SITE OFICIAL DA CIDADE DE MONTALVÂNIA
WWW.MONTALVANIA.COM.BR


Role para baixo
     

montalvania@montalvania.com.br
(77) 9 9949-4184 / 9 9140-6265


 Solidariedade
  30 Dezembro de 2014
Jogadores norte-mineiros participam de jogo solidário em Montalvânia
Naylhor que defendeu o Icasa; Léo Mineiro do CAP Uberlândia e Breno Lopes do Cruzeiro se divertem ajudam quem precisa

Fim de ano, férias dos jogadores e as tradicionais peladas acontecem Brasil a fora. Em Montalvânia, no Norte de Minas, os irmãos Leandro Mineiro, atual do CAP Uberlândia, e o zagueiro Naylhor que defendeu o Icasa e negocia com o Ituano, também aderiram aos jogos beneficentes.

Curtindo os últimos dias de férias, os irmãos convidaram o lateral Breno Lopes, do Cruzeiro, para a uma descontraída partida e ainda arrecadar alimentos.  Breno é natural de Itacarambi, também no Norte de Minas e passa férias com a família. O ingresso para assistir a partida na Praça de Esporte foi um quilo de alimento não perecível.

Os jogadores destacam que sempre fizeram o jogo com os amigos, mas este ano decidiram organizar de uma forma diferente. 

- Resolvemos juntar o útil ao agradável. Juntamos os amigos e convidamos o Breno que hoje é um jogador conhecido no Cruzeiro para esta partida. Nosso objetivo é ajudar muitas pessoas da nossa cidade que precisam, além de reencontrar amigos que a gente conhece desde criança - disse Leo Mineiro.

O zagueiro Naylhor gostou da ação e espera que o fato se repita todos os anos.

- Foi Muito bacana poder rever amigos e ainda ajudar quem precisa. Espero que o evento vire tradição a partir de agora. Eu quero sempre participar - disse.

Fonte: globoesporte.globo.com

 Luto
  25 Dezembro de 2014
Morre Chico Reis
...

Morreu nesta quinta-feira (25/12) em Brasília DF, aos 88 anos de idade, um dos homens mais importantes de Montalvânia: Francisco José dos Reis, Chico Reis. Um dos pioneiros da cidade. Homem idealista e visionário, ajudou Antônio Montalvão a construir e a desenvolver Montalvânia.

Foi comerciante, empresário e político, dando um grande salto no desenvolvimento sócio-econômico do Município logo no início de sua criação, na então década de 1950 e ainda por muito tempo.

Patriarca de uma grande e querida família, deixa esposa, filhos, filhas, genros, noras, sobrinhos e sobrinhas, netos, netas e bisneto, além de muitos amigos e admiradores. O corpo será velado e sepultado em Brasília DF. Montalvânia perde uma grande personalidade, um dos seus filhos mais ilustres...

Por :Jornalista Fernando Abreu

 Atenção
  22 Dezembro de 2014
Prazo para recadastramento dos aposentados terminará no próximo dia 31
...

Os aposentados precisam prestar atenção no prazo para o recadastramento no INSS, que terminará no próximo dia 31.

Quem não provar que está vivo corre o risco de ficar sem o dinheiro da aposentadoria. Para fazer o recadastramento, o aposentado ou pensionista deve ir ao banco onde recebe o pagamento.

É preciso levar documento pessoal com foto (carteira de identidade, motorista ou trabalho). Quem não poder ir ao banco porque tem problema de saúde pode fazer o recadastramento por procuração, mas é preciso cadastrar o representante legal numa agência do INSS.

Quem perder o prazo terá o pagamento interrompido.

 Saúde
  22 Dezembro de 2014
Teste da linguinha em recém-nascidos passa a ser obrigatório em todo o País
...

A partir desta semana, hospitais e maternidades das redes pública e particular passarão a ser obrigados a fazer o chamado teste da linguinha em recém-nascidos.

A determinação é do Ministério da Saúde e foi criada por lei. O objetivo do exame é detectar se existe alguma alteração no chamado frênulo, membrana que liga a língua à parte inferior da boca – também conhecido como freio.

A alteração pode gerar a popular língua presa. Os problemas vão além da dificuldade na fala. No caso dos recém-nascidos a alimentação pode ser prejudicada, já que afeta a sucção.

 Futebol
  18 Dezembro de 2014
Ex-Icasa, zagueiro Nayllhor diz que está próximo do América-MG
Diretoria do Coelho diz que houve contato mas as negociações não avançaram

De férias em Montalvânia, no norte de Minas Gerais, o zagueiro Naylhor anuncia que está bem próximo de um acerto com o América-MG. O Jogador de 27 anos defendeu o Icasa pela série B deste ano, na campanha em que o time foi rebaixado pela série C, sendo capitão da equipe.

O contrato do zagueiro com o Icasa terminou com o fim da Série B. Ele garante que também foi procurado por outros clubes.

- Recebei propostas do Chapecoense, do Ituano, do Sampaio Correia e do Paissandu. Mas meu empresário, o Anderson Nassrala, está negociando com o América e estamos bem próximo de um acerto. Espero que dê certo, porque apesar de eu ser mineiro nunca tive a oportunidade de atuar em um time de Minas - declarou.

Apesar do jogador afirmar que as negociações estão avançadas, a assessoria do América-MG nega um provável acerto. De acordo com o diretor de futebol Flávio Lopes, houve uma conversa com o empresário do jogador, mas os valores discutidos não foram acertados.

Natural de Montalvânia (MG), Naylhor foi revelado pelo Nova Iguaçu do Rio de Janeiro e teve três passagens pelo Icasa. Em 2012 ajudou o time no acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2013 depois de defender o Paraná, voltou e disputou o cearense na excelente campanha do time do Cariri na Segunda Divisão do Brasileiro. Este ano assinou contrato para a disputa da série B.

Fonte: globoesporte.globo.com

 Informatização
  17 Dezembro de 2014
Emissão de carteiras de trabalho será suspensa até o fim do ano
O motivo é a informatização do procedimento pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que passará a valer em todo o país a partir do dia 2 de janeiro

Entre janeiro e novembro deste ano, 563.925 carteiras de trabalho foram emitidas em Minas Gerais. Os números revelam que o Brasil está vivendo um momento de "pleno emprego", conforme denominou o superintendente regional do Trabalho e Emprego no Estado, Heli Siqueira de Azevedo.

A novidade é que a partir do ano que vem, os números podem aumentar ainda mais, já que o procedimento para a emissão das carteiras de trabalho será informatizado em todo o país. Por isso, a emissão do documento em Minas ficará suspensa entre os dias 22 e 29 de dezembro nas sedes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A paralisação temporária é necessária para possibilitar a transição do sistema atual, que produz os documentos, para uma versão mais moderna da ferramenta. A mudança será nacional e a previsão é que o novo sistema passe a valer em todo o país a partir do dia 2 de janeiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Saúde
  17 Dezembro de 2014
Hospital Cristo Rei passa por crise financeira
Mas você também pode ajudar a instituição a continuar funcionando

Diante da crise que vivem os hospitais filantrópicos de todo o Brasil, incluindo Minas Gerais, o prefeito de Montalvânia, Jordão Medrado, secretário municipal de Saúde, Renato Viana e o secretário de Saúde do Município de Juveníla, Sérgio Figueiredo, representando o prefeito Expedito da Mota Pinheiro (Péu), participaram de uma reunião no Hospital Cristo Rei com seu presidente João Fernandes de Almeida e a administradora da instituição, Sandra Maria Pimenta Santana, para juntos, tentarem encontrar medidas emergentes para que o Hospital mantenha seu funcionamento.

O Hospital tem como prioridade o atendimento de Urgência e emergência. Os prefeitos, Jordão e Expedito (Peu) disseram estar disponíveis para apoiar o hospital neste momento de crise.

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais informou recentemente que está regularizando o atraso nos repasses para que a situação seja normalizada. 

A Fundação

A Fundação de Saúde de Montalvânia, o Hospital Cristo Rei, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, certificado pelo Ministério da Saúde e que presta serviços ao Município de Montalvânia, Juvenília e ainda alguns Municípios vizinhos. Funciona através de verbas do Sistema Único de Saúde – SUS no valor de 70 mil reais, sem reajuste desde 2008, segundo a administradora do Hospital, deixando a instituição em situação bastante complicada, pois este valor é usado para pagar os salários dos funcionários, que sempre sofrem reajustes.

O hospital recebe ainda verbas de Urgência e Emergência provenientes de convênio firmado entre as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, no valor de 40 mil reais, 54 mil de subvenção do Município e mais 5 mil de subvenção do Município de Juvenília.

Aumento no valor do repasse

O valor repassado pelo Município ao Hospital era de 40 mil, mas sentindo que o mesmo estava tendo dificuldades de ser manter, principalmente no pagamento dos plantões médicos, a Prefeitura de Montalvânia enviou à Câmara Municipal Projeto de Lei que aumenta o valor da subvenção para um melhor funcionamento do único hospital da cidade.

O Projeto foi aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito, aumentando o valor da subvenção de 40 para 54 mil reais.

De acordo com Sandra Pimenta, o aumento, 14 mil reais, será usado exclusivamente para pagamento de plantões médicos, o restante (40 mil reais) para pagamentos de salários de médicos, manutenção, compra de medicamentos e material de consumo.

Campanha Solidária

Mas, mesmo com o aumento da subvenção municipal o Hospital ainda passa por dificuldades financeiras sendo preciso realizar promoções para arrecadar fundos como leilões e rifas, além de doações de alimentos, produtos de limpeza e outros por pessoas da comunidade.

Atualmente a Prefeitura de Montalvânia tem sido a única instituição que tem cumprido com suas obrigações perante o Hospital, para que o mesmo possa atender dignamente a população.

Se você puder colaborar, de alguma forma, com o Hospital, procure a direção da instituição ou faça uma doação em dinheiro, qualquer quantia, faça um depósito em nome da Fundação de Saúde de Montalvânia (Hospital Cristo Rei) CNPJ:18.892.042/0001-40 / Banco do Brasil. Agência: 0945-8 Conta Corrente: 5418-6.

"Quando somos bons para os outros, somos ainda melhores para nós."

- Benajmin Franklin

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Educação
  17 Dezembro de 2014
Secretaria de Educação promove formaturas da Educação Infantil
Muitas crianças participaram da solenidade de Formatura da Educação Infantil no Município, na sede e na zona rural, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, juntamente com as escolas e seus profissionais.

Tudo muito bem organizado para deixar marcado para sempre esta etapa na vida dos pequeninos que concluem esta primeira etapa de suas vidas estudantis.

Dia 12 – sexta-feira – foi a vez da Creche Municipal Luciano Fernandes Marinho pela manhã e à tarde da Escola Municipal São José, no Auditório Juarez Espínola Guedes, caprichosamente decorado para a ocasião.

Dia 13 - sábado, foi a vez dos alunos da Escola de São José de Pitarana e dia 15 - segunda-feira da Creche Alexsandro Jarbas de Macedo em São Sebastião de Poções.

Os pequenos estudantes receberam seus certificados com muita festa e alegria, um momento especial e inesquecível de fechamento do primeiro de muitos ciclos que ainda serão enfrentados nesta caminhada estudantil.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 BR 135
  13 Dezembro de 2014
Máquinas voltam á BR-135
Retomada do trecho Montalvânia-Monte Rei anima população do extremo-norte mineiro

Conforme este Em Tempo Real antecipou aqui em meados de outubro, as máquinas estão de volta à BR-135 para a retomada das obras de pavimentação do subtrecho entre Montalvânia e Monte Rei, com extensão de 18,4 quilômetros, no extremo Norte de Minas. A ordem de serviço saiu há pouco mais de um mês, quando o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) autorizou a construtora Ethos Engenharia, vencedora da licitação na modalidade RDC (regime diferenciado de contratações públicas), a reiniciar a obra paralisada há quase três anos.

Usuários da rodovia comemoram a retomada da obra, que complementa a pavimentação entre Manga e a divisa com o estado da Bahia, iniciada há mais de quatro anos. A população de municípios da região, entre eles Manga, Montalvânia e Juvenília, espera pela medida que coloque fim ao impasse que paralisou a obra desde o final de 2011, quando a firma responsável pela pavimentação, a SPA Engenharia, não conseguiu cumprir cronograma acordado com o Ministério dos Transportes e deixou a região sem sequer concluir a fase de terraplanagem da rodovia.

Já o trecho da BR-135 entra Manga e Itacarambi segue mais ou menos no mesmo estágio em que se encontrava há um ano. A licitação para contratação da empresa responsável pela obra ainda esbarra nos impasses ambientais existentes no seu traçado. Um deles são as cavernas do Parque Nacional do Peruaçu e a possível existência de sítio arqueológico com restos mortais de antepassados da etnia indígena xakriabás. O tempo passou e, até aqui, o avanço possível foi a liberação da licença ambiental para tocar a pavimentação no rumo de Itacarambi. Atualmente uma empresa de Goiânia realiza estudos técnicos para a elaboração do projeto-executivo que deve alimentar as esperanças da retomada da obra.

Fonte: www.luisclaudioguedes.com.br

 Novidade
  10 Dezembro de 2014
Carteira de motorista e documentos de carro vão mudar a partir do dia 1º de julho de 2015
..

Na próxima quarta-feira, o Denatran apresentará os novos modelos para o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), além do novo formato da Carteira de Habilitação - o modelo atual é de 1994.

Segundo o Denatran, os padrões adotados vão dificultar falsificações, adulterações, além de fraudes no pagamento do IPVA. A carteira de motorista, por exemplo, terá 28 dispositivos de segurança, enquanto os papéis dos veículos virão com 17 métodos, cada.

As mudanças estão previstas nas resoluções 511 e 512 do Contran e os modelos entrarão em vigor a partir do dia 1º de julho de 2015.

 Natal
  09 Dezembro de 2014
Montalvânia em clima de Natal
Prefeitura de Montalvânia promove o Natal Encantado De Todos Nós

O Centro de Artesanato e Escola de Corte e Costura, além de vários colaboradores, se empenharam durante muito tempo para preparar a decoração de natal da cidade este ano.

Com muita criatividade foram usadas luzes e produtos recicláveis para enfeitar o principal cartão postal da cidade: A Praça Cristo Rei.

Anjos, árvore de natal,  papais noéis, velas, guirlandas, bonecos de neve e até uma Casa do Papai Noel, onde as crianças podem entrar, brincar e tirar fotos para guardar de lembrança, fazem parte do Natal Encantado De Todos Nós!

Vá e leve sua família para prestigiar e entrar no clima natalino!

Feliz Natal! Boas festas!

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Lei
  03 Dezembro de 2014
Lei que proíbe fumar em locais fechados entra em vigor, hoje, em todo o Brasil
...

Entraram em vigor hoje as novas regras antifumo que proíbem fumar em locais fechados, como ambiente de trabalho e restaurantes, além de determinar o fim da propaganda de cigarros. Elas também extinguem os fumódromos em ambientes coletivos e ampliam as mensagens de alerta em maços de cigarro vendidos no país.

Os fumantes não devem ser fiscalizados. Poderá ser punido somente o estabelecimento que desobedecer as normas. Locais de comércio e restaurantes, por exemplo, deverão orientar os clientes sobre a lei e pedir para que não fumem, podendo chamar a polícia quando alguém se recusar a apagar o cigarro.

As regras preveem que as pessoas não poderão fumar em lugares públicos ou privados (acessíveis ao público) que possuam cobertura, teto, parede, divisórias ou toldos.

 Polícia
  03 Dezembro de 2014
Mulher mata idoso com um soco no rosto
...
Fernando Abreu / Jornalista

O crime ocorreu na segunda-feira (1º) em um bar da cidade conhecido como Bar do Santim, próximo a ponte do Rio Cochá saída para Pitarana, por volta das 20 horas.

De acordo com o Boletim de Ocorrência da Polícia Militar de Nº 0001087, o aposentado Ramiro Antônio de Meira (71 anos) estava no bar com Natália Fernandes de Oliveira (34) tomando cerveja.

De acordo com testemunhas, quando Ramiro pagou a conta e foi receber o troco Natália teria roubado seu dinheiro. A partir desse momento, ainda conforme testemunhas e o BO/PM, os dois começaram a discutir, momento em que o aposentado deu um tapa no rosto de Natália e a chamou de ladra. Natália revidou e desferiu um soco no rosto do aposentado que caiu ao solo e ficou inconsciente.

Foram chamados o SAMU e a PM que compareceram ao local e depararam com Ramiro caído e respirando com dificuldades. Após várias tentativas para conter o sangramento pela equipe do SAMU o aposentado não resistiu e morreu no local. O corpo foi levado ao Hospital Cristo Rei. Segundo o laudo médico, a causa da morte foi hemorragia intra-craniana devido a queda.

A família do aposentado, inconformada com o crime, disse que Ramiro era um homem de bem, tranquilo, que não se envolvia em briga e que, estava no bar pagando cerveja para a autora com o dinheiro de sua aposentadoria que acabara de receber. Familiares e moradores do bairro onde o aposentado residia disseram ainda que não acreditam nesta versão da morte, pois, segundo eles, a cabeça de Ramiro apresentava vários sinais de que ele fora surrado e até apedrejado.

Conhecidos da autora do crime, e que não quiseram se identificar, disseram que Natália é uma mulher perigosa, conhecida por se envolver em brigas e confusões, que há poucos dias veio da cidade de Manga fugindo de uma briga e que, recentemente, deu uma surra em um homem da cidade deixando-o cheio de hematomas.

A autora foi encontrada pela PM logo após o crime, sentada em frente a uma casa próxima ao Hospital, onde foi presa em flagrante. Levada ao Hospital local para exames de corpo de delito foi constatado um hematoma e suspeita de fratura no antebraço direito.

Natália foi levada à Delegacia de Polícia da cidade e de lá conduzida para a cadeia pública de Januária, onde permanece presa a disposição da justiça.
 Saúde
  03 Dezembro de 2014
Município encerra a campanha Novembro Azul
Assim como o mês de outubro é dedicado a Campanha Outubro Rosa, combate e prevenção ao câncer de mama e colo de útero, no mês de novembro é realizada a Campanha Novembro Azul, de prevenção e combate ao câncer de próstata.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Primária em Saúde, se engajou durante todo o mês na campanha, com encerramento nesta sexta-feira (28).

Em todos os PSF’s da sede e zona rural houve palestras informativas/preventivas e outras ações destinadas ao público masculino e acima dos 40 anos de idade.

Ainda existe muito preconceito em torno do exame que pode diagnosticar a doença, o exame de toque retal, mas é indispensável para detectar o câncer da próstata.

O câncer da próstata é uma doença que pode surgir com o envelhecimento do homem, a partir dos 40 anos. À medida que o homem vai envelhecendo, a incidência dessa doença vai aumentando

Quanto mais cedo essa doença atinge o indivíduo, mais grave ela será, e quanto mais tarde se fizer o diagnóstico, mais difícil será a cura.

O preconceito surge pela falta de informação. De acordo com urologistas o exame de toque retal é feito através da introdução digital pelo ânus, é um exame rápido, indolor e os homens não sabem disso, eles acham que vai doer, vai sangrar, que irão perder a masculinidade se fizerem o exame. Isso não tem nada haver, o exame em nada influencia a orientação sexual do paciente.

Além do exame de toque retal pode ser feito exame de sangue, denominado Antígeno Prostático Específico - PSA que mede uma proteína produzida pela próstata. Em nível elevado, o PSA pode sugerir a presença de um tumor ou prostatite (infecção da próstata).

Mas esse exame isoladamente não proporciona muitos benefícios e é preciso associar ao de toque.

Os sintomas do câncer da próstata são: a pessoa urina muitas vezes durante a noite, o jato urinário vai se tornando cada vez mais fraco e fino. Mas o grande problema, é que o câncer da próstata, na fase inicial, não apresenta nenhum sintoma.

Por isso, todos os homens a partir dos 40 anos, devem fazer o exame de toque retal pelo menos uma vez por ano. Em casos de suspeita de um tumor, o médico faz uma biópsia para ter certeza de que é câncer.

Comprovada a existência do câncer, a doença pode estar localizada apenas na próstata (nesta fase o câncer tem cura) ou já ter ultrapassado os limites da próstata, atingindo ou não outros órgãos. O tratamento varia de acordo com o estágio da doença.

O câncer da próstata é o segundo mais mortal para o homem, perdendo apenas para o de pulmão.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, todos os anos, cerca de 280 mil homens contraem câncer da próstata. Desses, cerca de 10% (28 mil) morrem da doença.

Os exames de toque retal e de sangue são feitos gratuitamente em qualquer rede pública.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Política
  02 Dezembro de 2014
Prazo para justificar ausência no primeiro turno vai até a próxima quinta-feira
Na próxima quinta-feira (04), termina o prazo para que os eleitores que não votaram no primeiro turno justifiquem a ausência ao juiz eleitoral.

Para realizar a justificativa, o eleitor deve se dirigir a um cartório eleitoral e preencher o formulário de justificativa. O eleitor que perder o prazo terá que pagar uma multa aplicada pela Justiça Eleitoral. “Há uma multa para quem não justificou a ausência na votação. Caso isso ocorra três vezes (o eleitor não comparecer), o título será cancelado, então o eleitor deverá fazer uma nova solicitação, um novo cadastro.

Para o segundo turno, o prazo vai até 26 de dezembro, 60 dias após o pleito. O eleitor que deixou de votar no primeiro e no segundo turnos deverá apresentar a justificativa para cada turno separadamente.

 Futebol
  27 Novembro de 2014
Pacotão da decisão: Tardelli herói e Goulart vilão entre festa e confusão
Campeão, atacante atleticano desencanta na Copa do Brasil, enquanto meia-atacante cruzeirense desperdiça principais chances da Raposa em jogo de vários gols perdidos

Após vencer a partida de ida por 2 a 0, a equipe alvinegra bateu novamente o maior rival nesta quarta-feira, no Mineirão, desta vez por 1 a 0, e conquistou a Copa do Brasil pela primeira vez em sua história.

Foi inesquecível para os atleticanos, doloroso para os cruzeirenses. O primeiro título do Atlético-MG na Copa do Brasil vai ficar marcado para sempre, especialmente por ter sido sobre o Cruzeiro, seu maior rival - ainda por cima fechando a temporada sem derrota nos sete clássicos disputados ao longo de 2014: foram quatro vitórias e três empates. A memória atleticana certamente lembrará por muito tempo os detalhes do capítulo final, desse 1 a 0 na noite dessa quarta-feira com o Galo melhor contra uma Raposa valente.

De Diego Tardelli se tornando herói na base da insistência e de Ricardo Goulart, na contramão, acabar como vilão ao desperdiçar duas das várias chances claras de gol da partida. Quem sabe fiquem registrados os belos dribles de Éverton Ribeiro e Tardelli, por exemplo, complemento do espetáculo. Ou o antídoto encontrado por Marcelo Oliveira contra a arma letal de Marcos Rocha no duelo de ida.

Algumas cenas, como as confusões em campo, realmente valem a pena esquecer. Mas outras são para guardar de recordação, como a festa dupla da torcida do Galo no Mineirão e no Independência.

 Encontro
  25 Novembro de 2014
NASF promove Encontro dos idosos com animado forró
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, promoveu na manhã deste sábado (22), no BNB Clube, o Encontro de confraternização dos idosos.

O encontro reuniu grupos de convivência de idosos de todas as partes do município: Sede, os distritos de Poções, Capitânia e Pitarana e diversas comunidades rurais.

Os “jovens da melhor idade” participaram de ações preventivas e informativas sobre diversas doenças e se divertiram praticando exercícios físicos, participando de brincadeiras, se deliciando com um saboroso lanche e ainda encerraram em grande estilo: um animado forró com o melhor sanfoneiro da região, Ló e banda.

Muita gente compareceu e se divertiu em mais uma ação que visa fortalecer o laço familiar e a interação destas pessoas com o NASF.

Diversos senhores e senhoras, super animados e dispostos, deram depoimentos de como a atividade física e a participação nos grupos de convivência melhoraram suas vidas, elevando suas autoestima e disposição para viver mais e melhor.

O destaque do dia foi para educadora Física do NASF, Nádia Bitencourt, que foi bastante elogiada por todos por seu excelente trabalho desenvolvido junto a esta classe. Parabéns à Nádia e a todos os envolvidos no projeto!

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Seminário
  25 Novembro de 2014
Município realiza Seminário final do PNAIC
...

Com objetivo de promover uma reflexão sobre o trabalho pedagógico desenvolvido com os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal, a Prefeitura de Montalvânia realizou o Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC de 2014. O evento, que encerra as atividades do programa este ano, aconteceu na manhã deste sábado (22) no Auditório Juarez Espínola Guedes/Monte Lopino.

Os encontros de formação de professores alfabetizadores aconteceram no decorrer do ano de 2014. Essa foi uma das ações do Programa do Governo Federal, em parceria com os municípios que visa assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

O PNAIC é um programa integrado cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano.

De acordo com Maria Geralda Gonçalves, a Gêsa, uma das coordenadoras do PNAIC no município, o Pacto veio para somar com a educação do município, pois os frutos deste trabalho já estão sendo percebidos nos avanços da aprendizagem dos alunos. Essa conquista aconteceu devido ao engajamento da Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura Municipal  em aderir e efetivar o programa no município e as escolas que, através de seus professores, abraçaram a metodologia do PNAIC 2013 e se empenharam para o seu sucesso.

Houve explanação das coordenadoras, Maria Geralda e Miralva Correa,  exposição de trabalhos desenvolvidos através do programa e depoimentos de professores que participaram do Pacto, mostrando os avanços e melhorias conquistadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Esportes
  24 Novembro de 2014
Cruzeiro iguala São Paulo como "soberano" em pontos corridos no Brasileirão
...

Com o título garantido ontem, o Cruzeiro igualou o São Paulo em Campeonatos Brasileiros conquistados desde que o mata-mata foi abolido, a partir de 2003: são 3 triunfos para cada clube. Juntos, eles ganharam a metade de todos os campeonatos disputados desde então.

Os são-paulinos ainda podem se gabar de terem mais conquistas no geral – juntando também a era do mata-mata, o time possui 6 títulos brasileiros (1978, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008), contra 4 do Cruzeiro (1966, 2003, 2013 e 2014). O São Paulo também é o único tricampeão seguido (2006-2007-2008).

Porém, o Cruzeiro possui outro ponto a seu favor: é dono da melhor campanha da era dos pontos corridos, com 72,5% de aproveitamento em 2003. 

 Polícia
  24 Novembro de 2014
Presos rendem agente e fogem da cadeia, mas são recapturados no mesmo dia
Três presos fugiram da cadeia pública de Montalvânia na tarde deste domingo (23).

De acordo com o delegado Renato Nunes Henriques, por volta das 17h30 do domingo, alguns presos solicitaram a presença do agente penitenciário de plantão. Ao chegar ao pátio o agente foi rendido por três presos com barras de ferro arrancadas da porta da cela e armas feitas com partes de tesouras usadas para fazer artesanato, e o obrigaram a abrir todas as celas.

Conforme o delegado só não houve uma fuga em massa porque os outros detentos se recusaram a deixar a carceragem.

Segundo o delegado os presos usaram um instrumento para serrar a grade da cela e saíram pelo buraco. O delegado disse ainda que vai investigar como este instrumento entrou na cadeia e foi parar na cela.

Presos recapturados

Numa ação conjunta da Polícia Civil e Militar os fugitivos foram localizados ainda no mesmo dia, numa estrada que dá acesso ao distrito de Capitânia, à margem direita do Rio Cochá, por volta das 19h30. Os detentos foram recapturados no local e reconduzidos à cadeia, agora em outra cela.

Ainda de acordo com Dr. Renato Henriques, os três são de alta periculosidade, sendo um do estado de São Paulo e os outros dois da Bahia. Os crimes pelos quais cumprem pena são homicídio, furto e envolvimento com o tráfico de drogas.

Foram recapturados Jefferson de Souza, Lucas da Silva e Ernane Gonzaga. Os presos foram conduzidos ao Hospital Cristo Rei, onde, após receberam atendimento médico, foram reconduzidos à Delegacia da cidade. Houve ainda apreensão de objetos e vestimentas utilizadas na fuga.

Cadeia sem segurança

A cadeia de Montalvânia possui capacidade para vinte presos em quatro celas de convívio, e possui 19 detentos na atualidade.

O delegado disse que a cadeia não oferece nenhuma segurança, é precária, bastante vulnerável e que já solicitou ao estado, diversas vezes, uma reforma e melhores condições físicas e de trabalho, mas que não houve nenhuma resposta até o momento.

O agente penitenciário não sofreu ferimentos e passa bem.

Fernando Abreu / Jornalista

 Encontro
  24 Novembro de 2014
Município promove encontro com representantes de entidades e associações
O Município, através da Secretaria e Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS promoveu nesta sexta-feira (21) o 1º Encontro dos representantes de associações e entidades de Montalvânia, para discussão sobre a inscrição no CMAS e outras informações.

Encontro aconteceu no Auditório Juarez Espínola Guedes/Monte Lopino, das 8 as 10 horas.

A pauta do Encontro atendeu o disposto da Resolução de Nº  14, de 15 de maio de 2014, do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, que define os parâmetros nacionais para a inscrição das entidades ou organizações de Assistência Social e dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais nos Conselhos Municipais de Assistência Social.

O Conselho de Assistência Social se torna uma instância de Controle Social, a qual possui o caráter de deliberar as diretrizes da política de assistência social e fiscalizar os serviços socioassistenciais desempenhados pelo município de forma articulada com a esfera da sociedade civil e governamental. Tem caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil.

Participaram do encontro o prefeito Jordão Medrado, a secretária municipal de Assistência Social, Erica Viana Medrado, a consultora social da empresaSaberes Consultoria e Assessoria Social, Virgínia Flávio, profissionais do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS e representantes de diversas entidades e associações comunitárias.

Jordão Medrado  falou sobre a importância da união, da adesão das famílias no fortalecimento de cada associação da qual cada uma faz parte, dos benefícios conseguidos para o município através do CIMVALES, da importância da água e sua crise nos dias atuais e da necessidade de documentar as associações.

Érica Viana falou sobre a importância das associações se regulamentarem para não perder nenhum benefício.

A consultora Virgínia Flávio elogiou a cidade e sua acolhida, falou sobre o Sistema Único de Assistência Social - SUAS, apresentou a equipe do CRAS e, de forma bastante clara, muniu o público de informações para que todos possam regulamentar suas associações e entidades, além de passar a conhecer mais sobre garantia de direitos e outros assuntos relacionados.

A equipe do CRAS falou sobre o trabalho desenvolvido pelo profissional de cada setor.

De acordo com a consultora cada um que ali se fazia presente, representava diversas famílias e que juntos tem grande força e voz e, estando bem informados e preparados podem fazer a diferença, transformando o lugar onde moram, num lugar melhor de se viver.

O encontro foi importante para decidir a atuação das associações junto ao CMAS e informar aos representantes sobre a importância da regularização de suas entidades e/ou associações.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Polícia
  21 Novembro de 2014
Polícia diz que PT trocou até Bolsa Família por votos
...

A Polícia Federal (PF) deflagrou nessa terça-feira (18) a operação “Curinga” com o intuito de coibir fraude nos cofres da Previdência Social no Norte de Minas. No curso das investigações, a PF deparou-se com fortes indícios de crime eleitoral em benefício de candidatos da coligação do PT. Dessa forma, a operação policial será desmembrada.

Isso porque os nomes dos deputados petistas Reginaldo Lopes, reeleito para a Câmara dos Deputados e cotado para assumir o Ministério da Educação, e do deputado estadual Paulo Guedes foram citados no relatório parcial da PF. O envolvimento dos parlamentares com a quadrilha do INSS foi descartado, mas eles podem ter sido beneficiados eleitoralmente.

O esquema de fraude na Previdência foi montado dentro da prefeitura e da Câmara Municipal de Monte Azul. O escritório do INSS em Espinosa, cidade localizada a 40 Km de Monte Azul, foi utilizado pelo bando. Os principais políticos de Monte Azul estão diretamente envolvidos com o rombo nos cofres da Previdência, estimado em R$ 200 mil, e com os crimes eleitorais. Entre eles, o vice-prefeito, três vereadores, três secretários da prefeitura, além do sindicato de trabalhadores rurais da cidade, todos eles ligados ao PT. A partir de documentação forjada, o grupo conseguia aposentadoria para pessoas que nunca foram trabalhadores rurais.

O Hoje em Dia teve acesso aos documentos e aos grampos telefônicos da investigação. De acordo com o inquérito, benefícios previdenciários, materiais de construção, combustível, além de cadastros do Bolsa Família, auxílio-doença, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e até dentaduras foram oferecidos em troca de voto.

Além da Zona da Mata, o Norte de Minas foi a região na qual a presidente reeleita, Dilma Rousseff (PT) obteve maior vantagem perante o tucano Aécio Neves, seu principal oponente. Em Monte Azul, por exemplo, Dilma obteve 76% dos votos da cidade, enquanto Aécio ficou com 14%. Guedes e Lopes conquistaram 30% dos votos válidos do município. Lopes foi o mais votado, e Guedes, o segundo.

Em um dos grampos telefônicos, o vereador Geraldo Moreira dos Anjos, o Ladim (PT), foi flagrado orientando o eleitor Flávio Custódio Teixeira a votar nos candidatos do PT. O vereador petista, segundo o inquérito, intermediou a inclusão da mulher de Teixeira na lista do Bolsa Família. A inclusão dela no cadastro será investigada, já que a maioria das benesses, especialmente os programas de transferência de renda e as aposentadorias, foram destinadas a pessoas que não poderiam ser contempladas.

Em outro diálogo, o vice-prefeito de Monte Azul, Antônio Idalino, o Toninho da Barraca (PT), foi pego autorizando o caminhão-pipa da cidade a fornecer água para uma piscina na casa de um eleitor. Numa outra conversa, o petista determina que a dentista da prefeitura faça dentaduras para eleitores.

Vice, vereadores e secretários envolvidos

Contra o vice-prefeito de Monte Azul, Antônio Idalino Teixeira, o Toninho da Barraca (PT), a Justiça Federal em Montes Claros, no Norte de Minas, decretou mandado de condução coercitiva e busca e apreensão na casa do político e na prefeitura. Ele é considerado uma das principais peças do esquema.

O servidor do INSS de Espinosa Ronaldo de Medeiros Boeira e os vereadores Geraldo Moreira dos Anjos, Geraldo Ladim (PT), e Marineide Freitas da Silva, a Marineide do Sindicato (PT), foram presos temporariamente.

O mesmo ocorreu com o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Monte Azul, Antônio Tolintino, e seu secretário, Nilton Rodrigues Nunes. Conforme as investigações, os dois são suspeitos de fraudar os processos de aposentadorias rurais por tempo de serviço. Os benefícios eram concedidos a pessoas que não preenchiam os requisitos legais.

Já o vereador Francisco de Assis Gonçalves Dias, o Diassis (PP), foi conduzido para prestar depoimento e teve a casa vasculhada pelos federais. Depois do interrogatório foi liberado.

Três secretárias de Monte Azul também estão entre os investigados. São elas: Aurélia de Paula Santos (Educação), Vanessa dos Anjos Dias (Saúde) e Cássia Michele Gomes (Finanças). Para as três, foram expedidos mandados de condução coercitiva, além de busca e apreensão em suas residências e na prefeitura.

Durante todo o dia, a reportagem fez contatos com a prefeitura e com a Câmara Municipal de Monte Azul, mas até o fechamento desta edição ninguém foi encontrado para comentar a ação da PF.

Em entrevista ao Hoje em Dia, o deputado Paulo Guedes classificou a operação de “factoide eleitoral”, mas comprometeu-se a averiguar o assunto. “Se houve alguma irregularidade, não tenho nada a ver com isso. Obtive 165 mil votos em todo o Estado. É impossível policiar todos os aliados”, declarou.

Mais votado do PT em Minas, o deputado federal Reginaldo Lopes foi procurado no celular e em seu gabinete, em Brasília. A assessora de imprensa do parlamentar em BH chegou a atender os telefonemas do Hoje em Dia. Alegou que o parlamentar estava com a agenda cheia de compromissos. Depois, informou que o parlamentar não iria se manifestar nessa terça.

Operação ‘Curinga’ tem 19 alvos

Ao todo, 19 pessoas são alvo da operação “Curinga”, sendo que 17 foram levadas para a sede da Polícia Federal (PF) em Montes Claros, no Norte de Minas, e outras duas são procuradas. A polícia informou ainda que 39 mandados judiciais de busca e apreensão, condução coercitiva e sequestro de bens estão sendo cumpridos.

Uma segunda fase da operação “Curinga” será deflagrada para reprimir possíveis crimes eleitorais. Os investigados responderão, neste primeiro momento, por crimes contra a administração pública, estelionato, formação de quadrilha e falsidade ideológica, dentre outros. Uma vez condenados, as penas máximas aplicadas aos crimes podem ultrapassar 20 anos.

Fonte: www.hojeemdia.com.br
 Feriado
  20 Novembro de 2014
Feriado do Dia de Cristo Rei - Padroeiro da cidade será na próxima segunda-feira (24)
Na última segunda-feira (17) a Câmara Legislativa de Montalvânia aprovou Emenda à Lei Orgânica que altera o Inciso III do Artigo 256 da Lei Orgânica do Município de Montalvânia – LOM de 25 de junho de 2012.

De acordo com o Artigo 256 da LOM são considerados feriados municipais os seguintes dias:

I – 22 de Abril – Dia da Emancipação Política do Município.

II- 30 de junho – Dia dedicado à memória de Antônio Lopo Montalvão – Fundador da cidade.

II- 26 de novembro –Dia consagrado ao Padroeiro da Cidade.

Data móvel

Segundo o presidente da Câmara, Ney Cássio Dias da Silva, a data em comemoração a Cristo Rei foi alterada atendendo a uma solicitação do bispo da Diocese de Januária, Dom José Moreira, da qual a Paróquia Cristo Rei de Montalvânia faz parte.

De acordo com o bispo esta data é considerada uma data móvel, como a Sexta-feira Santa, e muda conforme o Ano Litúrgico da Igreja Católica, não podendo ser comemorada em uma data fixa.

O Dia consagrado a Cristo Rei é comemorado sempre num domingo. E com a mudança na Lei o feriado municipal, será na segunda-feira subsequente a data em que for comemorado o Dia do Padroeiro da cidade.

Neste ano (2014) como a comemoração vai ser no dia 23, o feriado municipal será no dia 24, segunda-feira.

Confira a Emenda:


Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Encontro
  19 Novembro de 2014
Município participa do encontro “Parceria pela Vida: O Samu mais perto de você”
...

Nesta sexta-feira (14), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas - Samu Macro Norte realizou um encontro com o tema “Parceria pela Vida: O Samu mais perto de você”, na cidade de Januária, com a participação de prefeitos, secretários de saúde, enfermeiros, equipes do SAMU e demais representantes dos 10 municípios que compõem as regiões de saúde Januária e Manga.

O prefeito Jordão Medrado e técnicos do Samu do município estiveram presentes.

A reunião teve o objetivo de promover um esforço de comunicação de caráter educativo e social para que os moradores da região sejam orientados em relação à melhor utilização do serviço.

Durante o encontro, realizado no Auditório do Campus da Unimontes - Polo Januária foi apresentado os dados estatísticos dos atendimentos do Samu na região; orientações sobre a adoção de comportamento seguro para evitar acidentes ou situações que coloquem a vida em risco; as situações em que o Samu deve ser acionado pelo número 192; e apresentação dos avanços alcançados pelo serviço nos últimos cinco anos.

A Central de Regulação, em Montes Claros, recebe mais de 1.500 chamados por dia, e a cada doze minutos uma equipe do SAMU atende uma emergência em algum ponto da região, salvando vidas, sem descanso.

Com as reuniões públicas, a expectativa é que o Samu possa estar cada vez mais perto da população, seja orientando na regulação médica, seja no atendimento no local, que pode ser em qualquer lugar: residência, local de trabalho ou vias públicas.

Após a reunião foi oferecido um curso de capacitação para os técnicos do Samu de todos os municípios presentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM

 Saúde
  19 Novembro de 2014
Montalvânia é homenageada como Município Parceiro do SAMU
Prefeito Jordão Medrado recebe das mãos do prefeito de Januária, Manoel Jorge e do presidente do Cisrun e prefeito de Bocaiúva, Ricardo Afonso Veloso, a placa de homenagem. Também na foto o prefeito de Bonito de Minas, Zé Reis

No encontro “Parceria pela Vida: O Samu mais perto de você”, realizado nesta sexta-feira (14) na cidade de Januária, com a participação de prefeitos, secretários de saúde, enfermeiros, equipes do Samu e demais representantes dos 10 municípios que compõem as regiões de saúde Januária e Manga, o Montalvânia foi homenageada com Município Parceiro do Samu.

O prefeito Jordão Medrado recebeu a plava e um kit de divulgação a ser veiculado nas rádios e demais canais de comunicação orientando a população sobre o funcionamento deste serviço.


Prefeito com integrantes da equipe do Samu/Montalvânia

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da rede de Urgência do Norte de Minas - Cisrun e prefeito de Bocaiuva, Ricardo Afonso Veloso, destacou que em dezembro de 2014 o Samu Macro Norte completa seis anos, mas ainda registra cerca de 30% dos chamados como ligação de brincadeira, e é importante que a população seja orientada para melhor utilizar o serviço.

- Além de dificultar o atendimento a uma pessoa que realmente necessita, os trotes geram gastos de recursos com a saída de ambulâncias desnecessariamente, ressalta o prefeito.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, cada saída de uma unidade de suporte básico gera gasto de R$ 1.100,00, e de uma unidade avançada (UTI móvel), de R$ 2.300,00. O Samu Macro Norte recebe uma média mensal de 45 mil chamados e, além dos trotes, muitos acionamentos são para situações que não se configuram urgência ou emergência. As estatísticas mostram que cerca de 10% dos chamados são resolvidos apenas com orientação do médico regulador e 18% dos pacientes atendidos são liberados no local, sem necessidade de serem encaminhados ao hospital.



Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM