Vias  públicas



Rua Winston Churchill

Winston Leonard Spencer Churchill (1874-1965) foi um político britânico. Foi Ministro da Guerra e Ministro da Aeronáutica. Foi Primeiro-Ministro inglês por duas vezes. Foi também jornalista e escritor. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura e a cidadania honorária dos Estados Unidos.

Winston Churchill nasceu no palácio de Blenheim, no condado de Oxfordshire, Inglaterra, no dia 30 de novembro de 1874. Descendente de família nobre era filho do político Lord Randolph Churchill, e sobrinho do oitavo Duque de Marlborough (seu pai, não sendo primogênito, não herdou o título), e de Jenny Jerome, filha do proprietário do jornal americano New York Times.

Entre os 2 e seis anos de idade, viveu em Dublin, época em que seu avô foi indicado vice-rei da Irlanda e levou seu pai como secretário. De volta à Inglaterra, estudou do Harrow Scholl, em Londres. Em 1893 ingressou na Academia Militar de Sandhurst. Considerado oficial brilhante, se forma em 1895, ano da morte de seu pai.

Depois de formado, pediu licença do exército e viajou para Cuba, onde trabalhou como correspondente do Daily Graphic, durante a insurreição local contra a Espanha. De volta ao exército, participou de uma série de operações militares na Índia, na repressão de tribos que se rebelavam contra o domínio inglês. Foi para o Sudão, em 1899, como oficial da 21ª Divisão de Lanceiros e correspondente do Morning Post, na luta contra o Reino dos Dervixes, federação religiosa que se opunha aos britânicos.

De volta à Inglaterra, candidata-se a deputado pelo distrito de Oldham e perde as eleições. No mesmo ano, Churchill retorna às atividades jornalísticas, seguindo para a África do Sul, onde cai prisioneiro dos bôeres - colonos holandeses que entraram em guerra contra a Inglaterra. Depois de uma fuga cheia de peripécias, os bôeres põem sua cabeça a prêmio, mas Churchll consegue fugir e atingir as linhas britânicas.

Em 1900, elege-se para a Câmara dos Comuns, como deputado do Partido Conservador. Em pouco tempo é nomeado Subsecretário das Colônias Britânicas. Em 1911, foi nomeado o Primeiro Lord do Almirantado, ou seja, é o Comandante Supremo da Marinha. Logo moderniza a esquadra inglesa, mas entra em choque com a opinião dos demais membros do gabinete, sobre as estratégias da Inglaterra na I Guerra Mundial. Em 1915 renuncia o posto de comandante.

Nesse mesmo ano, Winston Churchill apresentou-se como voluntário e serviu como oficial no front francês. De volta à Inglaterra, retornou à Câmara dos Comuns. Em 1918 terminada a I Guerra Mundial, depois de um saldo de 750 mil mortos, diversos movimentos de independência surgem em várias colônias britânicas.

Com a invasão da Polônia, em 1939, pelas forças de Hitler, a França e a Inglaterra declaram guerra à Alemanha. Logo, Churchill entra para o Gabinete de Guerra, voltando ao comando supremo da Marinha. No dia 10 de maio de 1940, assume o cargo de Primeiro-Ministro. Em seu discurso, diante dos comuns, pronuncia a frase que se tornaria famosa: "Nada tenho a oferecer senão sangue e trabalho, suor e lágrimas". Com sua brilhante oratória, Churchill manteve a coesão do povo britânico. Sua aproximação com o então presidente americano Franklin Delano Roosevelt, permitiu que os Estados Unidos entrassem definitivamente na Segunda Guerra.

Em 1951, Churchill foi eleito mais uma vez para o cargo de Primeiro-Ministro. Em 1953, recebeu o Nobel de Literatura, por suas memórias de guerra e por seus trabalhos jornalísticos e literários.

Morte
Churchill morreu em Londres, Inglaterra, no dia 24 de janeiro de 1965.

Algumas frases de Winston Churchill

"O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo."

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade."

"A maior lição da vida é a de que, às vezes, até os tolos têm razão."

"Uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir."
Fernando Abreu

Jornalista



    Voltar