Vias  públicas



Avenida Santos Dumont

Ao chegar em Montalvânia, pela Bahia, encontramos uma bela e moderna avenida, no bairro São José, que leva o nome de uma grande personalidade brasileira: Santos Dumont

Vamos conhecer um pouco da vida e da obra deste grande homem Alberto Santos Dumont foi um pioneiro da aviação brasileira que projetou, construiu e voou o primeiro dirigível prático.

Dedicou sua vida ao estudo da aeronáutica e da experimentação, ele foi o inventor de aviões e dirigíveis.

A primeira pessoa a combinar com sucesso o motor de combustão interna e balonismo, Santos Dumont também foi o primeiro a pilotar um avião mais pesado que o motor a ar.“Demoiselle No. 19” foi o primeiro avião de série do mundo.

Alberto Santos Dumont nasceu no sítio Cabanbu, onde mais tarde seria o município de Palmira e hoje, a cidade de Santos Dumont, em Minas Gerais. Ele cresceu em uma fazenda de café de propriedade de sua família.

Seu pai era um engenheiro, e tão bem sucedidas foram suas inovações que eles ficaram ricos e seu pai era conhecido como “Rei do Café do Brasil”.

Dedicou todo o seu dinheiro e energia em invenções.
Ele mencionou em sua autobiografia que a ideia de voar veio à sua mente quando ele estava apreciando a vista magnífica do céu em tardes ensolaradas no local de plantação no Brasil.
Um jovem de grande entusiasmo e energia, ele também foi um dos primeiros parisienses para investir em um automóvel orientado a gasolina.

Ele usou para descrever a si mesmo como o primeiro “desportista do ar ‘.Santos Dumont visitou os Estados Unidos e recebeu o convite da Casa Branca para se reunir com o presidente dos EUA, Theodore Roosevelt.

Ganhou amplo reconhecimento e vários prêmios de prestígio, ganhou a realeza e se tornou amigo de milionários e pioneiros da aviação.

Alberto Santos Dumont foi um pioneiro da aviação brasileira. Ele construiu e voou muitos balões e o primeiro dirigível prático.

Santos Dumont era fascinado pelas máquinas, e ainda criança, aprendeu a dirigir os tratores a vapor e locomotivas utilizadas na plantação de sua família.

Em 1891, Santos Dumont, com 17 anos, mudou-se para Paris na França, depois que seu pai sofreu um acidentes e ficou paraplégico. Ele continuou seus em física, química, mecânica e eletricidade, com a ajuda de um tutor particular.

Santos Dumont contratou um experiente piloto de balão que o levou os seus primeiros passeios como um passageiro. E logo ele começou a projetar seus próprios balões. Em 1898, Santos Dumont subiu em seu primeiro projeto de balão, o Brésil. Depois de inúmeros voos de balão, ele passou a desenhar balões dirigíveis do tipo que poderiam ser movidos através do ar, em vez de precisarem da brisa.

Entre 1898 e 1905 ele construiu e voou 11 dirigíveis. O auge de sua carreira nos modelos mais leves que o ar veio em 19 de outubro 1901, quando ele ganhou o Deutsch de la Meurthe prêmio de 100.000 francos por voar seu dirigível Número 6 do Parc Saint Cloud à Torre Eiffel e voltar em trinta minutos.

Em um gesto de caridade, doou metade do prêmio em dinheiro para os pobres de Paris. A outra metade foi dado a seus operários como um bônus.

Apesar de Santos Dumont ter dado continuidade ao trabalho com dirigíveis, seu principal interesse logo se transformou em modelos mais pesado que o ar.

Em 1905 ele havia terminado seu primeiro projeto de avião, e também um helicóptero.

Ele finalmente alcançou o seu sonho de voar em um avião, em outubro de 1906, pilotando o 14 Bis ante uma grande multidão de testemunhas, ele voou a uma distância de 60 metros a uma altura de 2-3 m. Este evento bem documentado foi o primeiro vôo verificado pelo Aero-Club de France.

No Brasil e em alguns outros países, Santos Dumont é amplamente considerado como um “Pai da Aviação”, por causa do oficial e de caráter público do voo 14-Bis e / ou técnicos, como trem de pouso integrante do avião e sua capacidade de decolar em terreno aberto.

Este tem sido, tradicionalmente, a posição oficial do governo brasileiro, especialmente desde que a ditadura de Getúlio Vargas.

Alguns admiradores de Santos Dumont vão mais longe e questionar a história oficial de outros folhetos iniciais, tais como passagens anteriores, o início do irmão Wright, alegando, por exemplo, que essas façanhas ainda não foram convincentemente replicado com reconstruções modernas dos aviões Wright, que documentos são inconclusivos ou não confiável, que os relatórios de testemunhas são inconsistentes, ou mesmo que algumas fotos foram forjados.

Uma série de outras máquinas início vôo com menos estima são também, muitas vezes ignorado também.

As disputas sobre a definição adequada do “mais pesado que o ar voo motorizado” ainda ir em frente. Por exemplo, no que diz respeito aos planadores equipados com motores pequenos que são utilizados não contínuo; estes debates não se estendem aos métodos de decolar sistemas.

A questão da decolagem assited pode ser um problema com voos de madrugada, no entanto, uma vez que qualquer ajuda dada é mais significativa por quanto tempo eles estavam no ar por vôos curtos.

Santos Dumont e o relógio de pulso
Santos Dumont também é considerado por alguns como o “pai do relógio de pulso”.A história diz que em 1904, ao comemorar sua conquista do Prêmio Deutsch em Maxim Restaurante, Santos Dumont queixou-se a seu amigo Louis Cartier sobre a dificuldade de verificar o seu relógio de bolso a tempo, seu desempenho durante o vôo.Santos Dumont, então, pediu a Cartier para chegar a uma alternativa que lhe permitiria manter ambas as mãos sobre os controles. Cartier passou a trabalhar no problema e o resultado foi um relógio com uma faixa de couro e uma pequena fivela, para ser usado no pulso.

O relógio de pulso já havia sido inventado por Patek Philippe, décadas antes, mas Santos Dumont desempenhou um papel importante popularizar o seu uso por homens: antes dele era geralmente usado somente por mulheres, como os homens favorecidos relógios de bolso.

Santos Dumont nunca decolou novamente sem seu relógio de pulso Cartier pessoal, e usou-o para verificar seu registro para um voo de 220 m (722 pés), atingidos em apenas vinte e um segundos, em 12 de Novembro de 1907.

O relógio Santos Dumont foi apresentado oficialmente em 20 de outubro de 1979, no Paris Air Museum ao lado do 1908 Demoiselle, o último avião que ele construiu.

De volta ao Brasil
Santos Dumont continuou a construir e pilotar aviões até que ele ficou doente em 1910, com o que mais tarde foi diagnosticada como esclerose múltipla.

Ele abruptamente demitido sua equipe e fechou sua loja de trabalho.

Sua doença logo levou à depressão.
Em um ponto, depois de ter sido acusado de ser um espião alemão, queimou todos os seus papéis, planos e notas. Assim, há pouca informação direta disponível sobre seus projetos hoje em dia, e não provas suficientes para decidir se havia alguma verdade à acusação (que não é geralmente aceita).

Em 1916 (algumas fontes relatório de 1928), ele deixou a França para voltar ao seu país de nascimento, para nunca mais voltar para a Europa.

No Brasil, ele comprou um pequeno lote no lado de uma colina na cidade de Petrópolis, nas montanhas perto de Rio de Janeiro, e construiu ali uma pequena casa cheia de aparelhos e detalhes imaginativos.

Morte
Alberto Santos Dumont – gravemente doente, e disse estar deprimido sobre sua esclerose múltipla e o uso de aeronaves na guerra – se acredita ter cometido suicídio na cidade de Guarujá, em São Paulo, em 23 de julho de 1932.Sem nunca ter casado suas contribuições para a aviação permanecem como seu único legado.
Fernando Abreu

Jornalista



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