Prefeito

Ornelas volta ao cargo para terceiro mandato com resultado elástico sobre ex-aliado Jordão.

Gestão

2017 / 2020

Nome completo

José Florisval de Ornelas

Sexo

Masculino

Data de nascimento

16.07.1940

Ocupação

Médico

Grau de instrução

Superior Completo

Estado Civil

Divorciado

Cor/Raça

Branca

Município de nascimento

Formoso - MG

Eleições   2016   (Raio-x)

O médico José Florisval Ornelas, o Dr. José (PTB), confirmou sua hegemonia política em Montalvânia, ao vencer o atual prefeito, Jordão Medrado (PR), com aquela que provavelmente foi a margem de votos mais folgada entre todos os municípios do Norte de Minas.

Ornelas volta a comandar o município pela terceira vez, embalado pelo apoio de 6.509 cochaninos (o gentílico do lugar), ou 68,73% dos votos válidos, contra 2.732 do prefeito Jordão, que, a despeito de comandar a máquina administrativa recebeu o reconhecimento de apenas 28,85% dos eleitores. Montalvânia teve ainda um terceiro candidato, Rigoberto Caetano de Souza, o Zizi de Zidorim (Pros), com votação de 2,43%.

Mas qual foi o motivo da derrotada do projeto político do prefeito Jordão Medrado? Além da crise que praticamente varreu os atuais prefeitos de suas cadeiras no Norte de Minas (apenas sete deles foram reeleitos em um universo de quase 100 Prefeituras), Jordão também pecou por excessos de promessas de campanha, obviamente não cumpridas durante o mandato, sem falar do apelo ao nepotismo e gestão equivocada. Um dos desacertos de Jordão foi prometer e não cumprir. Nos planos de Jordão, Montalvânia receberia investimentos inéditos em áreas como os esporte e lazer, coisa de primeiro mundo, mas entregou pouco nesses setores.

Desgaste

Noutro lance complicado, ele retirou o município do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Manga (Cismma) com a promessa de melhorar a vida dos pacientes em trânsito para atendimento em outras cidades. Não conseguiu. Mas foi na gestão que o prefeito de Montalvânia errou mais. As nomeações dos cunhados Renato Viana Filho (Saúde) e Herbert Viana Silva (Administração) para o primeiro escalão resultou em desgaste politico e não foram bem digeridas pela população.

As somas das dificuldades e erros de Jordão levaram à vitória maiúscula do doutor Ornelas, que mesmo em idade já avançada causou uma espécie de arrastão do eleitorado cochanino. Os comícios da sua campanha estão entre os maiores agrupamentos de populares da história da cidade. Nem mesmo as encrencas judiciais do prefeito eleito atrapalharam sua eleição para este que será seu terceiro mandato, ele foi prefeito eleito e reeleito entre 2001 e 2008 e ainda fez como seu sucessor um verdadeiro poste, o padre José Aparecido Correia Lisboa (2009/2019). Ornelas está de volta e quando terminar o futuro mandato, terá passado dos 80 anos.

Por isso a lembrança da marchinha que simbolizou a vitória fácil de Getúlio Vargas na campanha presidencial de 1950 sobre o brigadeiro Eduardo Gomes. “Bota o retrato do velho outra vez / Bota no mesmo lugar" abria o jingle, que relembro aqui apenas com referência ao retorno da foto de Ornelas à galeria de mandatários em Montalvânia.

Posse


Numa bela e emocionante cerimônia o médico Dr. José Ornelas toma posse como prefeito de Montalvânia e o pecuarista Pedro Lopes como vice prefeito, no Auditório Juarez Espínola Guedes, Monte Lopino.

Novo  secretariado

As secretarias foram reduzidas de 10 para seis (6).
Os novos secretários que irão auxiliar Dr. José na Administração Novo Tempo são:

Administração
Andréa Sena Ornelas

Saúde
José Afonso Ferreira

Educação
Hozana Peixoto Sales

Assistência Social
Maria de Jesus Rocha

Finanças
Idalina Guedes

Transportes
Jeferson Vieira

Fotos






Eleiçoe 2016
Os Cochaninos foram às urnas escolher os candidatos a prefeito e vereador. Leia mais