Vias  públicas



Rua Laplace

Pierre-Simon Laplace nasceu em 23 de março de 1749, em Beaumont-en-Auge, uma aldeia na Normandia, França. Apesar da má condição financeira de sua família, Laplace foi capaz de receber uma cortesia de boa educação seus vizinhos ricos. Seu pai queria que ele será ordenado na Igreja Católica Romana e, portanto, o mandou para a Universidade de Caen para estudar Teologia na idade de 16. Mas, Laplace desenvolveu um grande interesse em matemática.

Com a idade de 19 anos, ele abandonou a faculdade e mudou-se para Paris, onde trabalhou como professor de matemática no École Militaire de 1769-1776. Durante este tempo, ele publicou vários trabalhos sobre cálculo integral, mecânica e física astronomia, que ele ganhou muita aclamação por toda a França.

Em 1771, seus primeiros trabalhos publicados focada em equações diferenciais e diferenças finitas. Posteriormente, ele começou a pensar sobre os conceitos filosóficos e matemáticos de probabilidade e estatística.

Em 1774, foi publicado o seu artigo intitulado «Mémoire sur la probabilité des causas par les événements». Dois anos depois, ele publicou um outro papel que mais elaborado seu pensamento estatístico e também começou seu trabalho sistemático sobre mecânica celeste e a estabilidade do sistema solar.

Trabalhou sobre o tema da atração entre esferóides que lançou as bases matemáticas para o estudo científico do calor, magnetismo e eletricidade. Em 1796, ele publicou 'Exposition du système du monde (o sistema do mundo)', que incluía a 'hipótese nebular'.

Entre 1799 e 1825, publicou os cinco volumes de 'Traité de mécanique céleste (mecânica celeste)', que resume os resultados obtidos por seu desenvolvimento matemático e aplicação da lei da gravitação.

Em 1812, ele publicou sua extensa pesquisa em matemática intitulada «Théorie analytique des probabilités (teoria analítica das probabilidades)». Outra grande obra sobre a teoria da probabilidade, intitulada 'Essai philosophique sur les probabilités (um ensaio filosófico sobre probabilidade)' foi publicada em 1814.

Ele teorizou a existência de buracos negros, sugerindo que poderia haver estrelas maciças cuja gravidade é tão grande que nem mesmo a luz escaparia de sua superfície. Ele também afirmou que o fato de que a velocidade do som no ar depende da expansão adiabática.

Suas outras descobertas na matemática pura e aplicada incluem o método de Laplace para aproximar integrais, solução da partial differential equation linear de segunda ordem e a prova geral do teorema de Lagrange de reversão.

Pierre-Simon Laplace é considerado altamente por seu influente Tratado de cinco volumes 'Traité de mécanique céleste' (mecânica celeste; 1799-1825), que desenvolveu uma forte compreensão matemática do movimento dos corpos celestes. Ele estabeleceu que as pequenas perturbações observadas no movimento orbital dos planetas serão sempre pequeno, constante e auto-correção.

Ele formulou a equação de Laplace e foi pioneira a transformada de Laplace que aparece em muitos ramos da física matemática. O operador diferencial Laplaciano, amplamente utilizado em matemática, também é nomeado após ele.

Em 1806, Laplace foi eleito membro estrangeiro da Academia de Ciências da Real Sueco.

Em 1822, foi nomeado membro estrangeiro honorário da Academia Americana de artes e Ciências.

Pierre-Simon Laplace morreu em 5 de março de 1827, em Paris, na França, aos 77 anos. Depois que ele morreu, o médico dele, François Magendie, teria removido o cérebro de Laplace, que mais tarde foi exibido em um museu itinerante anatômico na Grã-Bretanha.
Fernando Abreu

Jornalista



    Voltar