MONTALVÂNIA - MG
WWW.MONTALVANIA.COM.BR

Contato: (77) 9 9949-4184  
Parceiros2

O que acontece na cidade você vê aqui!

PRINCÍPAISNOTÍCIAS

    Campanha

  19 Setembro de 2019

SETEMBRO AMARELO


  ATENÇÃO PRIMÁRIA E NASF DESENVOLVEM AÇÕES DA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO NAS ESCOLAS DA SEDE E DA ZONA RURAL.

Falar sobre suicídio é um tabu em nossa sociedade. O conteúdo delicado e complexo da conversa faz prevalecer a ideia de que “é melhor não tocar no assunto”. A campanha Setembro Amarelo surgiu com o intuito de mudar esse cenário, isto é, de conscientizar a população acerca da importância de falar sobre o tema.

No Brasil, a faixa etária mais preocupante engloba jovens entre 15 e 25 anos, por isso sugere-se que a prevenção comece ainda na infância. Nesse sentido, a escola tem uma significativa parcela de responsabilidade nesse processo.

Na idade escolar, a percepção do suicídio como forma de findar o sofrimento pode estar atrelada a outras adversidades enfrentadas pelo jovem, seja dentro, seja fora da escola. Questões como bullying e cyberbullying, depressão, relações familiares conturbadas, entre outras, podem estar na raiz do problema.

Por isso a Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Atenção Primária e NASF), está desenvolvendo diversas ações da Campanha de Prevenção ao Suicídio com o tema: Valorização da Vida, em parceria com as escolas, pois os estudantes são multiplicadores de informações e assim a campanha alcança maior número de pessoas, além de fazerem parte da faixa etária do público alvo da campanha.

As ações já aconteceram na Escola Estadual de Cachoeira, no distrito de Capitania e na comunidade de Novo Horizonte.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária, enfermeira Ana Carolina Vilela, as ações irão acontecer em todos os distritos e na sede, em parceria com as Unidades de Saúde.

O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Conferência

  18 Setembro de 2019

CONHEÇA AS PROPOSTAS DEFINIDAS NA 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


  ...

Atendendo as normas do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Montalvânia, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou no dia 13 de setembro, a VII Conferência Municipal de Assistência Social que teve como tema “Direito do povo com financiamento público e participação popular”. O evento aconteceu das 7 às 15 horas, no Auditório Juarez Espínola Guedes/Monte Lopino e discutiu propostas para a política municipal, estadual e nacional de assistência social.

As propostas definidas pelos grupos e que serão apresentadas pelos delegados, também eleitos neste dia, na Conferências estadual, foram:

EIXO I - Os desafios para a consolidação do SUAS frente aos impactos da crise financeira da União, do estado e dos municípios à Emenda Constitucional 95, à proposta de reforma previdenciária e à reforma trabalhista.


MUNICÍPIO

Ampliação dos recursos financeiros para implantação de projetos para atender os adolescentes com atividades de esporte, cultura e lazer.

Implantação de serviço emergencial decorrente de situação de risco no município.

Investimento para espaço de lazer para a população idosa.

Criar plano de cargos e salários para os servidores do SUAS no município.


ESTADO

Definição de um teto de financiamento para assistência social com repasses regulares e pagamento imediato dos recursos do piso mineiro em atraso.


UNIÃO

Definição de um teto de financiamento para assistência social com repasses regulares de forma que possibilite também o cofinanciamento de novos serviços nos municípios de pequeno porte (ex.: média e alta complexidade).

EIXO II - A rede de proteção social do SUAS e a relação com os órgãos de garantia de direito.


MUNICÍPIO

Criar comitê intersetorial visando uma articulação macro entre as políticas de garantias de direitos.

Definir fluxos de atendimento entre a rede a rede socioassistencial e intersetorial.

Construir fluxo de referenciamento e definição de competências entre o Suas e o sistema de justiça.

Utilização do IGD para ofertar cursos de qualificação e de profissionalização as famílias e jovens inscritos no Cadastro Único a partir das demandas apresentadas pelas famílias. 

Reuniões periódicas entre profissionais, coordenação e gestão.

Criar o Plano Municipal de Educação Permanente.


ESTADO

Apoio técnico in loco aos municípios no que se refere à educação permanente.


UNIÃO

Promover capacitação permanente em parceria com as universidades públicas e privadas para gestores, entidades de assistência social, trabalhadores da área, conselheiros e usuários.

EIXO III - Democracia participativa, controle social e protagonismo do usuário no SUAS – “Nada sobre nós, sem nós”.


MUNICÍPIO

Garantir à acessibilidade as pessoas com deficiência e idosos com dificuldade de locomoção nos equipamentos públicos.

Criação de espaço democrático para ampliar e qualificar a participação dos usuários, por exemplo: por meio de e-mail, formulários próprios, caixa de sugestões, telefone e rede social.

Garantir divulgação das reuniões do Conselho Municipal de Assistência Social, carro de som, rede social e outros.

Efetivar a fiscalização das entidades assistenciais por meio do fortalecimento das instancia de Controle Social.

Criação de comitê para efetivar fiscalização das entidades assistenciais.

Promover campanhas de divulgação do serviço no âmbito do SUAS.

Construir instrumentos de avaliação quantitativos e qualitativos, para monitorar, controlar a execução das deliberações das conferencias garantindo a publicização de informações.


ESTADO

Promover campanha estadual de divulgação das formas de controle social no âmbito do SUAS.


UNIÃO

Construir instrumentos de avaliação quantitativos e qualitativos, para monitorar, controlar a execução das deliberações das conferencias garantindo a publicização de informações.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Festa

  18 Setembro de 2019

ANIVERSÁRIO DE FRED FRANÇA


  Aniversário de Fred França é comemorado com grande festa e reúne amigos e admiradores num clima de muita alegria.

O dia em que nascemos é um marco em nossa vida. É uma data que será lembrada para sempre por nós e por aqueles que amamos. E festejar aniversário é uma ótima oportunidade para juntar as pessoas que são importantes para nós. Cada um comemora a seu modo, o importante é celebrar a vida.


E neste sábado (14) quem promoveu uma grande festa para celebrar seus 52 anos de vida e reunir amigos e conterrâneos foi o empresário Fredson França, o organizador do Rally da Solidariedade, já em sua 10ª edição.


Fredson França saiu de Capitânia com a família com destino a Goiânia aos 15 anos de idade. Lá ele estudou, trabalhou, venceu na vida e há dez anos promove o Rally da Solidariedade, um passeio de amigos de Goiânia à Montalvânia, que distribui sonhos para a população carente da região.


A FESTA

O Rancho França, no distrito de Capitânia ficou pequeno para tanta gente que foi prestigiar e comemorar este grande dia na vida do empresário.


Uma festa grandiosa, com extensa programação, muito bem organizada, bonita, tranquila, animada e muito agradável.


Logo ao amanhecer cavaleiros e amazonas começaram a chegar montados em seus animais e com vestimentas características para participar da grande cavalgada, uma das mais tradicionais manifestações culturais do município.


Após um reforçado café da manhã todos se aventuraram pelo sertão cochanino dos Gerais, mantendo viva esta bonita tradição.


Na chegada houve concurso de berrante, sorteio de brindes e um delicioso almoço preparado com muito capricho pelos “Amigos do Fred”.


À noite, o Rancho França lindamente decorado para o evento, recebeu um grande número de pessoas para prestigiar os shows dos artistas Hélio e Trio Maringá, Banda Outro Esquema, Garotos do Sucesso e a grande atração: o cantor Sérgio Silva.


Além das atrações musicais Fred levou para seus convidados uma bela apresentação de quadrilha com o Grupo Folclórico Cultural “Arroxa Cochanino”, que encantou a todos.


Foi servida uma deliciosa e farta comida para todos durante o dia e a noite. E os parentes, amigos e admiradores do aniversariante se confraternizaram num clima de alegria, amizade e comunhão. Momentos super agradáveis que, além de divertir os convidados, fizeram o dia do aniversariante ainda mais feliz.


Amigos e admiradores de diversas locais do país se deslocaram de seus municípios para marcar presença neste grande evento.


Quem fez aniversário foi Fred, mas seus convidados que ganharam presentes.


O aniversariante recebeu a todos com muita gentileza e alegria e sua felicidade era visível e contagiante. Fred ainda contou com o reforço de sua companheira, a também cochanina Jizélia Lima, que encantou e conquistou os convidados com sua educação, simpatia, gentileza, simplicidade e alto astral.


Um evento memorável que, além de fazer a alegria do aniversariante e sua família, alegrou e fez mais feliz a vida dos seus convidados.


Parabéns, Fred, pelo privilégio de comemorar seu aniversário com saúde, de bem com a vida e estar entre pessoas queridas! Viver em comunhão e alegria com familiares e amigos atrai bons fluídos e ajuda a viver melhor! Só a família e os amigos podem contribuir para que a vida seja plena de sucesso, alegria e bem estar.


Que sua vida seja repleta de coisas boas! Felicidades! E obrigado por ter me proporcionado momentos tão felizes e inesquecíveis! Grande abraço!


CONHEÇA UM POUCO DO RALLY DA SOLIDARIEDADE

O Rally da Solidariedade consiste num “passeio solidário” em que uma turma de amigos arrecada doações como cestas básicas, roupas, calçados, fraldas, material escolar, brinquedos, kits de higiene bucal e material esportivo e distribui ao longo do caminho para famílias carentes.


De Goiânia GO à Montalvânia MG, geralmente passa pelas cidades de Brasília, Formosa, Cabeceira de Goiás, Arinos, Chapada Gaúcha, Bonito de Minas, Cônego Marinho e o distrito de Capitânia, além de diversas comunidades rurais. Em todos estes locais são distribuídas doações às comunidades carentes.


Segundo Fred, a ideia foi unir o útil ao agradável: fazer um passeio com amigos para conhecer e prestigiar sua terra natal e ajudar as pessoas da região.

Fonte: Fernando Abreu / Jornalista


Compartilhe nas Redes Sociais

    Convênio

  18 Setembro de 2019

DEPUTADO ZÉ REIS ASSINA CONVÊNIOS COM QUATRO MUNICÍPIOS


  ...

O Deputado Zé Reis, do PSD, assinou convênios com as associações rurais dos municípios de Arinos, Icaraí de Minas, Montalvânia e Ubaí, na tarde de segunda-feira (16/09), na sede da Codevasf, em Montes Claros, durante evento que reuniu as lideranças dos respectivos municípios. Os convênios que beneficiarão as comunidades com aparatos agrícolas somam mais de 300 mil reais. Essa parceria foi viabilizada através de emendas parlamentares articuladas pelo deputado Zé Reis, com o deputado federal Marcelo Aro, no Orçamento Geral da União, através da Codevasf.


Após a formalidade da assinatura dos convênios, os beneficiados poderão retirar os equipamentos na unidade da Codevasf em Nova Porteirinha, a partir de amanhã (18/09). Zé Reis lembrou que os equipamentos deverão impulsionar a produção agrícola, ao inserir novas tecnologias. O líder comunitário Fred França agradeceu os convênios e observou que a população rural enfrenta dificuldades nessa época do ano, quando a seca se intensifica. O prefeito de Ubaí, Marco Antônio Andrade, ressaltou que a atividade rural é a base da economia de quase todos municípios do Norte de Minas. O vereador Antonio Oliveira e o líder comunitário Fausto também estiveram presentes no evento.


As entidades beneficiadas são a Associação Comunitária do Povoado de Morrinhos, em Icaraí de Minas, que recebeu uma pick up; a Associação dos Moradores e Vizinhos da Fazenda Conceição, em Montalvânia, que recebeu um trator agrícola, uma grade, uma carreta, um carro, uma carreta tanque; a Associação Comunitária de Canoas, também em Montalvânia recebeu um trator agrícola, uma grade e uma carreta; o Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Mimoso, em Arinos/MG, que recebeu uma pick up e a Prefeitura de Ubaí, que recebeu dois implementos agrícolas.


O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Montalvânia, Ricardo Pereira Leite, agradece ao deputado Zé Reis pelo comprometimento com o povo. ”É muito importante o trator para ajudar nas funções do homem do campo e ajudá-lo a produzir e vender, assim mantendo sua renda e melhorando a economia com um todo, fico grato por esses benefícios para o município. Parabenizo Zé Reis, pela competência  dos serviços prestados para todo Norte de Minas e aqui fica meus agradecimentos pela cidade de Montalvânia”, disse Pereira Leite.


O chefe de Gabinete da Superintendência da Codevasf em Minas Gerais, Fernando Britto salientou que a aplicação de recursos oriundos de emendas parlamentares, por parte da Codevasf, acontece de forma séria e efetiva, com a garantia de que as ações propostas por esse trabalho alcance seus objetivos socioeconômicos, o que faz com que a cada ano aumente ainda mais os investimentos.


Belo Horizonte, 17 de setembro de 2019

ASCOM / Gabinete Dep. Zé Reis



Compartilhe nas Redes Sociais

    Economia

  12 Setembro de 2019

PAGAMENTO DE 500 REAIS DO FGTS COMEÇA AMANHÃ PARA NASCIDOS EM JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL


  A Caixa Econômica Federal começa, amanhã, a pagar até R$ 500 por conta do FGTS.

Inicialmente, o valor vai ser depositado automaticamente para pessoas nascidas em janeiro, fevereiro, março e abril, que têm conta poupança na Caixa.

Dia 27

Já para aquelas pessoas que nasceram em maio, junho, julho e agosto, o pagamento só vai ser feito a partir do dia 27 de setembro.

OUTUBRO

No caso, para aqueles trabalhadores nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro, o pagamento será realizado a partir do dia 9 de outubro de 2019. Informações pelo site www.caixa.gov.br.


Compartilhe nas Redes Sociais

    Juvenília

  04 Setembro de 2019

FESTA


  Dupla João Moreno & Mariano é confirmada para os festejos de Juvenília.

A Prefeitura de Juvenília, no Norte de Minas Gerais, confirmou a dupla sertaneja João Moreno & Mariano, que se apresentará nos festejos da cidade nos dias 20,21 e 22 de setembro. Papazoni também estaria na grade, mas não foi confirmado pela Prefeitura. A programação completa deve será divulgada nos próximos dias.


José Domingos de Aquino (Mariano) e João Sant’Angelo (João Mineiro) formaram a dupla João Mineiro e Mariano e foram reconhecidos internacionalmente pelo público que admira música sertaneja. Após o falecimento de João Mineiro, Mariano continuou a carreira, acompanhado do filho João Moreno. Fonte: folhadovale.net


Compartilhe nas Redes Sociais

    Agricultura

  30 Agosto de 2019

MUNICÍPIO PROMOVE O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR E O ACESSO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


  Imagine uma refeição farta, bonita, colorida e nutritiva. Imaginou?

Pois assim é a refeição dos alunos das creches municipais, do Cras e do Serviço Social de Proteção Básica, da Casa Lar, do Hospital Cristo Rei e da Apae de Montalvânia.


Verduras, frutas e legumes ricos em nutrientes fazem parte dos cardápios destas instituições, fazendo com que quem faz uso destes alimentos tenha uma vida mais saudável e fique bem longe de doenças.


Isso por conta do convênio entre a Prefeitura e os pequenos produtores rurais do município, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, estratégia impulsionada pelo governo federal.


O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social com o suporte da Emater-MG, e visa proporcionar a segurança alimentar e nutricional para as famílias e entidades atendidas pelos programas sociais por meio de alimentos produzidos pelos pequenos agricultores familiares locais que os comercializam diretamente com a Prefeitura.


E todos ganham com a iniciativa: os agricultores, por terem melhorados suas rendas, e a população beneficiada, que passa a ter uma alimentação saudável e nutritiva.


Além disso, após ser distribuído aos órgãos já citados, com a parte que sobra, que não é pouca, são feitas cerca de 60 cestas com variedades de produtos que são distribuídas para a população carente cadastrada no Cras e Serviço de Proteção Básica.


Um programa que beneficia quem produz e oferece uma alimentação melhor para os usuários dos órgãos beneficiados e ainda para diversas famílias que vivem em vulnerabilidade social.


São frutas, verduras, legumes e cereais como banana, laranja, tomate, feijão, abóbora, cenoura, repolho, batata doce, beterraba, pimentão, couve, alface e outros, todos fresquinhos e produzidos aqui mesmo em nosso município.


Para a secretária municipal de Assistência Social, Maria de Jesus Rocha, o programa chegou num momento certo, e está sendo bastante promissor para os pequenos agricultores e promovendo o acesso de alimentos às famílias em situação de insegurança alimentar.


- O programa promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar, valorizando o trabalho do nosso produtor rural e levando para a mesa das crianças, dos jovens e dos idosos alimentos fresquinhos de qualidade e da nossa terra, declara a secretária.


Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Montalvânia

  28 Agosto de 2019

ESPORTE


  ABERTURA DO 7º CAMPEONATO MUNICIPAL RURAL DE FUTEBOL ACONTECE COM PARTIDAS EMPATADAS E PRÓXIMOS JOGOS SERÃO NESTE SÁBADO (31) EM PITARANA.


Muita gente compareceu para torcer e prestigiar a abertura do 7º Campeonato Municipal Rural de Futebol que aconteceu neste sábado (24), na comunidade de Gergelim, às 16 horas.

Após a execução dos hinos e o desfile de abertura as oito equipes participantes jogaram entre si, e todas as partidas terminaram empatadas em 0 x0.

As equipes participantes são Pitarana, Canabrava, Capitania, Gergelim, Poções, Rocinha (time também de Poções), Barra e Conceição.

A realização é da Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura, Esporte e Lazer, com a participação de desportistas das comunidades na organização.

Na abertura do campeonato o prefeito Dr. José entregou uma rede e duas bolas para cada time.


PREMIAÇÃO

O time vencedor irá levar a premiação de 2 mil reais, mais troféu e medalhas; o segundo colocado 1 mil reais, mais troféu e medalhas e o terceiro colocado 500 reais, mais troféu e medalhas.


OBJETIVOS

A competição tem como objetivo incentivar a prática do esporte, promover a confraternização das comunidades rurais e proporcionar boas relações entre os participantes.

O Campeonato Rural de Futebol proporciona lazer e ao mesmo tempo promove a integração e socialização entre as equipes, com objetivo de estimular a prática desportiva entre os moradores das comunidades rurais do município e dar a oportunidade aos mesmos de mostrarem seu futebol.

Além da prática esportiva o futebol é paixão, amizade e interação.

Participe. Vá torcer pelo seu time e faça com que nosso esporte se torne cada vez mais forte!


CONFIRA OS PRÓXIMOS JOGOS

- Os jogos acontecem sempre aos sábados e domingos, às 16 horas.


RODADA 1

Sábado 31/08

Pitarana - 16 horas

Pitarana x Capitania 

Canabrava x Gergelim

Domingo 01/09 

Poções

Poções x Barra 

Conceição x Rocinha


RODADA 2

Sábado 07/09 

Poções

Rocinha x Canabrava

Gergelim x Conceição

Domingo 08/09 

Barra do Poldrinho

Barra x Pitarana 

Capitânia x Poções


RODADA 3

Sábado 14/09 

Conceição

Conceição x Capitania 

Poções x Rocinha

Domingo 15/09 - 16 horas

Pitarana x Gergelim 

Canabrava x Barra


RODADA 4

Sábado 21/09 

Gergelim

Gergelim x Barra 

Pitarana x Rocinha

Domingo 22/09 

Capitania

Capitania x Canabrava

Poções x Conceição


RODADA 5

Sábado 28/09 

Canabrava

Canabrava x Poções

Capitania x Barra

Domingo 29/09 - 16 horas

Conceição

Conceição x Pitarana

Gergelim x Rocinha


RODADA 6

Sábado 05/10 

Barra do Poldrinho

Barra x Rocinha

Conceição x Canabrava

Domingo 06/10 

Pitarana

Pitarana x Poções

Gergelim x Capitânia


RODADA 7

Sábado 12/10 

Poções

Rocinha x Capitania

Pitarana x Canabrava

Domingo 13/10 

Poções

Poções x Gergelim 

Barra x Conceição

Semifinais 20 e 27/10

Final

Jogo 1 03/11

Jogo 2 10/11

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Montalvânia

  28 Agosto de 2019

CAMPANHA DE VACINAÇÃO


  VAI COMEÇAR A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA PARA CÃES E GATOS. FIQUE LIGADO NOS DIAS E LOCAIS E VACINE O SEU PET.

Você já ouviu falar que agosto é o “mês do cachorro louco”? Provavelmente sim, mas você sabe o que significa essa expressão? Existem diversas teorias, mas segundo alguns médicos veterinários, no mês de agosto a concentração de cadelas no cio aumenta e quando as cadelas estão no período fértil, os cachorros disputam a mesma fêmea e muitas vezes essa conquista pode acabar em briga, fazendo com que, a raiva se espalhe mais facilmente entre os cães. Por isso a importância da vacina contra a raiva para seu pet.



A raiva é uma doença causada por um vírus e uma das formas de transmissão é pela saliva, quando um animal contaminado morde e fere o outro, pode transmitir o vírus, contribuindo para que a doença se prolifere rapidamente. Animais infectados apresentam sinais neurológicos, babam muito e ficam com aparência de “loucos”, daí a expressão “cachorro louco”.

Cães e gatos, a partir dos 3 / 4 meses de idade devem ser vacinados em dose única e a partir daí, deve ser repetida anualmente.


A RAIVA

A raiva é uma doença causada por um vírus que afeta a maioria dos mamíferos, é um mal que apesar de estar controlado, ainda preocupa muito, pois a doença é considerada incurável e a taxa de mortalidade é de quase 100%.

Os sinais clínicos mais comuns da raiva são: grande mudança no comportamento, aumento da agressividade atacando animais e pessoas, salivação intensa e o animal deixa de se alimentar e beber água. No estágio final da doença ocorrem convulsões e paralisias.


A IMPORTÂNCIA DA VACINA CONTRA A RAIVA

A transmissão da raiva acontece de um animal contaminado para outros principalmente, através de mordida, arranhões ou contato de secreções ou excrementos.

A VACINA ANTIRRÁBICA É AINDA, A ÚNICA FORMA DE PREVENÇÃO CONTRA A DOENÇA

A importância da vacina contra a raiva se dá pelo fácil risco de contágio, principalmente para animais que vivem em áreas com muitos animais silvestres ou aqueles que viajam muito para áreas de risco como sítios e fazendas, ou qualquer outra situação que possa deixar o animal vulnerável.

Além disso, a raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos. A raiva humana também é bastante agressiva e em quase 100% dos casos ela pode ser fatal. Manter o pet vacinado é uma questão de segurança para ele e para todos que convivem com ele.


CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Fique atento às datas e locais das campanhas para vacinação antirrábica de seus cães e gatos (também existe a raiva felina, que é muito semelhante a da canina). As campanhas de vacinação contra a raiva que acontecem anualmente em todo Brasil têm sido fundamentais para o controle da doença há mais de 30 anos.

Entendeu a importância da vacina contra a raiva? Não se esqueça de levar seu amiguinho para a vacinação, não só da raiva como também de outras doenças e o mantenha sempre feliz e saudável.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Manga

  24 Agosto de 2019

MAIS VELHO MILITAR DE MINAS GERAIS


  MAIS VELHO MILITAR DE MINAS GERAIS MORA EM MANGA E COMPLETA HOJE (24), VÉSPERA DO DIA DO SOLDADO, 111 ANOS DE IDADE.



A família Martins Pires, a Polícia Militar de MG e a cidade de Manga estão em festa: o sargento reformado da PM, Olímpio Martins Pires, completa hoje 111 anos de vida.

Sargento Olímpio é reconhecido pela PM/MG como o mais velho militar do Estado.

O velho sargento possui incrível vitalidade, memória invejável, esmerada educação e simpatia, gentileza e carisma extraordinários.

Possui o Número de Polícia 3.197, mas não há registros da data de sua entrada na PM e ele, por mais que tentasse, não conseguia lembrar. Mas isso não importa, o que importa é seu trabalho realizado e o grande amor à profissão que sempre teve. Serviu em cidades como Belo Horizonte, Araçuaí, Diamantina, São Francisco, São Sebastião de Poções – importante centro comercial da época, hoje distrito de Montalvânia, e Manga, onde vive até hoje.

Este ano as comemorações não terão a mesma pompa e alegria dos anos anteriores, pois, sua querida e fiel companheira de 81 anos, a esposa Dona Joaninha, faleceu há pouco mais de um ano.

A perda da esposa causou uma imensa tristeza ao velho militar, que viveu com ela uma linda história de amor. Viveram apaixonados como recém casado, sem nunca terem tido uma única discussão, garante ele.

A família preocupou-se ainda mais com sua saúde, e agora também com a emocional. Muitos achavam que o velho sargento não iria suportar a dor da perda da esposa e também iria partir, mas, apesar de ficar bastante abatido, permanece forte, lúcido, saudável e cheio de vida, no auge dos seus 110 anos.

Sem problemas de saúde que o impeçam de levar uma vida normal, ainda toma uma dose diária de uma boa cachaça, que ele chama de “pileque”. Perguntado sobre o segredo de sua longevidade ele diz, calma e mansamente, que nunca foi de fazer extravagância e que ninguém deve cometer exageros em nada que fizer.

A história deste grande homem continua sendo escrita. Um ícone da cultura e da história manguense e da Polícia Militar de MG. Um mito, uma lenda vida.

Parabéns e muita saúde, paz e alegrias ao querido sargento Olímpio!

Viva o sargento Olímpio!


CONHEÇA A HISTÓRIA DO SARGENTO OLÍMPIO

O mais velho militar de Minas Gerais, exemplo de vida e de amor à família e a profissão

Olímpio Martins Pires nasceu em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, no dia 24 de agosto de 1908, filho do dono de engenho de cana-de-açúcar e casa de farinha, Armindo Martins dos Santos, e da dona de casa Rosenda Soares dos Santos.

Passou sua infância em Araçuaí, ajudando o pai a fazer rapadura e a melhor farinha da região. Teve mais oito irmãos. Ainda rapazinho entrou para a Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, por influência do tio José Martins Pinto, então sargento da PM.

Como soldado da PM, participou das Revoluções de 1930, de 1932 e de outros movimentos armados, onde viu muitos colegas morrerem e, conta com muita tristeza, teve que enterrar os seus corpos.

Em 1953, já como Cabo foi homenageado pelo Governo de Minas através do Decreto de Nº 4.123 reconhecendo seus serviços prestados nestas revoluções e o promovendo a 3º Sargento.


O PROFISSIONAL

Chegou à Manga dia 5 de outubro de 1940, ainda soldado, quando o efetivo da PM era de oito homens e possui apenas uma viatura.

Apesar de transmitir respeito e até medo, sempre foi muito bondoso e conselheiro com todos. Mesmo sendo temido, sempre foi respeitado e querido pela população. Não era muito de bater em quem perturbava a ordem, mas se precisasse batia sim.

Conversava e aconselhava os infratores antes de levá-los à prisão e, só prendia alguém em último caso. Os infratores eram, na grande maioria das vezes, arruaceiros em consequência de bebedeiras, já que, naquela época quase não existiam outros tipos de crimes como roubos, furtos e homicídios por aqui.

- Conversava muito com eles para que deixassem de fazer coisas erradas. Mas se não tivesse jeito prendia mesmo e se precisasse, também batia, era minha função! Mas éramos todos amigos uns dos outros, uma grande família, onde todos se conheciam e se respeitavam, lembra com saudade o Velho Sargento!

Tinha a função, além de soldado, também de delegado, promotor e juiz de Direito já que na época, esses profissionais não existiam por aqui.

A precariedade era tão grande que os malfeitores eram presos em sua própria casa, em um quartinho dos fundos chamado de Casa da Tenda, onde funcionava também uma marcenaria, que era seu hobby.

Certa vez, levou uma facada de um prisioneiro, próximo ao umbigo, que quase tirou o velho sargento de cena. Mas foi apenas um susto.

Diz com certa inocência, que não vê diferença da Polícia Militar daquela época para a dos dias de hoje.

- É a mesma coisa. Não mudou nada, divaga o Velho Sargento. Aposentou-se há mais de 40 anos. Sempre foi e ainda é um apaixonado pela profissão e pela PM. Conta com exatidão que trabalhou durante 33 anos, 1 mês e 18 dias sem nunca ter tirado férias. Por quê? Porque não havia outro profissional que o substituísse e ele não podia deixar a cidade sem ordem e sem Lei.


GRANDES AMIGOS

Conviveu de perto e foi amigo de figuras lendárias como Anfrísio Lima, Antônio Montalvão e os coronéis Bembém, João Pereira e Virgílio Bandeira.

Lembrou com muita saudade e carinho de amigos como Anfrísio Lima, Ismael Abreu, os colegas de profissão Pascoalino Pereira, Agostinho dos Santos, Manoel Xavier e Sebastião Gonçalves.

Vez por outra parava no tempo e com o olhar vaga dava gostosas risadas... Quando perguntado do que ele havia lembrado, a memória já falhava e ele se perdia nas palavras.


A PESSOA

Sem problemas de saúde que o impeçam de levar uma vida normal, apesar da idade avançada, ainda toma uma pinguinha todos os dias e não dispensa uma boa feijoada, buchada e mocotó. Perguntado sobre o segredo de sua longevidade ele diz, calma e mansamente, que nunca foi de fazer extravagâncias, nunca fumou e nem se embriagou. Quando perguntei sobre as comidas pesadas, ele diz, sorridente:

- Comia e como até hoje! Mas sempre fiz e ainda faço tudo com moderação. Essas comidas são apenas de vez em quando e uma pequena porção para matar a vontade, nada de exageros, diz com seu incrível bom humor.


A FAMÍLIA

Aos 29 anos casou-se, em Rio Pardo de Minas, com Joana dos Santos, de 14 anos.

Esperou por 10 anos para que a então menina Joana criasse mais corpo para poder engravidar e ter seu primeiro filho já na cidade de Manga.

Tiveram nove filhos: Armindo, Neide, Elza, Maria da Ascenção, João Batista, José Olímpio, Cleonice, Raimundo e Geraldo. João Batista e Geraldo já são falecidos e José Olímpio e Raimundo são também sargentos da PM. O casal possui ainda 22 netos e cerca de 30 bisnetos.

Sargento Olímpio viveu uma linda história de amor com a esposa dona Joana, a Janinha, como ele a tratava carinhosamente. Sempre viveram em harmonia, nunca tiveram uma única desavença em 78 anos de casados. Tratavam-se com amor, amizade e respeito como se fossem recém-casados. Tem imenso carinho pela esposa, filhos, netos, bisnetos e amigos.

Dona Joaninha faleceu de morte natural no início de julho deste ano, deixando o velho sargento imerso numa profunda tristeza.


O MITO

Há uma controvérsia quanto ao ano do seu nascimento, pois em seus documentos consta que ele nasceu em 1910, mas, de acordo com a família, ele sempre disse que, como eram muitos irmãos e a mãe foi registrá-los todos de uma vez, ele foi registrado com a data de nascimento de um irmão dois anos mais novo. Para todos os efeitos, diz a filha Ascenção, ele nasceu em 1908.

Um homem que fez história, esposo e pai dedicado e amoroso, que amou e ama a família e a profissão. Em tempos difíceis, de muita dificuldade, desempenhou em Manga e em todas as cidades por onde passou, um trabalho exemplar.

A história deste grande homem continua sendo escrita. Um ícone da cultura e da história manguense e da Polícia Militar de MG. Um mito, uma lenda vida.

Viva o sargento Olímpio!

Fonte: Fernando Abreu / Jornalista


Compartilhe nas Redes Sociais

Parceiros1

Parceiros2
Microrcim Microrcim L&C Glass Design L&C Glass Design