MONTALVÂNIA - MG
WWW.MONTALVANIA.COM.BR

Contato: (77) 9 9949-4184  
Parceiros2

O que acontece na cidade você vê aqui!

PRINCÍPAISNOTÍCIAS

    Meio Ambiente

  15 Março de 2021

TÁ QUENTE? PLANTE ÁRVORES


  Em visita ao distrito de Pitarana ganhei de presente do biólogo e ambientalista Marconi Edson Barbosa várias mudas de árvores frutíferas: caju, acerola, pinha e pitomba, que vou plantar em meu quintal.


Marconi desenvolve o projeto "Tá quente? Plante árvores" em que distribui mudas de árvores frutíferas nativas da região, cultivadas em um horto florestal próprio, no quintal da sua.

Muito obrigado e parabéns a Marconi por sua preocupação com o meio ambiente e sua incansável luta em promover um mundo sustentável e melhor de se viver!

Fonte: Fernando Abreu / Jornalista


Compartilhe nas Redes Sociais

    Polícia

  15 Março de 2021

MONTALVÂNIA – PRISÃO DE AUTOR DE TRÁFICO DE DROGAS


  Neste domingo (14/03), foi realizada Operação de Batida Policial, com foco preventivo e objetivando combater os crimes violentos na cidade de Montalvânia.


Durante patrulhamento pelo bairro Guarabira, a guarnição PM logrou êxito na prisão de um autor de tráfico de drogas, que estava com significativa quantidade de crack. O autor, e a droga apreendida foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil em Januária.

PRODUTIVIDADE:

05 Veículos fiscalizados;

12 Indivíduos Abordados;

03 Estabelecimentos fiscalizados;

01 indivíduo preso;

48 Pedras de crack apreendidas.


Compartilhe nas Redes Sociais

    CORONA VÍRUS

  12 Março de 2021

VACINÔMETRO


  Montalvânia.


A Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, informa que, a partir de hoje (12), irá divulgar todas as sextas-feiras o “Vacinômetro”, informando a quantidade de doses recebidas e realizadas e as quantidades de pessoas vacinadas contra a Covid-19, por faixa etária, no município, na sede e na zona rural.

Prefeitura de Montalvânia / Secretaria Municipal de Saúde / Vigilância em Saúde


Compartilhe nas Redes Sociais

    Polícia

  03 Março de 2021

MONTALVÂNIA – POLÍCIA MILITAR E POLÍCIA CIVIL EFETUAM A PRISÃO DE AUTOR DE ESTUPRO


  Nessa quarta-feira (03/03) a Polícia Militar e Polícia Civil realizaram uma operação na cidade de Montalvânia e efetuaram a prisão de um autor, foragido da justiça pelo crime de estupro, ocorrido na cidade de Betim.

PRODUTIVIDADE:

01 autor preso (mandado de prisão em aberto).



Compartilhe nas Redes Sociais

    Cultura

  02 Março de 2021

CENTRO DE ARTESANATO DÁ INÍCIO AS SUAS ATIVIDADES COM ALUNOS


  - São apenas cinco alunos por turma e seguindo todas as recomendações de proteção e segurança contra a Covid-19.


O Centro de Artesanato Sebastião Custódio Silva, que agora leva também o nome fantasia de “A Casa das Marias”, iniciou suas atividades com alunos nessa segunda-feira (1º), às 13h30. Todas as recomendações de proteção e segurança contra a Covid-19 estão sendo tomadas como uso de termômetro para medir a temperatura corporal de funcionários e alunos, distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos.


Os alunos foram recebidos pela equipe, ouviram as boas-vindas da secretária, Jizélia Lima e da coordenadora Laura Ramiro, e conduzidos as suas respectivas oficinas.


As oficinas irão funcionar com número reduzido de cinco alunos por turma e, de acordo com a coordenadora da instituição, Laura Ramiro, as atividades podem ser paralisadas a qualquer momento, conforme a evolução da doença na cidade.


- Estamos todos preocupados com a Covid-19, claro, mas também precisamos oferecer algo para que as pessoas possam ocupar suas mentes nesse momento tão difícil que estamos vivendo. Com o isolamento social diversos problemas de saúde surgiram, principalmente envolvendo a saúde mental e emocional, e o que queremos é oferecer atividades para que as pessoas ocupem suas mentes e passem a ter uma vida mais saudável. Mas, podemos paralisar a qualquer momento, caso o quadro da doença evolua na cidade, declara a coordenadora.


O Centro de Artesanato Sebastião Custódio Silva é uma escola municipal vinculada a Secretaria Municipal de Assistência Social que ensina trabalhos manuais e tem como objetivo, além da aproximação com a arte, a inserção de seus alunos no mercado de trabalho.


A secretária municipal de Assistência Social, Jizélia Lima, diz que devemos sim seguir as medidas de segurança contra a Covid-19, mas que ficar isolado em casa, sem ocupar a mente, é pior, e que, com a volta das atividades a intenção é, aos poucos, tentar voltar a normalidade. 


As oficinas oferecidas são: corte e costura; tear; marcenaria; pintura em tela, tecido e peças; reciclagem, bordados e crochê. Todas têm a duração de um ano, com certificação ao final.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Saúde

  28 Fevereiro de 2021

JUSTIÇA DETERMINA INTERVENÇÃO NA FUNDAÇÃO DE SAÚDE EM MONTALVÂNIA


  ...

A juíza Laura Helena Xavier Ferreira Scarpa Bosso, da comarca de Montalvânia, determinou a intervenção por seis meses na Fundação Hospitalar de Montalvânia, mantenedora do Hospital Cristo Rei, com o afastamento dos diretores administrativos, diante das denúncias formuladas pelo Ministério Público (MP) de irregularidades com os recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde. O rombo é estimado em R$ 700 mil. No seu despacho, a juíza cita que a Fundação Hospitalar ficou 10 anos sem prestar contas ao Ministério Público, que é curador das fundações. Depois fez a prestação de contas de 2007 a 2017, quando o Centro de Apoio Operacional ao Terceiro Setor do Ministério Público constatou várias irregularidades.


Uma auditoria do Ministério da Saúde apontou um prejuízo de R$ 756.568,49, referentes a procedimentos hospitalares que não foram realizados, mas foram relatados na prestação de contas. Ainda no seu despacho a juíza informa que a auditoria observou o contraditório, garantindo o direito de ampla defesa. A magistrada observa que há ainda, além do inquérito civil, outros dois inquéritos civis que tramitam na Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Microrregião Sanitária Norte, que apuram irregularidades como a incongruência entre a quantidade de recursos obtidos pelo hospital e os serviços disponibilizados. Ela afirma que ainda existe um inquérito policial, para fins de apuração do crime.


Por isso, ela concede a liminar para determinar a intervenção, o afastamento dos diretores administrativa pelo prazo de seis meses, podendo ser prorrogada por igual período. Ela pediu a nomeação da Comissão Interventora, com poderes para manter a continuidade dos serviços e que tenha a participação de pessoa da Prefeitura, de preferência que seja a secretária municipal de saúde; um representante da Câmara Municipal e outro da Gerencia Regional de Saúde, sediada em Januária. O MP mostrou que a Fundação Hospitalar de Montalvânia tem como fonte de recursos os repasses do SUS dos municípios de Montalvânia e Juvenília.

Fonte: gazetanm.com.br


Compartilhe nas Redes Sociais

    CORONA VÍRUS

  18 Fevereiro de 2021

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO CORONAVÍRUS


  Atualização: Dia 18 de fevereiro 2021 - 12 horas. Prefeitura de Montalvânia / Secretaria Municipal de Saúde / Vigilância em Saúde.



Compartilhe nas Redes Sociais

    CORONA VÍRUS

  18 Fevereiro de 2021

PREFEITURA PEDE ALINHAMENTO ENTRE O PODER PÚBLICO E O COMÉRCIO LOCAL NO COMBATE A COVID-19


  ...

- Prefeito se reuniu nessa quinta-feira (18), com representantes do Poder Público e da CDL para pedir alinhamento de todos no enfrentamento e combate a Covid-19 no município devido ao aumento de casos da doença nos últimos dias.


Desde o início do ano os casos de Covid-19 vêm diminuindo consideravelmente no município, quando os casos ativos caíram de 135 (Boletim do dia 04/01/2021), para 10 (Boletim do dia 15/02/2021). Mas, há três dias os casos passaram a aumentar diariamente, o que tem preocupado o prefeito e a equipe de Saúde.


Para discutir sobre o assunto e sugerir um alinhamento entre o Poder Público e o comércio local na prevenção e combate a Covid-19 no município, a Prefeitura, por meio do prefeito, Fredson França, o Fred do Rally, promoveu um encontro na manhã dessa quinta-feira (18), com a secretária municipal de Saúde, Wanessa Santos Pereira; a coordenadora de Combate e Enfrentamento a Covid-19, Laura Rúbia dos Reis Oliveira; o coordenador da Vigilância em Saúde, Eurico Prates de Sousa, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Rosalvo Magalhães Junior.


A reunião foi bastante produtiva e todos expuseram seus questionamentos. O prefeito ouviu todos e falou da sua preocupação com o aumento dos casos da doença no município, e pediu que todos se unissem para que esses índices diminuam ou até zerem, deixando a cidade livre do coronavírus.


O prefeito pediu o empenho e união de todos nessa luta e disse que a intenção da fiscalização não é de punir ou dar prejuízo para ninguém, mas de fazer com todos cumpram as determinações dos Decretos emitidos pela Prefeitura, com o único objetivo de manter a cidade livre do coronavírus.


- Somos um Governo democrático, que ouvimos as pessoas e não temos a intenção de multar e nem de prejudicar ninguém. Queremos uma cidade livre da doença e com mais liberdade para os comerciantes trabalharem, mas para isso precisamos do empenho de todos. Se as recomendações não forem cumpridas, infelizmente, serão tomadas medidas mais severas, como o fechamento do comércio, declara o prefeito.


O presidente da CDL, Rosalvo Magalhães Junior, concordou com o prefeito e disse que irá marcar uma reunião com os associados e pedir mais empenho de todos para que as medidas de proteção e segurança sejam cumpridas, principalmente a cobrança do uso de máscara, da higienização das mãos e evitar aglomerações.


CIRURGIAS SUSPENSAS E INTENSIFICAÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES 

O Governo de Minas Gerais decidiu, nessa semana, suspender as cirurgias eletivas para todos os municípios mineiros. A decisão foi tomada após aumento de 3,2% no número de casos e 4,1% nos óbitos pela Covid-19 em todo o estado na última semana. A suspensão, válida por 15 dias, é uma ação preventiva para evitar o esgotamento da rede pública de assistência. A medida será válida para as redes pública e privada, contratada e conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS).


A secretária Municipal de Saúde, Wanessa Santos Pereira, disse que, por mais que a vacinação já tenha chegado aos municípios, ela ainda está sendo em pequena escala e que, como tudo é muito novo e desconhecido, ninguém ainda sabe por quanto tempo a pessoa fica imune e que ninguém deve deixar de descumprir as medidas de proteção e segurança.


RESPEITO E CUMPRIMENTO DAS NORMAS 

A coordenadora de Combate e Enfrentamento a Covid-19, Laura Rúbia dos Reis Oliveira reafirma o pedido para que os comerciantes e toda a população cumpram as medidas de proteção e segurança contra a Covid-19 e que atendam os agentes de fiscalização, pois a intenção deles não é punir ninguém, mas alertar, informar e orientar quantos aos perigos da doença.


- Os agentes são orientados a agirem sempre com educação e gentileza e a alertarem, verbalmente, por três vezes, o comércio que não estiver de acordo com as normas exigidas nos Decretos Municipais. Se persistir a orientação é de que aconteça uma notificação por escrito e, em caso de reincidência, ocorrerá o fechamento imediato do comércio, além da suspenção do alvará de funcionamento pelo período de 10 dias e, em caso reiterado de descumprimento da medida, suspenção definitiva do alvará além de aplicação de multa a ser estipulada no TAC e legislação correlata, conforme definido no Decreto Municipal Nº 13/2021 (inciso II, parágrafo artigo 2º, Artigo 2º), afirma a coordenadora. 


Os Agentes de Fiscalização têm o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal em suas ações.


ALINHAMENTO PARA CONTINUAR A FUNCIONAR

Para que o comércio continue funcionando, os empregos sejam mantidos e o dinheiro circulando na cidade, é preciso que os comerciantes cumpram as medidas exigidas e oferecem segurança e proteção aos seus clientes.


O prefeito diz que é desejo dele que o comércio seja mantido aberto, para que os comerciantes vendam mais, pois, assim circula mais dinheiro e fortalece a economia da cidade. Mas, para isso, é preciso cumprir as medidas estabelecidas nos Decretos e atenderem as orientações dos Agentes de Fiscalização. 


- Os comerciantes precisam receber essas atitudes de fiscalização sem o olhar de repreensão, mas de orientação. As pessoas precisam se conscientizar e entender que essas medidas são para proteger o comércio e a população. Todos precisam seguir as recomendações de proteção e segurança contra a doença. Além de querer um comércio funcionando e uma economia forte, nossa preocupação maior é salvar vidas, finaliza o prefeito.


A Prefeitura está fazendo a sua parte. Faça também a sua.

Ao sair de casa use máscara, mantenha distância de pelo menos dois metros das pessoas e evite aglomerações.

Ajude os agentes a manterem nossa cidade livre do coronavírus. Se souber de alguma irregularidade, denuncie.

Ajude-nos a cuidar de você. Vamos deixar Montalvânia livre da Covid-19.


Fonte: ASCOM - Prefeitura de Montalvânia / Jornalista responsável: Fernando Abreu


Compartilhe nas Redes Sociais

    Luto

  16 Fevereiro de 2021

MONTALVÂNIA PERDE A ALEGRIA E A IRREVERÊNCIA DE ADÃO MOTA


  ...

- O agricultor, exímio piadista e sanfoneiro, morreu nesta terça-feira (16), aos 80 anos, em Januária, supostamente de complicações da Covid-19 - a família ainda aguarda a causa da morte. 


 Fonte: Fernando Abreu / Jornalista


Compartilhe nas Redes Sociais

    Política

  16 Fevereiro de 2021

ENFIM, UMA CÂMARA DE RESPEITO


  - Vereadores e vereadoras eleitos para a legislatura 2021-2024, em Montalvânia, dão exemplo de como uma reunião pode ser produtiva, tranquila e respeitosa.

Parabéns aos vereadores e vereadoras de Montalvânia pelo alto nível da primeira reunião realizada nessa segunda-feira (15), principalmente às duas mulheres, Renata Abreu e Wiliane Costa, pela classe, imposição e conhecimento de causa!


Parabéns também ao presidente da Casa, vereador Nilton Lopes, pela condução serena e cordial, mesmo sendo sua primeria experiência no cargo!


Há tempos não se via tanta união, tranquilidade, produtividade, vontade de trabalhar e, principalmente, respeito. Sim, o respeito foi algo que passou longe da legislatura passada. O que se via eram ataques pessoais, troca de ofensas e um clima de tensão entre os representantes do povo.


Nessa primeira reunião o clima de paz se instalou na Casa do Povo e os vereadores, cada um a seu modo, falaram sobre seus anseios em fazer o melhor para o povo do município. 


Fiquei surpreso com as falas de alguns vereadores que, mesmo sem muito preparo, conhecimento e eloquência, se expressaram de maneira clara e simples, demonstrando estarem comprometidos em trabalhar pelo bem comum e em fazer o melhor para o povo de Montalvânia! 


Que Deus abençoe, ilumine e guie os representantes do povo de Montalvânia para que esse clima perdure pelos quatro anos dessa legislatura.


Discordâncias vão haver sim, sempre, fazem parte da democracia, mas que os debates sejam sempre de alto nível e, principalmente, com muito respeito, aos colegas e ao povo!


Que continuem assim! A cidade e o povo merecem uma Casa de alto nível. 

E que nunca falte o respeito.

Aleluia!

Fonte: Fernando Abreu / Jornalista


Compartilhe nas Redes Sociais

Parceiros1

Parceiros2
Microrcim Microrcim L&C Glass Design L&C Glass Design