilização realizada, foi marcado para o dia 19 de outubro o movimento de limpeza e preservação do Cochá.

O Dia D

E neste dia, logo cedo, as pessoas começaram a chegar num clube da cidade, onde foi servido um café da manhã para que todos estivessem com as energias recarregadas na grande ação ecológica-ambiental.

O secretário municipal de agricultura e meio ambiente, Jackson Ferreira, abriu o evento dizendo sobre a importância da união em qualquer projeto a ser realizado.

O secretário falou para todos deixarem as desavenças de lado e se unirem em torno de um mesmo ideal, que é salvar os nossos rios. O secretário disse ainda que todos devem ter conscientização ambiental e sobre o trabalho de plantação de mudas nas margens dos Rios Cochá e Poções que a secretaria irá desenvolver em breve, o que poderá amenizar o processo de degradação e erosão.

Representante da Emater, Vanderlei de Carvalho, falou sobre a importância de se preservar as nascentes dos rios  e da consciência que cada um deve e precisa ter em cuidar e preservar.

O ativista Marcone Edson Barbosa também falou sobre a união e contou a parábola do beija-flor, quando o pequeno e frágil pássaro, junto com seus companheiros, se uniram e, de balde em balde d’água, apagaram um grande incêndio na floresta.

Outro incansável ativista ambiental da cidade, Petrônio Azevedo, também falou da importância da conscientização e de várias maneiras de como preservar os rios, como a criação de eventos educativos, a participação das escolas nesse processo e na criação de levantamentos e projetos bem elaborados para serem enviados ao Ministério do Meio Ambiente em busca de recursos para desenvolver ações de conscientização e preservação.

Depois das falas todos se equiparam com luvas e sacos de lixos e foram rumo à Barragem começar, de fato, a limpeza do rio.

Falta de conscientização

Os “limpadores do rio” desceram da Barragem até o encontro do rio Cochá com o rio Poções recolhendo tudo que poderia estar sujando e poluindo o rio. Neste percurso foram recolhidos, segundo os organizadores, duas caçambas de lixo, dos mais inusitados materiais como pneus, garrafas pet, roupas, sapatos, cobertores, sofá, móveis e até um guarda-roupa cheio de roupas.

- Fiquei horrorizada com tamanho descaso, irresponsabilidade e falta de consciência das pessoas! Reclamou Claudete.

A ativista disse que esta foi apenas a primeira das ações que pretende desenvolver, com a participação de todos, para conscientizar as pessoas e limpar e revitalizar nossos rios. E que os próximos passos serão visitar e monitorar as nascentes e continuar a limpeza do Cochá e também do Rio Poções, o Poçãozinho.

E o projeto continua

No encerramento foi servida uma feijoada para todos no Clube da Maçonaria. O prefeito Jordão Medrado parabenizou a mentora do projeto e falou também sobre a importância da conscientização e das ações a serem desenvolvidas pela Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O prefeito garantiu também analisar e por em prática os pedidos da ativista, assim que for possível.

Claudete disse que se sentiu desanimada no início, pela pouca quantidade de pessoas que compareceram, mas que sentiu muito satisfeita e realizada com o sucesso do movimento e que não vai parar de agir. Encerrou dizendo que há a necessidade urgente de se colocar tambores de lixos com o recolhimento dos mesmos e plantar mudas nas margens do rio, principalmente em locais de muito acesso de pessoas, como a barragem, proximidades de clubes, bares, locais onde pessoas ainda lavam roupas e também a fixação de placas educativas nestes mesmos locais.

- Espero poder contar com a participação de mais pessoas. Temos que nos unir na slvação de nossos rios. Só assim poderemos pensar em dias melhores para nossos filhos e netos! Não vamos desistir, precisamos lutar para preservar nossos rios e isso depende de cada um de nós! Disse Claudete, que deve servir de exemplo para toda a comunidade cochanina.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM 

 SOS
  17 Outubro de 2014
SOS Rio Cochá
O Rio Cochá pede socorro

Prefeitura, comunidade e comerciantes se unem numa ação de conscientização sobre a importância do rio.

Participe do Dia D de limpeza do Rio Cochá.

Dia 19 de outubro, domingo, à partir das 8 horas da manhã.

Saída da antiga Barragem.

O percurso será da Barragem até o encontro do Rio Cochá com o Rio Poções (Poçaõzinho).

Será realizada limpeza das margens, plantação de mudas e informações sobre o rio e como preservá-lo.

Participe. Vá e leve sua família nesta ação conjunta em prol do nosso rio!

Aceitamos doações de sacos de lixo!

Veja o banner produzido pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer:

 Comemoração
  10 Outubro de 2014
Prefeitura promove comemoração do Dia das Crianças
Cerca de 200 crianças compareceram na Praça Cristo Rei na manhã desta quinta-feira (9) em comemoração ao seu dia.

O evento foi promovido pela Atenção Primária em Saúde e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF.

Houve distribuição de algodão doce, palhaços, pinturas de rosto e brinquedos, tudo de graça.

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Alex Sandra Fraga o objetivo da festa foi, além de promover alegria e diversão para a garotada, realizar a atualização do cartão de vacina.

A mesma programação aconteceu durante todo o mês nos distritos e comunidades rurais do Município.

A garotada se divertiu bastante sob os olhares atentos dos profissionais de saúde que se empenharam e dedicaram para promover uma festa bonita, animada, tranquila e bem organizada.

A Saúde municipal mostrou que está sempre preocupada e atenta com a saúde dos cidadãos cochaninos desde cedo.

Feliz Dia das Crianças a todas as crianças do Município!

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Eleições 2014
  10 Outubro de 2014
No Ibope e no Datafolha, Aécio tem 46% e Dilma, 44%
...

Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas nesta quinta-feira (9) mostram que o candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 46% das intenções de voto e a candidata do PT, Dilma Rousseff, 44%, no segundo turno da disputa para a Presidência da República. A margem de erro das duas pesquisas é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Por isso, os dois estão empatados tecnicamente.

Em votos válidos, Aécio tem 51% e Dilma, 49%, em ambas as pesquisas. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Fonte: g1.com.br