SITE OFICIAL DA CIDADE DE MONTALVÂNIA
WWW.MONTALVANIA.COM.BR

Publicidade: (77) 9 9949-4184
Parceiros1

ÚLTIMASNOTÍCIAS

    Festa

  24 Abril de 2018

AGRADECIMENTOS


  ...


Compartilhe nas Redes Sociais

    Saúde

  24 Abril de 2018

CAMPANHA DE VACINAÇÃO


  Vacinação contra gripe já começou!

A campanha de vacinação deste ano contra a gripe já começou em todo o Brasil. A campanha terá duração de cerca de 40 dias e tem fixada como data de encerramento o dia 1º de junho. 

DIA D
A vacinação é realizada geralmente nos meses que antecedem o Inverno, período de maior incidência da gripe. Em 12 de maio está prevista uma mobilização nacional, o chamado dia D da vacinação contra a gripe. 

ALVO
Nesta campanha, o público-alvo são 54,4 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, índios, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e presos. 



Compartilhe nas Redes Sociais

    Previsão do tempo

  24 Abril de 2018

Montalvânia


  Tempo no momento.

Montalvânia hoje, máxima de 32º e mínima de 18º.
Sol com algumas nuvens. Não chove.


Sensação: 21°
Umidade: 72%
Pressão: 1017 hPa
Vento: 16 km/h
Atualizado às: 08:16h (horário de Brasília)
Fonte: www.climatempo.com.br


Compartilhe nas Redes Sociais

    Comemoração

  22 Abril de 2018

Montalvânia completa neste domingo 56 anos de emancipação político-administrativa


  ...

Montalvânia nasceu de um camponês simples, que lutava por liberdade e buscava para um povo sofrido o raiar de um novo dia. Sem recursos e influências, surgiu de um ideal calcado na vontade, na garra, na saga de um homem corajoso, inteligente e destemido: Antônio Lopo Montalvão.


“Montalvânia nasceu de uma necessidade, como a semente que precisa nascer. Sempre tive na ideia a semente de uma cidade, como a dos templos de Monte Alban, na província de Monte Rei, no México antigo. Decidi então entrar pelas brenhas e, dentro da virgindade da natureza, deixar nascer a semente da minha cidade ideal, onde o lar seria o templo e a família seria o dever”.

Antônio Lopo Montalvão 1917 – 1992


Assim, aos 22 dias do mês de abril de 1952, nas terras da fazenda Barra do Poções, surge uma faixa com a inscrição desafiadora: CIDADE DE MONTALVÂNIA.


Montalvânia é conhecida pelas belezas naturais e culturais e pelo mistério e misticismo que permeiam sua história.


Está localizada no extremo norte de Minas Gerais. Distante 775 Km de Belo Horizonte; 346 Km de Montes Claros; 748 Km de Brasília; 1.210 Km do Rio de Janeiro e 15 Km do estado da Bahia.


Possui aeroporto para aeronaves do porte médio.


Sua população é de aproximadamente 16 mil habitantes.


Limita-se ao norte com o município de Cocos BA; ao sul com Manga, Miravânia e Cônego Marinho; a oeste com Bonito de Minas e a leste com municípios de Juvenília e Feira da Mata – BA.


O agronegócio é a atividade econômica predominante.


É banhada pelos os rios Carinhanha, Poções e Cochá. Está a 64 Km do rio São Francisco. Estrategicamente localizada, é o único meio de ligação do norte de MG com sul da Bahia – Cocos – e Brasília DF.


Possui natureza exuberante, grande concentração de grutas, lapas e abrigos com intrigantes inscrições e pinturas milenares e uma história peculiar, carregada de mistérios e misticismos.


Com praças, ruas e avenidas bem planejadas, arrojados projetos paisagísticos, Montalvânia vive em franco crescimento.


Faz parte do CIRVEC – Circuito turístico Velho Chico e desponta como local promissor, de grande potencial turístico.


Suas vias públicas levam nomes de grandes pensadores, artistas, inventores e filósofos que fizeram a história da humanidade, como Confúcio, Homero, Platão, Buda, Maomé… Uma característica ímpar.


Distante de agentes poluentes, num raio de 300 Km, possui paisagens típicas do cerrado e natureza ainda em estado bruto. O rio Cochá banha toda a cidade com suas águas cristalinas e possui belas corredeiras e cachoeiras. Ideais para a prática de esportes de aventura.


As festas de aniversário da cidade e Padroeiro Cristo Rei recebem grande número de visitantes nos meses de abril e junho. Festas religiosas, ainda sem interferência da indústria cultural fazem parte do calendário de comunidades rurais. Como a Folia de Reis e a Dança de São Gonçalo em Cabeceira de Poções.


A culinária é famosa por seus quitutes, biscoitos, carne assada com mandioca, paçoca de carne seca, beijus e doces diversos.


O desfile dos vaqueiros na Festa de Cristo Re é uma tradição que valoriza os costumes sertanejos.


Na feira do Mercado Municipal, aos sábados pela manhã pode ser encontrado o que existe de melhor em doces, carnes, linguiças, manteigas, queijos e frutos da terra.


O artesanato é conhecido pelo bom gosto e criatividade O município possui uma escola em que ensina a população a se relacionar com a arte e a trabalhar materiais recicláveis, pintura, marcenaria, bordados, tecelagem e produtos dos mais diversos usando frutos e sementes do cerrado.


Montalvânia possui uma grande concentração de grutas, lapas e abrigos com inscrições e pinturas rupestres milenares, que seriam, segundo o seu fundador, um compêndio de todos os símbolos e conhecimentos do planeta. Algumas têm mais de seis mil gravuras (Lapa do Possêidon).


De acordo com o arqueólogo francês André Proust, um dos maiores pesquisadores da pré-história brasileira e que esteve na cidade na década de 1970 desenvolvendo estudos, os milhares de símbolos e imagens que existem na região de Montalvânia, têm estilo completamente diferente de outras espalhadas pelo Brasil de tempos pré-históricos.


Venha conhecer e se apaixonar por Montalvânia!


Parabéns, cidade querida, terra de filosofias mil! ASCOM


Compartilhe nas Redes Sociais

    Festa

  21 Abril de 2018

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO MONTAL FOLIA 2018


  Aniversário de 56 Anos de Montalvânia. PROGRAMAÇÃO...


Dia 20 – Sexta-feira 

07h30 – Palestra de Conscientização Ambiental, Rio Cochá: Diagnóstico e Soluções.  Realização da Prefeitura de Montalvânia em parceria com a Associação Cochanina Águas do Norte – ACAN;


16 horas – Desfile Cívico. Saída Praça Hiparco / Chegada Praça Cristo Rei;


18 horas – Bloco Infantil com Trio Elétrico e Turma da Juquita na Praça Cristo Rei;


Das 20 às 03 horas – Shows Musicais / Praça Platão

André Felipe

DJ Samira Lima

Mulherada Butequeira

Banda 100 Parea


Dia 21 – Sábado

08 horas – Maratona Cochanina – Saída e Chegada na Praça de Esportes Antônio Justiniano Neto;


08h30 – Abertura do Campeonato Society 2018 / Praça de Esportes;


10 horas – Reinauguração do Mercado Municipal;


Das 20 às 03 horas – Shows Musicais / Praça Platão:

Banda Bonde do Skema

DJ Samira Lima

Banda Rasta Chinela

Psirico


Venha participar desta explosão de alegria!


Compartilhe nas Redes Sociais

    Polícia

  20 Abril de 2018

MONTALVANIA EM AÇÃO


  Durante Operação Batida Policial na noite desta data (19/04/18) foi abordado o menor J.P.N.S.S, com o qual foi encontrado duas buchas de substância esverdeada semelhante a maconha.


Após parlamentacao com o menor este entregou mais 17 buchas da mesma substância que se encontrava embaixo de um colchão na residência do referido menor.

Ainda durante a abordagem foi apreendida uma motocicleta Honda cor preta, sem placa de identificação, com o chassi raspado. O menor foi apreendido junto com o material descrito acima.

Equipe:

Sgt Júnior

Sd Fiúza

Sd Chagas e

Sd Andrei.


Compartilhe nas Redes Sociais

    Convite

  19 Abril de 2018

Washington Sabino


  ...


Compartilhe nas Redes Sociais

    Segurança

  19 Abril de 2018

MONTALVÂNIA - GUARDA MUNICIPAL RECEBE NOVA VIATURA


  Prefeito Dr. José entrega nova viatura para a Guarda Municipal, nesta quinta-feira (19).

A Guarda Municipal de Montalvânia foi criada em 2005, no segundo mandato do então prefeito Dr. José Ornelas , com o objetivo principal de proteger o patrimônio público, realizar patrulha ostensiva, coibir crimes e auxiliar os trabalhos  da Polícia Militar.


A instituição já chegou a trabalhar com um efetivo de 16 guardas, masculinos e femininos, uma camionete e cinco motos, atuando ativamente na sede na zona rural do município.


Com as mudanças de gestores a Guarda foi ficando sem investimentos e até desvalorizada, pois já chegou a trabalhar sem veículo e sem nenhuma moto.


Recentemente a instituição recebeu três motos que estavam abandonadas no pátio da Secretaria de Transportes e foram recuperadas e deixadas aptas para o uso.


Na última semana a Guarda recebeu novo fardamento e agora, nesta quinta-feira (19), recebeu uma nova viatura, um veículo tipo Gol, que vai dar mais agilidade aos serviços da instituição e oferecer mais conforto aos Guardas, que assim, trabalham com mais vontade e motivação.


O novo veículo foi entregue pelo prefeito Dr. José ao comandante da Guarda, inspetor Gerlon da Silva Rodrigues, com a presença do tenente Souza, da Polícia Militar. ASCOM


Compartilhe nas Redes Sociais

    Rio Cochá

  18 Abril de 2018

Convite


  Rio Cochá: Diagnóstico e Soluções


Compartilhe nas Redes Sociais

    Manga

  17 Abril de 2018

Tragédia - Rio São Francisco


  O Corpo de Bombeiros retomou as buscas por rapazes de Manga que desaparecem, domingo, no Rio de São Francisco.

“RABETA”

Matheus Cardoso, de 18 anos, Artur Possidônio, de 17, Cléber Almeida, de 18, e Adenílson da Silva, de 20 - estavam num pequeno barco de madeira, conhecido como "rabeta", movido por motor, que afundou no meio do Rio. 



FUTEBOL

Os 4 faziam a travessia para jogar futebol no município de Matias Cardoso, separado de Manga pelo Rio, e foram levados pela correnteza. A embarcação era conduzida por menor de 15 anos que conseguiu escapar. O pequeno barco também desapareceu nas águas. 


ENCONTRADOS

Os corpos de 2 dos 4 jovens foram resgatados agora de manhã, a 25 km do local onde a “rabeta” afundou. São eles Cleber e Adenílson. As buscas por Artur e Mateus continuam.


AFUNDOU

O acidente aconteceu no mesmo ponto do Rio de São Francisco onde é feita a travessia de balsa entre Manga e Matias Cardoso. A PM informou que a embarcação não suportou o peso e afundou no meio do Rio, após o rompimento de parte da estrutura de madeira. Os quatro jovens estavam em um barco de madeira, com motor “rabeta”, conduzido por um jovem de 15 anos, que realizava a travessia do rio entre as cidades de Matias Cardoso e Manga.


ENTRAR

Testemunhas disseram que logo no início da travessia a água começou a entrar no barco e os rapazes, que estavam na cabeceira do barco, começaram a cair no rio. O condutor nadou e conseguiu chegar às margens e pedir socorro.


ATUALIZAÇÃO

No início da noite desta terça-feira, foi encontrado o corpo de Artur Possidônio, de 17 anos, a uma distância de 8 km do local do acidente. Continua sendo procurado o corpo de Matheus Cardoso, de 18.


Compartilhe nas Redes Sociais

Parceiros1

Parceiros2
Star Chiq Microrcim Connect