MONTALVÂNIA - MG
WWW.MONTALVANIA.COM.BR

Contato: (77) 9 9949-4184  
Parceiros2

O que acontece na cidade você vê aqui!

PRINCÍPAISNOTÍCIAS

    Agricultura

  04 Outubro de 2019

ZÉ REIS COMEMORA INCLUSÃO DE 33 MUNICÍPIOS NO AGRONORDESTE


  ...

O deputado Zé Reis comemora a inclusão de 33 municípios do Norte de Minas no programa AgroNordeste, lançado pelo presidente Jair Bolsonaro, com aporte de R$ 5 bilhões para toda área de jurisdição da Sudene. O AgroNordeste pretende promover o desenvolvimento agropecuário e serão beneficiados produtores rurais de mais de 30 territórios. 


Na área mineira da Sudene, foram definidos dois territórios: Sob a coordenação do Escritório Local de Januária (ELO) ficarão 16 municípios e sob coordenação do ELO de Salinas ficarão 17 municípios, ambos do semiárido mineiro. Na região de Januária farão parte os municípios de Bonito de Minas, Chapada Gaúcha, Cônego Marinho, Icaraí de Minas, Itacarambi, Januária, Juvenília, Manga, Matias Cardoso, Miravânia, Montalvânia, Pedras de Maria da Cruz, Pintópolis, São Francisco, São João das Missões e Urucuia. Já na região de Salinas, são os municípios de Águas Vermelhas, Berizal, Curral de Dentro, Divisa Alegre, Fruta de Leite, Indaiabira, Montezuma, Ninheira, Novorizonte, Rio Pardo de Minas, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas, Santo Antônio do Retiro, São João do Paraíso, Taiobeiras e Vargem Grande do Rio Pardo. 


Zé Reis explica que enquanto ocupou a condição de membro do Conselho Deliberativo da Sudene, cargo que exerceu até abril de 2018, ele acompanhou as discussões sobre esse projeto. Mais tarde, já como deputado estadual, foi à Fortaleza e Recife debater os interesses do Norte de Minas. “A inclusão de nossos municípios ao programa AgroNordeste é mais uma vitória para nossa região, serão muitos benefícios para os produtores rurais, sempre visando maior desenvolvimento”, acrescentou o Deputado.


O programa conta com uma série de ações ligadas à ampliação de crédito, à desburocratização de transações rurais e ao financiamento de dívidas de produtores. Entre as medidas do AgroNordeste está o chamado Fundo de Aval Fraterno (FAF), que permitirá aos produtores obterem garantia solidária para negociar eventuais dívidas de operações de crédito rural. Esse fundo pode ser criado com a participação de dois a dez produtores e cada um deles pode entrar com até 4% do financiamento.

Belo Horizonte, 3 de outubro de 2019

ASCOM / Gabinete Dep. Zé Reis



Compartilhe nas Redes Sociais

    Campanha

  04 Outubro de 2019

ENCERRAMENTO DA CAMPANHA “SETEMBRO AMARELO”


  No último dia 30 a Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio foi encerrada na UBS Soldados da Saúde, com a participação da nutricionista e da psicóloga do NASF.


Setembro é o mês dedicado a campanha de conscientização e a prevenção do suicídio e tem o objetivo de conscientizar quanto aos cuidados necessários e corretos na prevenção ao suicídio, além de abordar a importância de pedir ajuda quando se está com algum tipo de sofrimento mental, e esclarecer que existe amparo e suporte para essas situações.


Que a campanha não para, mas prevaleça durante todo o ano, com a atenção e cuidado de todos.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Comemoração

  01 Outubro de 2019

DIA DO IDOSO


  Dia 1º de outubro se comemora o Dia Nacional e o Dia Internacional do Idoso.

Você sabia que a população de idosos não para de crescer? No Brasil, são mais ou menos 15 milhões de pessoas. Daqui a 20 anos, essa população deve dobrar. No mundo inteiro a população está ficando mais velha. Até 2050, o número de pessoas acima de 65 anos será maior do que o de pessoas com menos de 15, nos países mais avançados. E tem mais! Hoje, a expectativa de vida nos países desenvolvidos é de mais ou menos 75 anos e será de mais ou menos 90 anos em 2050. Pensar na velhice é tarefa de todos, não só dos velhos mas também dos jovens.

Quando dizemos que alguém é velho, queremos dizer o quê? Velho pode ser uma palavra carinhosa ou pejorativa. Existe preconceito em relação aos idosos. E onde há preconceito tem muito desconhecimento. Por um lado, a idade está associada à sabedoria e à experiência. Por outro lado, o velho é visto como uma pessoa frágil e sem autonomia. Até no dicionário podemos notar isso.


Há várias formas de se referir a uma pessoa idosa. Veterano, sênior, ancião, coroa, pessoa de idade, longevo, adiantado em anos, avançado em anos. Conforme a idade, o idoso pode ser ainda sexagenário, septuagenário, octogenário, nonagenário ou centenário.


Pensando bem, a velhice é apenas mais uma fase da vida. E uma fase que pode ser bem longa. Hoje em dia muitos países convivem com idosos de diversas gerações. A ONU divide os idosos em três categorias: os pré-idosos (entre 55 e 64 anos); os idosos jovens (entre 65 e 79 anos - ou entre 60 e 69 para quem vive na Ásia e na região do Pacífico); e os idosos de idade avançada (com mais de 75 ou 80 anos).


Com a elevação da expectativa de vida, a chamada terceira idade esticou bastante. Isso aconteceu por vários motivos, mas os principais são os avanços da medicina e as melhorias na qualidade de vida.


Se a população está ficando mais velha, também está ficando mais saudável. Há até uma especialidade médica para cuidar das pessoas mais velhas: a geriatria.


Como comemorar o Dia do Idoso? Lembrando que a gente também vai chegar lá. Aprender a envelhecer faz parte da educação de todas as pessoas. Vamos comemorar com cuidados e atenções, respeito e gentileza, como todo idoso merece. Que tal? Vamos comemorar assim, com doçura e alegria, a vida longa de nossos familiares e conhecidos.

Parabéns a eles!

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Conselho Tutelar

  01 Outubro de 2019

ELEIÇÕES CONSELHO TUTELAR 2019


  Saiba quem são os/as candidatos/as Lembrando que a candidata de Nº 7, Laísa da Três Poderes, desistiu de concorrer ao cargo, portanto, não deve ser votada.


Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Polícia

  28 Setembro de 2019

MONTALVÂNIA EM AÇÃO


  Polícia Militar de Montalvânia/MG prende autor de homicídio em flagrante.

Polícia Militar, logra êxito na prisão em flagrante do autor E.J.G., de 39 anos.

Segundo relatos de testemunhas, o autor estava discutindo com a vítima G.P.A., de 19 anos, na região central da cidade, onde estava ocorrendo uma festa, o que gerou vias de fato entre eles e o autor veio a desferir golpes de faca na vítima, que não resistiu às lesões e veio a óbito.

Logo após os fatos, o autor evadiu do local.

A equipe do turno, em patrulhamento, deparou com a vítima caída ao solo. Foi solicitado apoio do Sd Andrei e Sd Marcos, que estavam de folga e foram voluntários para realizarem as diligências para a captura do autor. Diante disso, foi possível levantar rapidamente as informações acerca do paradeiro do autor e realizar sua prisão em flagrante.


Produtividade

Autor preso em flagrante;

Faca utilizada no delito apreendida e ainda com o sangue da vítima.


Equipe

Cb Jair

Sd Andrei

Sd Marcos

PMMG 244 anos: Nossa profissão, sua vida!


Compartilhe nas Redes Sociais

    Comemoração

  27 Setembro de 2019

SEMANA DO IDOSO


  SEMANA DO IDOSO É COMEMORADA COM ATIVIDADES DE SOCIALIZAÇÃO E LAZER PARA OS “GAROTOS E GAROTAS DA MELHOR IDADE”

Dia 27 de setembro é o Dia Nacional do Idoso, que foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades. Já o dia 1º de outubro é o Dia Internacional do Idoso, que foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas – ONU e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.


Segundo o IBGE, existem mais de 210 milhões de idosos no Brasil. E a socialização é a causa da grande maioria apresentar-se bem. Os idosos que fazem parte de grupos de convivência se sentem mais motivados a participarem de diversas atividades. Sejam elas físicas, sociais ou de lazer. O aumento dos vínculos sociais pode chegar até a determinar objetivos de vida, além de garantir o compartilhamento de emoções, estado de plenitude e bem-estar.


Para oferecer mais qualidade de vida para os idosos do município, da sede e da zona rural, a Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Nasf e Atenção Primária), promove a Semana do Idoso, com atividades lúdicas e de socialização para aqueles que já trabalharam demais e agora tem seu tempo reservado para cuidar da saúde e se divertirem.


As programações da Semana do Idoso no município começaram nesta terça-feira (24) e vão até a sexta-feira (27) quando a data é celebrada oficialmente, levando socialização, informação, lazer e entretenimento para os “garotos e garotas da Melhor Idade”.


No primeiro dia os participantes dos grupos do Nasf de Pitarana tiveram uma manhã diferente com saboroso café da manhã, danças e brincadeiras às margens do Rio Carinhanha, em um balneário da comunidade onde tiveram a oportunidade de se encontrar para bater papo e se divertir numa das mais belas paisagens da região.


Ontem foi a vez dos idosos do distrito de São Sebastião dos Poções e amanhã o encerramento será sexta com a turma do distrito de Capitânia.


Um dos segredos de ter qualidade de vida na terceira idade é a vida saudável do idoso. Além dos cuidados da saúde física, os mais velhos precisam adquirir uma atenção especial com a saúde mental. E, para isso, é importante que mantenham suas atividades sociais ativas.


Idosos socialmente ativos possuem um maior acesso às informações e aos serviços de saúde. A influência da socialização faz com que os mais velhos desenvolvam hábitos de vida saudáveis. Além disso, manter relações sociais evita que o idoso se isole, gerando uma boa autoestima e independência funcional.


Em Montalvânia os idosos são tratados com carinho, respeito e dignidade, pois nosso objetivo maior é cuidar bem da nossa gente! 


Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Convite

  23 Setembro de 2019

CONVITE


  A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Montalvânia, em parceria com o Sebrae, vem através deste, convidar você e sua equipe para uma Palestra com tema de suma importância para ajudar alavancar ainda mais as vendas nesse final de ano.


PALETRA com Pedro Viana sob o tema:

“Como obter resultados por meio da satisfação do cliente.” Direcionada para: Comerciantes e vendedores


Data: 26/09 ( Quinta-feira) às 19:00hs

Loca: Auditório – Monte Lopino

INSCRIÇÕES: CDL Montalvânia ( Irene) (38)99965-6202

Valor da Inscrição: R$15,00 (associados) e R$25,00 (não associados)

VAGAS LIMITADAS


Compartilhe nas Redes Sociais

    Luto

  21 Setembro de 2019

MANOEL BARROS


  PREFEITURA DE MONTALVÂNIA EMITE NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO AGRICULTOR, EX-VEREADOR E PATRIARCA DE UMA GRANDE FAMÍLIA, MANOEL DE OLIVEIRA BARROS.

É com imenso pesar que a Prefeitura de Montalvânia, por meio do prefeito Dr. José Florisval de Ornelas, comunica o falecimento de Manoel de Oliveira Barros.

Montalvânia perde um de seus filhos mais ilustres, um dos pioneiros da cidade: o agricultor, ex-vereador e grande contador de história, Manoel de Oliveira Barros.

Manoel Barros morreu dormindo, tranquilo e sereno como sempre foi, em Brasília (DF), na manhã deste sábado (21).

Nasceu em 31 de outubro de 1932, na comunidade rural de Canabrava, município de Manga. Filho de Sebastião de Oliveira Barros e Aurinda Lopes da Silva.

Deixa a esposa, Iris; os filhos Nélson, José Reis, Neuma, Cleide, Cleusa, Neuza, Maísa, Denize, Fábio, Marcos, Lícia, Sebastião, Isa e Milena; 27 netos; 7 bisnetos e muitos amigos e admiradores.

Mentor e condutor de uma grande e querida família, viveu toda sua vida na Fazenda Remansão, na comunidade rural de Salobo, (Montalvânia).

Sereno, pacífico, gentil, simpático e bem humorado, tinha a fala mansa e transmitia uma paz imensa com seu olhar.

Homem simples, humilde, do campo, popular e de muitos amigos, nunca se apegou a bens materiais, sempre valorizou as pessoas e a família.

Foi vereador durante o segundo mandato do ex-prefeito Laurindo Belém Ferreira, entre os anos 1993 a 1996, desempenhando um relevante trabalho em prol do homem do campo.

Um grande contador de histórias, sempre ficava em volta de uma fogueira, em sua fazenda, com seus filhos, netos e amigos para compartilhar suas descobertas.

Esteve junto com os filhos e netos nos momentos mais importantes de sua vida, em Montalvânia e em Brasília, onde reside a maioria deles.

Sempre pronto a ajudar quem quer que fosse. Gostava de fazer o bem sem olhar a quem.

Às 5 horas da manhã de hoje, ele acordou, olhou através da janela do quarto e disse à esposa que estava apreciando a chuva, mas Dona Íris afirma que não havia chuva alguma.

Antes de dar a notícia de seu falecimento para Maria, uma amiga da fazenda Remansão que o ajudou a criar os filhos, ela disse: “Ele veio aqui me dizer que estava indo!”

A família acredita que, ao “ver a chuva”, Manoel Barros foi transportado ao Remansão para ver a água caindo sobre o sofrido e tão amado sertão em que sempre viveu e, em paz, descansou para a eternidade, realizando o seu maior sonho: ver a chuva molhando a sua terra.

Manoel Barros foi ao encontro de Deus na entrada da primavera, sendo recebido no céu com flores e em festa.

Deixa importante e precioso legado: que a família é o bem mais precioso que se pode ter na terra.

A família diz estar em paz, crendo que Jesus Cristo veio buscá-lo pessoalmente, cumprindo sua promessa.

O velório está sendo no Campo da Esperança, em Brasília, e o sepultamento acontecerá às 11 horas deste domingo (22), no mesmo local.

Mesmo quando eu andar

por um vale de trevas e morte,

não temerei perigo algum, pois tu estás comigo;

a tua vara e o teu cajado me protegem.

Salmos 23:4 

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Festa

  20 Setembro de 2019

JUVENÍLIA


  Prefeitura de Juvenília divulga programação dos 23 anos de emancipação política.
A Prefeitura de Juvenília, no Norte de Minas Gerais, divulgou a programação dos festejos de 23 anos de emancipação política. Sete atrações estarão se apresentado de 20 a 22 de setembro, na Praça da cidade.

Programação

Sexta-feira, 20 de setembro.

Dimas Tom Tom, 20h30

 Robério e Seus Teclados, 21h30

DJ Erika Luz, 23h30

Marcelo e Matteo,00h00

Sábado dia 21 de setembro.

João Moreno e Mariano,21h00

Erica Luz, 23h00

Papazoni, 00h00

Domingo 22 de setembro.

Banda Som de Luxo, 17h00

Banda Ki Fissura 20h00

O município com pouco mais de 5 mil habitantes é movido pela agropecuária, que é a principal atividade econômica. Juvenília, antigo distrito criado em 1962 e subordinado ao município de Manga, emancipou-se pela Lei Estadual nº 12030, de 21 de dezembro de 1995.Fonte: folhadovale.net

Compartilhe nas Redes Sociais

    Esportes

  20 Setembro de 2019

JUVENÍLIA


  Prefeitura de Juvenília entrega campo com gramado neste sábado (21).

Um moderno campo gramado será entregue à comunidade esportiva de Juvenília, no Norte de Minas Gerais, neste sábado (21), pelo prefeito Rômulo Carneiro (PT). O primeiro campo revitalizado faz parte das comemorações do aniversário de 23 anos da cidade.


De acordo com informação do chefe de Gabinete Emilson Prates, o recurso é oriundo de uma emenda parlamentar do deputado estadual Paulo Guedes (PT), mas também houve contrapartida do município. No total foram investidos R$ 150 mil reais. “Em outubro vamos entregar outro moderno campo no distrito de Porto Agrário”, disse Emilson.


O prefeito Rômulo Carneiro afirmou ao portal Folha do Vale, que investir na prática esportiva é investir em qualidade de vida, em lazer, em socialização. “Vamos continuar avançando no setor do esporte, sempre com organização e planejamento, medidas que têm pautado nossa administração”, finaliza Carneiro. Fonte: folhadovale.net


Compartilhe nas Redes Sociais

Parceiros1

Parceiros2
Microrcim Microrcim L&C Glass Design L&C Glass Design