SITE OFICIAL DA CIDADE DE MONTALVÂNIA
WWW.MONTALVANIA.COM.BR


Role para baixo
     

montalvania@montalvania.com.br
(77) 9 9949-4184 / 9 9140-6265

 Luto
  06 Junho de 2016
Morre em BH o ex-governador Hélio Garcia
O ex-governador, de 85 anos, morreu por volta das 8 horas.

Com a saúde fragilizada há tempos, Hélio Garcia estava internado desde 28 de maio para tratamento de uma embolia pulmonar. 

HONRARIAS

Garcia foi governador de Minas de 1984 a 1987 e de 1991 a 1995. Foi vice-governador na chapa de Tancredo Neves em 1982 e teve papel fundamental na campanha que elegeu Tancredo Neves presidente da República. Terminou suas gestões com alta popularidade e ficou conhecido como tocador de grandes obras. Hélio Garcia, antes de ingressar num quadro prolongado de perda de memória, pediu que por ocasião de sua morte fossem dispensadas homenagens e honrarias. O corpo será velado em cemitério de BH e cremado, às 17h. 

 Luto
  06 Junho de 2016
Morre Helena Macedo Lima. A mãe de todos nós
Morreu nesta madrugada em Montes Claros, Helena Macedo Lima, mulher que viveu para semear o bem, fazer caridade, cuidar das pessoas, amar ao próximo...

Abnegada, teve toda sua vida dedicada a fazer o bem, a ajudar ao próximo, a religiosidade, a fé, a caridade, a família e a todas as pessoas, principalmente as mais necessitadas. Uma serva de Deus!

Sua casa, em Montes Claros, foi durante muito tempo abrigo para doentes e pessoas que não tinham onde ficar. Lá recebiam, além da hospedagem e alimentação, toda a estrutura necessária para que o doente fosse encaminhado a hospitais, clínicas e afins.

Fazia tudo de bom coração, sem nunca ter cobrado nada de ninguém. Tinha um coração enorme!

Sua casa foi também moradia para muitos sobrinhos, inclusive eu, que viviam todos como uma verdadeira família. Uma grande e unida família.

Foi o esteio das famílias Macedo e Lima.

Dedicou-se às obras de evangelização e caridade da Igreja Católica, em especial a Paróquia São Sebastião em Montes Claros

Promoveu inúmeros encontros de jovens e casais. Foi presidente da Fraternidade Cristã dos Doentes e Deficientes - FCD, de Montes Claros por muitos anos.

Cuidou de pobres, doentes, pessoas sem famílias, cegos, amputados, doentes mentais... teve toda sua vida dedica a cuidar das pessoas, a semear o bem...

Ultimamente vivia em Montalvânia, na fazenda Boa Vista, com o esposo, João Gonzaga Lima e o filho Anfrísio Macedo Lima.

Sofria de Alzheimer e, internada há varias semanas na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros, veio a falecer esta madrugada, ainda de causa não divulgada.

O velório será na Funerária Avelar, a partir das 14 horas desta segunda-feira (6). O sepultamento será amanhã (7) às 7h30 no Cemitério Bonfim, em Montes Claros.

Breve reportagem completa sobre esta grande mulher. Uma serva de Deus.

Fernando Abreu / Jornalista

 Luto
  03 Junho de 2016
Morre Artur Joaquim Pereira
O Arturzinho dos forrós, das piadas, da boa prosa e da cachacinha.

Morreu em Montalvânia nesta quinta-feira (2), aos 84 anos de idade, vítima de um AVC, o Sr. Artur Joaquim Pereira.

Pessoa bastante conhecida na cidade por sua alegria, alto astral, brincadeiras inteligentes e amor pela família. Era exímio dançarino de forró, não perdia uma festa e dançava como poucos. Tinha bom relacionamento com pessoas de todas as idades, “de mamando a caducando” como costuma dizer. Era sempre muito bem-vindo em todas as rodas de conversa, regada a uma boa cachaça. Sempre de bom humor e atualizado como poucos, sabia de tudo que acontecia e tinha uma tirada irônica para qualquer ocasião.

Arturzinho, como era conhecido, nasceu em São Sebastião de Poções dia 27 de outubro de 1931.

Filho do conhecido Juiz de Paz Antônio Joaquim Pereira, o Antônio de Anjinha, uma das maiores autoridades de Montalvânia e região a época e de Dona Avelina Maria de Jesus. Teve mais seis irmãos.

Seu Artur teve uma infância muito sofrida. Viveu na roça, na lida com a terra e com o gado, sem muitas alegrias e pouca diversão. Mas nunca perdeu seu bom humor característico. Dizia que de tudo isso tirou muitas lições.

Mesmo com todo sofrimento da infância era um apaixonado pela vida rural. Gostava de cavalos, vaquejadas, repentes, aboios, berrante, forró e de uma boa cachaça... era um sertanejo nato. E daqueles alegres, brincalhões, inteligentes... que nunca deixaram a tristeza e as mazelas da vida fazerem parte de sua existência.

Era apaixonado pela família. Além da seriedade que deveria ter na educação dos filhos também era muito amoroso com todos. Brincava muito e tinha muito apego pelos netos.

Era conhecido por sua simpatia e alegria de viver. Sempre muito brincalhão e sagaz, tinha tiradas rápidas e inteligentes a todo o momento. Quase tudo que falava era carregado de ironia, uma de suas características mais marcantes.

Casou-se aos 19 anos com Dona Maria Lôpo Frota com quem teve onze (11) filhos: Maria Lourdes, Maria Íris, Antônio (já falecido), Maria Fátima, Astério (já falecido), Maria Lúcia, Agda, Minervina, Áureo, Márcia e Áurea.

Destes filhos vieram 29 netos e cerca de 40 bisnetos.

Estudou até a 4ª Série primária, mais sempre foi bom de conta e muitas outras coisas mais. Com seu característico bom-humor dizia que saiu da escola porque sabia mais que a professora.

- Onde já se viu dizer que se divide um por dois? A professora era burra demais! Costumava brincar.

Participava dos Grupos de Convivência de Idosos da cidade com frequência e era uma das atrações por sua alegria e disposição. Fazia atividades físicas e gostava também de jogar truco, onde se divertia com os amigos e colocava o papo em dia.

Depois de completar 49 anos de casado, separou-se de Dona Maria e foi viver sozinho. Mas a convivência em família continuou, passando a ser ainda mais harmoniosa. Dona Maria sempre cuidou carinhosamente do ex-esposo como um irmão.

De uma família muito grande e unida, apesar da distância, sempre se reuniam em comemorações regadas a muita alegria e brincadeiras, onde Seu Artur era a tração principal.

Costumava fazer analogias da família com a vida na roça. E dizia se sentir muito feliz “com seu gado todo reunido no curral”.

Sem problemas de saúde que o impediam de levar uma vida normal, morava sozinho e tinha ótimo relacionamento com a vizinhança e com todos os moradores da cidade.

Ao sentirem sua falta nesta quinta-feira, 2 de junho, logo pela manhã, vizinhos comunicaram a estranheza ao seu filho Áureo, que, ao entrar em sua casa deparou com o pai já sem vida caído ao solo.

Foram-se as alegrias, as piadas, os forrós, as cachacinhas, os bons papos, a ironia, a amizade e o bom-humor de um grande e inesquecível cidadão cochanino!

Fica como legado seu amor à família, seu bom-humor, sua sagacidade, sua disposição, sua alegria... Um exemplo de bem viver!

O corpo de Seu Artur está sendo velado no Memorial Bom Pastor e o sepultamento será às 17 horas no Cemitério Cristo Rei.

Fernando Abreu / Jornalista e amigo de Seu Artur e da família.

 Violência
  03 Junho de 2016
Corpo de mulher malhadense é encontrado em Juvenília comida pelos urubus
No momento que ela desapareceu eu estava no mato pegando um burro para ir até o distrito de Porto Agrário, vender peixe para comprar pinga. Procurei-a o tempo todo e nada”, disse ele.

O corpo da malhadense Lucilene Cordeiro dos Santos de 31 anos foi removido pela funerária Pax Brasil, no final da manhã desta quarta-feira (1), para o IML-Instituto Médico Legal, em Januária, no norte de Minas Gerais.

O corpo de Lucilene foi encontrado por vaqueiros no alagadiço na região do distrito de Porto Agrário, em Juvenília, no norte de Minas, em um local conhecido por Ribanceira. No local, havia muitos urubus voando sobre o corpo e comendo os restos.

De acordo com o companheiro Reginaldo Messias Silva Parente de 36 anos (Rege de Raimundo Açougueiro), sua companheira Lucilene estava desaparecida desde domingo, 29 de maio, quando saiu para fazer xixi e não foi mais vista.

Ao portal Folha do Vale, Rege contou que morava com Lucilene a cerca de 7 anos. O mesmo confessou que sua companheira era epilética e alcoólatra, assim como ele. “No momento que ela desapareceu eu estava no mato pegando um burro para ir até o distrito de Porto Agrário, vender  peixe para comprar pinga. Procurei-a o tempo todo e nada”, disse ele.

A Polícia Militar nas pessoas do sargento Penido e soldado Lacerda estiveram no local. Para eles só a pericia pode dizer o que aconteceu. Fonte: www.folhadovale.net

 Novidade
  01 Junho de 2016
Placa de carro no Brasil começará a ser trocada em janeiro, pelo padrão Mercosul
Inicialmente, os carros zero e os transferidos, mas todos até 2020.

De acordo com resolução do Conselho Nacional de Trânsito, todos os veículos em território brasileiro deverão ter placas de identificação no padrão Mercosul até 2020. Antes previsto para o início desse ano, o novo padrão de placas agora será obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2017 para os veículos zero quilômetro, assim como modelos em processo de transferência de município ou de propriedade (venda particular), ou quando houver a necessidade de substituição. 

EUROPEIA

Semelhante à placa utilizada na União Europeia, o modelo do padrão Mercosul terá fundo branco com a parte superior com uma faixa azul, com o lado esquerdo possuindo o logotipo do Mercosul, o lado direito a bandeira do Brasil e, na parte central, o nome do país. A cor das letras e dos números também muda: preta para veículos comuns, verde para os em teste, vermelha para os comerciais, azul para os oficiais e dourada para veículos diplomáticos. A placa possuirá 4 letras e 3 números. 

 Economia
  01 Junho de 2016
Brasileiro trabalha 153 dias exclusivamente para pagar impostos
Em 1996, eram 100 dias, demonstra Instituto.

Este ano, a população brasileira trabalhou 5 meses (153 dias) só para pagar impostos, reafirma estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. Em 1996 eram 100 dias por ano. Esse aumento ao longo do tempo fez com que o brasileiro trabalhe mais dias para o governo do que em países como Alemanha, EUA e México, por exemplo. De janeiro ao começo de junho, todo o dinheiro ganho foi para pagar impostos. “Nós temos uma das maiores cargas tributárias do mundo, devemos estar entre a 12ª e a 15ª no mundo todo, mas o retorno é muito insatisfatório”, afirma João Olenike, presidente do IPBT.

800 BILHÕES

Em São Paulo há um painel que mostra, em tempo real, quanto já foi pago para os governos federal, estaduais e municipais neste ano – a conta já está em mais de R$ 800 bilhões. Atualmente, quase 35% do preço das roupas vão para o governo. A cada 10 rolos de papel higiênico, pelo menos 3 ficam para os impostos (32,55%). Além disso, 37% dos pacotes de biscoitos estão na mesma situação e, a cada duas latinhas de refrigerante, quase uma inteira é do governo na forma de impostos. Na conta de luz, 56% do valor pago é de impostos.

 Reunião
  31 Maio de 2016
Reunião Extraordinária
...

Os vereadores Gildenes Justiniano Silva (Presidente da Câmara), Nilton Carlos Lopes da Silva, José Afonso Filogônio Ferreira, Deraldino Ribeiro de Paiva, Vicente Neres de Santana e Jerry Jânio Ferreira de Souza participaram de reunião extraordinária nesta terça-feira (31) para votação dos Projetos de Lei Nº 005/2016 e Nº 004/2016.

- Projeto de Lei Nº 004/2016, de autoria do Poder Executivo Municipal, “Autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder premiação no Circuito Municipal de Hipismo 2016 e dá outras providências”.

O Presente Projeto de Lei autoriza o Executivo a conceder premiação no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para o Circuito Municipal de Hipismo 2016 promovido por este Município, através da Secretaria Municipal de Administração.

- Projeto de Lei Nº 005/2016, de autoria do Poder Executivo Municipal, “Autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder premiação no Campeonato Society Masculino e Feminino 2016 e dá outras providências”.

O Projeto de Lei autoriza o Executivo a conceder premiação no valor de R$ 6.000,00 (seis mil reais) para o Campeonato Municipal de Futebol Society promovido por este Município, através da Secretaria Municipal de Administração.

Os dois Projetos foram aprovados, por unanimidade, pelos edis presentes. camaramontalvania.mg.gov.br

 Economia
  24 Maio de 2016
Confiança do Consumidor sobe 3,5 pontos em maio, mostra FGV
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou 3,5 pontos de abril para maio, ao passar de 64,4 para 67,9 pontos.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados hoje (24), pela primeira vez desde dezembro de 2013, o consumidor não está pessimista em relação à evolução da economia nos meses seguintes. O resultado de maio do ICC reverte o resultado negativo de 2,7 pontos de abril para março. Em relação a fevereiro, a queda foi de 1,4 ponto.

“Embora a alta do ICC somente compense a queda dos dois meses anteriores, houve expressiva melhora das expectativas em maio e, pela primeira vez desde dezembro de 2013, o consumidor não está pessimista em relação à evolução da economia nos meses seguintes”, explicou a coordenadora da Sondagem do Consumidor, a economista da FGV Viviane Seda Bittencourt.

Na avaliação da economista, os números foram influenciados pelo processo de afastamento da presidenta Dilma Rousseff. “[O aumento deve-se] ao desfecho da primeira fase do processo de impeachment, que alterou positivamente o humor de uma parcela dos consumidores, talvez em função da percepção de redução das incertezas.”

O resultado do mês tem como destaque a melhora das perspectivas em relação aos meses seguintes, com o Índice de Expectativas (IE), que avançou 5,3 pontos de abril para maio – maior alta desde outubro de 2011, quanto o índice subiu 6,2 pontos. Com a alta, o IE atingiu 71,1 pontos, o maior desde junho de 2015 (73,1). O Índice da Situação Atual (ISA) teve resultado positivo, apesar de menor: 0,8 ponto, atingindo 65,5 pontos.

Segundo a FGV, entre os quesitos que integram o ICC, a maior contribuição para a alta no mês foi dada pelo indicador que mede o otimismo com relação à economia nos meses seguintes, que subiu 14,4 pontos ao passar de 86 para 100,4 pontos, o melhor resultado desde dezembro de 2013 (100,4). A parcela de consumidores projetando melhora avançou de 20% para 29,9%; enquanto a dos que preveem piora recuou de 35,2% para 24,4%.

Momento presente

Em relação ao momento presente, o Índice de Confiança do consumidor mostra alta de 2,7 pontos em maio no indicador que mede o grau de satisfação dos consumidores em relação à situação financeira da família.

Segundo a FGV, o resultado reflete certa acomodação após o indicador ter recuado nos dois meses anteriores e atingido o mínimo histórico em abril, ao descer a 56,9 pontos.

Classe de renda

Foi verificada ainda alta da confiança em todas as classes, com melhora mais expressiva entre os consumidores de maior poder aquisitivo (renda familiar superior a R$ 9,6 mil mensais). Para esses consumidores, o Índice de Confiança do Consumidor chegou a aumentar 9,3 pontos, “com perspectivas mais otimistas em relação à economia, às finanças pessoais e até quanto à intenção de compra de bens duráveis”.

Apesar dos dados positivos, no entanto, o resultado geral da pesquisa mostra “que a confiança do consumidor continua baixa em termos históricos e com tendência indefinida para os próximos meses”.

A edição de maio do Índice de Expectativa do Consumidor de 2016 coletou informações em 2.049 domicílios, entre os dias 2 e 19 de maio. Fonte: webterra.com.br

 Feriado
  23 Maio de 2016
Feriadão do Corpus Christi, quinta, terá bancos fechados, mas sem multa na sexta
Os bancos ficarão fechados quinta-feira por causa do feriado nacional de Corpus Christi.

 A informação foi divulgada pela Federação Brasileira de Bancos. Na sexta-feira, as agências voltarão a funcionar normalmente. As contas com vencimento para esta data e carnês poderão ser pagos sem multa na sexta-feira. 

Caixas

Normalmente, essas contas já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Os caixas eletrônicos continuarão funcionando normalmente, assim como internet banking, atendimento telefônico e aplicativos de celular, de acordo com comunicado da Febraban. Os clientes podem pagar as contas no caixa eletrônico ou nos outros canais alternativos.

 Polícia
  23 Maio de 2016
Fugitivo de Correntina é preso em Juvenília
A Polícia Militar do município de Juvenília,no norte de Minas Gerais, prendeu no dia 17 de maio, mas só divulgou no sábado,21 de maio.

O home é foragido da cadeia pública de Correntina, no oeste  da Bahia, um homem acusado de duplo homicídio.

Evangelino Geraldo Pereira cumpria prisão por ter matado, no ano de 2000, a própria esposa e filha, com golpes de machado. Ele estava foragido desde 2003, quando fugiu da cadeia, e foi preso em uma fazenda no município de Juvenília.

A prisão faz parte da operação “A peleja do coiote”, da PM de Manga.A operação apreendeu ainda, 24 armas de fogo e três motocicletas (sendo duas com chassi raspado e uma produto de roubo). Um homem foi conduzido por receptação. Todo o material apreendido e os dois suspeitos detidos, foram levados para a delegacia de Manga. Fonte: www.folhadovale.net

 Saúde
  21 Maio de 2016
Já antes do frio, Minas tem 435 casos de caxumba
Surto vem de S. Paulo, e preocupa muito.

Nos primeiros 4 meses de 2016, Minas registrou 435 casos de caxumba, uma média de 108 ocorrências por mês. Isso, somado ao fato de que, no ano passado, o estado registrou o maior número de contaminações da doença nos últimos 9 anos: 3.502. Os números são da Secretaria de Estado da Saúde. Minas também sofre as conseqüências dos seguidos surtos registrados no estado vizinho de São Paulo. 

Inverno

A situação deixou as autoridades de saúde mineiras em alerta. De acordo com especialistas, a preocupação é reforçada pela proximidade do inverno. A caxumba é caracterizada pelo inchaço das glândulas salivares. A doença é transmitida por via aérea e se manifesta geralmente na forma de surtos em épocas de frio, quando as pessoas costumam ficar em ambientes fechados.

 Obras
  20 Maio de 2016
Mais uma Obra Concluída
Em meio ao cenário de crise econômica e política, o progresso continua em nosso Município.

As ruas Gandhi, Agassis, Conte, Rousseau, Adam Smith, Drumond de Andrade, Marx e finalmente a Avenida Lao-tse (via de acesso do Centro ao Bairro São José) depois de muitos anos de situação precária recebeu pavimentação asfáltica, e não podia ser diferente, foi aplicado o material do tipo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) utilizado em rodovias.

A inauguração, será neste sábado 21/05/2015 a partir das 21:00 hrs.

 Novidade
  16 Maio de 2016
Quina passa a premiar apostador que fizer dois acertos
Além de ganhar quem acerta cinco, quatro ou três números, a partir de hoje, a Quina também vai premiar quem fizer dois acertos, o chamado duque.

A informação é da Caixa Federal. Outras novidades na modalidade são o aumento da quantidade de números que podem ser apostados, de sete para 15, e as cotas no Bolão, que dobraram de até 25 para até 50. 

Combinadas

A Quina também vai introduzir as apostas múltiplas combinadas. Nelas, o apostador paga pela quantidade de apostas efetuadas e recebe as premiações de forma proporcional à quantidade de apostas efetivadas.

 Comunicação
  14 Maio de 2016
Operadoras de telefonia deverão ter internet fixa sem limite, prevê portaria
As operadoras de telefonia deverão ter ao menos um plano de internet fixa ilimitada para oferecer aos consumidores de todo o Brasil.

A obrigatoriedade foi publicada ontem, por meio de portaria do Ministério das Comunicações determinando que a Anatel crie as condições para que as empresas do setor tenham o pacote de dados ilimitado. 

Regulamentação

Além de oferecer o plano de internet fixa sem limitação, as operadoras deverão ser transparentes nas ofertas feitas aos consumidores, para que os clientes possam comparar as opções e escolher o pacote que melhor se adapte a seu perfil. No entanto, para que as regras se tornem, de fato, obrigatórias, a Anatel terá de regulamentá-las, já que é o órgão competente para isso.

 Protesto
  13 Maio de 2016
Cerca de 2 mil pessoas voltam as ruas de Juvenília pedindo Paz e segurança
“A primeira foi no final de abril, quando mataram Edmundo de forma brutal, então estamos nas ruas pedindo paz e justiça”, disse.

Cerca de 2 mil pessoas voltaram as ruas da cidade de Juvenília, no norte de Minas Gerais, na última quinta-feira, 12 de maio, pedindo paz e segurança. Segundo os organizadores, a passeata teve objetivo de chamar a atenção das autoridades, que viraram as costas para o povo.

De acordo com os participantes, essa é a segunda vez que eles retornam as ruas da cidade. “A primeira foi no final de abril, quando mataram Edmundo de forma brutal, então estamos nas ruas pedindo paz e justiça”,  disse.

Para os organizadores, a manifestação representa coragem para expressar o desejo de mudança em prol da segurança, paz e harmonia em Juvenília. Fonte: www.folhadovale.net

 Política
  12 Maio de 2016
Sai Dilma, entra Temer
Após mais de 20 horas, Senado aprova processo de impeachment e afasta Dilma.

Dilma Rousseff é a segunda presidente brasileira afastada após decisão do Senado.

O Senado aceitou, no início da manhã desta quinta-feira (12), o pedido de abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Foram 55 votos a favor e 22 contra. Dilma deixa a Presidência um ano e quatro meses depois de assumir seu segundo mandato. O vice-presidente Michel Temer (PMDB) assume interinamente assim que Dilma for comunicada oficialmente sobre o afastamento. Ela terá de assinar um documento e, a partir daí, será obrigada a deixar o Planalto. A sessão durou 20 horas e meia.

Dilma ficará oficialmente afastada do cargo por até 180 dias  após ser notificada da decisão do Senado, o que deve ocorrer ainda na manhã de hoje. O processo no Senado, no entanto, pode acabar antes dos seis meses. Se for considerada culpada, ela sai do cargo definitivamente e perde os direitos políticos por oito anos (não pode se candidatar a nenhum cargo). Temer será o presidente até o fim de 2018. Se for inocentada, volta à Presidência.

Para que o processo que resulta no afastamento da presidente fosse instaurado, eram necessários ao menos 41 votos (maioria simples) favoráveis. 

Esta é a segunda vez em 24 anos que um presidente da República é afastado temporariamente para julgamento após uma decisão do Senado. Em outubro de 1992, o Senado abriu o julgamento do então presidente Fernando Collor de Mello, na época filiado ao PRN.

Collor renunciou antes de ser julgado. Mesmo assim, teve seus direitos políticos cassados pelo Senado por oito anos.  Em 2014, o STF (Supremo Tribunal Federal) o absolveu por falta de provas.

Fonte: uol.com.br

 Energia solar
  11 Maio de 2016
Norte de Minas terá R$ 18 bi para energia solar em 5 anos
Cemig prepara plano para distribuição, que é um dos maiores entraves à expansão.

Lá falta água, mas sobra sol o ano inteiro. Se dependesse só das características naturais, o Norte de Minas Gerais já seria um dos maiores geradores de energia solar do Brasil. Mas como também é preciso investir em linhas de transmissão para garantir a distribuição do que for gerado, fica mais difícil. Esse, que é considerado um dos maiores entraves para a energia solar deslanchar, está mais perto de ser resolvido. Segundo o diretor de captação e qualificação do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste (Idene), Davidson Dantas, a Cemig já está preparando um planejamento para apresentar propostas de distribuição. “Já existe um mapeamento com 120 pontos onde seria possível instalar usinas solares, com capacidade para gerar 30 MW cada. Com isso, a expectativa é que a região receba R$ 18 bilhões em investimentos privados para a produção de energia fotovoltaica, nos próximos cinco anos”, afirma.

Com a garantia da Cemig em apresentar o planejamento, as portas foram abertas para captar investidores. “Já temos interessados. A empresa espanhola TW Solar, por exemplo, se comprometeu a fazer pelo menos três usinas, com capacidade de 90 MW cada, o que vai dar um investimento de cerca de R$ 1,5 bilhão”, anuncia.

O representante da TW no Brasil, Joseias Silva, participou  de uma reunião promovida pela Secretaria de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste (Sedinor), e anunciou suas intenções. Segundo ele, a ideia é começar com três usinas de porte médio, mas pode chegar a 12. “Eles afirmaram que teriam condições de iniciar os investimentos imediatamente. Agora estamos resolvendo questões como trâmites de licenciamento e terreno”, destaca o diretor do Idene.

Outro ponto a ser resolvido para garantir mais investidores é a criação de linhas de financiamento atrativas, com juros menores e prazos alongados. “Uma opção é a criação de uma linha compartilhada entre o Banco do Nordeste e o BDMG”. Dantas ressalta que também existe outra empresa interessada, a Martifer, de Portugal. “É muito mais do que trazer um investimento para o Norte, é trazer desenvolvimento, pois vamos fomentar que tudo seja produzido na região”, afirma.

Especialistas, empresários e representantes governamentais descutiram, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o potencial de produção e as alternativas de distribuição de energia de fontes solar, eólica, biomassa e de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).

“A participação da energia solar na matriz energética do Brasil é de 0,02%. Com a crise hídrica e com a alta incidência de sol no Norte de Minas, temos que discutir como gerar mais energia solar e incentivar a microgeração. O custo é maior, cada MW/h da solar é cerca de R$ 299 e o da hidráulica é R$ 150, mas temos necessidade de preservar a água”, destaca o deputado Gil Pereira (PP).  

Fonte: www.webterra.com.br


 Violência
  10 Maio de 2016
PM procura autor de homicídio na zona rural de Montalvânia
...

Em 06 de maio, por volta das 23h30 min, militares receberam informação que José A. S. , 41 anos e Cássio D. R. L., 23 anos, saíram armados com espingardas para caçar, na Fazenda Campina, zona rural de Montalvânia, e em seguida, foram ouvidos 02 (dois) disparos de arma de fogo.

Após ouvirem os estampidos, testemunhas que estavam dormindo numa barraca em um local próximo correram para verificar o que havia ocorrido, deparando com a vítima José  caída, sangrando e com uma perfuração nas costas (região da escapula direita) ainda com sinais vitais. 

A arma possivelmente utilizada no crime também se encontrava próximo do local. As testemunhas informaram ainda que o autor Cássio evadira pelo matagal. Contudo, ninguém soube informar a causa do fato. O local do fato foi isolado, sendo acionado o SAMU que compareceu e constatou a ausência de sinais da vítima. 

Foi realizado contato com a perícia técnica que não compareceu ao local e orientou a liberar o corpo da vítima a fim de ser conduzido para o IML de JANUÁRIA.

Informações sobre o paradeiro do autor podem ser repassadas através do Disque Denúncia 181, sua identidade será preservada.

Fonte: www.norticias.com.br

 Reclamação
  10 Maio de 2016
Reclamações contra as companhias de energia aumentam 37%
Bateu recorde, divulga a Aneel.

O volume de reclamações contra as concessionárias de energia aumentou 37,7% em 2015 na comparação com o ano anterior, de acordo com dados da Aneel. A agência diz que recebeu 164 mil queixas – o maior número registrado desde o início da série histórica, em 2005. Em meia década, as manifestações desse tipo cresceram mais de 3 vezes. 

Insatisfação

O superintendente da Aneel, Marcos Bragatto, avalia que a insatisfação com as altas abruptas das tarifas de energia, até então represados pelo governo, foi crucial para o resultado de 2015. "Vimos também queda na qualidade do serviço prestado pelas concessionárias. O consumidor estava com a razão em cerca de 50% das reclamações recebidas”, disse Bragatto. 

 Leilão
  10 Maio de 2016
Leilão Público em Montalvânia
A Prefeitura Municipal de Montalvânia realizará no dia 11/05/2016 (Quarta- Feira), a partir das 13:00 horas o Leilão Público de veículos e máquinas deste município.

Horário de visitas: de Segunda a Sexta, das 08:00 às 11:00.

Local: Garagem da Prefeitura - Avenida Santayana, Centro.

Informações: Na Prefeitura ou pelos telefones: 38 3614-1429 / 37 3242-2218 / 37 99862-5727.

Site do Leiloeiro: Clique aqui!

Edital do Leilão: Clique aqui!

 Política
  09 Maio de 2016
Segue o impeachment
Presidente do Senado chama de "brincadeira" ato do presidente interino da Câmara e o ignora; e mantém a votação do impeachment quarta-feira.

Renan Calheiros decidiu ignorar o ato do presidente interino da Câmara, deputado Waldir Maranhão, que anulou o processo de impeachment de Dilma Rousseff na Câmara. O presidente do Senado classificou de "brincadeira com a democracia" a decisão de Maranhão: 

- Aceitar essa brincadeira com a democracia seria ficar comprometido com o atraso do processo. Não cabe ao presidente do Senado dizer que um processo é justo ou injusto.

Manteve

Com a decisão, o Senado confirmou a previsão de votação da abertura do processo de impeachment para quarta-feira.

 Política
  09 Maio de 2016
Presidente interino da Câmara decide anular tramitação do impeachment
O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), assinou decisão nesta segunda-feira (9) para anular a tramitação do impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso.

Ainda não há detalhes completos da decisão, que será publicada na edição do Diário da Câmara desta terça (10).

O motivo seria a interpretação de que a votação ultrapassou os limites da denúncia oferecida contra Dilma por crime de responsabilidade – tratando da questão da Lava Jato e não só das supostas irregularidades orçamentárias.

Maranhão é aliado do governador Flávio Dino (PC do B-MA), um dos principais correligionários de Dilma.

 Saúde
  09 Maio de 2016
Ministro da Saúde adianta que Samu e Farmácia Popular só têm recursos até agosto
As verbas da Saúde destinadas ao programa Farmácia Popular e ao Samu só vão durar até agosto. A informação foi divulgada pelo ministro da Saúde em exercício, Agenor Álvares da Silva, ao jornal “Estado de São Paulo’’.

Orçamento
De acordo com o ministro, a dificuldade de pagamento se deve à redução de R$ 5,5 bilhões no orçamento previsto para o Ministério da Saúde este ano. Agenor Álvares afirmou que a falta de dinheiro afetaria o Aqui Tem Farmácia Popular, que consiste na venda subsidiada de remédios para várias doenças à população. 

Portarias
No início desta semana, o Ministério do Planejamento já havia publicado uma série de portarias no Diário Oficial modificando o orçamento em vários programas, entre eles o Farmácia Popular, que perdeu R$ 315 milhões dos R$ 2,7 bilhões previstos para este ano. Ao jornal “O Estado de São Paulo”, Agenor afirmou que, “a partir de setembro, vamos ver como esse repasse terá de ser feito para as farmácias credenciadas”.


 Política
  06 Maio de 2016
PGR denuncia Pimentel por corrupção e lavagem na Operação Acrônimo
Governador de MG é suspeito de favorecer montadora quando era ministro. Se o STJ aceitar a denúncia, Pimentel vira réu e será afastado.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta sexta-feira (6) ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em razão de fatos apurados na Operação Acrônimo. O empresário Benedito Rodrigues de Oliveira, o Bené, também foi denunciado.

O documento está em segredo de Justiça e terá que ser analisado pelo STJ. O relator do caso é o ministro Herman Benjamin. Para que o governador vire réu, a denúncia terá que ser aceita pelo tribunal.

O artigo 92 da Constituição de Minas afirma que o governador deve ser suspenso das funções caso a denúncia seja aceita.

A denúncia se refere a fatos da época em que o governador era ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff.

A Procuradoria cita repasses da Caoa, concessionária da marca Hyundai, a três empresas de Bené: Bridge, BRO e OPR consultoria. As investigações apontaram que Bené teria recebido propina para atuar em favor da montadora Caoa junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

A suspeita é que os repasses sejam desvios de um financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) à Hyundai e que foi lançado um programa de isenções fiscais, por meio de portaria assinada por Pimentel, para favorecer a montadora.

O governador já havia sido indiciado pela Polícia Federal. O indiciamento torna o suspeito formalmente um investigado e só pode ser efetivado por um ato policial. Significa que a polícia encontrou indícios suficientes contra um investigado. Já uma denúncia torna o governador formalmente acusado. Mas, para ele virar réu, a denúncia tem que ser aceita.

'Chefe de quadrilha'

Na semana passada, a Polícia Federal enviou ao STJ um relatório no qual afirma que Pimentel era "chefe da quadrilha" no esquema envolvendo o Ministério do Desenvolvimento.

Esse relatório, no entanto, não consta da denúncia da Procuradoria. O Ministério Público entendeu, por exemplo, que ainda não há elementos para considerar que Fernando Pimentel chefiou o esquema.

Mesmo com a denúncia oferecida sobre o caso Caoa, as investigações da Operação Acrônimo seguirão em andamento.

O que diz a defesa

Procurado pelo G1, o advogado de Fernando Pimentel, Eugênio Pacelli, disse ainda não ter conhecimentos dos termos da denúncia.

Em relação ao relatório final da Polícia Federal, ele afirmou que discorda de todas as conclusões. “Os fatos não estão colocados como realmente aconteceram”, argumentou, acrescentando que isso será comprovado por meio de documentos a serem apresentados pela defesa.

A operação

A Operação Acrônimo investiga um esquema de lavagem de dinheiro em campanhas eleitorais envolvendo gráficas e agências de comunicação. Pimentel é suspeito de ter utilizado os serviços de uma gráfica durante a campanha eleitoral de 2014 sem a devida declaração dos valores e de ter recebido "vantagens indevidas" do proprietário dessa gráfica, Bené.

Fonte: g1.com

 Educação
  06 Maio de 2016
UFMG abre 9.500 vagas para cursos gratuitos e à distância
inscrição até 31 de maio.

A UFMG está com 9.500 vagas abertas para cursos gratuitos nas áreas de Atenção Domiciliar em Saúde e Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas. As inscrições vão até 31 de maio e devem ser feitas online. Oferecidas à distância, as qualificações são destinados a profissionais e gestores de saúde com registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Qualquer pessoa, contudo, pode acessar os cursos como visitante, mas, nesse caso, não recebe a declaração de conclusão. 

Modalidades

As vagas são para as seguintes modalidades: Atenção Domiciliar na Rede de atenção Básica à Saúde (1500 vagas); Princípios para o Cuidado Domiciliar por Profissionais de Nível Superior (1000 vagas); Oxigenoterapia e Ventilação Mecânica em Atenção Domiciliar (1000 vagas); Tecnologias Assistivas: visão (1500 vagas); Tecnologias Assistivas: habilidade física e motora (1500 vagas); Tecnologias Assistivas: audição (1500 vagas); e Tecnologias Assistivas: ampliação da comunicação (1500 vagas).