Olá, ... Seja bem-vindo(a)! - Hoje é
 
 
Encontro
Família Souza Montalvão promove encontro e une várias gerações em grande festa
 
A família é considerada o mais importante de todos os grupos sociais, pois, através dela é que se aprende a perceber o mundo e a se situar nele. É a formadora de nossa entidade social, a base do processo da socialização. Uma boa convivência familiar, associada a uma boa educação, garante uma base mais sólida e segura para todos.

Para preservar os valores familiares e manter os laços entre seus integrantes a família Souza Montalvão promoveu mais um encontro de família, já na quarta edição. Desta vez em Montalvânia, onde tudo começou.

Pessoas de várias partes do país vieram à cidade neste fim de semana participar do grande e animado encontro. A festa começou na manhã de sábado (07/07) e foi até a noite do domingo (08/07) num clima de total alegria, harmonia e muita emoção.

Como tudo começou
 
A família começou com a união do Comissário de vapor Herondino Alkmin Montalvão e a dona de casa Alice Belém de Souza, que firmaram matrimônio no dia 16 de dezembro de 1933. Ele com 26 e ela com 21 anos.
Ambos eram naturais de Nhandutiba, distrito de Manga e depois de casados moraram no mesmo local, vindo em seguida fixar residência em Montalvânia. O Sr. Herondino teve que deixar a profissão e começar a vida como fazendeiro e comerciante, pois, não poderia levar a esposa em suas longas viagens pelo Rio São Francisco a bordo dos famosos vapores.


O casal teve 10 filhos, um morreu ainda criança e os noves são, pela ordem de nascimento: Djalma; João (Dãozinho); Maria das Neves (Biata); Pedro; Isabel (Bela); Rosária; Sebastião (Tião Biela); Antônia de Fátima (Tonha) e Estela.. Todos são casados e possuem filhos, alguns já netos e bisnetos. Djalma e Isabel são falecidos, mas deixaram filhos e netos

O Sr. Herondino morreu em 22 de julho de 1974 e Dona Alice em 5 de agosto 1980, mas a família nunca se separou. Pelo contrário, continuou ainda mais unida e firme em seus propósitos. A distância nunca conseguiu separar e nem desunir os membros da família Souza Montalvão que, para comemorar, realizam estes encontros.

O primeiro encontro

A ideia do encontro surgiu com o objetivo de reunir e aproximar a família, já que, muitos haviam tomados rumos diferentes e a distância e as responsabilidades profissionais afastavam uns dos outros cada vez mais. Como sempre foram muito unidos, resolveram marcar um encontro festivo para que todos pudessem se reencontrar. O primeiro foi na cidade de Ponte Nova em 1995 e foi um grande sucesso.
 
A partir daí aconteceram mais três e, de acordo com a família, não vai mais deixar de acontecer. O próximo já foi marcado para acontecer no ano que vem na cidade de Janaúba.

Valores familiares, união, paz e harmonia
Uma das mentoras dos encontros, a advogada Rosária Montalvão, em sua fala no momento dos agradecimentos e orações, disse, bastante emocionada que toda família deve permanecer unida, e que, mesmo distante, não deve nunca perder os laços de amizade, respeito e consideração. Rosária disse ainda da importância das conversas familiares, que hoje em dia vêm perdendo espaço, pois, elas previnem muitos problemas e fazem com que diversos fatores externos, não se aproximem e nem atinjam as famílias. Segundo Rosária, paz e harmonia são as verdadeiras riquezas de uma família.
 
 
O articulista da revista Veja, Stephen Kanitz , disse certa vez que "colocar a família em primeiro lugar tem um custo com o qual nem todos podem arcar. Implica menos dinheiro, fama e projeção social. Muitos de seus amigos poderão ficar ricos, mais famosos que você e um dia olhá-lo com desdém. Nessas horas, o consolo é lembrar um velho ditado que define bem por que priorizar a família vale a pena: Nenhum sucesso na vida compensa um fracasso no lar".
 
Um sucesso
E tudo aconteceu conforme o planejado e como a família merece. Uma festa tranquila, harmoniosa e bastante animada. Com bela decoração, muita comida, bebida e o mais importante, além da valorização da convivência familiar: reencontros regados a bons papos e muitas lembranças.
 
Pagode, forró e músicas que marcaram fatos importantes de algum integrante da família foram os destaques musicais. E muitos dançavam, cantavam e se divertiam, enquanto outros grupos conversavam , colocando o papo em dia. As crianças, algumas ainda nem se conheciam, brincavam, se interagiam e faziam novas amizades com primos, tios e amigos, para lembrarem nos próximos encontros.
 
E foi assim durante os dois dias e duas noites de festa. Um evento com uma intenção das mais louváveis: unir e perpetuar a família num clima alegre, animado e bastante proveitoso, com belas mensagens sobre a união da família. De forma lúdica, o encontro foi uma verdadeira aula de como resgatar valores e perpetuar a família, numa convivência bastante agradável e feliz.
Como disse o educador Antônio Carlos Gomes da Costa, um dos idealizadores do Estatuto da Criança e do Adolescente "o mais importante não é o tempo que os pais passam com os filhos. O desafio está na qualidade dessa convivência."

Fernando Abreu/ Jornalista e amigo da família

 

 

 

 

 

 

 
















Estamos há

Dias no ar

Sobre o site


Este é o site oficial da cidade de Montalvânia - Minas Gerais! Ele surgiu da idéia de poder unir e matar a saudade dos amigos conterrâneos, que, por um motivo ou por outro, hoje se encontram distante da sua "terrinha natal". Este espaço é seu, amigo conterrâneo, divulgue-o, fale com orgulho da Montalvânia de todos nós.


Volte sempre!
montalvania.com.br

 
 
Edelson Dlyon: Ola estou passando para parabenizar o site. Maristânia: É muito bom poder "matar" um pouquinho da saudade de nossa cidade maravilhosa. Marlarlucia Vieira: Adoro o site, e um meio para recordar os momentos bons. Macelo Lopes Nunes: Esse site e muito bom. Eu gostei muito.