SITE OFICIAL DA CIDADE DE MONTALVÂNIA
WWW.MONTALVANIA.COM.BR


Role para baixo
     

montalvania@montalvania.com.br
(77) 9 9949-4184 / 9 9140-6265
 Reforma
  07 Maio de 2014
Ponte sobre o Rio Poções, na comunidade de Canoas, é reformada.
Visando o bem estar da população cochanina a Administração Montalvânia De Todos Nós vem investindo em obras que levam mais conforto e qualidade de vida a todos os moradores, principalmente da zona rural.

Beneficiando os moradores da comunidade de Canoas e a todos que transitam por aquela região, a Prefeitura reformou e entregou recentemente a ponte sobre o Rio Poções, que há mais de 10 anos não tinha nenhuma manutenção, pondo em risco a vida de quem por ela passava.

A obra foi realizada com recursos próprios, através da Secretaria de Obras e Infraestrutura.

Moradores da comunidade e todos aqueles que fazem uso da ponte agora estão mais satisfeitos e tranquilos pela segurança e comodidade que esta reforma proporcionou.

Administração Montalvânia de Todos Nós, transformando Montalvânia numa cidade mais bonita e mais humana.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Novos veículos
  05 Maio de 2014
Município apresenta à população novos veículos adquiridos
...

No último sábado, (3) a Prefeitura de Montalvânia apresentou à população, através de carreata e exposição na Praça Platão, novos veículos adquiridos pela administração Montalvânia De Todos Nós:

- 01 (um) caminhão compactador para melhorar os serviços de coleta de lixo na cidade, adquirido através da  Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, por meio de investimentos na área de resíduos sólidos.

- 01 (uma) van com 16 lugares para transporte de passageiros à Montes Claros em tratamento de saúde, adquirida através da Secretaria Estadual de Saúde. No valor total de R$ 98.000,00, com contra partida do Município no valor de R$ 28.700,00.

- 01 (uma) pá-carregadeira aquirida através do PAC 2, que será utilizada na recuperação e manutenção das estradas vicinais, dando mais conforto aos usuários e motoristas; incentivando a produção agrícola do município e também agilizar a realização de obras de pequeno porte pela própria prefeitura, acelerando assim, o desenvolvimento do município.

- 02 (dois) veículos de passeio Clio da marca Renault, para a Secretaria de Saúde / Atenção Básica em Saúde. Estes veículos foram adquiridos através do Piso de Atenção Básica – PAB / Compensação de Especificidades Regionais – CER e servirá para transportar os profissionais da saúde (médicos e enfermeiros) aos PSF’s da Zona Rural com mais conforto e qualidade.

- 01 (uma) motocicleta para a Secretaria de Saúde / Vigilância Ambiental adquirida através da Secretaria Estadual de Saúde por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Manga – Cismma e irá servir para o transporte de agentes de saúde da zona rural.

Com estes novos veículos a Administração irá melhorar o atendimento nos serviços de saúde, infraestrutura, limpeza urbana, obras e recuperação de estradas.

O prefeito Jordão Medrado disse que, com estes veículos e máquina junto com as outras que foram recebidas recentemente, através do PAC 2, como caminhão pipa, retroescavadeira, motoniveladora, caminhão-caçamba, caminhão-pipa o município irá dar uma grande alavancada rumo ao progresso.

Administração Montalvânia de Todos Nós, transformando Montalvânia numa cidade mais bonita e mais humana.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Lei
  05 Maio de 2014
Servidor público municipal passa a receber 50% do 13º salário no mês de seu aniversário
Funcionários da Prefeitura de Montalvânia passam a ter mais dinheiro no bolso a partir de agora.

Através da lei de nº 1095/2014 a Prefeitura de Montalvânia passa a pagar metade do valor do 13º salário no mês do aniversário do servidor.

O pagamento está sendo efetuado desde o dia 2/5, última sexta-feira, junto com o pagamento do mês de abril.

Confira a Lei na íntegra:



Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Mudanças
  02 Maio de 2014
Prefeito de Montalvânia anuncia reforma no primeiro escalão do governo
Com o objetivo de otimizar os serviços prestados à população de Montalvânia, o prefeito Jordão Medrado anunciou nesta quinta-feira, 1° de maio, Dia do Trabalhador, a primeira reforma administrativa de seu governo.

Remanejamentos e novos nomes no primeiro escalão foram apresentados aos servidores públicos municipais, vereadores e representantes da comunidade local no Auditório Juarez Espínola Guedes/Monte Lopino, na manhã deste dia.

Na mesa de honra, ao lado do prefeito estavam o presidente da Câmara Legislativa, Ney Cássio Dias e a primeira-dama, Beth Viana Medrado.

Jordão garantiu que as mudanças serão para um melhor desempenho das funções e agilizar o andamento dos trabalhos de cada pasta, garantindo a eficaz prestação de serviços à população. 

O secretário de saúde passa a ser o comerciante e ex-vereador Renato Viana Filho. O ex-ocupante da pasta, Ueriston Sabino, passa a ocupar a secretaria de cultura, esporte e lazer, que estava desativada.

O secretário da fazenda e finanças, Gilvande Falcão, foi remanejado para a secretaria de governo, e quem assume a pasta da fazenda e finanças é a contabilista Thalita Ferreira, ex tesoureira da Prefeitura de Manga, na gestão do prefeito Joaquim de Oliveira Sá Filho, o Quinquinha. Thalita estava lotada na Prefeitura de Matias Cardoso e aceitou o desafio proposto pelo prefeito Jordão em assumir a pasta em Montalvânia. 

Para a secretaria de transportes foi remanejado da secretaria de governo, Evalgelista Medrado, o Nokim, que já ocupa a pasta desde janeiro deste ano, com a saída do então secretário, o vice prefeito Orlando Mota.

Os outros secretários, Leda Barros, educação; Jackson Ferreira, agricultura e meio ambiente; Erika Viana Medrado, Assistência Social; Charles Silva, obras e infraestrutura e Jeferson Vieira, administração, continuam em seus respectivos cargos.

Os novos secretários disseram aceitar o desafio com muita vontade de trabalhar, fazer a diferença e que vieram para somar, fazendo sempre o melhor para a população de Montalvânia.

O prefeito disse que existia a necessidade de promover adequações em algumas pastas, a fim de conseguir o melhor funcionamento da Máquina Pública, sempre guiado pelo princípio da eficiência.

-Porque nosso objetivo é ordenar a nossa cidade e viabilizar as condições para dar aos cochaninos a qualidade de vida que eles merecem. A reforma foi necessária para que o município otimize os serviços prestados ao nosso povo, disse Jordão Medrado.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE MONTALVÂNIA – ASCOM

 Encontro
  29 Abril de 2014
O Norte de Minas invade BH
A cultura do Norte de Minas invadiu a capital mineira neste domingo (27).

A cultura do Norte de Minas invadiu a capital mineira neste domingo (27). 

Foi a primeira edição do Encontro Norte de Minas em BH, uma ação colaborativa do Movimento Nacional dos Direitos Humanos – MNDH Minas.

O evento aconteceu no Mercado das Borboletas dentro da programação dominical do Mercado Criativo das 12 às 21 horas. 

Montalvânia e cidades como Manga, Itacarambi, Januária, Pirapora, Luislândia, Cônego Marinho e Salinas se fizeram presentes e mostraram ao público talentos, cultura, produtos e serviços do Norte do Estado.

Foi um dia memorável e que vai ficar gravado na memória daqueles que, por alguma razão, tiveram que deixar a sua terra natal para residir na capital mineira.

Manga foi representada pelo talentoso músico Victor Hugo, que emocionou o público com lindas canções que lembravam o Rio São Francisco e histórias vividas às margens deste majestoso rio.

Cantores de todas as cidades envolvidas se apresentaram e mostraram um pouco da riqueza cultural do Norte de Minas.

Encerrando o evento o sanfoneiro Ló, representante da cidade de Montalvânia, fez com que a plateia se levantasse e dançasse o mais tradicional forró pé de serra. Foi o melhor momento do encontro. Ló e banda foram bastantes aplaudidos e elogiados, por aqueles que já conheciam e também pelos que tiveram o prazer de conhecer o melhor da nossa música e nossa cultura.

Convidado para fazer uma participação especial e mostrar um pouco de um dos seus talentos, o universitário Antônio Salles, natural de Montalvânia, subiu ao palco e mostrou o que sabe fazer com uma sanfona. Também foi bastante aplaudido e elogiado.

Montalvânia fez bonito e marcou como uma das melhores atrações do evento.

Muita gente das cidades envolvidas e que moram em BH tiveram a oportunidade de se encontrar, lembrar de estórias vividas e matar a saudade da terra natal. 

Os talentos, produtos e serviços do Norte ficaram mais conhecidos e divulgados. Foi literalmente um Grande Encontro onde o Norte de Minas fez bonito e levou à capital do estado um pouco da sua rica cultura.

Confira as fotos!

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Saúde
  26 Abril de 2014
Hoje (26) é o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe
Começou hoje (26) às 7 horas o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe.

Com o tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, do Ministério da Saúde, começou terça-feira (22) e vai até o dia 9 de maio.

Todos os PSF’s, do Município, da sede e da zona rural, estarão funcionando neste dia, das 7 às 17 horas, exclusivamente para a campanha de vacinação.

O prefeito Jordão Medrado, que se encaixa no público alvo por ser diabético, vacinou agora a pouco no PSF Soldados da Saúde. Muita gente, entre idosos e crianças, compareceu logo cedo para se imunizar.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária, Alex Sandra Rodrigues Fraga, a Secretaria Municipal de Saúde prevê imunizar um público de cerca de 4 mil pessoas, formado por idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, pacientes com doenças crônicas, gestantes, mulheres que acabaram de dar a luz e trabalhadores da saúde.

- A meta da Secretaria é vacinar 80% do público alvo, diz Alex Sandra.

A campanha acontece neste período que antecede o inverno, estação mais propícia para a gripe, pois a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose da vacina. Por isso é importante que as pessoas procurarem a vacinação no período da campanha. Assim, quando chegar o inverno, estarão protegidas.

A vacina só tem eficácia por um ano.

- Mesmo quem tomou a vacina ano passado deve se vacinar novamente. Além disso, a Organização Mundial de Saúde recomenda que a vacina seja feita de acordo com os vírus que estão circulando na época. A vacina deste ano, por exemplo, não é a mesma aplicada ano passado. Então, mesmo que a vacina tivesse uma eficácia maior que um ano, os vírus que estão circulando podem ser outros e por isso, mais uma razão para as pessoas irem ao posto de saúde e vacinar, explica a coordenadora de Imunização do Município, a enfermeira Maria Aparecida Nunes.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Ueriston Sabino, a vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos.

- Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza, encerra o secretário.

Cuide da sua saúde. Procure o seu PSF, vacine-se e fique livre da gripe.

 Lei
  24 Abril de 2014
Prefeito sanciona lei que declara de utilidade pública associação dos taxistas autônomos
Prefeito de Montalvânia sanciona lei que declara de utilidade pública associação dos taxistas autônomos do Município

A Câmara Municipal de Montalvânia- MG, por seus representantes legais, aprovou e o Prefeito Municipal, nesta quarta-feira (23), sancionou a seguinte Lei:

LEI Nº 1097/2014

DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA A ASSOCIAÇÃO DOS TAXISTAS AUTÔNOMOS DE MONTALVÂNIA-MG - ATAMTV E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Art. 1º- Fica declarada de Utilidade Pública a Associação dos Taxistas Autônomos de Montalvânia-MG - ATAMTV, pessoa jurídica de direito privado, de caráter associativo, sem fins lucrativos e com prazo de duração indeterminado, portadora do CNPJ sob o nº 19.685.471/0001-09, tendo sua sede provisória à Rua Einstein, nº 797, Bairro Novo Horizonte, Município de Montalvânia, Estado de Minas Gerais.

Art. 2º- Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

Prefeitura de Montalvânia, 23 de abril de 2014.

JORDÃO MISSIAS LOPES MEDRADO

Prefeito Municipal

O título de Utilidade Pública garante às entidades, associações civis e fundações o reconhecimento como instituições sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à sociedade.

Entidades sem fins lucrativos são aquelas capazes de reverter em finalidades estatutárias ou em manutenção e expansão do próprio negócio todos os lucros obtidos em atividades comercial, industrial e de serviços desenvolvidos por ela.


Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Saúde
  24 Abril de 2014
Poções ganhará novo posto de saúde
...

No dia 15 de abril de 2014 foi licitada a construção do posto de saúde de São Sebastião de Poções, Localizado no centro do distrito, este posto trará mais comodidade e conforto aos pacientes, além de equipamentos novos. Esta obra tem um prazo de entrega de apenas 6 meses.

Fonte: Secretaria de Saúde de Montalvânia

 Esportes
  24 Abril de 2014
Encerramento do 1º Torneio Escolar de Jogos Interativos agitou a cidade no dia do seu aniversário
Montalvânia esteve bastante animada e movimentada nesta terça-feira (22).

Foi o encerramento do 1º Torneio Escolar de Jogos Interativos do Município, envolvendo todas as escolas, estaduais e municipais, da sede e da zona rural que aconteceu neste dia 22 de abril, dia do Aniversário da Cidade.

O dia já começou movimentado e animado com a apresentação do desfile cívico das escolas.

Caravanas de todas as escolas da zona rural marcaram presença no desfile e já ficaram para o encerramento dos jogos, à tarde.

No intervalo os estudantes foram se divertir, numa bonita interação, em um clube da cidade. Onde também foi servido almoço. Logo após houve momento de descanso, para uma melhor concentração na hora dos jogos.

Às 16 horas começou a bateria de competições envolvendo maratona, ciclismo e as finas do futsal. Tudo na todos na Praça de Esportes Antônio Justiniano Neto, o maior local para a prática esportiva e de lazer da cidade.

A Praça de esportes esteve lotada, todos queriam presenciar a grande final e a premiação.

Após todas as competições terem se encerrado, o público deslocou-se ao anfiteatro para vibrar e comemorar a entrega de troféus e medalhas aos vencedores.

O prefeito Jordão Medrado falou mais uma vez sobre a importância do esporte na vida das pessoas, sobretudo dos jovens como uma prática para aquisição de hábitos de vida saudáveis e na socialização. Agradeceu a presença de todas as escolas envolvidas e seus respectivos diretores, os professores de educação física, os organizadores do torneio, aos estudantes que participaram e ao público presente.

A classificação final do torneio, em todas as modalidades, foi a seguinte:

Módulo I / De 10 a 14 anos

- Futsal Masculino

1º Lugar: Escola Estadual Galileu Galilei

2º Lugar: Escola Estadual de Santa Rita de Canabrava

- Futsal Feminino

1º Lugar: Escola Estadual Galileu Galilei

2º Lugar: Escola Estadual Inconfidentes

- Handebol Masculino

1º Lugar: Escola Estadual Galileu Galilei

2º Lugar: Escola Estadual Inconfidentes

- Handebol Feminino

1º Lugar: Escola Estadual Galileu Galilei

2º Lugar: Escola Estadual Inconfidentes

- Vôlei Masculino

1º Lugar: Escola Estadual Galileu Galilei

- Vôlei Feminino

1º Lugar: Escola Estadual Galileu Galilei

Queimada feminino

1º Lugar: Escola Estadual de São Sebastião de Poções

2º Lugar: Escola Estadual Galileu Galilei

Maratona Masculino / Todos da Escola Estadual Galileu Galilei

1º Lugar: Douglas 

2º Lugar: Dhionatan 

3º Lugar: Mateus

Maratona Feminino

1º Lugar: Daiane – Escola Estadual Guarabira

2º Lugar: Samara - Escola Estadual Guarabira

3º Lugar: Débora - Escola Estadual Galileu Galilei

Ciclismo 

1º Lugar: Mateus Felipe - Escola Estadual Galileu Galilei

2º Lugar: Ronildo – Escola Estadual de Montalvânia

3º Lugar: Breno - Escola Estadual de Montalvânia

Módulo II / De 15 a 18 anos

- Futsal Masculino

1º Lugar: Escola Estadual de Montalvânia

2º Lugar: Escola Estadual de Cachoeira / Capitânia

- Futsal Feminino

1º Lugar: Escola Estadual de Cachoeira/ Capitânia

2º Lugar: Escola Estadual Galileu Galilei

- Vôlei Masculino

1º Lugar: Escola Estadual de Montalvânia

- Vôlei Feminino

1º Lugar: Escola Estadual de Montalvânia

Queimada Feminino

1º Lugar: Escola Estadual Inconfidentes

2º Lugar: Escola Estadual de Montalvânia

Maratona / Todos da Escola Estadual de Montalvânia

1º Lugar: Luiz Henrique

2º Lugar: Marcos Caíque 

3º Lugar: Hugo

Ciclismo 

Empate no 1º lugar

Thiago - Escola Estadual Galileu Galilei

Wallace– Escola Estadual de Montalvânia

2º Lugar: Welton- Escola Estadual Galileu Galilei

A Administração Montalvânia de Todos Nós agradece a participação d etodos os envolvidos neste torneio e entende que a prática de esporte é de extrema importância para a inclusão social e na aquisição de hábitos saudáveis para as crianças e jovens do Município, pois, as atividades físicas e desportivas têm especial importância para as crianças oferecendo assim uma ampla gama de ações destinadas a preencher construtivamente o tempo livre de crianças e jovens, contribuindo para sua formação e afastando-os das ruas.

 Desfile
  22 Abril de 2014
Em ritmo de Copa do Mundo desfile cívico das escolas homenageia o Brasil e as tradições cochaninas
Todas as escolas do Município participaram hoje (22) de um desfile cívico em homenagem ao Aniversário da Cidade, no ritmo da Copa do Mundo.

Confira todas as fotos no link: www.facebook.com/fernando.abreu

Desde as 7 horas a Praça Cristo Rei estava lotada para assistir ao desfile cívico, promovido pelo Município, através da Secretaria Municipal de Educação e com a participação de todas as escolas, municipais e estaduais, da sede e da zona rural.

Foi realizada uma homenagem ao seu povo e às tradições culturais de Montalvânia. Tudo em ritmo de Copa do Mundo.

Até a inesquecível Quadrilha de Chico Pedreiro entrou nos tons verde e amarelo.

Pessoas se emocionaram com a lembrança dos antigos carnavais, também do folião-maior da cidade.

As tradições culturais como a Folia de Reis e a Dança do São Gonçalo foram mostradas com seus integrantes originais.

Pelotões coreografados mostravam a beleza dos jovens cochaninos em verde e amarelo numa alusão a Copa do Mundo. Todos os países participantes foram lembrados.

As baterias, como sempre, foram um show à parte!

Tradições cochanina, os esportes rurais como o hipismo e a vaquejada, foram apresentadas de forma diferente. Somente amazonas em meio a um único cavaleiro que, ao som do berrante, pedia passagem para o pelotão que arrancava suspiros da plateia, ao mostrar a beleza da mulher cochanina! Também uma grande tradição do Município.

Foi um desfile lindo e emocionante! Extremamente patriota!

O Município deu um belo exemplo de civilidade e patriotismo, valorizando os costumes locais, a cultura, suas tradições, seu povo e também uma declaração de amor ao Brasil, que vive um momento único, com a realização da Copa do Mundo!

Parabéns a todas as escolas e todos os envolvidos!

Parabéns, Montalvânia!

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Aniversário
  22 Abril de 2014
Prefeito Jordão Medrado envia mensagem ao povo no dia do Aniversário da Cidade
22 de Abril. Aniversário de Montalvânia Prefeito Jordão Medrado envia mensagem à população. Confira:

Hoje 22 de abril Montalvânia está completando 52 anos de emancipação política administrativa.

Parabéns Montalvânia!

Neste momento especial quero valorizar todos aqueles que, de alguma forma, participaram deste ciclo evolutivo e progressista que vive a nossa cidade.

Parabéns a todos os benfeitores e construtores do nosso município, a começar pelo fundador: Antônio Lopo Montalvão. Em seu nome cumprimento todos os seus familiares.

Em nome do saudoso Antônio de Matos, que foi quem deu início ao processo de instalação do Município, quando intendente nomeado pelo governador, cargo que equivalia ao de prefeito, cumprimento também todos os ex-prefeitos da cidade!

Hoje o aniversário é de Montalvânia, mas quero parabenizar a você cochanino, natural ou por adoção, que vive e mora em nosso meio e participa da construção de um Município melhor para todos nós!

Não diferente de todas as outras cidades do Brasil, a nossa querida Montalvânia também passa por crises, onde às vezes, necessitamos tomar algumas medidas que, mesmo sendo desgastantes politicamente hoje, trarão efeitos positivos amanhã.

É preciso acreditar nisso e confiar que conseguiremos levar novos tempos ao nosso povo! Tempos de progresso, de união e com mais oportunidades para todos!

“Montalvânia de Montalvão, Montalvânia do meu coração... Sonho vê-la, ainda cedo, brilhando como um cristal...

Montalvânia da humildade, catita cidade de paz e união.

Montalvânia de braços abertos. Futuro tão perto da evolução...”

Parabéns Montalvânia!

Jordão Medrado / Prefeito Municipal

 Novidade
  16 Abril de 2014
Está em funcionamento em Montes Claros o novo formato de leitura das contas da Cemig
...

Veja.. Clique aqui!

 Esportes
  14 Abril de 2014
Município promove o 1º Torneio Escolar de Jogos Interativos
...

Este fim de semana foi bastante intenso para a juventude de Montalvânia. Numa evento que envolveu estudantes de todas as escolas do Município, os jovens se interagiram numa das práticas mais antigas e saudáveis de todos os tempos: o esporte.

Aconteceu neste sábado (12) na Praça de Esportes Antônio Justiniano Neto a primeira etapa dos 1º Torneio Escolar de Jogos Interativos do Município, envolvendo todas as escolas, estaduais e municipais, da sede e da zona rural.

A abertura foi no sábado à tarde, com a apresentação de todas as equipes envolvidas. Após serem cantados os hinos nacional e da cidade, foi acesa a tocha olímpica e o público foi presenteado com uma belíssima apresentação de dança que teve o esporte como tema.

O prefeito Jordão Medrado falou sobre a importância do esporte na vida das pessoas, sobretudo dos jovens como uma prática para aquisição de hábitos de vida saudáveis e na socialização e fez uma homenagem aos melhores atletas de futebol de todos os tempos no Município.

As modalidades esportivas neste torneio são futsal, vôlei, handebol, maratona e ciclismo, masculino e feminino.

Os jogos aconteceram durante o fim de semana, todos na Praça de esportes, o mais local para a prática esportiva e de lazer da cidade.

A final do futsal será decidida na tarde do dia 22 de abril, data do Aniversário da cidade. O Módulo I, com atletas de 10 a 14 anos, será disputado entre a Escola Estadual Galileu e a Escola Estadual da Comunidade de Cana Brava e o Módulo II entre a Escola estadual de Montalvânia e a Escola Estadual de Cachoeira, do distrito de Capitânia.

No dia 22 de abril serão realizadas as provas de maratona e de ciclismo pelas ruas da cidade.

Seleção de Ouro

Uma homenagem do Município àqueles que levaram o nome de Montalvânia, através do esporte, para diversas cidades do país engrandecendo e promovendo o esporte local, foi realizada pelo prefeito Jordão Medrado.

Os melhores atletas de todos os tempos formaram uma seleção denominada Seleção de Ouro, com craques como o saudoso Naylhor (representado por seu filho Leandro, também jogador de futebo), Tõe Borborema, Amílcar Sabino, Heleno Bodão Toninho Marinho, Zé Caboclo, Faninho, Raimundinho Nogueira, Keka, Macmilan, Zé Belém, Dão Marinho, Biga, Amado, Albino, Vanja, Elton Prates, Zulú, Zé Bodim e o técnico Zequinha Pezão.

Todos receberam uma camisa do time e foram presenteados com um CD com uma bela composição sobre a seleção dourada, de autoria de Amílcar Sabino, o presidente da Praça de Esportes e fizeram pose para foto oficial como a melhor seleção da cidade de todos os tempos.

Encerrando o evento houve uma peça tetral sobre a origem da capoeira e depois uma apresentação deste esporte pelo Grupo de Capoeira Muringá sob a coordenação do professor Patrik Viana.

A Administração Montalvânia de Todos Nós entende que a prática de esporte é de extrema importância para a inclusão social e na aquisição de hábitos saudáveis para as crianças e jovens do Município, pois, as atividades físicas e desportivas têm especial importância para as crianças oferecendo assim uma ampla gama de ações destinadas a preencher construtivamente o tempo livre de crianças e jovens, contribuindo para sua formação e afastando-os das ruas.

As experiências com projetos sociais ligados ao Esporte mostram que a atividade física, em especial no que diz respeito aos mais jovens, tem um fator motivador extremamente positivo. Os efeitos são sentidos no dia-a-dia, com crianças e adolescentes mais concentradas nas aulas, disciplinadas e, principalmente, fora das ruas.

O esporte aliado a educação é uma poderosa arma na área da proteção social e resgate de crianças e jovens em situação de risco, pois este se manterá ocupado com atividades prazerosas e não estará ocioso nas ruas.

Ao aliar esporte e educação de qualidade é possível permitir crianças e jovens se sintam participantes da socidade, além de possibilitar que eles desenvolvam habilidades de concentração e coordenação motora, fundamentais para o desenvolvimento físico, psicológico e para o processo educacional.

Curiosidade

A Tocha Olímpica, ou Fogo Olímpico, é um importante símbolo das Olimpíadas. Comemorando o roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeus, sua origem reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Transportes
  14 Abril de 2014
Jordão Medrado solicita melhoria do tráfego na região ao ministro dos Transportes
...

Jordão e mais cinco prefeitos solicitaram ao ministro dos transportes, César Borges, a pavimentação do trecho de 18 Km da BR-135 entre Monte Rei e Montalvânia e a liberação para trânsito da ponte sobre o Rio Carinhanha em Pitarana, na divisa com a Bahia

Preocupado com as condições de tráfego da região, prefeito de Montalvânia, Jordão Medrado, toma iniciativa e convoca cinco prefeitos de cidades vizinhas para reivindicar melhorias no tráfego da região.

Jordão e os cinco prefeitos solicitaram do ministro dos transportes, César Borges, mais empenho nas obras de intraestrutura que irão beneficiar cidades de Minas Gerais e da Bahia, e a todos que transitam pela BR-135.

Em solenidade na cidade baiana de Coribe, neste sábado (12) onde aconteceu a entrega de obras de melhoria urbana pelo governador Jaques Wagner e autorização para a implantação de sistema de abastecimento de água no Município, Jordão Medrado, prefeito de Montalvânia e Expedito da Mota Pinheiro – Péu (Juvenília), Anastácio Guedes (Manga), Alexnaldo Correia (Cocos), Alex Viana (Feira da Mata) e Manuel Rocha (Coribe) protocolaram ofício para o  ministro dos Transportes, César Borges, na ocasião representado pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no estado da Bahia - Dnit/BA, Amauri Sousa.


Jordão Medrado e o prefeito de Juvenília, Expedito da Mota Pinheiro, o Péu, no ato da assinatura do ofício

O ofício de Nº 31/2014 expedido pelo Gabinete do prefeito de Montalvânia,  solicita ao ministro a abertura de Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC, visando a pavimentação asfáltica do trecho de 18 Km da referida BR entre Montalvânia e o distrito de Monte Rei, que pertence ao Município de Juvenília, paralisado há mais de um ano por falência da empresa responsável, a SPA Engenharia, e liberação para trânsito na ponte recém construída sobre o rio Carinhanha no distrito de Pitarana, na divisa com o estado da Bahia.

O ofício ainda informa ao ministro sobre denúncia recebida pelo procurador da República em Montes Claros sobre as péssimas condições da ponte de madeira, única ligação entre os dois estados que é usada atualmente. Enquanto uma ponte de concreto moderna e mais eficiente, recém construída, ainda está sem utilidade.

O superintende do Dnit na Bahia garantiu que o ministro irá tomar conhecimento do fato e procurar resolver o mais rápido possível as reinvidicações dos prefeitos.

Pavimentação da BR-135 rumo a Bahia está próxima de ser realizada

Ainda no evento de Coribe o governador da Bahia, Jaques Wagner o superintende do Dnit, Amauri Sousa, anunciaram investimentos de 20 milhões de reais em obras de pavimentação asfáltica na BR-135.

Os trechos a serem pavimentados são: da divisa de MG com a Bahia, distrito de Pitarana, a Cocos e de Coribe à Correntina, passando por Jaborandi.

O governador garantiu que o processo licitatório para execução destas obras seria iniciado nesta segunda-feira, (14).

- Os primeiros 25 quilômetros já foram autorizados. O primeiro trecho será feito pelo Governo Federal e o estado já tem o projeto e o orçamento prontos para buscar os recursos e concluir os 40 quilômetros restantes, disse o governador.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Comemoração
  11 Abril de 2014
Montalvânia comemora o Dia Mundial da Saúde com atividade física para idosos
...

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta segunda-feira (07), a Secretaria Municipal de Saúde através da Atenção Primária e o Núcleo de Apoio à Família - NASF promoveu hoje (11) uma manhã saudável para “os jovens da feliz idade”, como são chamados os idosos do Município por estes órgãos.

Logo cedo a Praça de esportes já estava lotada de pessoas ávidas por uma vida mais saudável.

Os educadores físicos e fisioterapeutas do NASF proporcionaram a todos uma caminhada pelas ruas da cidade. Mas antes, claro, foi feito um alongamento para preparar os corpos, já cansados pela ação do tempo, dos animados participantes.

De volta à Praça de esportes, desta vez no salão de eventos, eles se reuniram para ouvir informações sobre qualidade de vida e o cronograma das atividades físicas do NASF.

Logo após foi servido um nutritivo e saudável lanche.

Para a Coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Alex Sandra Fraga o resultado foi bastante satisfatório.

- Ficamos satisfeitos com o resultado, pois, a adesão está cada vez maior e isso é muito bom. Prova que as pessoas, principalmente os idosos, estão se conscientizando da importância da atividade física, da alimentação saudável e do cuidado com a saúde. Estamos felizes e realizados por ter conseguido atingir nosso objetivo, disse a coordenadora.

 Para o aposentado Jercino Pereira Guedes, de 76 anos, foi uma manhã muito proveitosa, pois, segundo ele, gosta muito de participar de eventos desta natureza porque faz bem pra saúde e também sai da sua rotina do dia-a-dia.

 - Na minha juventude eu tinha uma vida bastante ativa, jogava futebol, corria... e hoje, sinto falta disso tudo. Mas como a idade não permite mais a prática desses esportes, participo das caminhadas que me fazem muito bem. Sinto-me bem mais disposto e animado depois desta prática, e assim fico durante o dia inteiro, disse o aposentado.

O evento também foi realizado, nos mesmos moldes, nos distritos de Pitarana, São Sebastião de Poções e Capitânia durante a semana. Além das atividades físicas foi realizada a aferição da pressão arterial e testes de glicemia capilar.

Todos os profissionais da saúde do Município estiveram envolvidos no evento.

O Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde - OMS, através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população. Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Concurso
  10 Abril de 2014
Prefeituras do Norte de Minas vão realizar concurso público unificado
...

A realização de concurso público unificado entre os Municípios do Norte de Minas. Esta é a proposta que foi apresentada aos 34 prefeitos e procuradores jurídicos dos municípios do Grande Norte de Minas, na manhã desta quarta-feira 09/04, no auditório Deputado Aécio Cunha, pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), Associação dos Municípios do Médio São Francisco - Ammesf e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas – Codanorte. Pelo acordo, a Comissão Técnica de Concursos – COTEX da Universidade Estadual de Montes Claros aplicará provas para o concurso público no mesmo dia.

Sobre a unificação dos municípios através do concurso público, o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, disse que a universidade está à disposição através da Fadenor e da Cotec com instrumentação de uma metodologia mais adequada. “Sabemos que os prefeitos precisarão de certa assessoria, principalmente em relação a planos de cargos e carreiras para que facilite todo o processo. Entendemos como uma ação resolutiva com nível de viabilidade jurídica fundamentada no consórcio entre os municípios. Assim esperamos que a Unimontes possa ter uma participação bem direta e adequada em todo processo”, afirmou.

O promotor de Justiça Paulo Márcio da Silva disse que a proposta de unificar o concurso nos municípios do Norte de Minas vai resolver um problema constitucional que determina que o servidor público seja concursado. Ele explicou ainda, que as contratações irregulares feitas por gestores públicos municipais são constantemente denunciadas e os mesmos estão sujeitos a ações penais que podem deixá-los inelegíveis. “O que o Ministério Público quer é conscientizar e sensibilizar os prefeitos da importância de se realizar o concurso público, buscando a unificação de esforços que implicará na redução de custos, com a participação de vários municípios da região, através da AMAMS, Ammesf, Codanorte  e Unimontes, explicou.

Ainda de acordo com o promotor de Justiça após este primeiro contato com os gestores públicos e procuradores jurídicos dos municípios, o próximo passo é acertar como será realizado o concurso que deverá ser de acordo com o número de habitantes e seus indicadores. “A preparação do concurso público nos municípios contará com representantes da AMAMS, Ammesf, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Ministério Público, Unimontes.

Paulo Márcio acredita que dentro de 15 dias será realizada uma nova rodada com os prefeitos e as entidades envolvidas para apresentação das propostas e definição das datas do concurso.

O presidente da AMAMS e prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite, disse que a unificação do concurso público nos municípios envolvidos será simultâneo a fim de evitar tanta concorrência e problemas nos editais e divulgação dos resultados. “Com a participação do Ministério Público e da Comissão Técnica de Concursos – COTEX a preocupação dos gestores

com a melhoria da qualidade da gestão será solucionada, pois o concurso será feito com absoluta lisura”, destacou.

Fonte: ASCOM/AMAMS – Montes Claros, 9 de abril de 2014

 PAC 2
  08 Abril de 2014
Máquinas para o desenvolvimento. Município recebe pá-carregadeira do PAC 2
...

Em solenidade nesta segunda-feira (07/04), na cidade de Contagem MG o prefeito de Montalvânia, Jordão Medrado, recebeu da presidente Dilma Roussef, através do PAC 2, uma pá-carregadeira para acelerar o desenvolvimento do município.

Jordão disse que esta máquina será usada na recuperação e manutenção das estradas vicinais, dando mais conforto aos usuários e motoristas, incentivando a produção agrícola do município e também agilizar a realização de obras de pequeno porte pela própria prefeitura.

Todos os 134 municípios da região Norte do estado que decretaram emergência por conta da seca foram contemplados com retroescavadeira, motoniveladora, caminhão-caçamba, caminhão-pipa e pá-carregadeira.

Jordão disse ainda que  com esta máquina e as outras que foram recebidas recentemente também através do PAC 2, como caminhão pipa, retroescavadeira, motoniveladora, caminhão-caçamba, caminhão-pipa o município irá dar uma grande alavancada rumo ao progresso.

 Administração Montalvânia de Todos Nós, transformando Montalvânia numa cidade mais bonita e mais humana.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Convênio
  03 Abril de 2014
Esta é Mais uma aquisição da Administração Montalvânia De Todos Nós.
...

Em reunião solene na cidade administrativa, o Prefeito de Montalvânia Jordão Medrado com o vice-governador, Alberto Pinto Coelho, juntamente com a deputada estadual Ana Maria e o deputado estadual Luiz Henrique e também o presidente da COPASA, assinam o convênio da ordem de 720 mil reais, com a finalidade de melhorar substancialmente as carências de água no nosso município. Recurso este que chegará através da COPASA com a perfuração, instalação, ampliação e distribuição de água nas comunidades. 

Informou Central de Informações e jornalismo da Rádio Cidade FM de Montalvânia.

Acesse e ouça www.radiocidademontalvania.com.br

 Infraestrutura
  01 Abril de 2014
VERÍDICO
...

A Administração Montalvânia De Todos Nós vem trabalhando desde o primeiro dia de governo. Como fato, dentre outras obras e ações acaba de finalizar esta obra, que será entregue em breve aos moradores do bairro Raimundo Ferreira, uma quadra poliesportiva com iluminação, já pronta e bem confortável, com arquibancadas e tela de proteção. Esta é uma das muitas obras que virão para todos os moradores do Bairro Raimundo Ferreira. 

E atenção à administração convida você a fazer parte do nosso governo ajude-nos a escolher o nome que daremos a esta obra. Dê sua opinião.

Informou Central de Informações e Jornalismo da Rádio Cidade FM de Montalvânia

Acesse e ouça www.radiocidademontalvania.com.br

 Saúde
  01 Abril de 2014
Força tarefa contra a dengue
...

Durante 10 dias uma equipe formada por 23 homens enviados pelo Governo de Minas irá fazer um trabalho intensivo de combate a dengue por toda a cidade e no distrito de Capitânia, onde foram encontrados focos da doença.

 

É a Força Tarefa do governo do Estado nos municípios atingidos pela doença.


Nesta segunda o prefeito Jordão Medrado e o secretário municipal de saúde, Uériston Sabino deram as boas vindas à equipe que saiu logo cedo para realizar os trabalhos de prevenção a dengue no Município

 

Força Tarefa


Atuando nas áreas da Assistência, Comunicação e Epidemiologia, a Força Tarefa tem como arma as ações de mobilização social. Os profissionais que atuam na Força Tarefa têm por objetivo combater os focos que podem servir de criadouro para a dengue e conscientizar a população sobre o problema. Eles atuam como um reforço às ações que já devem existir nos municípios.

 

A Força Tarefa é formada por soldados do Exército, da Aeronáutica e agentes de saúde. Essas pessoas realizam uma varredura nas áreas consideradas de risco, visitando casas, percorrendo lojas comerciais e lotes baldios para eliminar os possíveis focos do mosquito.

 

O Governo de Minas tem desenvolvido uma série de ações para combater a dengue, tornando-se referência nacional e sendo modelo para programas de outros estados e também do Ministério da Saúde.

 

O sucesso dessas ações, reforçadas pela participação de todos os cidadãos, fez com que em dois anos os casos de dengue fossem reduzidos em 75% no Estado. No entanto, a dengue continua a ameaçar a vida das pessoas e o Governo de Minas não relaxa no combate à doença, continuando e intensificando ações que visam reduzir ainda mais os casos e convocando a população a mobilizar-se no combate a esse inimigo.

 

Além da equipe do governo do estado, os agentes epidemiológicos do Município, que são 10, também irão participar da Força Tarefa.

 

Colabore. Receba bem os funcionários e faça a sua parte, evitando focos do mosquito transmissor da dengue.

 

Vamos deixar Montalvânia livre da dengue.


Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM


 Posse
  12 Fevereiro de 2014
Empossada nova diretora da Superintendência Regional de Ensino de Januária
Fabrícia Ferreira Mota será responsável pelo acompanhamento de 133 escolas da rede enquanto gestora da regional

Fabrícia Ferreira Mota em seu primeiro discurso enquanto diretora da Superintendência Regional de Ensino de Januária. Crédito: Hudson Menezes ACS SEE

A Superintendência Regional de Ensino de Januária tem nova direção. Nesta terça-feira (11/02), a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, empossou a nova diretora da regional, Fabrícia Ferreira Mota. A gestora será responsável pelo acompanhamento educacional de 133 escolas estaduais distribuídas em 19 municípios do Norte do Estado.

Na cerimônia de posse Ana Lúcia Gazzola destacou que Fabrícia veio se juntar a um time vencedor. “Ela é uma descoberta. Teve um ótimo desempenho na certificação, além de uma carreira acadêmica completa, com o seu doutorado em curso, e experiências nos sistemas estadual e municipal de ensino”, disse.

Os desafios da função servem de estímulo à nova gestora que planeja trabalhar de forma articulada para o desenvolvimento do ensino em sua região. “Eu sei que o desafio é grande, mas pretendo desenvolver um trabalho em parceria com a Secretaria focando na aprendizagem dos nossos alunos, no bom relacionamento com o pessoal, não só da Superintendência, mas das secretarias municipais de educação e todos os que trabalham com a educação no Norte de Minas Gerais”, deseja.

Perfil da gestora

Fabrícia Ferreira Mota é graduada em Pedagogia com Formação em Supervisão Educacional, Inspeção Escolar e Magistério. A educadora também é graduada em Letras (Português / Inglês) e mestre em Gestão Educacional. Atualmente, está cursando doutorado em Educação pela Universidade Autônoma de Assuncion.  

Além das titulações acadêmicas, Fabrícia Ferreira atuou como supervisora pedagógica e professora do ensino médio para os conteúdos de Língua Portuguesa, Filosofia e Psicologia, na rede estadual de ensino. A educadora foi secretária municipal de educação de Manga e vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Regional Januária – entre os anos de 2011 e 2012.

Reunião gerencial

Teve início nesta terça-feira a primeira reunião gerencial de 2014. Durante a agenda com os diretores das 47 Superintendências Regionais de Ensino, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, passou orientações das áreas pedagógicas, administrativas e de pessoal. O encontro vai até o próximo dia 13.

No primeiro dia de reunião, os diretores das superintendências se encontraram com o secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro. “É a segunda vez que o secretário participa da reunião com nossos diretores das Superintendências Regionais de Ensino. Considerando também a peculiaridade deste ano, que é um ano eleitoral, ele fez uma série de recomendações a respeito da observância da legislação eleitoral, os limites da nossa atuação como agentes públicos e os cuidados que devem ser tomados”.

Em sua fala, o secretário destacou a importância dos diretores no desenvolvimento da educação mineira. “Se olharmos os resultados de Minas vamos ver que estamos na cabeça e isso foi graças a um trabalho sério, à participação de cada um de vocês, porque ninguém trabalha sozinho. Vocês são pessoas fundamentais nesse processo”, disse.

Durante os três dias, os gestores regionais terão agendas com a diretora da Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores – Ângela Dalben, o subsecretário de Gestão de Recursos Humanos, Luiz Musa de Noronha, o subsecretário de Administração do Sistema Educacional, Leonardo Petrus, a subsecretária de Tecnologias e Informações Educacionais, Sônia Andere e a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.

Fonte:educacao.mg.gov.b

 Infraestrutura
  11 Fevereiro de 2014
Começam os trabalhos para implantação da rede de abastecimento de água no conjunto Santa Eulália
As 68 casas, em fase final de construção, no loteamento Santa Eulália irão receber em breve água encanada da COPASA.

Os trabalhos para dar início à implantação da rede de abastecimento de água já foram iniciados.

Dentro de alguns dias serão colocados os canos que irão levar água potável e de boa qualidade para a população que irá habitar o conjunto.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Reforma
  08 Fevereiro de 2014
Aprovado projeto para reforma do Mercado Municipal
O prefeito de Montalvânia, Jordão Medrado, assinou convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA para reforma do Mercado Municipal no valor de 300 mil reais.

Sendo que R$ 292.500,00 de repasse do MAPA com contrapartida do Município de R$ 7.500,00.

De acordo com o gerente municipal de convênios, Éderson Pereira Marinho, o próximo passo será a publicação do contrato de repasse no Diário Oficial da União para que seja autorizada a abertura do processo licitatório e, assim, firmar contrato com a empresa vencedora e que irá executar a obra.

O Mercado de Montalvânia foi inaugurado no dia 25 de dezembro de 1968, na administração do prefeito Djalma de Souza Montalvão e passou por uma única reforma e ampliação no mandado do prefeito Belozino Pereira do Nascimento, e entregue à população no dia 9 de agosto de1997.

Depois de 46 anos de inaugurado e 17 de sua única reforma, o maior e mais importante centro comercial da cidade já não atendia mais as necessidades da população e dos comerciantes.

O prédio, em péssimo estado de conservação, inclusive pondo em risco a saúde da população, e que sempre foi motivo de reclamação, agora irá se transformar num espaço mais moderno, higiênico e funcional, satisfazendo assim, as necessidades dos seus comerciantes e do povo cochanino.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Educação
  03 Fevereiro de 2014
Alunos da rede municipal voltam às aulas nesta segunda-feira (3)
...

Os cerca de mil alunos da rede municipal de ensino voltaram às atividades escolares nesta segunda-feira (3), nas 12 escolas da zona rural, 2 na sede e 2 creches, uma na sede e outra no distrito de São Sebastião de Poções.

Jornalista / Fernando Abreu

 Reforma
  03 Fevereiro de 2014
Município reforma pontes nos distritos de Pitarana e Capitânia
O Município entregou à população, nesta sexta-feira (31/01), a ponte sobre o rio Cochá no distrito de Capitânia, completamente reformada e recuperada.

De acordo com o Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Francisco Charlys Pereira, um caminhão carregado de carvão passou pela ponte danificando algumas peças, deixando-a comprometida.

Para não por em risco a vida de motoristas e pedestres que a utilizam, a mesma foi interditada para reforma.

A mesma foi encerrada no fim do mês de janeiro e entregue à população que volta a fazer uso normal desta via de acesso.

A ponte na divisa com a Bahia, sobre o rio Carinhanha, no distrito de Pitarana, seria reformada através de um acordo entre os prefeitos de Cocos BA e Montalvânia, como noticiado aqui.

Mas como não houve interesse por parte do prefeito de Cocos, Alexnaldo Correa, o Dr. Alex, o prefeito de Montalvânia, Jordão Medrado, assumiu o compromisso e executou parte da reforma da ponte, que cabia ao Município, ficando a parte baiana sem reformar.

A ponte foi construída há aproximadamente 50 anos e durante este tempo passou por 4 reformas, contando com esta última.

Jornalista / Fernando Abreu