MONTALVÂNIA - MG
WWW.MONTALVANIA.COM.BR

Contato: (77) 9 9949-4184  
Parceiros2

O que acontece na cidade você vê aqui!

PRINCÍPAISNOTÍCIAS

    Luto

  16 Fevereiro de 2022

NOTA DE PESAR


  ...

O Prefeito Fredson França e a Vice Prefeita Horenca, manifestam sentimentos de profundo pesar pelo falecimento da Sra. Maria Natividade Ribeiro Macedo, conhecida como Dona Natividade, aos 87 anos de idade. Uma moradora entre as primeiras da nossa cidade deixa um legado de trabalho, fé e amor à família.


Foi uma das primeiras professoras da nossa cidade, Diretora da Escola Estadual Inconfidentes, Ministra Extraordinária para a Sagrada Comunhão na Igreja Cristo Rei, de caráter ilibado e de um coração de extrema generosidade.


Marcada pela condução de uma bolsa ou sacola de onde, de forma inexplicável, retirava tudo o que lhe era pedido. O seu jeito manso e sereno de conversar e ouvir, com atenção a quem lhe falava, foi uma de suas marcas. Mãe amorosa para com suas filhas e modelo para tantas outras mães.


Descanse em Paz, Dona Natividade! Cumpra, agora, a missão de interceder por nós junto ao Pai Criador!


Faleceu na madrugada deste dia 16 de fevereiro de 2022.


Na esperança de que todos nós ressuscitaremos em Cristo, conforto para toda a família!


Compartilhe nas Redes Sociais

    Obras

  08 Fevereiro de 2022

PREFEITURA FAZ PASSAGEM NO BAIRRO GUARABIRA


  ...

A Prefeitura de Montalvânia, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Vias Urbanas (Departamento de Obras) concluiu na última semana o calçamento com bloquetes sextavados na passagem de água na rua Verdi, bairro Guarabira. Pode até parecer simples, mas esta obra vai proporcionar mais dignidade e qualidade de vida para os moradores e ao mesmo tempo, mais segurança para os motoristas que transitam por aquela via.

De acordo com o chefe do departamento de obras Cleomar Pereira, este serviço desafiava administrações, já que fazem mais de 12 anos que a rua foi asfaltada. Mas abandonaram este pedaço, por onde a água passa no período chuvoso, sem nenhuma melhoria.

E os trabalhos em prol da população cochanina não param. Nesta semana as equipes do Departamento de Obras estão empenhadas na manutenção das escolas, operação tapa-buracos e na reforma dos PSF’s. Desta forma, a administração “Gente que faz” reforça mais uma vez o compromisso com todos os cidadãos cochaninos!


Compartilhe nas Redes Sociais

    Polícia

  08 Fevereiro de 2022

MANGA- POLÍCIA MILITAR REALIZA OPERAÇÃO DE COMBATE AOS CRIMES VIOLENTOS


  ...

A 245ª CIA PM realizou ações e operações, nas zonas urbanas e rurais, dos municípios de Manga e Montalvânia, objetivando inibir e coibir a ação de infratores da lei que, de maneira oportuna, praticam crimes variados, principalmente contra a vida e o patrimônio, além disso, proporcionar a preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio. 

PRODUTIVIDADE

02 autores presos;

03 Autos de Infrações de Trânsito confeccionados;

01 veículo apreendido (direção perigosa);

Polícia Militar, cuidando do verdadeiro Ouro de Minas: os mineiros e mineiras!


Compartilhe nas Redes Sociais

    Polícia

  18 Janeiro de 2022

MONTALVÂNIA- DURANTE OPERAÇÃO POLICIAL CINCO PESSOAS SÃO PRESAS E UM MENOR DE IDADE APREENDIDO.


  ...

O Pelotão de Montalvânia desencadeou uma Operação Batida Policial, entre os dias 14/01 e 15/01, na região central e zona rural desse município, objetivando inibir e coibir a ação de infratores da lei que, de maneira oportuna, praticam crimes variados, principalmente contra a vida e o patrimônio, além disso, proporcionar a preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio. 


Nesse sentido, no decorrer da atividade 02 (duas) armas brancas foram apreendidas, 05 (cinco) pessoas conduzidas, 01 (um) menor de idade apreendido, 01 (uma) réplica apreendida e 03 (três) veículos removidos. 


Polícia Militar, cuidando do verdadeiro Ouro de Minas: os mineiros e mineiras!


Compartilhe nas Redes Sociais

    Luto

  14 Janeiro de 2022

MORRE SEU DEDÉ FLORES, O GENTIL HOMEM QUE TINHA O POMPOSO NOME DE JESUS


  ...

Tristes tempos... nesses últimos dias perdemos três pessoas muito queridas em Montalvânia. Depois da icônica Dona Edite Fernandes, da sapiente Dona Zilda Caires, chegou a vez de nos despedirmos do querido e gentil Seu Dedé Flores, que partiu nessa quarta-feira (12/01), para a eternidade.


Com o pomposo nome de Jesus, Seu Dedé era um senhor de 83 anos de idade, mas com a cabeça de um garoto. Cheio de vida, alegre, brincalhão, gentil como ele só, e apaixonado por política. Era uma das pessoa que eu mais gostava de conversar em Montalvânia. E sentia que isso era recíproco. Pois, quando me via ele sempre estampava aquele sorriso largo e se aproximava para conversar sobre diversos assuntos, principalmente, sobre política. Como ele gostava de discutir os problemas da cidade, dar sugestões para melhorar alguma coisa e dar suas inteligentes opiniões... tinha um carinho imenso para comigo! 


Nasceu em São Sebastião dos Poções, dia 22 de fevereiro de 1938, filho do casal Jonas e Maria Flores, foi registrado como Jesus Barbosa Flores, mas, ainda menino ganhou o apelido de Dedé, e assim ficou conhecido.


Foi para Montalvânia com a família e se estabeleceu como comerciante. Viúvo, tinha 8 filhos, 12 netos, 2 bisnetos e uma infinidade de amigos.


O mundo está ficando mais triste, mais pobre de amigos, de pessoas queridas... uma pena! Perdemos uma pessoa de um coração enorme, de uma alegria contagiante e de uma gentileza rara. Seu Dedé era daqueles cavalheiros que só se vê hoje em dia em filmes e novelas. Um homem simples, humilde, mas de uma educação refinada.


Sempre cuidadoso com a saúde, era visto fazendo suas constantes caminhadas ao redor da Praça de Esportes todos os dias durante a tarde. Inteligente, gostava de fazer palavras cruzadas para exercitar a mente. Homem de muita fé, era católico e não perdia a missa dos domingos. Apaixonado pela família, tinha carinho e cuidado especial pelos filhos, netos e bisnetos. Era um amigo querido de muita gente da cidade. Tinha um excelente papo e permeava por todos os assuntos possíveis, sempre com conhecimento de causa, descontração e bom humor. 


Seu Dedé foi vítima de complicações cardíacas. Quem diria, logo ele que cuidava tanto da saúde! Mas, mais fortes são os desígnios de Deus! Só nos resta aceitar e, agora, conviver com sua falta. Mas ficam suas lembranças, os bons momentos vividos com esse ser humano tão especial!


Perdemos uma pessoa incrível! Vamos sentir muita falta!


Que Deus dê um bom lugar ao querido Seu Dedé e conforte os corações de seus familiares e amigos nessa hora tão difícil!


Abraço fraterno aos seus filhos, os queridos amigos: Gó, Zarinha, Faninho, Lúcia, Totô, Marcos, Ritinha e Paty! Que nosso bom e misericordioso Deus dê o conforto necessário a todos eles! Nunca se esqueçam de que vocês são filhos de um grande homem! Um ser humano incrível! 

Mesmo quando eu andar

por um vale de trevas e morte,

não temerei perigo algum, pois tu estás comigo;

a tua vara e o teu cajado me protegem. 

Salmos 23:4


Por: Fernando Abreu - Jornalista


Compartilhe nas Redes Sociais

    Luto

  03 Janeiro de 2022

NOTA DE PESAR


  A Prefeitura de Montalvânia, o Prefeito Fredson França, a Vice Prefeita Horenca e Secretários comunicam com grande pesar o falecimento do Senhor Cecílio Ferreira Leite.


Neste momento de dor, a administração municipal se solidariza com seus familiares e expressa as mais sinceras condolências pela perda de quem contribuiu com a história do nosso Município.


Nascido em 10/11/1931, foi um grande desbravador do nosso gerais, um dos primeiros a começar várias comunidades nesta região. Pai de uma prole grande , têm entre os seus filhos o Ricardo Leite, que prestou serviços como vereador da nossa cidade. Faleceu nesta tarde do domingo, 02/01/2022.


Descanse em paz!


Compartilhe nas Redes Sociais

    Luto

  24 Dezembro de 2021

CONHEÇA DONA ZILDA E SEUS PRESÉPIOS QUE RESISTEM AO TEMPO E CONTAM HISTÓRIAS INCRÍVEIS


  ...

- Em Montalvânia a tradição de montar presépio ainda resiste ao tempo. Conheça Dona Zilda Caires, que há mais de 80 anos seguidos monta o mais famoso da cidade e conta a história de cada animal que participou da famosa cena do nascimento de Cristo.


Dona Genezilda Rodrigues Caires, a Dona Zilda, é uma alegre baiana que mora em Montalvânia há 48 anos. Tem 94 e desde os 10 faz questão de montar um presépio no natal. Nunca deixou de fazer um ano sequer. Mesmo quando não está bem de saúde. Ela acha que se quebrar a tradição vai pecar. Por isso diz que não vai parar nunca.


- Mesmo estando doente vou fazer, nem que alguém tenha que me ajudar. Só paro quando eu morrer, diz a simpática senhora.


Esse ano, devido a problemas de saúde decorrentes da idade, ela montou um bem simples e não ficou na cidade para esperar o dia de colocar o Menino Deus na manjedoura, como de costume. Viajou e está em companhia de filhos.


Quando ainda morava no então distrito de Água Quente, hoje município chamado Érico Cardoso, no sudoeste baiano, a menina Genezilda, em visita a cidade de Paramirim, viu um presépio pela primeira vez e se encantou. 


A partir daí começou a montar a famosa cena com sabugos de milho, bonecos de pano e mandacaru, escondida da mãe, que era muito brava e não gostava que a filha fizesse presépio. Até hoje Dona Zilda não entende por que.


- Fui muito castigada por conta disso. Minha mãe, onde estiver que me perdoe, mas vou continuar realizando meu desejo. É uma paixão que tenho, conta a quase centenária baiana arretada, que desafiou o rigor da mãe há mais de 80 anos.


Dona Zilda tem uma saúde de ferro, enxerga como uma criança e ela própria confecciona algumas peças para seu famoso presépio, como as casinhas e igrejas, feitas com caixas de remédios, de fósforos, de sabonete... que ela exibe com muito orgulho.


Passa boa parte do dia sentada numa cadeira, na calçada de sua casa, a olhar o movimento e a fazer bordados como o famoso fuxico. Lê jornal e é super bem informada. Sabe de muita coisa e conversa de tudo um pouco. Bater papo com ela exige uma boa parte do tempo livre, porque sua prosa é das mais ricas e agradáveis. É uma mulher de grande simpatia e sapiência, e de uma lucidez incrível. 


Aos 18 anos conheceu o agricultor e depois político, Leobino José Rodrigues, com quem se casou um mês depois, por imposição do pai, como era costume naquela época.


- Mas eu não achei ruim não. Queria ficar livre do sofrimento em que vivia. E ele sempre foi muito bom pra mim. Logo depois que nos casamos me levou na romaria de Bom Jesus da Lapa e me deu um presépio de presente, com as imagens de São José, a Virgem Maria, os três Reis Magos, vários animais como o galo, ovelhas, bois e o Deus Menino. Você não imagina a minha alegria! Agora poderia montar o meu próprio presépio, de verdade, e sem a preocupação e o medo da minha mãe descobrir, se emociona Dona Zilda.


- A partir daí passei a fazer os presépios ainda mais bonitos. Pena não ter nenhuma foto para comprovar, diz saudosa.


Em 1972 seu esposo, a convite de um amigo, resolve se mudar com ela e os 12 filhos para Montalvânia. O marido morreu há 18 anos, mas ela reside até hoje na cidade e todo ano monta seu conhecido presépio.


Num português perfeito e numa eloquência encantadora Dona Zilda, que aprendeu a ler com professores particulares e continuou os estudos sozinha, diz que lia livros católicos que diziam que o galo está presente no presépio porque foi ele que anunciou, cantando, a chegada de Jesus, e assim, as pessoas souberam de que o Messias havia chegado ao mundo. Na sua forma sábia e paciente de falar, ela disse que o galo cantando, quis “dizer”: Jesus nasceu! E as vacas “perguntavam”: aonde? E as ovelhas “respondiam”: em Belém... E assim todos foram avisados do nascimento do Cristo.


- Os galos, os bois as vacas, as ovelhas, os grilos, os vaga-lumes, os sapos... , todos estes animais são sagrados por terem participado de tão importante missão e também o jumento, que foi quem carregou Jesus e sua mãe. Deus ama os bichos e por isso encho meu presépio deles, ensina a sábia e doce Dona Zilda.


Presépio, significa em hebraico, “a manjedoura dos animais” e foi uma invenção de São Francisco de Assis, que em 1223, relembrou a cena do nascimento de Jesus Cristo, criando o primeiro presépio vivo na cidade Italiana de Greccio.


Dona Zilda diz que sempre que se aproxima o fim do ano ela fica ansiosa para montar seu presépio, mesmo pequeno e simples, mas que as pessoas de hoje não querem mais saber das tradições e não montam mais presépios, e com toda sua sabedoria, declarou que “o desamor, a desunião e a falta de fé estão acabando com o mundo”.


Fica a bela história de sabedoria, determinação, perseverança, amor e fé de Genezilda Caires Rodrigues, a Dona Zilda, que aos 94 anos, com seu jeito simples, mas cheio de sabedoria, transmite uma bela mensagem de natal.


Desejo que seu Natal seja brilhante de alegria, iluminado de amor, cheio de harmonia e repleto de paz!, e como diz a sábia Dona Zilda, “de amor, fé e união”!


Por: Fernando Abreu - Jornalista


Compartilhe nas Redes Sociais

    Saúde

  20 Dezembro de 2021

HOSPITAL CRISTO REI


  PRIMEIROS RESULTADOS DA PARCERIA ENTRE HOSPITAL CRISTO REI E COLÉGIO DINÂMICO DE CARINHANHA - BA

Toda parceria é bem vinda quando o objetivo é salvar vidas. Neste sentido, o Hospital Cristo Rei de Montalvânia-MG firmou parceria com o colégio Dinâmico de Carinhanha-BA. E o primeiro resultado já veio com a formatura de 10 alunas, daqui de Montalvânia, no último dia 11 de dezembro.


Elas concluíram o curso Técnico em Enfermagem, depois que fizeram o estágio curricular aqui no Hospital. E estão aptas ao mercado de trabalho e a nos ajudar na missão de salvar vidas.


A direção do hospital agradece ao colégio pela parceria e também pela doação feita em dinheiro para o hospital. O recurso será investido para custear despesas com os pacientes do hospital.


Compartilhe nas Redes Sociais

    Polícia

  15 Dezembro de 2021

POLÍCIA EM AÇÃO


  Operação conjunta realizada pela Polícia Militar e Polícia Civil da Comarca de Montalvânia prendeu na manhã desta quarta feira (15/12) 03 pessoas envolvidas em homicídio, roubo e furtos.


Durante fiscalizações realizadas pela Polícia Militar restou apurado que os conduzidos não  estavam cumprindo Medidas restritivas aplicadas pelo Poder Judiciário.


Após a Polícia Militar informar ao Poder Judiciário sobre o descumprimento das medidas aplicadas o juízo local decretou a regressão de regime, expedindo Mandados de Prisão.



A Polícia Civil de Montalvânia acompanhava o andamento processual dos conduzidos e participou, em conjunto com a Polícia Militar, na captura e condução dos presos.


Os presos foram entregues no Presídio da cidade de Manga para o devido cumprimento das penas impostas pelo Poder Judiciário.



Compartilhe nas Redes Sociais

    Segurança

  06 Dezembro de 2021

MONTALVÂNIA


  POLICIAIS MILITARES MINISTRAM INSTRUÇÃO À AGENTES DA GUARDA MUNICIPAL SOBRE A UTILIZAÇÃO DE PISTOLA DE EMISSÃO DE IMPULSO ELÉTRICO


Foram abordados aspectos legais, procedimentos técnicos e utilização prática deste importante IMPO à atividade dos agentes de segurança.

O Sr. Prefeito Municipal de Montalvânia, Fredson França, destacou a parceria e apoio recebido da PM local nos diversos projetos do município.

Ao final os agentes da GM receberam certificados de participação no curso.


Polícia Militar, cuidando do verdadeiro Ouro de Minas: os mineiros e mineiras!


Compartilhe nas Redes Sociais

Parceiros1

Parceiros2
Microrcim Microrcim L&C Glass Design L&C Glass Design