Vias  públicas



Rua Nietzsche

Vamos conhecer a personalidade que dá nome a uma rua do bairro Novo Horizonte e confunde a cabeça das pessoas por sua escrita e pronúncia, quase sempre, incompressíveis.

Rua Nietzsche (Pronuncia-se NÍTCHE)

Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um filósofo, escritor, poeta e filólogo alemão, um dos mais importantes do século XIX. Escreveu "O Anticristo" e "Assim Falava Zaratustra".

Nasceu em Röcken, na Alemanha, no dia 15 de outubro de 1844. De família luterana o seu destino era ser pastor como seu pai e seus avôs, mas perde a fé durante a adolescência. Na Universidade de Leipzig, a sua vocação filosófica cresce. Foi um aluno brilhante, dotado de sólida formação clássica, e aos 25 anos é nomeado professor de Filologia na Universidade de Basileia.

Durante dez anos desenvolveu a sua filosofia em contato com o pensamento grego antigo. Em 1879 seu estado de saúde obriga-o a deixar de ser professor. Sua voz ficou inaudível. Começou uma vida errante em busca de um clima favorável tanto para sua saúde como para seu pensamento, esteve em Veneza, Gênova, Turim e Nice.

Em 1882, começa a escrever "Assim Falou Zaratustra". Escreve em um ritmo crescente, mas este período termina brutalmente em 3 de janeiro de 1889 com uma "crise de loucura" que, durou até à sua morte, colocando-o sob a tutela da sua mãe e de sua irmã.

O sucesso de Nietzsche, entretanto, só veio quando um professor dinamarquês leu a sua obra "Assim Falou Zaratustra" e, por conseguinte, tratou de difundi-la, em 1888. Muitos estudiosos da época tentaram localizar os momentos em que Nietzsche escrevia com crises nervosas ou sob efeito de drogas.

Friedrich Nietzsche morreu em Weimar, Alemanha, no dia 25 de agosto de 1900.

Frases e Pensamentos de Friedrich Nietzsche
"A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez."

"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te."

"O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte."

"Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal."

"Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas."

Fernando Abreu

Jornalista



    Voltar