Vias  públicas



Rua Freud

Rua Freud (Pronuncia-se Fróid)
Sigmund Freud foi um neurologista austríaco conhecido como o fundador da psicanálise. Freud desenvolveu um conjunto de técnicas terapêuticas centradas na terapia da conversa que envolveu a utilização de estratégias como a transferência, a associação livre e interpretação dos sonhos.

A psicanálise tornou-se uma escola dominante do pensamento durante os primeiros anos da psicologia e continua a ser bastante influente hoje. Além de sua influência sobre a psicologia, as ideias de Freud têm permeado a cultura com conceitos populares como a negação, lapsos freudianos, o inconsciente, a realização do desejo, e o ego ainda são comumente usados na linguagem cotidiana.

Em uma revisão de 2002 dos psicólogos mais influentes do século 20, Sigmund Freud foi classificado como o número três, atrás apenas de Skinner e Piaget. Ficou em 1º lugar como psicólogo mais citado em livros de introdução à psicologia e revistas da área.

Freud era mais conhecido por:
Ser o fundador da psicanálise;
Teoria do desenvolvimento psicossexual;
Id, Ego e Superego;
A interpretação de sonhos.

Nascimento e morte
Sigmund Freud nasceu em 06 de maio de 1856 e morreu em 23 de setembro de 1939.

Resumo da Vida e carreira
Quando era jovem, a família de Sigmund Freud passou de Frieberg, Moravia a Viena, onde ele iria passar a maior parte de sua vida. Seus pais lhe ensinaram em casa antes de ele entrar no Spurling Gymnasium, onde ele foi o primeiro em sua classe e formou-se Summa cum Laude (Com a Maior das Honras).

Depois de estudar medicina na Universidade de Viena, Freud trabalhou e ganhou respeito como um médico. Através de seu trabalho com o respeitado neurologista francês Jean-Martin Charcot, Freud ficou fascinado com o distúrbio emocional conhecido como histeria. Mais tarde, Freud e seu amigo e mentor Dr. Josef Breuer apresentaram o estudo de caso de uma paciente conhecida como Anna O.

Anna O era uma mulher chamada Bertha Pappenheim. Seus sintomas incluíam uma tosse nervosa, a anestesia tátil, e paralisia. Ao longo de seu tratamento, a mulher lembrou várias experiências traumáticas, que Freud e Breuer acreditavam que contribuíram para a sua doença.

Os dois médicos concluíram que não havia nenhuma causa orgânica para dificuldades de Anna O, mas que, falar sobre suas experiências teve um efeito calmante sobre os sintomas. Freud e Breuer publicou o trabalho Estudos sobre a histeria em 1895. Foi Bertha Pappenheim que se refere ao tratamento como “a cura pela fala”.

Obras posteriores incluem A Interpretação dos Sonhos (1900) e Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905). Estas obras se tornaram mundialmente famosas, mas a teoria dos estágios psicossexuais de Freud tem sido um assunto de crítica e debate. Embora suas teorias são muitas vezes vistas com ceticismo, a obra de Freud continua a influenciar a psicologia e muitas outras disciplinas até hoje.

Influência de Freud em outros psicólogos: Freud também influenciou muitos outros psicólogos proeminentes, incluindo sua filha Anna Freud, Melanie Klein, Karen Horney, Alfred Adler, Erik Erikson e Carl Jung.

Contribuições de Freud para a psicologia: Independentemente da percepção das teorias de Sigmund Freud, não há dúvida de que ele teve um enorme impacto no campo da psicologia. Seu trabalho reforçou a ideia de que nem todas as doenças mentais têm causas fisiológicas e ele também ofereceu provas de que as diferenças culturais têm um impacto sobre a psicologia e comportamento. Sua obra e escritos contribuíram para a nossa compreensão da personalidade, psicologia clínica, o desenvolvimento humano e psicologia anormal.

Livros de Sigmund Freud:
(1895) Estudos sobre a histeria
(1900) A Interpretação dos Sonhos
(1901) A Psicopatologia da Vida Cotidiana
(1905) Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade
(1905) Fragmentos de análise de um caso de histeria
(1923) O Ego e o Id
(1930)O mal-estar na civilização
(1939) Moisés e o Monoteísmo
Fernando Abreu

Jornalista



    Voltar