Turismo

Conheça Montalvânia um lugar especial!
Atrativos turísticos de acordo com o Inventário da oferta turística.

Em  Destaque

Balneário de Janaína
Distante de agentes poluentes, num raio de 300 Km, possui paisagens típicas do cerrado e natureza ainda em estado bruto.














Cachoeira da Prensa - Rio Carinhanha

Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Canoas

Gruta da Pingueira

Gruta do Salobro

Gruta de Poções

Lapa do Dragão

Lapa do Gigante

Lapa do Possêidon

Memorial Montalvão

Monte Lopino

Praça Cristo Rei

Rio Cochá

Rio Carinhanha

Sítio Arqueológico da Lapa do Dragão

Sítio Arqueológico da Lapa do Gigante

Sítio Arqueológico da Lapa do Posseidon

Casa das Bonecas

Balneário da Janaina

Montalvânia possui uma grande concentração de grutas, lapas e abrigos com inscrições e pinturas rupestres milenares, que seriam, segundo o seu fundador, um compêndio de todos os símbolos e conhecimentos do planeta. Algumas têm mais de seis mil gravuras.


De acordo com o arqueólogo francês André Proust, um dos maiores pesquisadores da pré-história brasileira, e que esteve na cidade na década de 1970 desenvolvendo estudos, os milhares de símbolos e imagens que existem na região de Montalvânia, têm estilo completamente diferente de outras espalhadas pelo Brasil de tempos pré-históricos.


Dezenas de pegadas humanas se repetem aqui e acolá, grandes figuras parecem dançar livres da gravidade terrestre, além de, segundo o fundador, naves espaciais, mísseis, astronautas e rituais entre seres humanos e extraterrestres. Um grande espetáculo de formas geométricas, seres bizarros e uma infinidade de cores e texturas fazem parte das misteriosas pinturas e inscrições de Montalvânia. Montalvão associava essas imagens a um amálgama de deuses.


Achava que, se fossem estudadas poderíamos alcançar um conhecimento superior e criar uma máquina capaz de pensar o mais rápido possível, com ajuda da energia solar. Acreditava também que esta região era uma importante base de OVNI’s, que nas serras, captariam energia para viajar pelo universo e que a cidade seria o princípio de tudo. Aqui estaria a verdadeira Atlântida, e não no meio do oceano. Achava que a cidade seria um tipo de terra prometida, uma capital mental da humanidade.


O Rio Cochá banha toda a cidade com suas águas cristalinas e possui belas corredeiras e cachoeiras.


Os rios Carinhanha e Itaguari, que se encontram na comunidade de Pitarana, na divisa com a Bahia (15 Km), também fazem parte do cenário do município.