SITE OFICIAL DA CIDADE DE MONTALVÂNIA
WWW.MONTALVANIA.COM.BR


Role para baixo
     

montalvania@montalvania.com.br
(77) 9 9949-4184 / 9 9140-6265
 Novidade
  11 Junho de 2014
Administração Montalvânia De Todos Nós entra no ritmo da Copa do Mundo e das Festas Juninas
A Prefeitura de Montalvânia Administração Montalvânia De Todos Nós estiliza sua logomarca oficial e entra no ritmo da Copa do Mundo e das Festas Juninas.

Arte: Ladzael Costa

A partir desta data a nova logo será usada oficialmente.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Hipismo Rural
  09 Junho de 2014
Etapa de Pitarana do Circuito de Hipismo Rural foi marcada pela organização e valorização da família
Sob a sombra de frondosas mangueiras, à margem do Rio Carinhanha, aconteceu neste domingo (8) a 3ª etapa do Circuito Municipal de Hipismo Rural, na Fazenda Bela Vista, no distrito de Pitarana.

Além da Secretaria municipal de esporte, cultura e lazer, o evento tem como organizadores uma comissão de vaqueiros e admiradores do esporte e também pessoas da região onde é realizada cada etapa.

Em Pitarana ficou a cargo do casal Eurípedes e Terezinha Pinto, que primaram pela organização e capricho na realização desta etapa e receberam a todos em sua propriedade com a educação e simpatia que lhe são peculiares.

Organização impecável. Pista ideal, estacionamento amplo, muita sombra, comida e bebidas fartas e diversificadas, brinquedos para a criançada, lixeiras espalhadas por todo o ambiente, muitas mesas e cadeiras, higiene total, banheiro, bom atendimento, sombra à vontade e atenção dos anfitriões em tempo integral. 

Foi um dia dos mais agradáveis e divertidos. Muitas pessoas se encontrando, se divertindo e participante de um esporte genuinamente regional.

Os cavaleiros e amazonas admiradores do esporte e pessoas dispostas a torcer, se divertir ou até conhecer esta prática esportiva, foram até a fazenda Bela Vista prestigiar o evento, durante todo o domingo. E com certeza se divertiram e gostaram muito, pois, foi tudo impecável!

Início do torneio. Concentração total dos participantes e das torcidas, que sempre dão um belo espetáculo de animação, e de todos os apreciadores. A abertura das provas, como sempre é muito emcionante, com o prefeito Jordão Medrado, o secretário de esporte, cultura e lazer, Ueriston Sabino e representantes da comissão e das participantes em cavalgada e momento de oração.

Após as provas e a premiação, aconteceu um gostoso forró tradicional com um dos melhores sanfoneiros da região, Ló e banda, que é natural da comunidade de Pitarana. Ainda houve a participação do garoto Antônio Salles, aprendiz de sanfoneiro.


Esta etapa foi marcada pela organização impecável e pela união da família, representada pelo casal anfitrião e seus filhos e também pela homenagem na entrega dos troféus a um dos grandes patriarcas da comunidade e também apreciador e ex-praticante do esporte o Sr. Geraldo Ferreira, o Geraldão, figura das mais conhecidas e carismáticas de Pitarana. Na ocasião o Sr. Geraldo foi homenageado pela comissão organizadora e o seu filho, o secretário de agricultura e meio ambiente Jackson Ferreira na entrega do troféu para um dos ganhadores. Uma bela demonstração de respeito às origens, valores familiares e as tradições culturais da região. 

Além da homenagem e do exemplo da família anfitriã, muitas famílias compareceram ao evento, se divertindo e se interagindo numa bonita manifestação de civilidade e harmonia. Famílias inteiras, participantes da competição, se uniformizaram, em ritmo de Copa do Mundo, para fazer bonito e abrilhantar ainda mais a festa rural. Um sucesso! Evento marcado pela organização e valorização da família. Para ficar na história!

ClassificaçãoProva 3 Tambores
Masculino

1 º Lugar

Zé da Bem-te-vi      

10 Pontos 

2 º Lugar

China

08 Pontos 

3 º Lugar

Nitão Lopes                                  

06 Pontos 

4 º Lugar

Hélio

04 Pontos 

5 º Lugar

Teco          

02 Pontos


Feminino

1 º Lugar

Poliana

10 Pontos 

2 º Lugar

Tayza

08 Pontos 

3 º Lugar

Silvânia

06 Pontos 

4 º Lugar

Jamily

04 Pontos 

5 º Lugar

Eduarda 

02 Pontos


Infantil

1 º Lugar

Rafael

10 Pontos 

2 º Lugar

Felipe

08 Pontos 

3 º Lugar

Junior

06 Pontos 

4 º Lugar

Guilherme

04 Pontos 

5 º Lugar

Kaique

02 Pontos


Prova das 6 Balizas
Masculino

1 º Lugar

China Lopes     

10 Pontos 

2 º Lugar

Nitão Lopes                                  

08 Pontos 

3 º Lugar

Teco

06 Pontos 

4 º Lugar

Gilmar      

04 Pontos 

5 º Lugar

Túlio

02 Pontos


As etapas acontecem sempre aos domingos, a partir do meio dia, e seguem o seguinte cronograma:
Dia 15/06 – Capitânia
Dia 29/06 – Haras TF/Monte Rei
Dia 06/07 – Grande Final / Parque de Exposições Nestor Mesquita Martins Filho - Montalvânia

As inscrições já foram encerradas.

Confira algumas fotos da etapa de Pitarana / Fazenda Bela Vista

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Hipismo Rural
  06 Junho de 2014
Pitarana recebe neste domingo (8) a 3ª etapa do Circuito Municipal de Hipismo Rural
Será no distrito de Pitarana a 3ª etapa do Circuito Municipal de Hipismo Rural.

Desta vez as provas serão realizadas na Fazenda Bela Vista de propriedade de Eurípedes e Terezinh Pinto, neste domingo (8) a partir do meio dia.

Esta etapa é uma das mais aguardadas e promete seruma das melhores da temporada, já que nos torneios anteriores sempre primou pela organização, animação e alegria.

Após as provas o sanfoneiro Ló e Banda irá animar o público.

Imperdível!

Vá e leve sua família! Diversão garantida!

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Saúde
  06 Junho de 2014
Secretaria de Saúde se une a professores e estudantes num grito por Igualdade
Na manhã dessa sexta-feira (6) a Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Primária e do NASF – Núcleo de apoio à saúde da família se uniu a professores e estudantes de escolas cadastradas no Programa Saúde na Escola, numa grande movimentação pela

O Programa tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes, de 6 a 12 anos, da rede pública da educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

Com o tema “Somos todos iguais” a concentração foi na Praça Platão e logo após, alunos, professores e as equipes da Secretaria de Saúde em passeata, subiram a Avenida Confúcio e contornaram a Praça Cristo Rei, com roupas, cartazes, faixas, músicas e palavras de ordem alusivas a Copa do Mundo e ao tema da campanha, a igualdade.

Da Praça Cristo Rei todos foram para o Monte Lopino, onde aconteceram diversas apresentações das escolas que aderiram ao Programa: Inconfidentes e Guarabira (Estaduais) e São José (Municipal) todas evidenciando a igualdade entre as pessoas e a Copa do Mundo 2014. Um belo espetáculo de respeito às diferenças, socialização, patriotismo e criatividade.

Todas as escolas receberam troféu de participação. No final das apresentação foi servido um lanche para todos os envolvidos no projeto.

O secretário municipal de saúde, Renato Viana, disse que o objetivo maior da Secretaria de Saúde é dar mais qualidade de vida às crianças e adolescentes da cidade.

Aconteceu ainda uma palestra com a assistente social da saúde, Sidnéia Henriques sobre direitos e deveres da criança e do adolescente.

A coordenadora da Atenção Primária, Alex Sandra Fraga, disse que o evento conseguiu atingir seu objetivo que foi de chamar a atenção dos alunos e da sociedade para os problemas de socialização que envolve o respeito às diferenças e que as equipes se envolveram bastante.

- A equipe do NASF se envolveu e preparou, durante uma semana, os estudantes para a realização deste evento, através de encontros nas escolas com debates sobre preconceito, bullyng, racismo e discriminação e na confecção de materiais como cartazes, faixas e fantasias que foram usados no evento. Ficamos muito felizes com o resultado! Declara a coordenadora.

Para os profissionais do NASF foi um trabalho extremamente prazeroso, gratificante e que trouxe resultados bastante positivos para os estudantes e a sociedade em geral.

Para o educador físico do NASF Túlio Martins, foram aproveitados momentos importantes da atualidade como a Copa do Mundo e as eleições para chamar a atenção da sociedade para a igualdade social que deve haver entre as pessoas.

- Foi muito gratificante ver todos unidos por uma causa justa e bastante atual como é a questão da Igualdade. Foi um momento especial para mim e acredito, que para todos os envolvidos. Só em ver os sorrisos das crianças e jovens, lutando por um mesmo ideal e clamando por um futuro melhor já me deixou muito feliz! Foi muito gratificante para nós como profissionais e como cidadãos, disse Túlio.

Para o estudante Klériston de Jesus, 8 anos, estudante do 3 Ano da Escola Guarabira disse que gostou muito de participar do evento e que aprendeu a respeitar ainda mais os colegas e professores.

- Pude me divertir e aprender. Gostei demais de ter participado, encerra o estudante.

Conheça o Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola foi instituído no âmbito dos Ministérios da Educação e da Saúde pelo Decreto nº 6.286 de 5/12/2007 para consolidar a Política Nacional de Promoção da Saúde através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde das Equipes de Saúde da Família articuladas com a educação pública.

O Programa tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública da educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

Objetivos

I - promover a saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação;

II - articular as ações do Sistema Único de Saúde - SUS às ações das redes de educação básica pública, de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas aos estudantes e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis;

III - contribuir para a constituição de condições para a formação integral de educandos;

IV - contribuir para a construção de sistema de atenção social,com foco na promoção da cidadania e nos direitos humanos;

V - fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades, no campo da saúde, que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar;

VI - promover a comunicação entre escolas e unidades de saúde, assegurando a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes e;

VII - fortalecer a participação comunitária nas políticas de educação básica e saúde, nos três níveis de governo.

Ações

· Avaliação das Condições de Saúde;

· Promoção da Saúde e Prevenção;

· Monitoramento da Avaliação da Saúde dos Estudantes;

· Educação permanente e capacitação dos profissionais da educação e da saúde para o Programa Saúde na Escola;

· Monitoramento e Avaliação do Programa Saúde na Escola.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Hipismo Rural
  05 Junho de 2014
2 ª Etapa do Circuito Municipal de Hipismo Rural acontece em Poções
Neste domingo (1°) foi realizada do distrito de São Sebastião de Poções a 2ª etapa do 3° Circuito Municipal de Hipismo Rural, realizado pela Prefeitura de Montalvânia, através da Secretaria de esportes, cultura e lazer com o apoio de vaqueiros e amazonas

Classificação

Prova 3 Tambores

Masculino

1 º Lugar

Teco

10 Pontos 

2 º Lugar

Zé da Bem-te-vi      

08 Pontos 

3 º Lugar

João Capeta   

06 Pontos 

4 º Lugar

Nitão Lopes                                  

04 Pontos 

5 º Lugar

Álvaro Lopes          

02 Pontos



Feminino


1 º Lugar

Poliana

10 Pontos 

2 º Lugar

Silvânia

08 Pontos 

3 º Lugar

Tayza

06 Pontos 

4 º Lugar

Eliene

04 Pontos 

5 º Lugar

Suely  

02 Pontos

 

Infantil


1 º Lugar

Felipe

10 Pontos 

2 º Lugar

Junior

08 Pontos 

3 º Lugar

Rafael

06 Pontos 

4 º Lugar

Renan

04 Pontos 

5 º Lugar

Marco Aurélio

02 Pontos


Prova das 6 Balizas
Masculino


1 º Lugar

Teco

10 Pontos 

2 º Lugar

China Lopes     

08 Pontos 

3 º Lugar

Gilmar

06 Pontos 

4 º Lugar

Zé da Bem-te-vi      

04 Pontos 

5 º Lugar

Wallys

02 Pontos

 

As etapas acontecem sempre aos domingos, a partir do meio dia, e seguem o seguinte cronograma:

 

Dia 08/06 – PitaranaDia 15/06 – CapitâniaDia 29/06 – Haras TF/Monte ReiDia 06/07 – Grande Final / Parque de Exposições Nestor Mesquita Martins Filho - Montalvânia

 

As inscrições já foram encerradas.
Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 

 Futebol
  30 Maio de 2014
Os 100 jogadores mais importantes das Copas
Jornal inglês cria lista com destaques dos mundiais, entre eles 22 brasileiros

O jornal inglês The Guardian divulgou uma lista com os 100 jogadores mais importantes de todas as edições da Copa do Mundo.

Para a nossa surpresa, a lista inclui 22 brasileiros e o Rei Pelé é quem lidera o ranking. Porém entre jogadores que já defenderam o time pentacampeão, podemos sentir falta de grandes nomes como Taffarel, Gérson, Sócrates, Aldair e outros.

Ronaldinho Gaúcho, pentacampeão, que aparece ocupando posição de coadjuvante no time de 2002 com Ronaldo e Rivaldo, aparece na 23ª posição, à frente de ídolos consagrados dos Mundiais como Cafu, Rudi Völler, Gianluigi Buffon, Tostão e Alessandro Del Piero, por exemplo. Veja abaixo os 22 brasileiros listados pelo The Guardian.

1º Pelé

4º Ronaldo

9º Garrincha

13º Jairzinho

16º Romário

22º Zico

23º Ronaldinho

25º Cafu

27º Rivaldo

28º Zagallo

32º Rivellino

34º Carlos Alberto Torres

35º Roberto Carlos

48º Djalma Santos

49º Nilton Santos

52º Tostão

57º Vavá

75º Leônidas

79º Didi

85º Bellini

90º Bebeto

98º Leonardo

Foto: Associated Press

 Hipismo Rural
  30 Maio de 2014
2 ª Etapa do Circuito acontece neste domingo em Poções
O 3 º Circuito Municipal de Hipismo Rural teve início no último domingo (25) na comunidade de Canabrava.

E neste domingo (1 º) acontece a 2 ª etapa, desta vez no distrito de São Sebastião de Poções, a partir das 12 horas.

Vá e leve sua família.

Prestigie o esporte rural de Montalvânia!

As etapas acontecem sempre aos domingos e seguem o seguinte cronograma:

Dia 25/05 – Canabrava
Dia 01/06 – Poções
Dia 08/06 – Pitarana
Dia 15/06 – Capitânia
Dia 29/06 – Haras TF/Monte Rei
Dia 06/07 – Grande Final / Parque de Exposições Nestor Mesquita Martins Filho - Montalvânia

As inscrições podem ser feitas a partir desta sexta-feira na Agro Casa - Avenida Confúcio esquina com Rua Epicuro, das 8 às 17 horas. Procurar Reinilton.

É necessário levar o exame de mormo e anemia do animal.

Valores

Masculino – R$ 100,00 / R$ 50,00 Prova do Tambor e R$ 50,00 Baliza.

Feminino e Infantil – R$ 50,00 / Prova do Tambor.

- As inscrições se encerram uma hora antes do início de cada etapa.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Meio Ambiente
  30 Maio de 2014
Uma bela iniciativa
Polícia Civil de Montalvânia, em parceria com a Polícia Civil do meio ambiente de Belo Horizonte. Trabalho de conscientização com os alunos da E.E.Galileu. Momento único... A soltura dos pássaros apreendidos nesta operação.


 Tecnologia
  29 Maio de 2014
Tecnologia a serviço da educação. UAITEC Montalvânia é inaugurada
Montalvânia passa a viver uma nova fase nas áreas de educação e tecnologia.

A UAITEC - Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais, é um projeto do Governo de Minas Gerais, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SECTES, com o apoio das prefeituras, que objetiva permitir o acesso à formação universitária resultando na promoção da qualificação profissional e na expansão da geração de renda e riqueza.

A UAITEC terá sempre como foco a capacitação profissional. Ela foi concebida para oferecer cursos de graduação, tecnológicos, extensão universitária, pós-graduação (Mestrado e doutorado) e cursos de idiomas, ampliando significativamente a oferta de EAD - Educação a Distância em Minas Gerais e no País.

O programa funciona nos Centros Vocacionais Tecnológicos – CVTs.

Equipe UAITEC Montalvânia

Nesta quarta-feira (28) a unidade de Montalvânia foi inaugurada, e a cidade agora passa a fazer parte de um novo mundo: o da tecnologia avançada a serviço da educação.

A inauguração
A inauguração contou com a presença do superintendente de Inovação Social Olivan Rodriguez, reprersentando o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues (através de vídeo conferência); coordenador pedagógico da Rede Uaitec, professor Gilberto Caixeta; prefeito Jordão Medrado; presidente da Câmara Legislativa Ney Cássio Dias; coordenadora da UAITEC, Raissa Gonçalves Dias Montalvão; representante do homenageado, Antônio Lopo Montalvão, o seu filho Zelito Montalvão; representantes dos deputados envolvidos no projeto, vereadores, secretários e servidores municipais e convidados, representantes de diversos setores da sociedade.

De acordo com o suyperintendente a transformação do CVT em UAITEC, em Montalvânia, contempla o Município com uma ferramenta fundamental para a oferta de curso de idiomas, graduação e pós-graduação à distância, com o que há de mais inovador em aparatos tecnológicos.

- Tenho certeza que esta unidade vai dar a esta cidade a oportunidade de se integrar ao esforço do Governo de Minas em levar o ensino gratuito ao interior, destacou.

Durante a solenidade, o coordenador pedagógico da Rede UAITEC, professor Gilberto Caixeta apresentou todo o conteúdo didático que faz parte do programa, assim como todo o aparato tecnológico da unidade. Segundo ele, a UAITEC tem capacidade de, em tempo real, colocar os alunos em contato com professores das melhores unidades do país e do mundo. O professou frisou ainda a participação da UNIMONTES no programa e a classificou como uma das melhores universidades do país.

Em cada uma das unidades da rede, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior destina um espaço cultural, com o objetivo de homenagear uma personalidade do município ligada à educação, à cultura ou à produção do conhecimento. Em Montalvânia o homenageado foi o fundador da cidade, Antônio Lopo Montalvão, na solenidade representado pelo seu filho Zelito Montalvão.

Zelito falou da vontade de seu pai em transformar aquele local, onde residiu por muitos anos e já havia funcionado o Ginásio Cochanino, num lugar irradiador de conhecimento.

A coordenadora da UAITEC Montalvânia, Raissa Gonçalves Dias Montalvão disse que a cidade passa a viver uma grande evolução, pois, vai trazer mais qualidade de vida ao povo cochanino e diminuir a evasão escolar.

- Agora os jovens da cidade não irão mais precisar ir para outros locais para estudar. Fomos privilegiados. Recebemos uma grande estrutura, com equipamentos sofisticados, com cursos de ótima qualidade. Espero que o povo cochanino saiba valorizar e agarrar as oportunidades oferecidas, disse.

O prefeito Jordão Medrado disse que a cidade comemora esta conquista, que abre caminhos e oferece grandes oportunidades. Um espaço do conhecimento, da cidadania, a serviço da educação.

- Neste momento torna-se publico o meu orgulho e contentamento em fazer parte deste marco na história do nosso município. Quero agradecer a todas as pessoas que contribuíram para esta realização, que agora podemos certificar a reestruturação da rede CVT com a modernização e o surgimento de uma poderosa ferramenta na expansão do conhecimento e na formação Universitária a partir da Educação a distância. Com isso quero dizer: o que era bom ficou ainda melhor, encerou o prefeito.

Após a solenidade foi servido um coquetel nos jardins do Monte Lopino.

A solenidade de inauguração foi transmitida ao vivo pela rádio comunitária cidade FM.

- Acompanhe aqui no site os cursos a serem oferecidos pela UAITEC Montalvânia.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Esportes
  27 Maio de 2014
Abertura do 3° Circuito Municipal de Hipismo Rural acontece em Canabrava
O Hipismo Rural compõe-se de um conjunto de provas e é caracterizado por mostrar o trabalho do cavalo em espaço fechado (como dentro de um curral). No circuito realizado no Município as provas são: 6 balizas, 3 tambores e argolinhas.

O mais importante nesta modalidade esportiva é despertar emoções, criar espírito de companheirismo, demonstrar equilíbrio e técnica, além de promover o esporte rural 

em nossa região e propiciar momentos de lazer, alegria, incentivar as atividades rurais e, acima de tudo, valorizar o homem do campo.

Neste domingo (25) foi realizada na comunidade de Canabrava, a primeira etapa do 3° Circuito Municipal de Hipismo Rural, realizado pela Prefeitura de Montalvâni, 

através da Secretaria de esportes, cultura e lazer com o apoio de vaqueiros e amazonas de todo o município.


O objetivo da realização do circuito é de promover um esporte mais característico da região e que as pessoas tanto apreciam. E assim, envolver as pessoas, levar 

diversão a lugares distantes e para pessoas que muitas vezes nunca saíram dali.


Neste domingo (25) aconteceu a abertura do Circuito na comunidade de Canabrava.


O prefeito Jordão Medrado falou da importância do esporte para o Município, que tem sua população e economia predominantemente rural, pois, fomenta todo o setor 

valorizando os vaqueiros e as comunidades rurais, levando diversão para todos, além d emovimentar a economia da região.


As provas tiveram início as 14 horas e duraram todo o dia.


Classificação Etapa Canabrava

Prova 3 Tambores

Masculino
1 º Lugar - Zé da Bem-te-vi     10 Pontos
2 º Lugar – China Lopes           08 Pontos
3 º Lugar - Nitão Lopes            06 Pontos
4 º Lugar – Teco                      04 Pontos
5 º Lugar – Álvaro Lopes          02 Pontos

 Feminino
1 º Lugar – Poliana         10 Pontos
2 º Lugar – Tayza           08 Pontos
3 º Lugar - Eliene            06 Pontos
4 º Lugar – Suely            04 Pontos
5 º Lugar – Jamily          02 Pontos

Infantil
1 º Lugar - Rafael          10 Pontos
2 º Lugar – Felipe           08 Pontos
3 º Lugar - Denílson        06 Pontos
4 º Lugar – Kaique          04 Pontos
5 º Lugar – Guilherme     02 Pontos

Prova das 6 Balizas

Masculino
1 º Lugar - Teco              10 Pontos
2 º Lugar – Wallys            08 Pontos
3 º Lugar - China Lopes     06 Pontos
4 º Lugar – Nitão Lopes     04 Pontos
5 º Lugar – Gilmar             02 Pontos

As etapas acontecem sempre aos domingos e seguem o seguinte cronograma:

Dia 25/05 – Canabrava
Dia 01/06 – Poções
Dia 08/06 – Pitarana
Dia 15/06 – Capitânia
Dia 29/06 – Haras TF/Monte Rei
Dia 06/07 – Grande Final / Parque de Exposições Nestor Mesquita Martins Filho - Montalvânia

As inscrições podem ser feitas a partir desta sexta-feira na Agro Casa - Avenida Confúcio esquina com Rua Epicuro, das 8 às 17 horas. Procurar Reinilton.

É necessário levar o exame de mormo e anemia do animal.

Valores
Masculino – R$ 100,00 / R$ 50,00 Prova do Tambor e R$ 50,00 Baliza.
Feminino e Infantil – R$ 50,00 / Prova do Tambor.

- As inscrições se encerram uma hora antes do evento (25/06).

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Reforma
  27 Maio de 2014
Administração comemora reforma da ponte de Canoas
Beneficiando os moradores e estudantes da comunidade de Canoas, bem como a todos que transitam por aquela região, a Prefeitura recentemente a ponte sobre o Rio Poções, que há mais de 10 anos não tinha nenhuma manutenção, pondo em risco a vida de quem por

A obra foi realizada com recursos próprios, através da Secretaria de Obras e Infraestrutura.

Neste sábado (23) a Administração Montalvânia De todos Nós realizou uma grande festa na comunidade para comemorar a entrega ponte.

O evento, um grande forró animado pelos Mineirinhos, grupo do distrito de São Sebastião de Poções, levou muita gente ao local.

Moradores da comunidade e todos aqueles que fazem uso da ponte agora estão mais satisfeitos e tranquilos pela segurança e comodidade que esta reforma proporcionou.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Saúde
  27 Maio de 2014
Prefeito faz entrega de novos veículos ao secretário de saúde
Neste sábado (23) pela manhã, na nova sede da Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito Jordão Medrado entregou as chaves de três novos veículos ao secretário de saúde, Renato Viana.

Dois veículos de passeio serão destinados à Atenção Primária, para o transporte de médicos e funcionários e a van será usado para o transporte de pacientes.

Secretários, funcionários municipais e representantes da comunidade estiveram presentes no ato da entrega.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Esportes
  27 Maio de 2014
Montalvânia participa do JEMG 2014
Estudantes de diversas escolas do Município participaram da Primeira Etapa dos Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG, na cidade de São Francisco, durante os dias 18 e 23 de maio.

As modalidades esportivas e as escolas participantes foram:

Futsal Feminino Módulo I - Escola Estadual Galileu Galilei

Futsal Masculino Módulo I - Escola Estadual Galileu Galilei

Handebol Masculino Módulo I - Escola Estadual Galileu Galilei

Handebol Feminino Módulo I - Escola Estadual Galileu Galilei

Futsal Masculino Módulo II - Escola Estadual de Montalvânia

Voleibol Feminino Módulo II - Escola Estadual de Montalvânia

Voleibol Masculino Módulo II - Escola Estadual de Montalvânia

Algumas escolas foram cadastradas, porém foram eliminadas por que não compareceram:

Futsal Feminino Módulo II - Escola Estadual de Cachoeira

Handebol Feminino Módulo II - Escola Estadual Inconfidentes

Handebol Masculino Módulo II - Escola Estadual Inconfidentes


O prefeito Jordão Medrado e o secretário de esporte, cultura e lazer, Ueriston Sabino acompanharam os estudantes juntamente com representantes das escolas e professores de educação física.


Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Lei
  27 Maio de 2014
Prefeito sanciona Lei que aumenta valor da subvenção repassada ao Hospital Cristo Rei
...

A Fundação de Saúde de Montalvânia, o Hospital Cristo Rei, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, certificado pelo Ministério da Saúde e que presta serviços ao Município de Montalvânia, Juvenília e ainda alguns Municípios vizinhos. Funciona através de verbas do Sistema Único de Saúde – SUS no valor de 70 mil reais, sem reajuste desde 2008, segundo a administradora do Hospital a psicóloga Sandra Pimenta, deixando a instituição em situação bastante complicada, pois este valor é usado para pagar os salários dos funcionários, que sempre sofrem reajustes. O hospital recebe ainda verbas de Urgência e Emergência provenientes de convênio firmado entre as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, no valor de 40 mil reais, 54 mil de subvenção do Município e mais 5 mil de subvenção do Município de Juvenília.

O valor repassado pelo Município ao Hospital era de 40 mil, mas sentindo que o mesmo estava tendo dificuldades de ser manter, principalmente no pagamento dos plantões médicos, a Administração resolveu enviar à Câmara Municipal Projeto de Lei que aumentava o valor da subvenção para um melhor funcionamento do único hospital da cidade.

O Projeto foi aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito. O valor da subvenção passou de 40 para 54 mil reais.

De acordo com Sandra Pimenta, o aumento, 14 mil reais, será usado exclusivamente para pagamento de plantões médicos, o restante (40 mil reais) é dividido para pagamentos de salários de médicos  (24 mil reais) e  manutenção, compra de medicamentos e material de consumo (16 mil reais). Os salários dos médicos são pagos com recursos do SUS.

Clique aqui e confira a Lei na íntegra

 Esportes
  21 Maio de 2014
Noite de festa: Bola Cheia premia desportistas do Norte de Minas
Foram agraciadas 69 pessoas em 22 modalidades. Gilberto Silva, Piazza e Raul Plasmann prestigiaram o evento.

Troféu Bola Cheia
O jogador de futebol Leandro Mineiro, o Léo de Naylhor, natural de Montalvânia, concorria como melhor atleta do Norte de Minas em 2013, mas ficou em terceiro lugar com 14, 45% na votação dos internautas.

O salão de festas do Automóvel Clube de Montes Claros ficou pequeno na noite dessa terça-feira (20) para a cerimônia de entrega do Troféu Bola Cheia - Prêmio Marcelino Paz do Nascimento. Foram homenageados 69 pessoas, entre atletas, técnicos e árbitros em 22 modalidades, incluindo o esporte paraolímpico. Houve também homenagens especiais e de méritos esportivos a ex-atletas, jornalistas e pessoas que alcançaram projeção nacional e internacional no último ano.

Além dos atletas agraciados, receberam homenagens especiais o ex-jogadores Piazza e o pentacampeão mundial Gilberto Silva. O ex-goleiro Raul, que coordena as categoria de base do Cruzeiro foi o convidado especial. O evento contou com o apoio da Inter TV e do GloboEsporte.com. As musas do Atlético-MG, Natália Carvalho e Josy Neves do Cruzeiro também prestigiaram o evento.

Esta foi a XII edição do troféu que é coordenado pelo desportista Denart Dávila. A comenda foi criada em 2003 em homenagem a Marcelino Paz do Nascimento (in memoriam), montes-clarense que se projetou como jogador de futebol (lateral esquerdo) do Atlético e Flamengo. Também foi treinador dos clubes locais Ateneu e Cassimiro de Abreu.

Um a um os atletas foram chamados ao palco para receberem o troféu. Uma dos atletas homenageadas é a corredora Maria Luci.Com o troféu nas mãos ela elogiou a iniciativa do evento e se emocionou ao falar da homenagem.

- Ser premiado na sua categoria, é o sonho de todo atleta. É um grande estímulo e vai me motivar e dar forças para eu continuar treinando e competindo. Este é o meu primeiro mas vou batalhar para receber vários outros - destaca

O ex-jogador Raul Plasmam destacou a importância do evento e lembrou da necessidade dos atletas terem conhecimento e acesso à educação.

- Muito legal esse reconhecimento ao trabalho desses atletas. Quero aproveitar para lembrar a todos que não se esqueçam de que antes de serem atletas, é preciso também ter conhecimento. O jogador tem prazo de validade, o ser humano não - destacou Raul.

Além de Raul, Gilberto Silva e Piazza também demonstraram preocupação com a questão social e a formação de atletas.

- Quero aqui fazer uma alerta aos jovens que começam no mundo do esporte. Antes de ser um atleta é preciso ser um cidadão. Não podemos pensar apenas como boleiros e sim como atleta - destacou Piazza que é  presidente da Associação de Garantia ao Atleta Profissional (AGAP-MG), que auxilia ex-jogadores.

Gilberto Silva, um dos mais assediados da festa, também destacou a iniciativa do Troféu Bola Cheia e  reforçou a importância da formação social dos atletas.

- Como profissionais temos o dever de levar esta mensagem a todos aqui presente. É importante ser jogador de futebol ou atuar em qualquer outro esporte, mas antes de tudo é preciso ter uma base - disse o pentacampeão.

Atleta do ano

O lutador MMA, André Muniz (Sergipano) foi escolhido pelos internautas do globoesporte.com/intertvmg o melhor atleta do Norte de Minas em 2013.  Ele foi eleito com 46,57% dos votos. Em segundo lugar ficou Daniel Silva, do jiu jitsu com 31%, em terceiro o jogador de futebol, Léo Mineiro com 14, 45% e em quarto ficou Bruno Sampaio do mountain bike com 7,99%,

O idealizador do Bola Cheia, Denart Dávila agradeceu a todos pela participação e falou da forma democrática como todos o atletas.

- Agradeço a Deus, a minha família e a todos que colaboraram para a realização do evento. Parabéns aos atletas que com respeito, dedicação e muito trabalho merecem essa indicação. É para ele que organizamos o evento com muito carinho e dedicação. É um reconhecimento ao esforço de cada um - destacou.

Fonte: globoesporte.globo.com
 Confraternização
  16 Maio de 2014
Administração promove confraternização pelo Dia Internacional do Profissional de Enfermagem
Em 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia Internacional do Profissional de Enfermagem, data de nascimento de Florence Nightingale (1820), um marco da enfermagem moderna.

Em 1938, Getúlio Vargas, assinou o decreto nº 2.956, que instituía o "Dia do Enfermeiro", a ser celebrado a 12 de maio, devendo nesta data ser prestadas homenagens especiais à memória de Ana Neri, em todos os hospitais e escolas de enfermagem do País. Ana Justina Ferreira Neri foi a pioneira brasileira da enfermagem.

Desde os anos 40, a Semana da Enfermagem é comemorada entre 12 e 20 de maio.  

Confraternização

Nesta sexta-feira (16) a A Administração Montalvânia De Todos Nós, através da coordenação da Atenção Primária, sob a gestão de Alex Sandra Fraga, promoveu uma manhã de confraternização com dinâmicas, homenagens, lembranças, brindes e um gostoso lanche para estes profissionais.

Os servidores da enfermagem, das diversas equipes do Município, se interagiram, bateram papo e trocaram ideias, tudo com muita alegria e descontração, saindo um pouco de suas rotinas.

Foi uma manhã de homenagens pela passagem da data. Todos foram lembrados e reconhecidos por sua enorme importância para Município.

Quanto carinho e dedicação!

Sempre atentos e cuidadosos com seus pacientes! As enfermeiras e enfermeiros além de assistirem e cuidarem da saúde das pessoas estão sempre logo ao lado com uma mensagem de conforto e carinho. Dão-nos apoio, contam histórias e frequentemente nos presenteiam com grande sorriso!

Hoje sabemos que todo hospital deve contar com um corpo médico e de enfermagem de excelência. 

Médicos e enfermeiros trabalham lado a lado, um depende do trabalho do outro por isto é muito importante que estejam em sintonia para o sucesso da equipe!

A arte do cuidar

A Administração Montalvânia De Todos Nós se orgulha de contar hoje com 25 profissionais na área da enfermagem, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares. Gente dedicada e comprometida, verdadeiros anjos vestidos de branco, que desempenha um brilhante trabalho em prol do povo cochanino.

Parabéns a todos!

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Saúde
  16 Maio de 2014
Secretaria de Saúde está confeccionando o cartão SUS. Faça já o seu
O Cartão SUS é um cartão magnético criado pelo governo para controlar e facilitar todos os procedimentos médicos vinculados ao SUS - Sistema Único de Saúde.

O cartão armazena todos os dados do paciente e informações confiáveis sobre suas consultas, como local de atendimento, data e horário, quais serviços do SUS foram disponibilizados e todos os procedimentos realizados.

Como fazer seu cartão do SUS

O Cartão do SUS pode ser adquirido gratuitamente por qualquer cidadão brasileiro.

Para fazer o seu, basta ir até a Secretaria de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas portando os documentos pessoais: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e número de PIS/PASEP (se tiver).

Procurar o Setor de Regulação. Falar com Djenane.

A Secretaria de Saúde funciona na Avenida da Vince, 286. Centro.

A Secretaria vem promovendo mutirões nos distritos para a confecção do cartão.

Acompanhe aqui a data e o local onde você deverá ir pra fazer o seu.

O cartão SUS é feito em poucos minutos e seu uso facilita a marcação de consultas e exames e garante o acesso a medicamentos gratuitos.

Depois de feito o cadastro, o cidadão recebe seu cartão que terá impresso o número nacional de identificação único, podendo assim ser atendido em qualquer unidade e serviço do SUS em todo o país. 

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Esportes
  14 Maio de 2014
Prefeitura consulta o povo para dar nome a duas quadras poliesportivas
A Administração Montalvânia De Todos Nós, por ser uma administração participativa e popular, convida você a sugerir os nomes que serão dados às quadras dos Bairros Raimundo Ferreira e Guarabira.

Pense em alguém que, de alguma forma, fez algo de importante e deixou sua marca no bairro em que viveu.

 

Envie sua sugestão para ascom@montalvania.mg.gov.br

 

Os três (03) nomes mais citados para cada quadra irão participar de uma enquete.

 

Nesta enquete você vai escolher, entre os nomes sugeridos, o homenageado para dar nome a cada uma das quadras.

 

Contamos com sua participação.

 

- Não podem participar nomes de pessoas ainda vivas.


Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Vídeo
  13 Maio de 2014
Rally da Solidariedade
...


Visite nossa seção de vídeos Clique aqui!

 Futebol
  13 Maio de 2014
Futebol dos Mineiros em Serrana - SP (10/05/2014)
...


 Infraestrutura
  08 Maio de 2014
Asfalto para o desenvolvimento
Várias ruas da cidade serão contempladas com pavimentação asfáltica

Através de convênio firmado entre o Município e a Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas várias ruas da cidade, do Centro e da Vila Novo Horizonte, serão beneficiadas com pavimentação asfáltica, para mais conforto, segurança e melhor qualidade de vida da população.

O valor total desta obra é de R$ 608.304,84 com contrapartida do Município de R$ 8.304,84.

E não será um asfalto comum, estas ruas serão beneficiadas com um tipo de asfalto mais resistente chamado CBUQ - Concreto Betuminoso Usinado a Quente, que é um tipo de massa asfáltica a quente. Sua utilização é imediata não aceitando estocagem da massa. É aconselhado para pavimento em rodovias ou ruas de tráfego mais intenso, graças ao seu alto desempenho em resistir esforços.

Os benefícios do asfalto vão além da valorização das residências. Para a comunidade, o asfalto significa o fim da convivência diária com os efeitos climáticos, onde os moradores convivem ora com a poeira, ora com a lama. O pó, além do incômodo da sujeira, pode intensificar problemas respiratórios, já que no período de chuvas o pavimento sofre com dificuldades de tráfego e erosões, comprometendo a locomoção dos moradores, além de dificultar o acesso dos alunos às escolas.

Asfalto é sinônimo de progresso e desenvolvimento, já que visa atender as necessidades locais e ao mesmo tempo oferecer empregos à população com a empresa executora da obra instalada na cidade.

A partir de agora é aguardar os tramites legais para o processo licitatório que irá escolher a empresa executora da obra.

Montalvânia irá viver novos tempos. Com mais empregos, mais conforto, mais segurança e mais qualidade de vida.

Administração Montalvânia de Todos Nós, transformando Montalvânia numa cidade mais bonita e mais humana.

Confira as ruas que terão trechos asfaltados

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Esportes
  08 Maio de 2014
Comunidade de Canoas terá quadra poliesportiva
Através de emenda parlamentar do deputado estadual Luis Henrique (PSDB) e empenho do presidente da Câmara Legislativa de Montalvânia, vereador Ney Cássio Dias da Silva, a comunidade de Canoas será beneficiada com uma quadra poliesportiva.

A obra foi conquistada através de convênio com a Secretaria Estadual de Esporte e da Juventude e tem o valor total de R$ 72.100,00 com contrapartida de R$ 2.100,00 do Município.

Esta obra irá servir para que crianças, jovens e adultos da localidade possam praticar diversas modalidades esportivas e também usar o espaço na realização de eventos para o convívio social.

Administração Montalvânia de Todos Nós, transformando Montalvânia numa cidade mais bonita e mais humana.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Saúde
  08 Maio de 2014
Município adquire mais um veículo para a Saúde
Para melhor conforto do cidadão cochanino em tratamento de saúde a Prefeitura adquiriu, através de convênio com a Secretaria Estadual de Saúde, um veículo de passeio para transporte de pacientes que estiverem em tratamento fisioterápico e outras necessida

O veículo custou 30 mil reais e teve contrapartida da prefeitura de 5 mil reais.

O novo carro irá buscar o paciente em tratamento em sua residência, levar ao Centro de Fisioterapia e levar de volta à sua casa.

Antes cada paciente ia ao Centro de Fisioterapia por conta própria, mas agora, o cidadão cochanino terá um veículo exclusivo para este transporte, com mais conforto e segurança.

Administração Montalvânia de Todos Nós, transformando Montalvânia numa cidade mais bonita e mais humana.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Concurso
  08 Maio de 2014
CVT UAITEC / Montalvânia oferece curso que abre portas para o mundo da tecnologia da informação
Vocepontocom é um curso de Ferramentas Tecnológicas aplicado na Rede UAITEC que visa o contato com ferramentas disponíveis na internet, úteis para docentes, agentes educacionais, alunos de graduação e para o público em geral.

O objetivo central é desenvolver estratégias de aprendizagem e o uso das ferramentas, bem como apresentá-las e criar oficinas em que os alunos possam criar aplicativos para uso próprio.

Inscrições abertas 

Carga horária: 60 horas
Modalidade: Extensão
Público-Alvo: Maiores de 16 anos
Quantidade de vagas: 25 vagas por Polo
Período de inscrições: 05/05/2014 a 20/05/201
Procure o CVT UAITEC de Montalvânia no Monte Lopino
Das 7h30 às 17h30

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Investimentos
  07 Maio de 2014
Montalvânia irá receber um dos maiores investimentos de sua história
Município foi contemplado com recursos de mais de 7 milhões de reais para executar a 2ª etapa da Estação de Tratamento de Esgoto - ETE.

O Município de Montalvânia foi contemplado pelo Programa de Aceleração do Crescimento  - PAC 2 para  obras de saneamento básico com recursos no valor de R$ 7.506.356, 21 para executar obras de complementação do sistema de esgotamento sanitário.

A liberação do recurso foi assinada na manhã desta terça-feira (7), no Palácio do Planalto, em Brasília.

O prefeito Jordão Medrado esteve em Brasília para assinatura do termo de contratação e informou que este valor permitirá a finalização de toda rede coletora de esgoto com ligações domiciliares, atingindo índice de 100% do município com rede coletora de esgoto implantada.

- Será um dos maiores investimentos da história do Município e irá levar mais saúde, conforto e qualidade de vida à população e também a preservação do Meio Ambiente. Um melhoria impactante nas condições de vida de toda população, disse o prefeito.

Visita da FUNASA

O Município recebeu, em outubro do ano passado a visita técnica preliminar de representantes da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA e COPASA para discutir esta necessidade: a implantação da 2ª etapa do sistema de esgotamento sanitário da cidade, através de projeto elaborado pela empresa TECMINAS para a COPASA com última revisão datada de 02/2012, contemplando as seguintes unidades: redes coletoras, ligações prediais, interceptores, estação elevatória e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto - ETE .

Atual sistema

O atual sistema de esgotamento sanitário de Montalvânia, apesar de possuir unidade de tratamento, possui redes coletoras implantadas em apenas 32% da malha urbana. A incidência de subsolo rochoso, aliado a uma camada de substrato terroso superficial de pequena espessura reduzem em muito a capacidade das fossas, gerando a ocorrência de inúmeros lançamentos de esgotos in natura nos cursos de água que cortam a cidade. Para propiciar a universalização do acesso à coleta e tratamento dos esgotos bem como a eliminação do lançamento de esgotos brutos nos cursos de água, torna-se premente a ampliação do atual sistema de esgotamento diminuição na possibilidade também a redução na independência de doenças de veiculação hídrica, acarretando diminuição das internações para tratamento médico impactando positivamente na a melhoria das condições de vida de toda população.

Concepção do empreendimento

A solução proposta para o Sistema de Esgotamento Sanitário de Montalvânia foi definida no Estudo de Concepção, sendo constituindo pelo sistema de coleta (rede coletora, interceptores e estações elevatórias), um único sistema de tratamento e ligações prediais. A implantação da estação de tratamento foi etapalizada, tendo sido executadas em 1ª etapa duas lagoas facultativas. Previu-se para a 2ª etapa a implantação de dois reatores anaeróbios. Foi executada, também nessa 1ª etapa, a estação elevatória final, inclusive linha de recalque da margem direita do rio Cocha, 15.800 m de rede coletora, o laboratório da ETE e 686 ligações prediais de esgoto. Além da ampliação da atual ETE, essa 2ª etapa de obras contemplara a execução de 21.012 m de redes coletoras, 01 elevatória intermediaria, 1.703 m de interceptores na margem esquerda do rio Poções e 2.500 ligações prediais de esgoto.

Após conclusão de etapa útil a cidade contará com um sistema de esgotamento sanitário com capacidade para atender a 100% da população urbana de final de plano diminuindo os índices de doenças de veiculação hídrica e de poluição dos cursos de água.

Manutenção do empreendimento

A operação/manutenção do sistema de esgotamento sanitário a ser ampliado na cidade de Montalvânia continuará sob-responsabilidade da COPASA que já possui toda a estrutura necessária para a sua plena operação / manutenção.

Início das obras

Ainda não se sabe sobre datas de início das obras e nem nome da empresa executora. O que deverá acontecer após a tramitação legal dos processos de licitação.

Administração Montalvânia de Todos Nós, transformando Montalvânia numa cidade mais bonita e mais humana.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM