SITE OFICIAL DA CIDADE DE MONTALVÂNIA
WWW.MONTALVANIA.COM.BR

Publicidade: (77) 9 9949-4184
Parceiros1

ÚLTIMASNOTÍCIAS

    Saúde

  28 Junho de 2018

HOSPITAL CRISTO REI


  Mais uma conquista da Fundação de Saúde de Montalvânia.


Na manhã de quarta-feira dia 27/06/2018 foi assinado o documento de contrato do Hospital Cristo Rei com o Estado de Minas Gerais conforme manda a Lei federal 13.650 publicada em 11/04/2018 onde estabelece como improbidade administrativa a transferência de recurso a entidade privada, em razão da prestação de serviços na área da saúde sem prévia celebração de contrato, convênio ou instrumento congênere. 


Esse contrato foi assinado pelo presidente Sr. João Fernandes de Almeida, Secretário Municipal de Saúde Sr. José Afonso Filogônio Ferreira e o Médico Dr. Tarcísio Lopes Lessa, responsável Técnico pela instituição. 


Essa contratualização só pode ser realizada devido ao fato da Fundação de Saúde de Montalvânia ter todos os seus impostos em dia, com isso todas as certidões negativas para efetuar tal contrato. Parabenizamos a Diretoria Administrativa pela organização e competência.  Fonte: hospitalcristorei 


Compartilhe nas Redes Sociais

    Polícia

  25 Junho de 2018

30° BPM/MONTALVANIA EM AÇÃO


  Na manhã desta data (25/06/18) foi realizado no 30° BPM em Januária, solenidade em comemoração aos 243 anos da PMMG.

 Ocasião em que foram homenageados os destaques do Batalhão no primeiro trimestre de 2018.

O Destaque na Modalidade Comandante de Pelotão foi o Ten Souza, Comandante do Pelotão PM de Montalvania. Que também teve como Destaques Operacionais a equipe composta pelo Sgt Júnior, Sd Chagas e Sd Andrei.

Como forma de materializar o reconhecimento pelo ótimo trabalho realizado na cidade de Montalvania, os militares receberam um Certificado outorgado pelo Comandante do 30° BPM, Ten Cel Paulo Sérgio de Souza e uma medalha com o símbolo do Batalhão.

A homenagem é fruto do profissionalismo e dedicação com que os componentes do Pelotão PM de Montalvania tem desempenhado sua função, que mesmo diante das adversidades tem procurado servir bem a toda sociedade Cochanina.

Na oportunidade o Sgt Paulo, também foi homenageado com a Medalha de Mérito Militar.

Compartilhe nas Redes Sociais

    Polícia

  24 Junho de 2018

30° BPM/MONTALVANIA EM AÇÃO


  Em data de 24/06/18, por volta das 13:27, acionados a Guarnição PM compareceu ao endereço na rua Bach no bairro Guarabira, onde a vítima C. E. C. A., 35 anos, nos relatou que havia sido ameaçado por V. A. de S., 41 anos.


A vítima disse que estava na casa de sua sogra juntamente com sua esposa L. G. de S., 21 anos, que em dado momento o autor passou a mão nas nádegas de sua esposa, havendo com isto um desentendimento, que após discutir com a vítima o autor foi até sua residência e retornou com uma arma de fogo, fazendo ameaças a vítima.

A Guarnição deslocou até o local e localizou na residência do autor uma espingarda calibre.32, também vários cartuchos deflagrados, espoletas, chumbo e pólvora. A arma foi apreendida e o autor preso, encaminhando para a Depol de Januária.

Ainda na data de 24/06/18 por volta das 18:20, acionados a Guarnição PM compareceu no Povoado Crioulo, Zona rural Montalvânia, onde a vítima M. M. B., 32 anos, havia sido agredida pelo seu companheiro O. S. dos S., 33 anos. A Guarnição deslocou até o local e encontrou o autor em sua residência, este foi abordado e algemado, quando o autor mostrou o local onde havia escondido a arma de fogo, uma espingarda polveira cal. 32. A arma foi apreendida, autor preso e encaminhado para a Depol em Januária.

Equipe:

Sgt Júnior

Sgt Edinei

Cb Jair

Sd Marcos


Compartilhe nas Redes Sociais

    Juvenília

  21 Junho de 2018

LUTO


  Morre a educadora Márcia de Souza Almeida.


A educadora Márcia de Sousa Almeida foi a fundadora das Escolas Caio Martins, junto com seu esposo, o Coronel Manoel José de Almeida. Deixou um grande legado. Foi um exemplo de mulher, mãe e esposa, educadora de milhares de crianças e que, longe de ser apenas uma observadora, foi autora do magnífico mister de disseminar bons frutos ao longo de sua existência.


Dona Márcia morreu na noite desta terça-feira (20) em Belo Horizonte, aos 100 anos de idade. O velório será realizado no Parque da Colina a partir das 10 horas e o sepultamento às 17 horas desta quinta-feira (20).


Em 1917 o Brasil tinha o privilégio de fazer brotar da sua terra fértil, em um pequeno município no sul de Minas Gerais, uma mulher que marcaria para sempre a história milhares de jovens no estado, os chamados de “caiomartinianos”. Márcia de Souza Almeida, que comemorou 100 anos de vida em 2017 é a representação da mulher brasileira à frente de seu tempo, que com coragem e ternura transformou a vida de mais de 80 mil pessoas e suas famílias.


A história de Dona Márcia com a educação começou muito cedo. Em 1938, aos 21 anos de idade, após se formar como Normalista, criou a sua primeira escola. Em 1941 uma união marcaria para sempre a vida de crianças no interior de Minas Gerais: o casamento com o jovem tenente da Polícia Militar Manoel José de Almeida. Juntos o casal dá início as Escolas Caio Martins com a abertura da sua primeira unidade em Esmeraldas (MG), hoje Fundação Educacional Caio Martins que também está nos municípios mineiros de Januária, Juvenília, Buritizeiro, São Francisco e Riachinho.


Nos anos 60, Manoel de Almeida é eleito Deputado Federal e a família muda-se para Brasília (DF). Dona Márcia passa a lecionar na cadeira de música na Escola Elefante Branco e em 1962 começa a trabalhar no gabinete do Ministério da Educação. Em 1976 forma-se em pedagogia e, durante esse período em Brasília, as Escolas Caio Martins se transformam em Fundação Caio Martins – FUCAM, através da Lei nº 6514 de 1974.


Em 1990 Dona Márcia assume o posto de presidente da FUCAM e a partir de então começa a ganhar reconhecimento mundial, através de medalhas e prêmios pelo seu feito na educação. Em 1996 recebe a Medalha da Inconfidência em Ouro Preto (MG). Em 1998 recebe a Medalha e Comenda do Mérito Judiciário do Trabalho das mãos de um ex-aluno da Caio Martins que se tornou MInistro do Superior Tribunal do Trabalho. Em 2003 foi considerada a Mulher do Ano na Educação pelo Ministério da Educação e em 2004 recebe homenagem na Embaixada do Brasil em Roma, através das mãos do Embaixador Itamar Franco.


Mesmo com os enormes desafios e dificuldades, Dona Márcia se manteve forte e companheira, desbravando o interior de Minas Gerais ao lado do companheiro Manoel de Almeida. Uma mulher que foi mãe não só de seis crianças biológicas, mas que tratou como filho cada uma das crianças das Escolas Caio Martins, doando-se com afeto, atenção e respeito àqueles pequenos cidadãos que seriam os alicerces futuros do país.


Não há dúvidas que Márcia de Souza Almeida, que registrou todas as memórias da Caio Martins em seu livro “Semeando e Colhendo”, fez uma trajetória de dedicação, solidariedade e amor na e pela educação. E é certo que jamais um caiomartiniano se esquecerá das suas aulas de música ao pé da árvore nas tardes ensolaradas de Minas Gerais e de seu olhar eternamente amoroso.


Uma história de vida onde a educação sempre ocupou a sala de estar da casa. Entre filhos e netos, a então funcionária do Ministério da Educação – MEC e pedagoga Márcia de Almeida Souza, enredou sua família em um ambiente onde a educação foi vista como instrumento transformador. Graças a isso os netos como Maria Paula Taunay puderam entender, desde pequenos, a importância do conhecimento e da ternura. “Tive a felicidade de nascer e ser acolhida na casa da minha avó com poucos dias de nascida. A casa era muito alegre e os filhos animados. Minha vó sempre gostou muito de música e sempre foi muito eficiente com as coisas da casa e a educação era assunto corriqueiro e tinha uma áurea de sagrada, de transformadora, de renovadora”, relembra Maria Paula sobre os momentos em que viveu na casa da avó Dona Márcia e do avô Coronel Almeida.


Mulher de fibra, mãe, avó e educadora, Dona Márcia sempre esteve ao lado do Coronel Almeida, seja nos Centros Educacionais da FUCAM, seja durante o período em que Coronel se dedicou a política do país, somando 6 mandados como Deputado Estadual e Deputado Federal. Não importava as longas viagens de carro pelo país, lá estava ela com os filhos e netos ajudando Manoel de Almeida na redação e correção dos seus discursos políticos. Ao mesmo em que exercia com maestria seu papel de mãe e avó com amor e carinho, levando à tira colo as frutas e biscoitos que faziam a alegria das crianças durante os longos períodos pelas estradas Brasil à fora.


Juvenília e seu povo sofrem e choram a perda desta incrível mulher. Fonte: folhadovale.net


Compartilhe nas Redes Sociais

    Montalvânia

  21 Junho de 2018

SUPERVISORA DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ PASSA POR CAPACITAÇÃO PARA APERFEIÇOAR E AMPLIAR A ABRANGÊNCIA


  ...
O programa Criança Feliz, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social Agrário em parceria com as Prefeituras, está buscando a adesão de maior quantidade de municípios do Norte de Minas, pois, dos 86 que formam a região, 69 já se habilitaram. O prazo final para adesão é 30 de junho. O Governo Federal repassa R$75,00 por pessoa atendida por mês, para reforçar as visitas nas casas das famílias de vulnerabilidade social. O temor de que esse repasse seja insuficiente e jogue a carga para os cofres municipais é que preocupa muitos prefeitos.


Com o objetivo de ampliar e aperfeiçoar o programa, os supervisores estão passando por capacitações e participando de encontros. A supervisora do programa no município, assistente social Renata Lima Abreu, esteve por cinco (5) dias em Belo Horizonte para capacitar sobre Guia de Visitas Domiciliares, e no início desta semana a supervisora, juntamente com a secretária municipal de Assistência Social, Maria de Jesus Rocha e a coordenadora do CRAS, Maria do Socorro Barros Viana, órgãos aos quais o programa é vinculado, estiveram em Montes Claros para participar de um Encontro Técnico do Programa.


Renata Abreu diz que 72 crianças e 20 gestantes são atendidas pelo programa no município desde março deste ano, com os R$75,00 que são repassados. Ela assegura que os resultados do programa são muito bons, pois existe uma grande aceitação das famílias carentes, e que sua meta é chegar a 100 atendidos.


O Encontro Técnico do Programa Criança Feliz visou sanar dúvidas existentes e também expor as experiências e os obstáculos do programa, a fim de torná-lo melhor.
Para o consultor técnico do MDS, Paulo Aquino, "a proposta de interação das crianças com os adultos são baseadas em coisas simples do cotidiano, como ler uma história para elas, cantar, dar carinho, e outras".

A programação do encontro incluiu uma oficina na Coordenadoria do Idoso, sobre o prontuário eletrônico do projeto. O prazo de adesão ao Programa Criança Feliz se encerra no dia 30 de junho.


O objetivo fundamental do Programa Criança Feliz é a autonomia e a ruptura da transmissão da pobreza entre as gerações.A iniciativa é voltada para gestantes e crianças do Bolsa Família, de até 3 anos, e do BPC, até os 6 anos.


Atualmente, o programa promove visitas domiciliares em 2.071 municípios do país. São 287.516 pessoas, entre crianças e gestantes, acompanhadas semanalmente.


O Criança Feliz ampliou a rede de atenção e cuidado integral com a primeira infância. O programa vem mostrando que pequenos cuidados ajudam a reduzir desigualdades sociais e geram muito mais oportunidades no futuro. Semanalmente, visitadores levam às famílias orientações sobre a melhor maneira de se estimular o desenvolvimento das crianças.


A partir de ações intersetoriais, os beneficiários do Criança Feliz contam com atendimentos nas áreas da saúde, assistência social, cultura, educação e de garantia de direitos. ASCOM

Compartilhe nas Redes Sociais

    Saúde

  19 Junho de 2018

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INTENSIFICA COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI COM CARROS FUMACÊ


  Devido a vários casos de dengue que surgiram na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Vigilância Ambiental, vem intensificando o combate ao mosquito Aedes aegypti.


Três carros Fumacê estão passando nas ruas de toda a cidade, das 5 da tarde às 9 da noite, borrifando inseticida para matar o mosquito na fase adulta.


Pedimos a população que abra as portas e janelas de suas casas para que o inseticida possa entrar e fazer efeito.


Lembrando que o inseticida não prejudica a sua saúde, ele age apenas contra o mosquito.


Todos os bairros da sede estão sendo atendidos. Somente no primeiro dia (18), 232 quarteirões, com quase 5 mil imóveis, foram bloqueados com inseticida para matar o mosquito na fase adulta.


Não se esqueça de que a melhor forma de evitar a dengue é acabar com os criadouros do mosquito, portanto, não deixe água parada. 


Colabore, vamos deixar nossa cidade longe da dengue. ASCOM



Compartilhe nas Redes Sociais

    Festa

  19 Junho de 2018

CONVITE


  A tradicional festa junina de São Sebastião de Poções será neste sábado (23).


A Prefeitura de Montalvânia promove a tradicional festa junina do distrito de São Sebastião de Poções, com apresentação de quadrilhas, barraquinhas com comidas e bebidas típicas, muito forró com a Banda Estilo Uai e bastante animação.

A festa será realizada na Rua Brasília, conhecida como Rua do Meio.

Você é nosso convidado.

Venha se divertir na tradicional festa junina de São Sebastião de Poções.




Compartilhe nas Redes Sociais

    Saúde

  19 Junho de 2018

JUIZ DA COMARCA SE REÚNE COM GESTORES DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL


  ...


O juiz de Direito que responde pela Comarca de Montalvânia, João Carneiro Duarte Neto, reuniu-se com os secretários de Saúde e de Assistência Social dos municípios de Montalvânia e Juvenília, na tentativa de encontrar soluções eficazes para realização de perícias médicas e estudos sociais no âmbito dos processos previdenciários em trâmite na Comarca.


Segundo o magistrado, dezenas de processos encontram-se paralisados em decorrência da dificuldade de nomeação, principalmente de profissionais médicos, para realização de perícias. Tais perícias são fundamentais para destravar as aposentadorias por invalidez e auxílios doença.


O magistrado declara que todos os esforços estão sendo envidados por parte do Judiciário para agilização dos processos em geral, priorizando-se entre eles os previdenciários que, em quase sua totalidade, são direitos consagrados de pessoas idosas ou pessoas com necessidades especiais, que não dispõem de recursos para arcar com honorários médicos, e que infelizmente esbarram na peça principal que é a perícia médica.


- Ademais, são processos que, uma vez julgados, tendem a trazer recursos imediatos ao município, beneficiando não só o requerente, mas toda a sociedade, já que injeta grandes somas no comércio local, ressalta.


Diante da situação fática colocada, sensibilizados com a necessidade de uma intervenção dos setores competentes, os gestores municipais de Saúde e Assistência Social se comprometeram em buscar providências urgentes junto aos profissionais dos setores públicos competentes a fim de desenvolver as ações pertinentes que o caso requer. ASCOM


Compartilhe nas Redes Sociais

    Saúde

  18 Junho de 2018

NOVAS AMBULÂNCIAS


  Chegam à cidade as ambulâncias compradas pela prefeitura com dinheiro devolvido pela Câmara de Vereadores.


Numa atitude inédita no município, o presidente da Câmara de Vereadores de Montalvânia, Valdivino Doriedson Soares – Dim Boião (PTB), poupou cerca de 200 mil reais dos recursos repassados à Casa pelo Executivo durante o ano de 2017 e fez acordo com o prefeito, Dr. José Florisval de Ornelas, para que este valor fosse investido na compra de três (03) ambulâncias para atender a zona rural.


As novas ambulâncias acabaram de chegar à cidade e serão destinadas aos distritos de São Sebastião de Poções, Capitânia e a comunidade de Canabrava, proporcionando mais conforto, agilidade e segurança para seus usuários. ASCOM


Compartilhe nas Redes Sociais

    Saúde

  15 Junho de 2018

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE


  Prorrogada pela segunda vez, até 22 de junho, vacinação contra gripe.

Crianças e grupo de 50 a 59 anos devem ser atendidos.


Com baixa procura pela vacina contra a gripe, o Ministério da Saúde confirmou que prorrogará, pela 2ª vez neste ano, a campanha de vacinação contra a doença. Iniciada em 23 de abril, a campanha estava inicialmente prevista para terminar em 1º de junho. 


DIA 22

Em seguida, com a dificuldade de acesso aos postos de saúde devido à greve dos caminhoneiros, esta data final foi adiada para 15 de junho. Agora, a campanha será prorrogada até dia 22. 


CRIANÇAS

Após este período, as doses restantes passarão a ser oferecidas também para crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos, grupo que não estava previsto inicialmente na campanha, mas também considerado como um dos mais vulneráveis a complicações pela gripe. A oferta dependerá da disponibilidade de vacina em cada município.


Compartilhe nas Redes Sociais

Parceiros1

Parceiros2
Star Chiq Microrcim