Vias  públicas



Rua Adam Smith

Adam Smith nasceu na cidade escocesa de Kirkcaldy, em 5 de junho de 1723, e morreu em Edimburgo no dia 17 de julho de 1790.

Foi um dos principais nomes da Economia e da Filosofia no século XVIII, responsável por propagar o liberalismo econômico em uma época na qual predominava o Iluminismo. Nascido em Kirkcaldy, uma cidade da Escócia, no ano de 1723, Adam Smith faleceu em Edimburgo, em julho de 1790.

Sobretudo, o escocês é lembrado pelo desenvolvimento do capitalismo nos séculos seguintes à sua morte.

A principal teoria de Adam Smith era a de que deveria haver total liberdade na economia para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver alheia à intervenção do Estado. Para o economista e filósofo, a livre concorrência entre os empresários é o que iria tornar o mercado regular, ocasionando a queda dos preços, as inovações tecnológicas, a melhoria da qualidade dos produtos e o aumento no ritmo de produção.

O precursor do capitalismo nasceu na Escócia, em 1723, e aos 16 anos cursou Filosofia Moral na Universidade de Glasgow.

Aos 17, entrou na Universidade de Oxford e em 1748 lecionou em Edimburgo. Dois anos mais tarde, Adam Smith conheceu o filósofo David Hume, que veio a se tornar um grande amigo do escocês. Já em 1751, Smith exerceu a atividade de professor de Filosofia Moral na Universidade onde realizou essa mesma graduação, em Glasgow.

Em 1759, publicou a sua primeira obra relevante, a “Teoria dos Sentimentos Morais”. Quatro anos mais tarde, deixou de ser professor em Glasgow e assumiu o cargo de tutor do duque de Buccleuch. De 1764 a 1766, Adam Smith esteve viajando pela França, onde teve encontros com outros importantes nomes da filosofia, como François Quesnay, d’Alambert, Helvetius e Turgot.

“A Riqueza das Nações”, principal e mais importante obra de Adam Smith, foi publicada em 1776. Apenas dois anos após a publicação, o autor assumiu o cargo de comissário da alfândega da Escócia e foi morar com a sua mãe em Edimburgo, onde faleceu em 1790 em decorrência de uma doença. O corpo do filósofo que é considerado o “Pai da Economia Moderna” está sepultado em Canongate Churchyard.

Frases célebres do autor

“A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”

“Nenhuma nação pode florescer e ser feliz enquanto grande parte de seus membros for formada de pobres e miseráveis.”

Fernando Abreu

Jornalista



    Voltar